Windows 11: Microsoft recuou e já deixa definir o browser padrão de forma simples
A Microsoft tem estado a testar muitas mudanças no Windows 11, em especial para quem está no programa Insider. As novidades surgem, mas nem todas são do agrado dos utilizadores.
Uma das mais controversas alterações focou-se no browser padrão, que deixou de ser possível alterar, prendendo os utilizadores ao Edge. Esse cenário parece ter sido agora alterado e a Microsoft deixa finalmente definir o browser padrão de forma simples.
Foi no final do ano passado que a Microsoft tomou uma das mais complicadas decisões no que toca ao Windows 11. Deixou de dar aos utilizadores a possibilidade de mudarem o browser padrão, de forma a que as pessoas começassem a usar o Edge em detrimento de qualquer um outro da concorrência.
Esta alteração acabou por criar uma onda de protesto entre os utilizadores e muitos tentaram encontrar uma forma de contornar esta limitação. A Mozilla aparentemente conseguiu contornar esta limitação, mas também rapidamente acabou por ser ultrapassada pela Microsoft.
A gigante do software parece agora ter recuado e reverteu a sua decisão. Passou novamente a permitir aos utilizadores escolher o seu browser padrão, tal como acontecia antes de toda esta mudança que trouxe o Windows 11.
Para fazer essa mudança os utilizadores precisam apenas de abrir a app Definições do Windows 11 e escolher a opção Aplicações. Aqui dentro deve escolher o browser que quer passar a usar. De seguida, deverá estar já presente a opção Configurar predefinição.
Esta mudança está já a ser disponibilizada pela Microsoft no Windows 11. Chegou como uma atualização opcional do sistema e que pode ser instalada por qualquer utilizador. Basta que procurem a build 22000.593 que estará também disponível para instalação manual.
Esta é uma decisão que certamente irá agradar aos utilizadores do Windows 11, ainda que a Microsoft não tenha aberto totalmente este sistema e muitos ficheiros ainda vão ser encaminhados para o Edge.
Este artigo tem mais de um ano
Até que enfim!!!
Só não consigo entender a “política” da MS. Pq tinham alterado anteriormente? não seria melhor ter deixado como estava?
Não é só no browser que a MS cometeu erros nas “Aplicações Predefinidas”. Por exemplo, quando se deseja instalar um aplicativo de áudio, tu tens que ir lá e configurar extensão por extensão. Não era melhor ter deixado como estava antes?
Fico a imaginar os “gênios da informática” que desenvolvem o Windows a alterar coisas que nem deveriam ter alterado e depois voltam atrás nas decisões. Muito bem gerida a MS.
A Microsoft é uma multinacional privada. Está obrigada a LUCRAR senão os acionistas poder mover um processo por má gestão. Assim faz o que melhor entende para ganhar mais e mais dinheiro, a preocupação com os ‘utilizadfores’ tem como objectivo lucrar mais com os mesmo e mais nada. Mas como se sente a perder terreno no mercado ‘desktop’ ‘laptop’ , (nos servidores já perdeu bastante), graças ao GNU/Linux pois a Apple tambem está a perder mercado pois o pessoal já percebeu que pode comprar melhor por muito menos € e pode instalar o MacOS, (embora o hackistosh dos modelos com cpu ntel esteja a acabar), já a malta do GNU/Linux mostrou para Mac’s da nova familia M1 uma versão funcional mas ainda não finalizada. Outro exemplo flagrate de que a Microsoft está preocupada sáo os preços a que actualmente se encontram no e mercado licensas de vários produtos MS ao preço da chuva. Assim só me resta um laptop com Windows Entreprise só para ‘testes’ e avaliação tudo o mais já é GNU/Linux que cada vez está melhor, mais acessivel e mais rapido e facil de instalar e configurar e como se sabe a ganhar terreno nos jogos com a ajuda da Valve e software tipo Wine, bottles…
Ainda assim a Ms prometeu que será possivel desinstalar o Edge mas ainda estamos a aguardar.
