Windows 11: Começam os problemas com a instalação da primeira build da Microsoft
Com a definição dos requisitos para instalar o Windows 11, a Microsoft criou um novo problema para si e para os utilizadores dos seus sistemas. Este estão definidos, mas estão a ser reajustados, mostrando que não existe ainda uma definição final.
Os utilizadores não entendem a razão para este ponto e estão confusos com tal situação. Para piorar, contradizendo a Microsoft, começam a surgir problemas na instalação da primeira build, aparentemente por não cumprir os requisitos mínimos.
Quando revelou o Windows 11, a Microsoft definiu de forma clara os seus requisitos mínimos. Depois disso, para ajudar os utilizadores, criou uma app para validar a presença desses mesmos elementos exigidos para o sistema ser executado.
Os primeiros problemas para a Microsoft
Com o lançamento da primeira build, ainda limitada ao programa Insiders, acabaram por surgir também alguns problemas para os utilizadores. A mensagem é clara e revela ao utilizador que não poderá instalar o Windows 11, por ter falhas nos requisitos.
Esta é uma situação que contraria o que a Microsoft tem avançado nos últimos dias em relação aos requisitos e às builds do programa Insiders. Para estas versões os requisitos eram menores, sendo até possível instalar o Windows 11 em PCs sem o TPM 2.0 presente.
Quem pode instalar o Windows 11?
A Microsoft está a alertar os utilizadores que deveriam fazer uma instalação de raiz do Windows 11, para os casos dos PCs em que os requisitos são inferiores aos apresentados de início. Ao ser avançado o processo, acaba depois por receber a mensagem de falha nos requisitos.
Como se pode ver na tabela acima, a Microsoft tem planos para permitir aos utilizadores que se mantenham no programa Insiders e testem o Windows 11. Estes vão facilmente poder contornar os requisitos e ter este sistema, ainda que não nas versões estáveis.
Este início não tem sido simples para a Microsoft e para o Windows 11. A marca está a ter problemas em esclarecer quem pode usar o novo sistema e em que condições. A presença do TPM 2.0 deve-se à necessidade de segurança adicional, algo que os utilizadores parecem ainda não entender.
Saiba ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Se o equipamento não cumpre os os requisitos mínimos, não existe nenhum problema.
… pois, se não tem os requisitos mínimos não instalas logo não há prob.
Aqui o meu não cumpre todos os requisitos, mas até agora não tive problemas, sendo que a instalação foi feita ontem e usei o dia todo hoje.
O que não bate certo é a questão das gerações dos processadores que nunca mencionaram isso claramente. Apenas mencionaram o requisito da velocidade e não dá geração.
Há uma lista de processadores compativeis com o W11 no site da Microsoft.
https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/design/minimum/supported/windows-11-supported-intel-processors
A Microsoft quer dar uma salto grande no sistema operativo Windows e não pode estar presa a equipamentos com mais de dez anos.
Entretanto existe o windows 10 que funciona muito bem, ninguém fica mal.
A Apple vai fazer isso em setembro, para equipamentos que ainda hoje estão no catalogo.
O meu não cumpre todos os requisitos, mas até agora não tive problemas, sendo que a instalação foi feita ontem e usei o dia todo hoje.
é a Primeira Build Pública, e foi Leeked esperam o que … e sim vai ter problemas com gerações mais antigas de processadores, por causa da cryptografia, mas ao fim de 80 anos de humanos a construirem computadores para processar informação, esperavam que a criptografia não fosse importante para um Sistema operativo ?
Estamos a falar de CPU’s com mais de 5 a 7 anos!
Aqui não estamos a falar de nada leaked, porque estas análises são feitas para update automático
Insider. Até chegar uma GA ou GM não passa de especulaçao.
Eu tenho todos os requesitos, mas estranhamente durante a instalação num dos reinicios do pc dá ecrã de erro e a instalação cancela. Pensei que era por causa do secure boot mas não, não consigo instalar o windows 11. Vou esperar mais um tempo até ser corrigido mais umas coisas.
Que erro te deu? Fizeste uma atualização pelo Windows Insider ou instalas-te através da ISO?
Ainda ontem instalei num portátil com um Atom, 2GB de RAM e 32GB de disco. Sem Secure Boot ou TPM.
Mas essa instalação de raiz? Ou consegue fazer update por USB com a ISO?
Olá Tiago,
Por update eu não sei, mas para instalação de raiz aqui vai a solução:
Descarrega o ISO da nova build e extrai por exemplo com o 7-ZIP, depois descarrega o ISO do Windows 10.
Cria uma pen de arranque com o ISO do Windows 10.
