Windows 10 já chega a 50% dos computadores, enquanto o Windows 7 acelera a queda
O Windows 10 é o porta-estandarte da Microsoft para o segmento dos sistemas operativos, mas a verdade é que o Windows 7 foi um condicionante do seu sucesso. Durante muito tempo, a quota de mercado mostrava que os utilizadores não trocavam o Windows 7 pelo Windows 10.
Agora, já depois de ter ocorrido o ponto de viragem e o Windows 10 ser o sistema operativo de computadores mais usado do mundo, este ultrapassa os 50% de mercado e continua a sua escalada na adoção por parte dos utilizadores.
Depois do seu lançamento em 2015, a Microsoft permitiu que os utilizadores atualizassem para o Windows 10, de forma gratuita, durante o período de um ano. Este fator impulsionou a adoção do mais recente sistema operativo da Microsoft, mas a partir daí que a adoção tem sido lenta e gradual. Inclusivamente, houve momentos em que o Windows 7 ganhou terreno ao Windows 10.
A viragem na liderança foi alcançada no final de 2018 e desde então que o Windows 10 tem dilatado a distância para a concorrência. Agora, segundo os mais recentes dados, este ultrapassou os 50% de quota de mercado e o Windows 7 continua a sua tendência de queda.
Em julho, a quota de mercado do Windows 10 estava fixada em 48,86% e subiu 2,13 pontos percentuais para 50,99% em agosto. É uma subida convincente e que mostra que os utilizadores estão agradados com este sistema operativo.
Por outro lado, o Windows 7 que em junho de 2015 tinha mais de 60% de mercado, tem sofrido uma queda esperada e atualmente tem apenas 30,34%, uma descida de 1,49 pontos percentuais face ao mês passado.
No panorama geral de todos os sistemas operativos disponíveis para computador, o Windows continua rei e senhor. Atualmente com uma quota de 87,89%, o concorrente mais próximo é o macOS com 9,68%. O Linux, bem menos popular, tem uma quota de mercado fixada em 1,72%.
São várias as novidades a caminho do Windows 10...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: NET MARKETSHARE
Neste artigo: Desktop, Microsoft, quota de mercado, Sistemas Operativos, Windows, windows 10, windows 7
Particularmente penso que tal aumento se deve ao fato das pessoas estarem migrando para plataformas de hardware mais atuais, e ao se defrontarem com a impossibilidade de usar outra versão do windows que não o 10, acabam se vendo obrigadas a utilizá-lo.
Se dependesse de livre adesão, o Windows 10 estaria até hj com uma porcentagem de mercado ridícula. (O período em que ele esteve de graça é prova disto. Período este em que, literalmente, a maioria dos usuários de windows não o quiseram nem de graça.)
Concordo mas, atualmente o 10 está melhor depois da milionésima atualização feita este ano. Sem bugs felizmente.
Sem bugs?
Sem bugs??? Sorte sua chapa porq aqui eu já voltei pro 7 depois de muitos travamentos
Nunca tive bugs e com variadas configurações de equipamento. Devo ser sortudo.
Sem bugs? Não me faças rir. Ele é o bug, ele é o spyware. Talvez já estejas acostumados com os problemas a ponto deles não te incomodarem ou passarem despercebidos.
Bugs são relativos. Caso tenha uma máquina com hardware defasado e incompativel com o windows 10 sim haverá problemas. Se tiver uma maquina mais atual otimizada para o windows 10, não verá problema algum.
Eu tenho um Portátil recente e tenho problemas de compatibilidade, agora se o real culpado é o windows 10 ou a Asus já não sei dizer, mas no final do dia quem fica com o problema por resolver sou eu
Exatamente. Os drivers para Windows 7 está difícil de achar.
Faço benchmark em games e o Windows 7 sempre ganha, tanto em gerenciar a banda de memória como em gerenciar processador da Intel com mais de 4 núcleos.
Uma vergonha a Microsoft abandonar um Windows consolidado e lançar uma versão ALPHA. isso mesmo, o Windows 10 nunca está pronto
kkkk. é tipo o ubuntu mas sem um LTS?
Concordo plenamente cara. Meu SO preferido até hoje é o windows 95 ou 98 muito leve só não o uso mais porque não tem mais suporte kkkk. Mentira
Pois as pessoas só o usam por ser impossível praticamente usar outro… e pela ms já não vender licenças de outro anterior. A maioria das pessoas que conheço que usam para trabalho detestam o w10
Não sei porque detestam
sou daqueles que quando sai um novo toca a atualizar
e sou insider, não me importo de bugs
Ainda bem.
Tu testas para nos termos um sistema estável. Obg
Ser insider é opção. Ninguem é obrigado.
Mas queres continuar a usar ardósia e giz, se é que sabes o que isso é …?
Sim, há inclusive computadores que vem bloqueados para usar versões abaixo do Windows 8. É o que aconteceu no meu caso, na UEFI veio também bloqueado a instalação de outro SO que não seja Windows. Me deu muito trabalho até conseguir “destravar” isso e instalar o Linux…
Agora imagina um cara preguiçoso, um leigo… Bom, essa pessoa vai ficar a mercê do Windows 10, quer ela goste, quer não! Ou vai ter que pagar pra alguém instalar outro SO, como Linux ou uma versão especifica do Windows, tipo o 8.1.
