Windows 11: Parece incrível, bastam 195MB de RAM para correr o sistema da Microsoft
Com o Windows 11, a Microsoft parece ter imposto novos requisitos mínimos. Esses a ser contrariados e rebatidos. Uma das mais recentes provas veio mostrar que afinal o sistema da Microsoft não precisa de tanta RAM para correr. Bastam 195 MB e muita paciência.
A Microsoft é clara no que toca ao Windows 11. Requer 4GB de RAM, bem como 64GB de armazenamento. Há que contar ainda com a presença do TPM e do Secure Boot, para trazer uma camada de segurança adicional ao sistema, o que tem trazido problemas a muitos utilizadores.
Ainda assim, como se tem visto, estes requisitos podem ser contornados e o sistema da Microsoft funciona com muito menos. Uma nova publicação no Twitter veio mostrar que finalmente foram atingidos novos mínimos. Do que é revelado afinal bastam 196MB de RAM.
All it took was 30 minutes of BSODs and a further 15 minutes to open Task Manager.
— Xeno (@XenoPanther) February 6, 2023
I'm impressed that getting Windows 11 (Full desktop) to boot on 196MB is even possible pic.twitter.com/hCGnaVPeNT
Recorrendo ao Tiny 11, uma versão alterada e adaptada do Windows 11, foi possível atingir este novo valor e ainda assim tem o sistema a funcionar. Não ficou uma instalação que possa ser usada de forma perfeita, mas a verdade é que estava a correr e com acesso a tudo.
Do que é descrito, não foi simples atingir este novo patamar. Os problemas surgiram logo no arranque, com vários BSOD. O sistema demorou "apenas" 30 minutos a arrancar, tendo depois arrastado-se por 15 minutos até ter o Gestor de Tarefas a correr.
Last one, I promise.
— Xeno (@XenoPanther) February 6, 2023
I've spent the last 2 hours trying to get Windows to not BSOD upon boot with 194MB but it finally booted... somehow pic.twitter.com/ie1s5RlV7N
Uma experiência posterior conseguiu baixar ainda mais o valor de RAM usada para 194MB. Demorou ainda mais tempo a arrancar o Windows 11, cerca de 2 horas, e os erros no processo foram-se acumulando. Arrancou, mas não existe informação se o sistema da Microsoft estava minimamente funcional.
Fica assim claro que mesmo com os 4GB de RAM que são exigidos, o Windows 11 consegue arrancar e funcionar com menos memória presente. Não fica perfeito, longe de isso, mas pode ser usado dentro de certos limites.
Este artigo tem mais de um ano
Basta 1GB ou 2GB para correr o Windows X Lite.
Versão Pro, super afinada, sem as porcarias da M$.
Com opção de ativar/desativar o Defender, por ex..
Não obriga à criação de conta admin, faz o bypass do TPM 2.0, etc.
Super atualizado, seguro e leve!
Fala que isso é seguro, só pode ser uma piada
Uma chalaça: no Windows 3.11 bastava 4MB de RAM para correr o sistema da Microsoft. Mas ao contrário do Windows 11, que com 195MB vê-se à rasca para abrir uma janela, o 3.11 com essa mui diminuta quantidade de memória, funcionava na sua plenitude!
Bem-vindos a Dezembro de 1993!
O 3.11 estava ligado a que rede ??
Bem, se formos por aí, tbm tenho a correr Linux em menos de 100M de RAM.
E totalmente funcional, não como esta versão do Windows que não é utilizável.
E nem de perto se perde tanto tempo a otimizar o arranque do Linux, mais ambiente gráfico.
Pois claro, com os requisitos restritivos de CPU e etc que ele (Windows 11) exige, esta notícia terá muita relevância mesmo… Lol
Arrancou, mas não existe informação se o sistema da Microsoft estava minimamente funcional.
Linhas abaixo no mesmo texto/artigo:
Não fica perfeito, longe de isso, mas pode ser usado dentro de certos limites.
—
Quando falam “..pode ser usado dentro de certos limites” podem explicar?
Uma coisa é arrancar outra coisa é dar para usar
“30 minutes of BSODs and a further 15 minutes to open Task Manager” é prova mais que provada da instabilidade do sistema, se abrir um simples Task Manager deu tanta dor de cabeça 🙂
Este processo faz lembrar muito as tentativas de garantir estabilidade ao sistema quando se faz overclock levado aos extremos.
Os únicos comentários sensatos que li aqui, de que a segurança do sistema não é questionável, foram todos apagados. E andam com esta caixa de comentários retrógrada há décadas, qual ditadura, e com gente que gasta mais tempo a apagar opiniões do que a escrever 3 parágrafos mal copiados.
Sempre acompanho o ppware e gosto muito, aparecem temas muito interessantes. Este não é o caso. Em poucos dias insistirem num assunto que não funciona de todo? Ou funciona ou não, insistir em sistemas que não garantem coisa nenhuma?
Se não funciona para ti, pronto, é normal, um tamanho não serve para todos. Mas funciona para quem quer e sabe por a funcionar 😉
Entendi, é uma versão só para nerds. Uso windows mas o Linux há muitos anos dá-me a tranquilidade, fiabilidade, segurança e capacidade de personalização gráfica quase infinita. Mas lá está, mas funciona para quem quer e sabe por a funcionar…..