Depois vai à pasta extraída do Windows 11 e copia o ficheiro instala.wim que está dentro do sources e cola na pasta sources da PEN para substituir.
Com isto não a instalação já não vai fazer as validações.
A instalação é direto da Microsoft, ela já vem muita coisa em português, uns 90%.
Você se escreve no insider gratuitamente como desenvolvedor, lá vai na primeira opção e concorda com os termos de uso, vai liberar uma instalação que será feita pelo update do seu Windows.
Instalei faz tempo não tive problemas, meu notebook apareceu incompatível para Windows 11, mas por esse caminho está funcionando perfeitamente.
Fiz atravez do windows update.
Não sei se já há iso oficial.
Pode referir os passos que fez? Não estou a conseguir fazer no meu ASUS devido ao TPM e ao secureboot… E ahh, refere também que não tenho as partições de disco ok
Eu primeiro ativei o programa windows insider, embora primeiro enganei a escolher o canal, pois só aparece no canal dev.
Depois foi só ir às actualizações e começar a descarregar o windows 11, ele depois reinicia e começa a instalar lá a meio reinicia certa vez depois a fazer boot pra continuar a instalação aparece erro em ecrão verde, no inicio pensei ssr do secure boot não estar ativo, ativei e fiz tudo de novo e deu erro na mesma.
Na minha bios do meu asus rog G731GV não aparece opções relativas ao TPM mas ele tem 2.0.
Ou tenho de esperar que acha novas correções ou falta-me algo….
Eu atualizei todo o sistema, procurei atualizar também minha versão do Windows 10, ainda entrei no site da Intel para atualizar drivers. Apenas após todo esse processo me escrevi no insider, aí liberou para baixar pelo update, primeira tentativa não deu certo, faltava um driver para atualizar, depois que atualizou baixou e instalou, agora usando normal.
O erro não reparei bem, só deu erro de ecrão verde e reiniciou, no fim de semana vou experimentar de novo.
Já respondi no outro comentário :
será isto? “ASUS: Clique no menu “Advanced > Trusted Computing“. Na opção “TPM STATE“, habilite o TPM alterando o status de “Disabled” para “Enabled“. Salve as alterações e reinicie o seu computador.”
ou intel PTT?…
As duas na BIOS….
O problema é que não tem nada disso…..
Aquilo ou já deve vir ativado por defeito ou sei lá o quê.
e a BIOS está em modo legacy ou uefi? mt esttranho….
pode ser que seja isso….pq a opção TPM num asus como o teu é assim que se ativa e desativa….
viste se diz alguma coisa no gestor de dispositivos/processador de segurança?
ou em win+r msinfo32/recursos de hardware/memoria/TPM 2.0 Estado….
correcção : gestor de dispositivos/ dispositivos de segurança
Eu vi no tpm.msc diz lá pronto para ser utilizado…
Mas como andei apesquizar que toda a gente diz que há opção do tpm na bios fui ver e tal e achei esquesito, por isso já estou como tu…. mas hei-de esgravatar melhor, tanto que a bios do .eu portátil nem tem muita coisa de opções, mas pronto.
Não tenho TPM 2.0, com um processador antigo Intel(R) Core(TM) i7-3632QM, a instalação correu sem problemas e super rápida, só a parte de widgets é que está em branco.
Surface Laptop 3 acabado de instalar o W11. Fora bugs visuais está brutal. Nenhum bug que impacta a funcionalidade para já. Contente com o caminho que a MS está a fazer.
Quando tiver a chance, vou formatar para limpar a tralha resultante da atualização.
“Os utilizadores não entendem a razão para este ponto e estão confusos com tal situação.”
Eu não vejo confusão nenhuma ainda… O OS já foi oficialmente lançado sequer?
“Quando revelou o Windows 11, a Microsoft definiu de forma clara os seus requisitos mínimos.”
Então onde estão os “problemas” ? Como a pplware bem escreve… estão la explicitamente escritos os requisitos do sistema… Até parece que existe uma necessidade de publicidade negativa…
Não, isso da publicidade negativa é da tua cabeça. Porque o que está escrito é que numa altura a MS diz quais são os requisitos mínimos, noutro ponto, quem os tem, não consegue instalar porque a app afinal vai contra os requisitos mínimos anteriormente referidos. Está bem explicito, mas eu percebo a tua dificuldade.
