Microsoft suprime a UWP e planeia fusão com Win32 no desenvolvimento para Windows
Juntamente com o Windows 8 veio a Universal Windows Platform (UWP) que prometia revolucionar o desenvolvimento de software para Windows. Ora, tal acabou por não acontecer e a Microsoft nunca retirou proveito do investimento realizado na plataforma.
O principal obstáculo ao sucesso da UWP foi o Win32 que, mesmo com a disponibilização da UWP, continuou a ser a preferência dos programadores. A Microsoft quer remover esta tendência ao suprimir a UWP e desenvolver uma espécie de fusão entre as plataformas.
Tendo em conta a magnitude de dispositivos que executam o Windows - só com Windows 10 já são mais de 825 milhões - é notória a importância deste sistema operativo para os programadores. Das várias API disponibilizadas para Windows 10, a UWP era a mais moderna e que mais suporte tinha da Microsoft.
A empresa de Redmond tinha na UWP a sua aposta para ter aplicações nativas para Windows 10, numa plataforma de desenvolvimento que era transversal a toda a gama de equipamentos com Windows 10. Não obstante, todos estes trunfos foram insuficientes para cativar os programadores.
Face a esta realidade, a Microsoft teve de tomar medidas. Inicialmente disponibilizou algumas das ferramentas presentes na UWP na API Win32, como a XAML Islands. Contudo, segundo o que é avançado pelo ZDNet, está em marcha uma operação para dissolver a UWP e criar uma plataforma única de desenvolvimento para Windows.
By the time we are done, everything will just be called 'Windows apps'. We're not quite there yet, but the ultimate idea is to make every platform feature available to every developer.
Desta feita, no início deste mês já foram dados os primeiros passos desta fusão de plataformas de desenvolvimento, numa publicação de Kevin Gallo nos blogs da Microsoft. O Vice-Presidente Corporativo do Windows Developer Platform afirma que as novas funcionalidades não serão exclusivas da UWP, chegando também ao Win32.
O objetivo da Microsoft não será a partir de agora forçar a adoção da UWP ao invés do Win32. A empresa de Redmond apercebeu-se que esse duelo não estava a ter frutos e então quer disponibilizar as melhores frameworks aos programadores com esta plataforma global de desenvolvimento para Windows.
Os programadores terão a liberdade de usar a API desejada, sem a pressão de não terem disponíveis as mais recentes ferramentas. Sem dúvida que esta jogada da Microsoft irá afetar a oferta de apps na Microsoft Store, mas por outro lado irá trazer mais e melhores aplicações para o Windows 10.
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Fonte: ZDNet
Neste artigo: Microsoft, Universal Windows Platform, UWP, Win32, Windows, windows 10
Problemas do UWP:
– só estar disponivel para a plataforma Windows 10, porque introduziu/disponibilizou API que só estavam disponiveis na plataforma Windows 10
– ter a concorrência interna do winforms, do wpf e em certa medida do xamarin forms, não nos podes esquecer que o UWP tb estava disponivel para o seguemento mobile, x-box….
Se a microsoft tivesse pensado bem, tinha morto o winforms e o wpf de vez, com a aquisição do mono/xamarin, tinha feito uma união do UWP com o Xamarin forms e lançavam uma stack completa multi plataforma, com isto o UWP/Xamarin Forms, correria em MacOS, Linux, Windows ( desde o 7, muito importante), ios, Android. Ainda me lembro de colegas de trabalho dizerem que n iam investir tempo a desenvolver para UWP pq seria uma perda de tempo, que ia acontecer o mesmo que tinha acontecido ao Metro do Windows 8 pelos vistos tinham razão.
Como é que o Win 32 matou o UWP se na página da MS temos isto:
“A UWP app written in C++ /WinRT or C++ /CX has access to the Win32 APIs that are part of the UWP. These Win32 APIs are implemented by all Windows 10 devices.”
O problema é eles não matarem de vez o Winforms e não terem lançado o UWP para o Windows 7.
Esse é o problema das novas frameworks, o pessoal está habituado ao que sabe e não quer investir tempo a aprender as novas. Depois há o fator dinheiro, preferem aprender o que dá mais dinheiro e deixar de parte aquela que dá menos. As UWP bem programadas até têm vantagens, o problema é que a windows store veio tarde, se tivesse sido desde o XP ou 7 agora não havia duvidas que a MS estava em primeiro em termos de apps e quantidades. É o mesmo que se inventar agora um sistema operativo para os smartphones, sem apps, sem mercado acaba sempre por morrer quer o SO, linguagem ou o que seja, foi o que aconteceu com o Windows Phone, entrar num mercado hoje em dia para competir com o que já existe é muito difícil prosperar quando as alternativas oferecem um mundo.
