Windows 11: Vai poder instalar esta versão no seu PC? Saiba quais os requisitos
O Windows 11 deverá chegar esta semana, no evento que a Microsoft tem preparado para a sua apresentação. Todas as provas apontam para que seja este o nome da próxima grande versão deste sistema, sendo assim já quase uma certeza.
Com um conjunto de certezas já conhecidas sobre o novo sistema, é hora de saber os requisitos que vai exigir. Não são ainda oficiais, mas há uma grande probabilidade que sejam estas as máquinas que vão poder correr o Windows 11 sem qualquer problema.
Tudo apontava para que a Microsoft seguisse a linha do Windows 10 quanto a requisitos para correr o novo sistema. O Windows 11 tem sido testado em máquinas que se consideram atuais, algo que nem todos os utilizadores têm para usar no dia a dia.
Agora, em resultado de testes, surgiu o que são considerados os requisitos mínimos para este sistema. Não são extremamente elevados, mas mostram que o Windows 11 poderá ficar fora de algumas máquinas que ainda estão a uso e que se considerava que poderiam receber este sistema.
- O armazenamento deverá ser de pelo menos 64 GB.
- O PC deve suportar TPM 2.0.
- O PC deve suportar Secure Boot.
- Deve ter pelo menos 4 GB de RAM.
Se os requisitos de armazenamento e memória são facilmente alcançáveis e até compreensíveis, os restantes podem ser muito mais complicados. A Microsoft parece querer fazer do Windows 11 um sistema que corre em hardware mais seguro e mais recente.
O suporte para o secure boot surgiu em 2013, com a chegada do Windows 8, e garante que o arranque é seguro com o UEFI. Já o TPM 2.0 passou a ser necessário para certificar marcas com o Windows 10 em 2016. Este último poderá ser o mais complicado de todos, por ser o mais recente.
Saber se o TPM 2.0 está presente e pode ser usado é simples e rápido. Basta abrir uma janela de DOS ou de PowerShell e executar o comando tpm.msc. Na janela aberta devem confirmar que a versão presente é a 2.0, como mostrado na imagem acima.
Falta ainda a Microsoft confirmar estes requisitos mínimos para o Windows 11, mas tudo aponta para que sejam reais. Caso sejam os corretos, muitos utilizadores que contavam ter este sistema nas suas máquinas vão acabar por ficar de fora.
Este artigo tem mais de um ano
Hum, essa do TPM 2.0 não estava eu à espera!
Já somos dois…tenho que chegar a casa e verificar se o meu hardware suporta essa especificação.
Isso do TPM não vai ser obrigatório.
Tenho o W10 original a correr no meu portátil de 2013 que não tem TPM de nenhuma espécie.
idem
Já devia ser obrigatório há muito tempo, sem TPM não tens segurança.
Resolvido! Já há na net quem tenha um pequeno ficheiro pequenino para trocar pelo original na iso e instalas o Windows 11, sem tpm e sem Secure boot.
Foi assim comigo.
Pois mas de certeza que vai dar raia por algum lado…..
Talvez…o ficheiro a trocar: appraiserres.dll.
Foi só para testar o w11, num disco antigo.
trocar por qual?
Já somos 3!…
Já somos 3!…
O PC deve suportar o TPM, uma coisa que todos os homens casados suportam.
lol
Ganhaste esta thread.
:-)))))
O meu tem tpm 2.0 é um AMD ryzen 4000 séries 8 GB HP já verifiquei 2.7 GHz com turbo (3.8 GHz) SSD 25 6 GB armazenamento
64Gb de espaço? wtf
La vai o meu pc com 32Gb ficar a nadar. Até o 10 ja nao cabe em 32Gb…
Comprei pc com 32Gb e agora passados 4 anos ja nao da para usar por falta de espaço…
Compraste um pc com 32gb? A sério? xD xD xD xD xD
O mundo esta perdido xD xD
Dá com 32GB, o problema é que depois não consegues meter nada
nao e 64 GB é 64 Bits amigo
Diz em cima no texto como requisito 64GB de armazenamento… se é pc compra um disco rígido. Mas onde arranjaste um pc só com 32GB é que gostaria de saber
São notebooks com 32GB eMMC, é o que há mais por aí à venda.
existem montes de pc’s desses à venda… Só não percebo é quem os compra… xD xD OMFG
Se para mim ter 64gb no telemovel ja é ridiculo então num pc nem se fala… no minimo 256gb e SSD…
Já comprei um desses no passado e nem digo o quanto arrependido fiquei, foi um pc pra minha mulher……aquilo era um pesadelo, com windows 10 por causa do Windows update, lá se ficava sem memória……agora já mais compro principalmente com memória eMMC que é uma bela m…..