Minha dificuldade? Lol Vítor…. O OS ainda não foi lançado e as “confusões” estão aqui: nos artigos da pplware. Mas após publicarem uma build chinesa não autorizada não admira. O OS não foi lançada e tu queixas-te de algo que ainda não existe…
Não estão aqui, isso está apenas na tua ideia, mais nada. As confusões estão a aparecer nos insideres, mas tu não conseguiste ler (até colocamos uma imagem). Quer dizer, tu leste, mas 😉 Apenas mostramos o que os próprios insiders estão a sentir. 😉 Aliás, nada contra o Windows, bem pelo contrário, este é ainda mais espetacular. E sim, mostramos muita coisa logo que saiu “eu sei lá se são os chineses ou car…”, esta é indicada para ti. O OS já foi lançado, tu é que estás distraído.
o OS ainda não saiu, apenas aparece aos insiders que estão na flighting dev, a distribuição insiders só por si é pré release, estar no dev significa que nem perto ainda está de ser lançado e que problemas não só são esperados como são quase garantidos.
A mensagem do “problema” é clara… não cumpre os requisitos.
Também é clara a tabela em que só existing é que vão continuar com acesso, novas tentativas de instalação não estão incluídas no “existing”.
O secure boot e o TPM devem ser verificados na BIOS pois podem simplesmente não estar activos.
É a própria Microsoft que diz o que já saiu e que refere os requisitos mínimos. https://blogs.windows.com/windows-insider/2021/06/28/announcing-the-first-insider-preview-for-windows-11/
Foi com base nos detalhes dos insiders que se queixara-me desses problemas, que surgiu a informação. Eles estavam eleitos, mas afinal não estavam. Mas também digo aqui: https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/o-grande-problema-do-novo-windows-11-e-que-tornara-milhoes-de-computadores-obsoletos/ que a Microsoft ainda poderá voltar atrás, o que não é nada de extraordinário. Uma coisa são os problemas de agora, não serão eventualmente problemas intransponíveis.
Já no passado vimos isso.
Instalei sem qualquer problema num Surface Pro 3.
Já tenho um ISO modded para ignorar os requisitos PC e do TPM…..suckers!!
Para mim é impensável instalar o W11 em quase 200 computadores se os mesmos não cumprirem os requisitos.
Gosto muito de chegar a casa a tempo de jantar com a família e dormir descansado…
Para um utilizador domestico com tempo disponível e que esteja disposto a aceitar algumas inconformidades é capaz de ser uma solução.
Parece-me que o sucker és mesmo tu, se preferes preterir a segurança do teu sistema apenas para teres um SO novo que muito provavelmente nem te faz diferença nenhuma no dia a dia em comparação a continuares a usar o W10.
Um bocado distorcido dizer que há problemas com a build… O que existe são algumas dúvidas e falta de clareza em relação aos requisitos mínimos. A Microsoft tem os soft limits e os hard limits. Enquanto que um Ryzen de 1º geração, por exemplo, não está na lista de CPUs suportados (soft limits), cumpre o requisito de velocidade que é o hard limit. Portanto consegue instalar o Windows 11 na mesma, mas a Microsoft não recomenda (saiba-se lá porquê).
Em relação à build que foi disponibilizada esta segunda-feira, o feedback tem sido bastante positivo, muitos insiders até estão surpreendidos com a estabilidade desta build porque sendo no canal Dev, esperavam que estivesse cheia de problemas e afinal parece estar tão estável como uma build do canal Beta.
Bom dia. O problema principal do TPM 2.0 e secure boot está na motherboard e não no cpu , por isso depende mais da mb que do cpu.
Eu tenho a Bord o meu CPU é que morreu na praia . mas não estou preocupado existe sempre sempre volta a dar , isto é Windows lol
Mais um expediente para comprarmos novos PC’s!!
Acho muito bem, pcs com mais de 3 anos sao obsoletos e precisam de ser trocados. Deixem de ser mariquinhas
Deves ser rico mas olha a maioria é pobre
Quando a maior parte das pessoas muda de telemóvel de 2 em 2 anos (ás vezes menos) e o preço médio desses telemóveis é igual ou até superior ao de um portátil de gama média, então sim, a maioria é rica e não pobre.
” pcs com mais de 3 anos sao obsoletos e precisam de ser trocados”. Claro, e o carro tambem de 5 em 5 anos já agora.
Ahaha, o meu tem mais de 5 anos e bomba nas horas para trabalhar. Deixa de ser troll, miúdo!
Senhor Vítor M. Onde é que se vai buscar o Windows 11 para fazer uma instalação limpa?
Muito obrigado
Zé
Acho que ainda não há ISO oficial da microsoft. Deles mesmo só updates através do insiders preview.
Porque as iso que por ai andam acho meias marotas….
