Windows 11: Microsoft matou o suporte para o Android porque não gerava lucros
Foi há poucos dias que a Microsoft revelou uma novidade para o Windows 11 que ninguém esperava. A empresa terminou o suporte para as apps Android no seu sistema e com um efeito imediato, sem ter dado qualquer justificação ou explicação. Agora, sabe-se que afinal o fim do suporte para o Android no Windows 11 morreu porque não gerava lucros.
Microsoft não revelou a causa desta mudança
Foi com grande surpresa que os utilizadores o Windows 11 viram a Microsoft revelar que ia terminar o suporte ao Android neste sistema operativo. Esta é aparentemente uma decisão irrevogável e que na altura não foi justificada ou explicada pela gigante do software.
Surgiu de forma muito discreta e sem qualquer anúncio oficial, mas teve um efeito imediato, impedindo a instalação de novas apps e da própria loja da Amazon. Quem já tinha apps instaladas e a própria loja vão poder continuar a usar até ao dia 5 de março de 2025.
Store revenue pays the bills and salaries of the wsa team. WSL acrues to azure and vs so has a profit center. WSA without a store is awesome but doesn't help windows financially
— Andrew Clinick (@andrewclinick) March 5, 2024
Lucros eram uma parte essencial deste projeto
Entretanto, surgiram depois informações que justificavam a decisão da Microsoft. Andrew Clinick, que trabalhou neste projeto, revelou que o Android no Windows 11 falhou porque a Microsoft e a Amazon não conseguiram trazer apps suficientes para a loja.
Como o suporte a apps Android não pode gerar lucro da Microsoft sem uma loja dedicada, não é financeiramente viável para a empresa. Isso também responde à pergunta por que a Microsoft não mantém o suporte com a instalação de arquivos APK fora da Amazon App Store.
Honestly when Google walked away the nails were in the coffin
— Andrew Clinick (@andrewclinick) March 5, 2024
Poucas apps matou suporte do Android no Windows 11
Andrew também acredita que o Google selou o fim deste projeto ao abandoná-lo. A Google Play Store não era compatível com o WSA, pelo menos oficialmente, tornando ainda mais difícil trazer apps para a Amazon App Store. A maioria das apps Android modernas dependem do Google Play Services, o que limitava esta oferta do Windows 11.
Assim, e de forma completamente aleatória, a Microsoft terminou mais um dos seus projetos mais interessantes. A empresa tem um histórico de tentar trazer apps de outros ecossistemas para o Windows outros sistemas, mas sempre sem um sucesso significativo. Desta foi o Android que acabou por não conseguir vingar no Windows 11, com pena para todos os utilizadores.
Isto é surreal, queriam há boleia do trabalho dos outros gerar lucro… Microsoft no seu melhor
Mas isso já é o que a Apple e a Google fazem.
Porreiro, vê-se logo que vieram comentar sem perceber o que eu me estava a referir, só demonstra que nem sabem o que se está a falar, comparar o cu com as calças sabem logo vocês…
Sim camarada, acho que viste mal é Microsoft e não Santa Casa da Misericórdia…
Eu não vi mal, nem tão pouco disse que a Microsoft era a santa casa, o que o amigo deveria ter percebido é que me estava a referir era o acesso ao sistema Android dentro do ecossistema Windows, independentemente das app serem pagas ou não, o problema é que o interesse era ter tudo a gerar dinheiro e correu mal, ou melhor mataram o sistema logo há nascença sem ver se vingava, eis a razão porque a Microsoft não vingou no móvel…
No entanto, há outras opções como alternativa e faz de conta que este flop nunca existiu, como tantos outros…
Surprise surprise
Bem lá acabou com a fantochada, o interesse que todos queriam era poder usar android dentro do windows integrado, mas como sempre tinha de existir segundas intenções, gerar lucro rápido mas correu mal…
Então e um artigo com novidades, não há ? Mas alguém acha que a MS é diferente de todos os outros players ?? Que ingénuos.
“com pena para todos os utilizadores.”
Todos?
Lol
Ou seja usem Apple que tudo funciona bem. O android não tem ecossistema
Sim, aguardo a tua transferência de milhares para comprar o ecossistema da maçã
Há sp a hipótese da app “o meu telemóvel “. Chega e sobra.
Na realidade, não esse o caso, o problema é poder usar o melhor de ambos combinados no pc e torna-se o melhor de dois mundos, para muitos tipos de aplicações e usos a tela do telemovel é pequena o ideal será um monitor grande…
Se a questão é o tamanho, usa o DeX.
Mais uma razão para não usar windows.
Se queres usar Android, claro que não deves usar Windows. SE quiseres usar Windows também usas o telefone ?
Há mais de 20 anos que pessoalmente não uso Windows. Está é só mais uma razão para isso. Alternativas não faltam.
Há 20 anos que não usas? Por acaso devias ver como está agora para poderes falar!
Não, não preciso. Não o uso em casa, mas no trabalho tenho-o. Contudo, em vez de o usar, uso uma distro de Linux numa pen: bem mais rápido e produtivo.
O Windows só piora a cada versão por mais que se adicione o melhor do Linux.
Vocês são uma comédia, vêem para aqui só para dizer mal, não usas Windows há 20 anos , queres enganar quem? Usas tanto linux como eu uso ubers…
E com o lixo que vai pela loja tmbém não se vão safar nem mesmo a impingir no W11 !
A loja??? A loja não interessa a ninguém, pois os softwares que usamos no dia a dia continuam a ser instalados normalmente através de execução directa, simplesmente ao contrário do android ou IOS, o windows não depende da store para nada…
Impingir o windows 11 do meu modo de ver, não deveriam forçar pois há maquinas ou quem use determinados softwares que não são compatíveis com o upgrade, mas como é evidente neste momento só se pensa em atingir metas…