Também comprei um, custou 150€, tem 10h de autonomia e desenrasca-se muito bem em texto e net. Qualquer dia vai corrido com um Linux, fica logo com espaço. Além disso, tem leitor de cartão microsd, posso perfeitamente expandir a memória.
Não me digas que o teu pc é da positivo lol
Muda para Linux. Usas uma distribuição Lite, fica impecável.
Sem dúvida, tenho um laptop com 6 anos e instalei o Linux mint 20 corre que é uma maravilha. O que me espantou mais no Linux é que nem tenho de configurar a impressora, fiz busca por scanner e como tenho a impressora ligada a rede ele detectou automático.
Até durante a instalação do Linux a detecção automática do teclado é um espectáculo.
Já para não falar que o ambiente de trabalho é um pouco idêntico ao Windows.
Recomendo.
Boas. Cabe sim. Tenho um Toshiba com 32gb, com a ultima atualização do win 10, e tenho ainda 7gb de espaço.
lol daqui a uns tempos ficas sem espaço…….mesmo com windows update desactivado à força o windows come espaço sebe se lá de onde
Não faz qualquer atualização, não posso é dizer como por aqui!
Mas penso como, usar por exemplo uma aplicação para o efeito como fazia, mas o windows faz sempre de alguma forma ocupar espaço, sei do que digo porque mesmo co updates desactivos ia sempre ocupar espaço passado algum tempo
O Windows é genuíno, tanto é que fez a 21h1,e o que fiz não é nada ilegal!
Há maneiras de contornar a instalação TPM e secure boot
Ensina
Se assim for for, vai deixar muitas máquinas relativamente recentes de fora. Um computador com i5 6ª geração com TPM 1.2 já não dá, o que é estúpido.
TPM 2.0 vai eliminar muitos computadores….
Mesmo!
A solução passa por contornar o TPM 2.0 com a substituição do ficheiro appraiserres.dll no ISO do Windows 11.
Na versão final não deve necessitar de TPM. Apenas algumas funções não vão ser suportadas, como acontece atualmente, como é o caso de encriptação do disco
Existe já a alternativa de contornar o TPM 2.0 com a substituição do ficheiro appraiserres.dll no ISO do Windows 11.
Isso depois dá problemas, quando sair alguma atualização que substitua isso, depois deixa de funcionar
Temos motherboards novas de última geração, mas não trazem o TPM, vai ser necessário comprar o módulo????
Boas, ja procurei na BIOS e lá tem como ativar. MB Asus B550m TUF Gaming
A minha versão é a 11.6.0.136
O secure boot deve estar Ativo/Desativo?
Tenho o meu desativado
Obrigado
Muito simples de resolver.
Muda-se para Linux.
Já cá faltava…
O meu PC não o TPM 2.0 e estou a correr o Windows 11 será que é por ter uma versão Build ou seja ainda não é a Versão Final, para que não exista dúvidas volto a escrever que não estou a usar nenhuma “Máquina Virtual”.
Algo me diz que o TPM 2.0 foi para evitar que as pessoas fizessem instalações antes da data Oficial.
Não vale apena sofrer por antecipação, vamos aguardar. Não estou haver a Microsoft a criar entraves quando chegar a hora de todos quererem experimentar o Windows 11. Mas haver vamos. Tanto é que a Microsoft gosta de se exibir em números no que toca a utilização do seu SO.
“Não estou a ver…”
“Mas a ver vamos…”
O TPM 2.0 não vai ser obrigatório, isso é por ser uma build para oem que precisava desse modulo…
Estou esperando pra usar Windows 11
COmprei o meu pc em Outubro, um i7 10700K e não tem TPM2.0. Pelos vistos, o Windows 11 vai ser só para gente muito selecta…
Boas, a princípio tem, deve estar na motherboard e tem que ser ativado.
O TPM existe na motherboard, o processador não tem influencia.
eu ia perguntar isso mesmo , que raio de motherboard é que ele tem???
processador desse calibre com 19500 pontos no cpu benchmark….
Q2 2020 (CPU)
Grande treta… o meu não suporta. Também enquanto o meu pc funcionar bem na faço upgrades ao hardware.
