4 milhões de euros para apoio à compra de veículos elétricos
Portugal é um dos países que dá apoios para a compra de veículos elétricos. Apesar da pandemia, os apoios mantiveram-se este ano e, de acordo com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, os apoios vão continuar até ao fim da legislatura.
Segundo o Governante, no próximo Orçamento do Estado irá manter-se os 4 milhões de euros para apoio à compra de veículos elétricos.
Compra de Veículos Elétricos com apoio até ao fim da legislatura
Em entrevista ao Negócios e Antena 1, Matos Fernandes, confirma que vai manter os apoios à compra de veículos elétricos até ao fim da legislatura.
Este sistema de incentivos tem tido muito bons resultados. Aumentámos no início do Governo, aumentámo-los depois para 4 milhões, é isso que está previsto neste Orçamento do Estado (OE) e é isso que muito provavelmente ficará plasmado no próximo OE. Durante esta legislatura esse valor vai manter-se.
Além do tema dos incentivos para compra de veículos rlétricos, Matos Fernandes foi também questionado sobre o fim dos veículos com motor de combustão na Europa. Segundo o Negócios, ao contrário do que aconteceu em Espanha, João Pedro Matos Fernandes recusa-se a definir uma data para pôr fim aos veículos com motor de combustão interna.
E quando questionado sobre o facto de Portugal não ter assinado a carta enviada por alguns Estados Membros a pedir um calendário à comissão para a transição considera que se trata de uma iniciativa irrelevante e adianta mesmo que se trata de "uma quixotice impor uma data".
Matos Fernandes relembra ainda que quando chegou a ministro apenas 1% dos veículos vendidos em Portugal que eram elétricos. No primeiro trimestre deste ano, a venda de elétricos no nosso país ultrapassou os 15%. "Em 2035 as pessoas olharão para um carro a diesel como a minha filha hoje olha para a televisão a preto e branco", referiu o governante.
Este artigo tem mais de um ano
Yep! Milhões de apoio que todos vamos pagar, ma que só alguns vão poder beneficiar os os preços a que estão os carros eléctricos só compensa para empresas que fazem muitos km’s.
É verdade que somos nós os contribuintes a pagar, mas existem diferentes orçamentos para particulares e empresas, para garantir que o que diz não aconteça.
De qualquer forma quanto menos veículos a poluir o ar que respiramos melhor ^_^
os teus impostos também vai para a manutenção de estradas que nunca na vida vais utilizar..tb vai para a criação de parques para os miúdos que ja nao vais utilizar. Ficas chateado com isso?
Os elétricos só não compensam a quem nem sequer precisa de carro.
esta mania que o nosso dinheiro paga isto, sim o nosso dinheiro vai para o governo para investir no pais o teu dinheiro tambem vai para um estrada em mirandela que nunca vais usar e daí ? é uma sorte o governo dar estes apoios parem de generalizar que o nosso dinheiro vai para tudo
Prefiro pagar isto do que sanguessugas paradas a porta da segurança social com 20 filhos as costas.
Eu só me pergunto, porque será que os impostos são sempre pretexto para tudo e o seu contrario, o João preocupado já esqueceu o que podia acontecer, se os nossos impostos não pagassem, entre muitas coisas a nossa saúde?
É uma vergonha, obrigar metade dos portugueses comprar carros para outra metade. Por isso é que as finanças andam a roubar cada vez mais o povo, para desperdiçar com esses projectos fracassados
É assim que se vai derretendo dinheiro em Portugal
O “lobby” das energias “verdes” a tentar passar a perna ao “lobby” das petrolíferas ….
Ou será que no final é um só “lobby” que empurra as “ovelhas” para onde lhes dará mais lucro, dando cenouras aos políticos para estes legislarem o que conv€m.
sim as petroliferas querem mesmo que daqui as 50 anos as pessoas carregam os carros com os paineis solares que têm em casa é o sonho deles
Agora também já é possível contratar aos fornecedores apenas energias verdes/renováveis, ou seja, eles trocam o contador lá de casa por um novo com um filtro e assim só passa energia verde!
🙂 parece aqules papeis vermehos dos rebuçados flocos de neve, só que os deles são verdes
Tantas coisas mais importantes para onde direcionar os impostos que todos pagamos mas como sempre gasta-se em estúpidas jogadas políticas. Lá fora gasta-se em coisas importantes tipo Infraestruturas (ex: comboio que em PT é algo tão atrasado que me pergunto o porquê de se ter gasto valores comunitários em autoestradas vazias em vez de a próximas regiões com comboios…) mas não continuamos a andar para trás.
Nesse “lá fora” o apoio à aquisição de elétricos é.. maior…
Sim claro que é mas as Infraestruturas são de longe melhores!
De energia limpa nao tem nada…
Produçao do veiculo..energia fossil.
Produçao da baterias ..energia fossil e mineraçao(litio e outros tipos de metais raros)…destruiçao em massa.
Carregamento dos veiculos…energia fossil..mesmo que alguma venha de fontes renovaveis nao sera suficiente para cobrir a procura.
Agora aproveitam.se para tentar cobrar mais iuc nos veiculos a combustao…quando na realidade um veiculo novo desse tipo so acarreta mais poluentes carbonicos.
Agora só existem facilidades..mas quando uma parte consideravel das pessoas tiver esse tipo de veiculos sera aumentada a conta da electricidade…
lol
Que a produção de um CI é verdinha
Que a extração de petróleo é uma limpeza
(até nascem flores onde é extraído e por onde é transportado)
Que um aumento de 1% no consumo de eletricidade é completamente incomportável
Claro
4 milhões de euros apenas? Ridículo! Uma esmola!
Já para o Novo Banco e outras negociatas do género foram biliões… e ainda não acabou.
Prioridades!
tretas…..só o que se paga de impostos e taxas e selos…. roubalheira.
Além da notícia, importante era o link. Será este?
https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2021.aspx
Há os castelos na areia e os castelos na água. Estes são castelos na água. E isto até descobrirem que espelhos de placas solares nas albufeiras dão cabo da fauna aquática, desoxigenam a água, etc. Não parece boa ideia e, se fosse, outros países com dirigentes mais espertos já teriam feito isto. Posso estar a ser velho do Restelo mas ultimamente acho que tem havido défice de velhos do Restelo e superabundância de otimistas idiotas panglossianos.
Enganei-me no local deste comentário. Desculpas.
Metam é apoios decentes! Incrementar apoios a veículos na faixa do 15k – 25k! 3k é de um estado pedante…Na Roménia é quase ou mais que 9k. E depois vêm aí começar a cascar em quem tem carro anterior a 2007 e ver se eles trocam para BEV e o apoio é a miséria que é. Para a TAP é que não pode faltar!