Windows 10 consome demasiado CPU? Culpa é de uma atualização recente e tem solução
Ao longo dos anos a Microsoft tem conseguido que o Windows 10 se mantenha com um consumo de recursos reduzido. A culpa de situações anormais está quase sempre nas apps que são usadas e que os utilizadores trazem para o sistema.
Uma nova queixa parece vir contrariar este cenário e revela consumos anormais de CPU. A culpa parece estar identificada em duas situações distintas, mas a solução também parece existir, ainda que não seja a esperada.
Novos problemas com o Windows 10
O passado recente tem mostrado que as atualizações são uma fonte de problemas no Windows 10. Nem sempre estas melhorias se comportam como esperado e trazem aos utilizadores problemas que não eram esperados ou sequer desejados.
É precisamente aqui que parece residir um novo problema que está a ser relatado. A descrição é simples e relata que os consumos de CPU dispararam recentemente, para valores demasiado elevados e que não eram certamente o padrão até então.
Identificados as causas deste problema
Existem para já 2 causas apontadas para este problema, uma vez que chegaram, entretanto, 2 atualizações ao Windows 10. A primeira veio com a KB4592438 e as descrições existentes relatam que a sua remoção pode terminar com estes consumos elevados.
Por outro lado, e também está identificado como sendo uma das origens deste comportamento, está uma segunda atualização. Esta veio da Intel e surge como uma atualização adicional do Windows 10, focando-se no Intel Driver & Software Assistant Tool (DSA).
Atualizações trazem consumos de CPU elevados
Este serviço da Intel está dedicado à manutenção dos drivers da marca e parece estar a consumir recursos de forma exagerada, como no caso do CPU. Também aqui a solução passa por remover esta atualização ou simplesmente por desinstalar este software da Intel.
Esta é uma situação certamente anormal e que coloca o Windows 10 com problemas na utilização. O sistema operativo não deve ter este comportamento e consumir o mínimo de recursos. Estes devem ficar reservados para as apps que o utilizador necessita para si.
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso isso é bem verdade. Tenho dois computadores com a mesma versão do Windows 10.
Um é um quad-core i7 de 4ª geração e o outro é de agora, i7 hexacore de 10ª geração e mesmo no mais recente apenas com o chrome aberto por exemplo, verifico que não é o chrome que está a consumir mas sim o S.O. em si…
Daniel, como viste isso. É que o meu pc tem ido aos 100% sempre que ligo a internet e uso algum tipo de programa de navegação, apareçe o interrupções de sistema a consumir imenso, mas não tenho o pacote de atualizaçao da windows apresentado no artigo, e nem o programa da intel em questao. Nao consigo arranjar a solução para o meu cpu 100%.
com teclado STRG-ALT-DEL em simultanio abre o task manager lista processos fazem scroll e vejam, qual processo esta gastar mais recources e fica identificado , pode desinstalar o programa se nao precisar dele
Também reparei num i5 de quinta geração ficou mais lento, num i7 de 10 geração não notei nada.
Até pensei que fosse alguma correcção a falhas de segurança do i5 por parte da Intel, normalmente tiram desempenho ao CPU esses updates da Intel.
Qual é a solução ?
Faço da sua a minha pergunta…. acho que se esqueceram de acabar o artigo
Também aqui a solução passa por remover esta atualização ou simplesmente por desinstalar este software da Intel.
a solução passa por remover esta atualização ou simplesmente por desinstalar este software da Intel
Deixem de usar windows e usem macos que se acabam estes problemas. Para mim foi remédio santo, Apple e MEO são as minhas marcas de eleição
Meo????
O CPU nao fica simplesmente a processar nada constantemente… a questão é, em que ele está a trabalhar?
Telemetria meu caro ! Use macos que isso passa, com apenas 1500 euros já compra um de topo com m1!! E olhe que eu tenho a internet mais rápida deste país e fui um dos primeiros a recebe lo e só digo maravilhas!!!
Sempre que tento inserir aqui comentários contendo links, são automaticamente rejeitados. Sendo assim sugiro que pesquisem por ShutUp10, um pequeno utilitário gratuito que nem sequer necessita de instalação, onde entre outras coisas podem desligar a telemetria. Têm é que correr esse programa periodicamente, pois quer a manutenção automática do Windows, quer as actualizações voltam a ligar a telemetria.
E sim, nos primeiros minutos após o arranque do sistema operativo o processo relativo à telemetria devora CPU.
Não reparei nada.
Consome de facto. Tinha um i7 e agora já vai em i3.
É bom ver que para quem percebe se arranja soluções. O problema são as pessoas que são puramente utilizadoras e não têm conhecimentos de informática. Tudo isto é uma dor de cabeça para um leigo!
Foi vítima desse problema.
Seria bom que fosse melhor explicitado como proceder, dado que nem todos saberão como terminar.