Que espaço ocupam as apps da Microsoft no Windows 11? Demasiado, como se pode ver
Tal como a maioria dos sistemas operativos, o Windows 11 oferece um conjunto alargado de apps padrão aos utilizadores. Estas servem para estes estarem prontos a usar o sistema de forma completa, sem terem de recorrer a apps externas.
Claro que nem todos usam estas apps e sequer precisam destas no sistema. Este é espaço útil que está ocupado indevidamente e poderia ser aproveitado de forma mais útil. As contas foram agora feitas e este espaço em disco ocupado é demasiado.
Mesmo em sistemas com muito espaço de armazenamento, este é um elemento que deve ser controlado de forma muito firme. O Windows 11 está constantemente a reservar espaço para si e a ocupar armazenamento para atualizações e outros momentos.
Aqui estão também as apps padrão e que vão estar disponíveis para o utilizador. Na análise realizada, recorrendo a comandos de PowerShell, foi possível perceber que a maior delas ocupa 91 MB. Além disso, muitas têm como espaço apenas 11 KB, o que parece não ser real.
Com uma análise mais profunda, foi possível perceber que há outros locais onde estas apps guardam ficheiros. Como exemplo foi mostrada a app Microsoft Store Purchase, que reclamava para si 11 KB. Com esta análise mais profunda acabou por crescer para os 37 MB.
Tudo ficou mais claro e percebeu-se que os dados estão arrumados em duas pastas, distintas e que não são totalmente visíveis. Ao refazer a contagem do espaço ocupado, ficou percetível que o espaço cresceu e passou a ocupa muito mais, chegando aos 1,6 GB.
Este é claramente um valor muito elevado para as apps que o Windows 11 tem presente. Ainda mais quando estas não são totalmente usadas por todos os que usam o sistema e que como tal poderiam ser simplesmente eliminadas para poupar espaço.
Esta é a vertente que a Microsoft não mostra no Windows 11 e nos seus restantes sistemas. Quem quiser confirmar esta situação só precisa correr o código presente neste link e com os comandos de PowerShell avaliar o espaço ocupado no seu sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Seria interessante comparar com o mac Os e distro linux.
O que acho é que de semana para semana tenho sempre mais o Disco cheio e não tenho instalado mais nada
Abre o menu iniciar, escreve “limpeza”, abre a “limpeza de disco”, carrega no botão em baixo “limpar ficheiros de sistema” e verifica se os updates do windows não têm aí uns Gb a ocupar.
Quando há updates do windows, eles são guardados para o caso de algo correr mal o windows poder reverter à versão anterior sem problemas. Se tens o windows a correr bem, quase de certeza que não vais precisar de reverter nada e podes limpar isso sem problemas.
Isso é o que tenho feito mas continua aumentar
Alias updates do Windows as pastas servicing e SoftwareDistribution estão vazias
Mas o espaço continua a aumentar
Infelizmente, o programa “limpeza do disco” não faz uma limpeza profunda.
Assim, após a execução do programa “Limpeza do disco” com a opção “limpar ficheiros de sistema”, sugiro a eliminação de outros ficheiros inúteis contidos em várias pastas e ainda a eliminação dos dados de navegação / histórico do(s) Browser(s).
Algumas sugestões para começar:
Escrever na opção executar temp e eliminar todas as pastas e ficheiros.
Escrever na opção executar %temp% e eliminar todas as pastas e ficheiros.
Uma forma mais completa e demorada de os encontrar é pesquisar no disco local (C:) escrevendo *.tmp
É claro que existem outras pastas com ficheiros inúteis que podem ser eliminados, mas em algumas situações será necessário ter alguns cuidados adicionais.
Não estou a perceber onde está o drama, nos dias que correm 1.6gb não é nada quando a unidade mais comum já passa largamente Tb em espaço disponível.
+1
Se eu no meu telemóvel vejo o espaço usado a crescer (e o SO a ocupar uma barbaridade), esperava que o SO desktop fosse diferente?
Nvme de 2tb, tenho 4.
Tenho muito espaço, a store do Windows até podia ocupar 50gb, por mim é tranquilo
Fantástico, tudo para dizer que gastas mais do que deves em SSDs.