Windows 11, machadada final nas aspirações dos utilizadores mais pobres. Veja-se que até as motherboards mais recentes vêm com o conector do TPM 2.0 incorporado mas o chip é vendido à parte na Amazon por cerca de 30 dólares. Se isto não é puro mercantilismo. Não sei não. Em resumo Windows só para ricos. Milhões de computadores vão ficar obsoletos. Microsoft no seu melhor. O Linux talvez seja uma solução.
Sou o único que instalou com sucesso num PC de 2004? Pentium 4, 1gb ram
Esses novos requisitos de sistema para levar as pessoas a comprar novos PCs são ridículos.
A Microsoft deveria abandonar esta charada e fazer do Windows 11 uma atualização paga, para todos os computadores.
Isso ta tudo complicado a Microsoft deixou software malicioso passar por processo que dá acesso privilegiado a códigos no Windows, alguém me faça entender.
“Windows 11: Começam os problemas com a instalação da primeira build da Microsoft”
O que vejo no vosso artigo é sobre pessoas a tentar instalar o W11 em computadores que não cumprem os requisitos. Se existe aqui algum problema é apenas o problema da ignorância dos utilizadores, nada mais.
Mas que inicialmente podiam nos primeiros requisitos apresentados. Esse parece ser o problema. Mas não só. Vê aqui: https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/o-grande-problema-do-novo-windows-11-e-que-tornara-milhoes-de-computadores-obsoletos/
Besteira.
Meu notebook não é compatível, mesma assim instalei o Windows 11 pelo insider do Windows 10, ele está funcionando liso sem problemas e já faz um tempo.
Então é compatível 😀
O aplicativo da Microsoft diz (não compatível com Windows 11), isso mesmo após atualização do aplicativo.
Eu instalei como desenvolvedor do Windows pelo insider do Windows 10, por lá instala normal o Windows 11, mas se for por compatibilidade não instala.
Resumindo: Meu notebook não é compatível, ele é incompatível para Windows 11, mas não tenho problemas após instalar pelo insider como desenvolvedor.
Exacto… como se diz ao utilizador ignorante: “RTFM” 😉
Se o equipamento não tem o suporte necessário, não vejo como problema e sim uma ignorância de querer instalar algo incompatível, ainda mais por se tratar de versão de testes que naturalmente terá vários bugs.
O povo é burro demais.
É totalmente o contrário, burrice mesmo é usar e não conhecer sua própria máquina.
Eu instalei faz um mês e está perfeito, ainda o sistema do Windows 11 está usando o padrão de segurança do meu Windows 10, manteve 90% em português do meu Windows anterior, não apresentou nenhum tipo de incompatibilidade.
Exatamente o que eu disse.
Não conhecer a máquina e tentar instalar algo beta que não estava indicado para certos processadores e depois reclamar que não funciona é burrice.
Com o Windows 11 pelo Insiders Dev os únicos problemas que senti foi o excessivo consumo de RAM esporadicamente (num pc com 4GB) devido aos Widgets, que chegam a consumir 200 MB e 45% da CPU. Tirando isso está brutal. Mesmo com esta questão sinto que está mais fluído.
Num HP Spectre x360 i7 de 2019, tudo a funcionar em modo top. Aquecimento diminuiu bem como o número de vezes que o arrefecimento disparava, fluidez excelente, muito agradável visualmente, as aplicações correm mais rapidamente especialmente as MS Office, arranque ultra rápido (metade do que se verificava no W10 e já era rápido) com o windows hello. Até ao momento, retirando ainda partes em inglês e uma loja absolutamente “marada”, é o melhor windows que utilizei
Curioso, estou no insider do W10 desde 2017 e meu acer é de 9 anos atrás, ao baixar a ferramenta do site diz que é incompatível por conta do TPM 2.0 e tals, mas recebi o update insider do W11 e já tá instalado/ rodando, não entendi nada kkk.
O meu é incompatível mesmo tendo TPM 2.0, mas tá rodando normal
Eu baixei direto do insider o Windows 11, também apareceu incompatível
Alguém já conseguiu instalar?
A instalação é direto da Microsoft, ela já vem muita coisa em português, uns 90%.
Você se escreve no insider gratuitamente como desenvolvedor, lá vai na primeira opção e concorda com os termos de uso, vai liberar uma instalação que será feita pelo update do seu Windows.
Instalei faz tempo não tive problemas, meu notebook apareceu incompatível para Windows 11, mas por esse caminho está funcionando perfeitamente.
Eu percebi que mantém muito do meu Windows 10, toda parte de segurança é do Windows 10, não deu incompatibilidade com nenhum aplicativo que eu já possuía.
Essa inscrição no insider também é direto do seu Windows, não precisa entrar em nenhuma página na Internet, insider faz parte do seu programa Windows.