Eu pessoalmente prefiro correr as UWP se elas existirem e se fizerem o mesmo que as Win32, isto porque actualizam sozinhas, tem a sandbox e têm que respeitar alguns padrões, um problema maior é que o pessoal mete anúncios na app toda, lá se vai o tempo que o objectivo da aplicação era ser boa, útil, optimizada e muito utilizada, agora o objectivo é gerar dinheiro através do lixo da publicidade e enganar os utilizadores com cliques estratégicos para misclick no ad.
Eles tentaram, sem tentar também não se sabe se vai pegar e por isso não se deve criticar, ex: Sem Milenium não havia XP, sem Vista não havia 7. Não resultou há que tentar de novo e dar a volta.
Quanto à multi-plataforma sempre houve o Mono que no caso do winforms dava bem conta do recado (excepto imports de WinApis) mas tudo o que era nativo corria. Agora cada nova versão que sai eles tentam por isso multi-plataforma, aos poucos vão lá porque o framework é gigante, não é de um dia para o outro. Depois o framework tem que ser instalado na máquina, mas pela ultima vez que verifiquei o JavaVM também e o pessoal já não reclama.
Cada sistema tenta sempre ter a sua identidade (Linguagem), macOS tem a sua, o iOS tem a sua, linux tem a sua, windows tem a sua ou pelo menos tentou. E no entanto não vemos criticas à apple por não ter framework multi-plataforma (mac, win, linux | ios, android) vice versa para o android e linux. Só a MS é que leva sempre criticas por ser isto e aquilo no entanto são os únicos que tentam uniformizar as coisas, até já o .net é opensource para acelerar o desenvolvimento, temos subsystem de linux no windows, que outros sistemas fazem isto?
Criticar é sempre fácil, mas valorizar o trabalho bom que foi ou é feito poucos os fazem. Já é uma sorte termos o que temos e muito disso deve-se a estas empresas que tanto são criticadas por não fazer algo que nunca tiveram a obrigação de,: ser compatíveis com os outros.
Se já tem a Win32 q funciona, todo mundo já conhece e usa, pra q inventar o UWP? Era só incluir as funcionalidades onde já estava ganhando, como vão fazer agora no final da história.
O problema da win32 é o legacy todo que vem atrás.
Eu não estou contra a MS bem pelo contrário, apenas acho que neste momento tem frameworks a mais, no entanto a MS ja mostrou qual é o caminho que quer seguir o de ser multi plataforma, se não não tinha comprado a xamarin. Neste momento eles tem de limpar a casa, definir de uma vez por todas qual vai ser a framework gráfica do .Net. Para mim era matar win32 e wpf e unir o xamarin forms com o uwp e portar para o windows 7. Limpar a casa, fazer o mesmo com o VB.net, foi bom cumpriu a sua função, mas neste momento é dar a vez ao C#.
LOOOOOL
Infelizmente qualquer mudança se faz ao surje por uma necessidade real de quem usa, cai em desuso ao longo do tempo.
A verdade é que as interfaces dos UWPs são simplistas demais, as atualizações automáticas também são problema, visto que dependendo da criticidade do APP atualizar no momento errado pode colocar uma aplicação em produção que não devia para uma gama maior de pessoas,
Além disso, ia ter problemas com antivírus, sempre que o antivírus corrompe uma dll que tem a ver com UWP, todo o subsistema do UWP fica comprometido, por exemplo, se calculadora deixa de funcionar, não funciona mais sticky notes e assim por diante
Então da perspectiva de quem presta suporte é uma merda. Para quem desenvolve, é algo a mais para aprender, na win32 existe uma flexibilidade muito maior.
É importante referir que aplicações desenvolvidas em Winforms e WPF podem funcionar em versões recentes e menos recentes do Windows e, caso seja necessário, podem ser convertidas, utilizando a ferramenta “Desktop App Converter”, para Universal Windows Platform (UWP). Desta forma, para alguns programadores, talvez não faça sentido perder tempo a converter ou desenvolver de raiz apps em UWP.