Windows 7: Já não consegue atualizar drivers pelas atualizações do sistema da Microsoft
O fim do suporte ao Windows 7 veio deixar os utilizadores deste sistema sem acesso a atualizações e a novas funcionalidades. Mesmo com esta situação da Microsoft, os utilizadores insistem em manter este sistema ativo e a ser usado.
A Microsoft parece agora aposta em colocar este sistema mais perto do seu fim. A gigante do software decidiu que os utilizadores vão deixar de poder atualizar os drivers através das atualizações do sistema, tendo de recorrer a outras formas.
Mesmo com o fim que teve em janeiro do ano passado, o Windows 7 não deixou de ser usado de forma intensiva. Os utilizadores leais mantiveram-se com esta versão instalada a ser usada, garantindo que os números mensais abrandaram a um ritmo muito lento.
O fim do suporte trouxe também o fim das atualizações, ainda que algumas foram garantidas às empresas que estão dispostas a pagar para ter esta garantia de segurança adicional. Não estando acessível a todos, acabou por limitar a utilização do Windows 7.
Algo que não foi interrompido foi a disponibilização de atualizações de drivers, que se mantiveram a chegar pelas atualizações. Os fabricantes mantiveram esta forma de manter o hardware atualizado com o software mais recente e mais ajustado.
Pois, mesmo esta capacidade parece agora estar a ser removida do Windows 7. A Microsoft resolveu agora interromper esta capacidade de atualização, devido a um problema. Com o fim da SHA-1 Trusted Root Certificate Authority, deixou de ser possível manter estas atualizações.
A alternativa seria usar o certificado SHA-2, algo que o Windows 7 não suporta. Ao descarregar e instalar um driver incompatível no PC, este deixaria de arrancar e funcionar da forma correta. Este problema afeta não só o Windows 7, mas vai também até ao Windows Server 2008.
Com esta mudança, ainda que forçada, a Microsoft segue o caminho de outras empresas como a NVIDIA. A gigante das placas gráficas, e outras áreas, resolveu recentemente abandonar os sistemas mais antigos e assim levar os utilizadores a atualizarem as suas máquinas.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado W7 por ser muito bom e ter me proporcionado excelentes momentos, me lembro como se fosse hoje, né claudia, luciana, patricia, alessandra, ana, luiza, flavia, marcinha, BJO DO KNIGHT.
W7 ou tinder?
ahah
Tadinhos… não podiam lançar uma actualização para suportar o SHA2… que dificuldade gigante…
Não acredito que o W7 morra assim tão de repente…a qualquer altura vai aparecer isso na net para se poder instalar e continuar a usufruir dos updates… mas posso estar enganado…
O problema é a segurança.
Você utilizaria este Windows 7 com “suportes” não oficiais da Microsoft e com atualizações obtidas em sitios duvidosos da web para fazer compras com o seu cartão de crédito ou mesmo para utilizar o seu internet bank?
Mesmo com o Windows 10 com todas as atualizações oficiais eu já não me sinto seguro.
Cada vez mais estamos a caminhar para um mundo só de ricos, os caros cada vez é só eléctricos, os de gasóleo começam a ser proibidos nas cidades, agora os W7 também vai mesmo ter de acabar, e DINHEIRO para comprar maquinas novas? carros novos? Pois, querem por a velhada e reformados a ir para o campo morrer sem nada. Ainda bem que tenho um microondas com 27 anos, um frigorífico com 30 e um fogão também, e sem actualizações, senão um destes dias tinha de ir à sopa dos pobres A PÉ.
Ainda estou usando Windows 7 Ultimate x64 no meu core i5 2500k.
Microsoft nunca muda. E vai chegar a altura de dizer Windows 10 acabou-se comprem o 11 !|