Aqui não rola instalar o 7, mesmo que eu quisesse.
Meu irmão passou por isso quando comprou um dell… Felizmente conseguiu, com a ajuda de fóruns tirar o bloqueio. Em alguns casos não se tem como.
Continuo a pensar que as pessoas é que são o problema e não o sistema operativo, nunca tive grandes problemas com o windows incluindo o 10 que actualizei logo que ofereciam actualização gratuita, até hoje 5*, claro que se der problema tenho sempre imagem da partição pronta a instalar de novo.
Se o SO dá problema têm de procurar o porquê pois o problema está no user, software que instalam, e drivers não actualizados. O Windows foi feito para milhares de diferentes pc’s é natural em alguns dar problemas por causa da variedade de hardware e software, e ai reside o problema e não no windows.
O utilizador é sempre a maior parte do problema.
Nem sempre, o windows 10 é bom, mas desde a ultima atualização por exemplo a minha placa de wireless ficou com problemas (ac 9560) , muita gente está com o mesmo problema, quando tinha o windows 7 podia escolher que atualizações instalar, hoje está mais difícil, o windows lembra-se de atualizar e atualiza
Partilho da tua opinião. O maior problema do Windows é a possibilidade que o sistema dá a que qualquer um, seja qual for o nível de conhecimentos, possa mexer onde quer que seja sem perceber realmente o que está a fazer. Vicissitudes de um sistema operativo democrático.
Nem todo mundo tem saco pra ficar formatando por causa de bus, ainda mais pessoas que tem muitas configurações. Cansa você modificar todo o W10 e a cada nova atualização tudo é resetado, todos os bloatwares voltam, as configurações voltam, cria-se uma pasta gigantesca windows.old ao invés de remover os arquivos enquanto estão em uso, os duplica ao atualizar.
Muito arcaico essa forma de funcionar, o Linux devia aprender com o Unix.
Claro q essa notícia tem q dizer q windows 10 ESTA na frente para estimular mais pessoas a deixarem o 7 kkk tá recebendo quanto pela notícia?
Quem não quer usar o 10 não vai usar com ou sem notícia. É meu caso, podem dizer que 99% das pessoas usam Windows, logo eu tenho que usar. Não! Se não me agrada, farei parte dos 1% que não utilizam.
O cara tem que ser muito mente pequena pra se sentir forçado e coagido a usar o Windows só porque muitos usam.
Nada do Windows 10….se compara com o Windows 7… principalmente em termos de interface… te obrigam a usar o 10 por questão do sistema OS ter de se atualizar sempre , sendo assim vc estaria no memso 7 sem reclamações ,hard, velocidade, drives, 32 bits e 64 o quê mais que vc mudaria? …
Interface ??? É esse o problema ?? O 7 não tinha atualizações ?? Essa é boa ! Tens noção de a quantas peças de hardware o Windows tem de se adaptar para que funcione corretamente ? Os fabricantes de hardware estão parados ?
O Windows tem subversões, a cada 6 meses acontece uma grande atualização. O Windows 7 e 8.1 não tinham isso! Por isso você não tinha que reconfigurar totalmente.
Nesse caso é superior ao 10. São essas atualizações de versões que causam bugs, que causam mal funcionamento. O Windows quis copiar o Linux e quis copiar o modelo rolling release, mas não consegue fazer isso sem duplicar arquivos.
Por causas dessas atualizações semestrais que muitos permanecem em versões antigas do sistema, como 8.1 e 7, justamente pra evitar instabilidade.
Nada do Windows 10….se compara com o Windows 7… principalmente em termos de interface… te obrigam a usar o 10 por questão do sistema OS ter de se atualizar sempre , sendo assim vc estaria no memso 7 sem reclamações ,hard, velocidade, drives, 32 bits e 64 o quê mais que vc mudaria? …
A microsoft estragou o windows 10 por forçar atualizações e apps nos usuários, assim retirando o mínimo controle que ainda tinhamos. Hoje ainda estou no Windows 7 e vou até onde der, depois vou de Linux ou Apple IOS.
Muda para o OSX. Aí tens controlo total…
No Linux você é o dono. No Windows, ele é teu dono. Você escolhe. Dominar ou ser dominado. Passivo ou ativo 🙂
coisa de homo afetivo isso aí
Vou voltar para o 7.
Desde Abril que o 10 no meu PC apresenta Frozen na Task Bar.
Eu não aguento mais isso!
De facto esse Windows 10 é uma #¿$?%!¡ mesmo, por vezes me pergunto onde é que a MS esta com cabeça quando pensou em fazer esse porcaria de sistema. Eu ja voltei para Win 8.1, 64 bite
8.1 ao menos não tem atualizações semestrais, já é um consolo e faz ele ser mais estável por isso!
Os usuários estão abandonando o Windows 7 é porque as fábricas de hardware estão abandonando o OS.
Só por isso
Os usuários estão a abandonar o Windows 7 porque tal como eu, infelizmente, vou ter que o fazer uma vez que vão deixar de actualizar e fica vulnerável em termos de segurança. Não gosto do windows 10 aparecem erros de script e bla bla, para nem falar da última atualização…aquela barra de pesquisa horrível…enfim… vou permanecer com o 7 até não ter hipótese.