Vi um video que é possivel instalar em pc bem antigo o novo windows 11, confere aqui https://www.youtube.com/watch?v=5DZ66795zoI&t=919s
Por acaso já tinha visto esse video, mas lá está, penso que reparaste, não reparaste? Eele usou os ficheiros do ISO do windows 10 e substitui todos excepto os ficheiros install…..
das duas uma, ou isso depois vai ser facultativo, pois não estou a ver a microsoft a prejudicar muita gente, ou como todo o software evolui, novas funções, necessita mesmo de versões de hardware mais recente….
não me parece que venha a ser algo facultativo, tal como aconteceu quando houve a transição do Windows 7 para o Windows 8.1 quem tinha maquinas mais antigas ficou a ver navios pois o Windows exigia protocolos no hardware que esses pc’s já não tinham, apenas os mais recentes, logo quem quis mudar para versões mais recentes teve obrigatoriamente de comprar pc’s novos, e aqui volta a acontecer a mesma situação.
sendo isto uma versão de teste, ainda é cedo para tirar conclusões do que ai vem, mas o mais certo é que se implementarem a medida como deve de ser, podem ter a certeza que depois não vai ser tão simples de modificar como mudar um mero ficheiro para contornar a situação, basta que mudem o sistema para deteção no hardware e puff já só mesmo as maquinas que cumpram os requisitos é que vão correr o Windows 11.
Eu passei do W8 para o W10 mal ele apareceu e o meu portátil não tem TPM de versão nenhuma.
ya, porque a microsoft nunca prejudicou ninguém no passado…
Fica-se pelo 10
tenho instalado num 4690k, num magalhaes 2 atom n455, e num dual core e2160
O que tens instalado?
Meus amigos, isto só tem um nome, obsolescência programada, e depois são estas mesmas empresas que demonstram muita preocupação com o meio ambiente… tudo treta! Se não existe desenvolvimento tecnológico que justifique andar-se a trocar de pc de 5 em 5, ou de 10 em 10 anos, porque carga de água o estão a obrigar? O mesmo se passa com o smartphones, e aqui é ainda mais escandaloso! Depois o problema é das pessoas que são muito consumistas, materialistas.
Ninguém te está a obrigar a nada, podes continuar a usar o que tens.
Idem aspas para os smartphones.
E sim, a culpa é das pessoas, nada as obriga a mudar de smartphone todos os anos ou de 2 em 2 anos.
Se mudam é só e apenas porque querem.
Alguém que me explique uma coisa. O TPM não é a mesma coisa que o Secure Boot? Ou ao ter o TPM já tem que ter obrigatoriamente Secure Boot? Obrigado.
Lol, estou a teclar de um tijolo com processador N3050, 4 GB de memória e indica-me que tem a versão TPM 2.0…WTF?
Lucro fácil fazer milhões facilmente estou aqui dinheiro às pessoas
Tenho o windows 10 num mac de 2017 e nem aparece nada sobre TPM, duvido que seja um requisito válido para todas as máquinas
Eu tenho o W10 num portátil de 2013 e não tem TPM de versão nenhuma.
E tenho a certezinha que o W11 vai-se instalar e funcionar sem problema nenhum.
Luis Henrique Silva. Não é qualquer aplicação, basta alterar o conteúdo de uma certa pasta, e adeus atualizações! E quanto ao espaço, sabendo onde ele está, também se apaga!
“Caso a Microsoft continue a exigir a presença do TPM 2.0 após o lançamento oficial do novo Windows, algumas empresas como a ASUS oferecem o TPM 2.0 de forma avulsa, que podem ser instalados através de uma conexão USB, sem necessidade de trocar a placa-mãe.”
https://mundoconectado.com.br/noticias/v/18995/entenda-o-que-e-o-tpm-20-necessario-para-instalar-o-windows-11
O TPM NÃO É OBRIGATÓRIO!!! O instalador verifica a motherboard e activa as melhores opções. Se a motherboard tiver TPM ele será activado, mesmo que tenha sido desactivado pelo utilizador. Depois, se o utilizador o quiser desactivar, desactiva e continuar a usar o Win11.
O secure boot esse sim é obrigatório. O espaço livre são 32gb, sendo que exige 64 porque reserva 23gb para updates. Também esse pode ser desactivado como é feito no win10 para quem usa nos notebooks básicos.
A Ram são 2gb. Os 4gb são pedidos na versão PRO para poder usar na edição de vídeo. Na Home até deve correr com 1gb sem qualquer problema.
“Já o TPM 2.0 passou a ser necessário para certificar marcas com o Windows 10 em 2016. ”
Eu uso o Windows 10 e o meu portátil não tem TPM de nenhuma versão.
Será que também vou poder usar o Windows 11?
As especificações do meu pc são as mesma que estão indicando, será que vai pesar no meu pc?
Acabei de instalar a versão “shareware” pro e ocupa 20 e poucos gbs. Os 64 que eles falam julgo que seja a plataforma, x64 !
Julgo que é um pouco mais simplificado que o Win10 mais user friendly.
A malta quando faz o upgrade não deve esquecer de apagar a pasta Windows.old pois aí estão mais 20 ou 30 gbs.