Windows 11: Cuidado ao repor o seu PC! Bug deixa dados pessoais acessíveis no disco
Não são muitas as falhas e os bugs identificados no Windows 11, mas estes estão presentes e afetaram já os utilizadores em algumas situações. A Microsoft tem reagido de forma ativa e estes desaparecem rapidamente com o mínimo impacto.
Uma descoberta recente veio mostrar que há um novo problema no Windows 11. O simples processo de repor este sistema afinal não está a cumprir com o suposto e deixa ficheiros do utilizador presentes, algo que não seria de todo esperado e é uma falha de segurança.
A Microsoft tem simplificado o processo de repor um sistema onde o Windows 11 ou o Windows 10 está presente. Com alguns cliques uma máquina pode ser reposta e os utilizadores ficam com um sistema reposto ou simplesmente com o disco limpo e sem qualquer ficheiro.
Esta última opção tem sido muito usada por quem quer vender ou doar um PC, com a certeza de que os seus dados são eliminados. O Windows está presente, mas sem qualquer ficheiro pessoal, ou pelo menos era isso que se acreditava até surgir esta falha.
O que na verdade acontece é algo bem pior e os ficheiros pessoais estão a ser mantidos sem o conhecimento dos utilizadores. A opção que indica que os dados vão ser eliminados falha e tudo permanece no disco, na pasta Windows.old.
Esta é uma situação que não parece estar generalizada e tem algumas particularidades. Parece apenas se focar nos utilizadores que usam o OneDrive, o serviço cloud da Microsoft. Apenas os ficheiros pessoais que estão aqui são mantidos no Windows 11.
Dos testes que foram realizados, este é um comportamento que afeta todas as versões do Windows 11 e a mais recente build pública do Windows 10, a 21H2. As versões anteriores parecem imunes a este bug e eliminam realmente os ficheiros pessoais.
A Microsoft deverá em breve resolver este problema, provavelmente numa das futuras atualizações de segurança. O problema agora é perceber que máquinas usaram esta funcionalidade e que atualmente têm presentes dados dos utilizadores, acessíveis de forma fácil e sem controlo.
Este artigo tem mais de um ano
Se vou vender ou doar o PC, porque carga d’água mantenho o “windows.old”?
Sendo assim não vais repor, nessa situação é melhor criar uma pen de arranque com o Windows e formatar o PC.
Como muitos fazem, repõem o Windows sem dados e sem apps e fica pronto a vender, dar ou entregar.
A surpresa agora é que afinal fica lá dentro uma pasta com ficheiros teus.
Microsoft, what else?
“Não são muitas as falhas e os bugs identificados no Windows 11” ri muito desta frase. Imaginem os identificados. :} :} E viva o pior SO que a Microsoft já fez! Vai conseguir superar os horríveis Windows ME, WIndows Vista e Windows 8.
Sem bem percebi, esta falha também acontece para reposição local. Se forem ao site descrito no artigo conseguem ter acesso a um fix, cujo autor batizou-o de Wipe Nightmare
Faz sentido uma vez que o windows.old permite voltar atrás. O que se tem de fazer é apagar o windows.old através da limpeza do disco pois senão vão ter problemas com permissões.
Eu tive Repor e fiquei OFF. De momento está tudo bem. Foi modo resolver problemas. Quero ver se mantenho mais 1 ano.