Windows 11: É estranho mas é possível carregar as baterias mais do que 100%
Acabado de chegar ao mercado, o Windows 11 tem estado a mostrar-se como um sistema estável e cada vez mais capaz. As mudanças são óbvias e parecem não se ficar apenas na parte estética e da sua interface.
Sendo um sistema ainda novo, tem apresentado algumas falhas, muitas delas inocentes e sem qualquer impacto real no que oferece. Uma destas surgiu agora e dá ao Windows 11 uma capacidade única. Aparentemente, nalguns casos, a bateria dos portáteis consegue ultrapassar os 100% de carga.
Apesar de ser um sistema ainda recente, os problemas não parecem estar a afetar o Windows 11. A Microsoft soube criar uma proposta estável e que funciona sem limitações, com a estabilidade necessária e esperada.
Claro que existem alguns problemas, razão pela qual a Microsoft tem limitado a disponibilização do novo sistema. Quer controlar de forma firme que máquinas instalam e em que condições este processo decorre, para limitar as situações anormais.
É precisamente uma destas situações que agora foi descoberta, que revela algo anormal neste novo sistema. Um utilizador reportou que o seu computador portátil conseguiu atingir um valor impossível. A sua bateria carregou para lá dos 100%, atingindo o valor de 103%.
Naturalmente que esta não é uma situação normal e é até impossível de atingir num sistema que esteja livre de problemas. A situação parece ter evoluído depois e este valor continuou a subir. Uma atualização posterior mostrou mais tarde que esse valor tinha subido para os 104%.
This bug is already under investigation, we will fix it as soon as possible.
— ANUNEET (@as_msft) November 6, 2021
Este é claramente um problema que o Windows 11 tem presente e que será apenas de software. A Microsoft já assumiu a questão e revelou que está já a trabalhar para identificar a sua causa. Em breve, e com uma simples atualização irá tratar de o resolver.
Não sendo um problema crítico, mostra como uma pequena falha pode tornar um sistema diferente de tudo o que é normal. Sim, a bateria não poderá passar dos 100%, mas a este bug pode trazer problemas ao utilizador que quiser saber de forma correta o estado da sua bateria no Windows 11.
Este artigo tem mais de um ano
É por estas e muitas outras razões que não instalo para já o Windows 11 no meu PC.
Instala Linux, é melhor
Linux é bom e tal, mas desculpa, isso não é solução.
Não digas asneiras. Eu como técnico de informática, jamais instalaria o Linux num PC onde não existe metade das aplicações de trabalho em Linux e foram projetadas para o Windows. Já tive clientes que não queriam pagar uma licença do Windows 10 e pediram para instalar o Linux, 1 mês depois voltaram à loja para instalar o Windows 10, porque não dava para fazer metade das coisas que eles estavam habituados.
Isto é uma questão realmente importante.
No meu MAC muitas vezes fica pelos 99% e eu já nem durmo por causa disso.
No meu PC antigo com o Windows 10, a bateria chegava aos 118%. Depois tirava da corrente e nem 2 segundos aguentava em bateria.
Moral da história: o problema era da bateria que estava super viciada, não era do sistema operativo…
Sistema estavel? So rir com estes textos ora nem o tempo de bateria no icone ele diz, removeram a possibilidade de baixar a frequência ao cpu para não ouvir a ventoinha, não da para extrair algo de um zip sem ter de andar por varios menus e uma palhacada este windows. Ate para alterar o audio de um programa que se fazia com 2 cliques agora sao precisos mais de 5 menus e 10 cliques uma confusao
o teu windows 11 deve ser diferente do meu….
Até onde a Minha ignorância alcança, não é o sistema operativo que manda na bateria é o próprio hardware responsável por gerir a carga, o meu computador por exemplo eu defini na bios ou sei lá o nome que se dá hoje, para apenas carregar até 75%, ele nunca passa disso
O problema ou é da bateria ou é dos drivers da produtora do computador…
engraçado, desde que instalei o windows 11 a minha impressora canon pixma ts 3150 pura e simplesmente ficou maluca, para imprimir ima folha é o cabo dos trabalhos já para não falar no scanner que é de dar em doido, e não adianta baixar os últimos drivers pura e simplesmente não funciona.
A minha está a bombar forte e feio no Linux 😛
?? 111%
Isso não deve ser geral que até à data com o Windows 11 a minha bateria nunca passou dos 100%. estou a usar o win11 num Lenovo Y540.
A continuar assim, o w11 qualquer dia ainda tira cafés.
Quer aumentar a capacidade da sua bateria, atualize o seu portátil para o revolucionário “next generation of Windows” mais seguro à face da terra que é: o WINDOWS 11
Depois de começar Depois de carregar os 100% o restante começa a carregar no bolso
Uma bateria com um design de 45.000 pode por vezes ter uma capacidade de carga real de 45.500 ou até mais.
O sistema operativo aqui deve guiar-se pela carga total capaz e conclui que carregou x% da capacidade por design da bateria.
O meu PC lenovo ficou com bateria a 0% e não carrega. Já há solução? Já tentei repor PC e nada