P.S.: Imaginem um caro em que são obrigados a usar pneus só da marca que o fabricante obriga gostariam??? tal e qual como para carregar um carro electrico se seja obrigado a usar só os carregadores do fabricante, (ridiculo=, seria como estar obrigado a usar bombam de gasolina que a marca auto obriga-se.
Um grande “discurso” com muitas palavras…infelizmente muito “vazio” e apenas uma “cópia” de argumentos já muito utilizados e que nada dizem ou acrescentam à “bíblia dos fanáticos” anti-Microsoft!
Por exemplo gostava de saber qual o motivo LÓGICO que leve alguém com um conhecimento MÍNIMO do funcionamento de um SO a querer desinstalar o Edge…qual a VANTAGEM de o SO “correr” sem esse browser instalado!!
fanatico? mais de 25 anos a trabalhar com produtos MS, (e muitos outros em ‘simutaneo), mas há que evoluir e fazer valer os direitos dos utilizadores que MS e outros abusam constantemente; para mim passar para GNU/Linux actalmente é ir de ‘burro para cavalo’ e nos servidores e dispositivos moveis só um ‘fanatico’ não o que ver …
Lá porque acha que os argumentos tão batidos não os invalida agora se tiver contra-argumento e quiser dialogar, (prova que não é fanatico poisa esses não dialogam), ai sim.
Edge, (não é pior que o IE mas quase), porque que é que sou obrigado a usar um brower ‘embebido’ no sistema operativo? ainda por cima quando é tão intrusivo ??? recordo as versões de SO-MS sem media player, (versões N apenas um exemplo), poderia dar muitos mais!
Onde está a substancia do Seu comentátio?
usar o edge no windows é como a marca de um carro o obrigar a usar pneus ou combustivl de uma só marca, ( a propria), parece-me que o Seu conhecimente é que é MINIMO senão contrapunha com algo valido em vez de generalidades subjectivas. Agradecido
“parece-me que o Seu conhecimente é que é MINIMO senão contrapunha com algo valido em vez de generalidades subjectivas.”
Quando o seu argumento claramente se aplica a si proprio
Isto ainda é para os insiders certo?
existem soluções sem necessitar de esperar:EdgeDeflector e outras agora tem é que se procurar ‘estudar’ perceber e depois fazer, dá algum trabalhito mas nada do outro undo para que percebe um pouco da poda.
não há meio de corrigirem é a treta menu iniciar e tirarem a porcaria das recomendações e disponibilizarem o espaço para usar outras coisas…
Ainda recordo anos atrás em que empresas eram aconselhadas pela Microsoft a usarem o Firefox porque o IE dava problemas com imensas peças de software da Microsoft. será que tal como nas versões ‘N’ a Microsoft deveria ser ‘obrigada’ a ter uma versão do 10 & 11 sem broser e sem media player?
Concordo com a maioria em não querer o Edge, (que até é ‘pesado’), refletido pelas cotas de mercado dos browsers, não uso google chrome mas uso variantes do chromium e estou quase a abandonar o firefox como 2º browser. O pior de tudo é a Microsoft já esteve quase a ser desmmbrada em varias empres por causa das leis anti-trust e monopolio mas muveu influencias e safou-se mas é o caminho ainda pior é actualmente ‘só’ SO da Microsoft para ‘pc’s’, (claro se esquecermos os macOS, BSD, GNU/Linux), mas sou do tempo em existiam outras opção ex.: PC-MOS, DR-dos e mais… actualmente ao pessoal amigo aconselho opera com vpn, (que é um proxy e não uma VPN), mas tambem deve ser «customizado’ ao gosto de cada um.
O tal especialista de tudo e mais alguma coisa que nem sabe que a china comprou o opera e que vende os dados, por exemplo…..