PplWare Mobile

Microsoft suprime a UWP e planeia fusão com Win32 no desenvolvimento para Windows


Fonte: ZDNet

Redator

Destaques PPLWARE

  1. Tuaregue says:

    Problemas do UWP:
    – só estar disponivel para a plataforma Windows 10, porque introduziu/disponibilizou API que só estavam disponiveis na plataforma Windows 10
    – ter a concorrência interna do winforms, do wpf e em certa medida do xamarin forms, não nos podes esquecer que o UWP tb estava disponivel para o seguemento mobile, x-box….

    Se a microsoft tivesse pensado bem, tinha morto o winforms e o wpf de vez, com a aquisição do mono/xamarin, tinha feito uma união do UWP com o Xamarin forms e lançavam uma stack completa multi plataforma, com isto o UWP/Xamarin Forms, correria em MacOS, Linux, Windows ( desde o 7, muito importante), ios, Android. Ainda me lembro de colegas de trabalho dizerem que n iam investir tempo a desenvolver para UWP pq seria uma perda de tempo, que ia acontecer o mesmo que tinha acontecido ao Metro do Windows 8 pelos vistos tinham razão.

    Como é que o Win 32 matou o UWP se na página da MS temos isto:
    “A UWP app written in C++ /WinRT or C++ /CX has access to the Win32 APIs that are part of the UWP. These Win32 APIs are implemented by all Windows 10 devices.”
    O problema é eles não matarem de vez o Winforms e não terem lançado o UWP para o Windows 7.

    • Tiago Conceição says:

      Esse é o problema das novas frameworks, o pessoal está habituado ao que sabe e não quer investir tempo a aprender as novas. Depois há o fator dinheiro, preferem aprender o que dá mais dinheiro e deixar de parte aquela que dá menos. As UWP bem programadas até têm vantagens, o problema é que a windows store veio tarde, se tivesse sido desde o XP ou 7 agora não havia duvidas que a MS estava em primeiro em termos de apps e quantidades. É o mesmo que se inventar agora um sistema operativo para os smartphones, sem apps, sem mercado acaba sempre por morrer quer o SO, linguagem ou o que seja, foi o que aconteceu com o Windows Phone, entrar num mercado hoje em dia para competir com o que já existe é muito difícil prosperar quando as alternativas oferecem um mundo.
      Eu pessoalmente prefiro correr as UWP se elas existirem e se fizerem o mesmo que as Win32, isto porque actualizam sozinhas, tem a sandbox e têm que respeitar alguns padrões, um problema maior é que o pessoal mete anúncios na app toda, lá se vai o tempo que o objectivo da aplicação era ser boa, útil, optimizada e muito utilizada, agora o objectivo é gerar dinheiro através do lixo da publicidade e enganar os utilizadores com cliques estratégicos para misclick no ad.
      Eles tentaram, sem tentar também não se sabe se vai pegar e por isso não se deve criticar, ex: Sem Milenium não havia XP, sem Vista não havia 7. Não resultou há que tentar de novo e dar a volta.
      Quanto à multi-plataforma sempre houve o Mono que no caso do winforms dava bem conta do recado (excepto imports de WinApis) mas tudo o que era nativo corria. Agora cada nova versão que sai eles tentam por isso multi-plataforma, aos poucos vão lá porque o framework é gigante, não é de um dia para o outro. Depois o framework tem que ser instalado na máquina, mas pela ultima vez que verifiquei o JavaVM também e o pessoal já não reclama.
      Cada sistema tenta sempre ter a sua identidade (Linguagem), macOS tem a sua, o iOS tem a sua, linux tem a sua, windows tem a sua ou pelo menos tentou. E no entanto não vemos criticas à apple por não ter framework multi-plataforma (mac, win, linux | ios, android) vice versa para o android e linux. Só a MS é que leva sempre criticas por ser isto e aquilo no entanto são os únicos que tentam uniformizar as coisas, até já o .net é opensource para acelerar o desenvolvimento, temos subsystem de linux no windows, que outros sistemas fazem isto?
      Criticar é sempre fácil, mas valorizar o trabalho bom que foi ou é feito poucos os fazem. Já é uma sorte termos o que temos e muito disso deve-se a estas empresas que tanto são criticadas por não fazer algo que nunca tiveram a obrigação de,: ser compatíveis com os outros.

      • Tvenier says:

        Se já tem a Win32 q funciona, todo mundo já conhece e usa, pra q inventar o UWP? Era só incluir as funcionalidades onde já estava ganhando, como vão fazer agora no final da história.

      • Tuaregue says:

        Eu não estou contra a MS bem pelo contrário, apenas acho que neste momento tem frameworks a mais, no entanto a MS ja mostrou qual é o caminho que quer seguir o de ser multi plataforma, se não não tinha comprado a xamarin. Neste momento eles tem de limpar a casa, definir de uma vez por todas qual vai ser a framework gráfica do .Net. Para mim era matar win32 e wpf e unir o xamarin forms com o uwp e portar para o windows 7. Limpar a casa, fazer o mesmo com o VB.net, foi bom cumpriu a sua função, mas neste momento é dar a vez ao C#.

  2. Alexei Dimitri Diniz Campos says:

    Infelizmente qualquer mudança se faz ao surje por uma necessidade real de quem usa, cai em desuso ao longo do tempo.
    A verdade é que as interfaces dos UWPs são simplistas demais, as atualizações automáticas também são problema, visto que dependendo da criticidade do APP atualizar no momento errado pode colocar uma aplicação em produção que não devia para uma gama maior de pessoas,
    Além disso, ia ter problemas com antivírus, sempre que o antivírus corrompe uma dll que tem a ver com UWP, todo o subsistema do UWP fica comprometido, por exemplo, se calculadora deixa de funcionar, não funciona mais sticky notes e assim por diante
    Então da perspectiva de quem presta suporte é uma merda. Para quem desenvolve, é algo a mais para aprender, na win32 existe uma flexibilidade muito maior.

  3. Alberto Jesus says:

    É importante referir que aplicações desenvolvidas em Winforms e WPF podem funcionar em versões recentes e menos recentes do Windows e, caso seja necessário, podem ser convertidas, utilizando a ferramenta “Desktop App Converter”, para Universal Windows Platform (UWP). Desta forma, para alguns programadores, talvez não faça sentido perder tempo a converter ou desenvolver de raiz apps em UWP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.