Problema no Menu Iniciar do Windows 11? Microsoft reconhece o problema e dá a solução
As atualizações do Windows 11 e posteriores têm sido um verdadeiro caos. A Microsoft tenta por tudo garantir que não trazem problemas aos utilizadores, mas a verdade é que estes sucedem-se de firma recorrente e por vezes com prejuízo para os utilizadores.
A mais recente questão surge no Windows 11 e com o seu Menu Iniciar. Depois de instalada a atualização KB5014668 e seguintes, este elemento deixa de funcionar de forma perfeita e causa problemas aos utilizadores.
Há muito que os utilizadores do Windows se habituaram aver o Menu Iniciar como um dos pontos fulcrais deste sistema. Depois de várias experiências menos bem conseguidas, voltou com o Windows 10 e foi reformulado completamente no Windows 11.
É este elemento que agora está com problemas e pode ter ficado inutilizado com uma das mais recentes atualizações do Windows 11. A Microsoft já reconheceu este problema e a forma como este pode ser manifestado no seu sistema.
Após instalar o KB5014668 ou atualizações posteriores, recebemos relatórios de que um pequeno número de dispositivos pode não conseguir abrir o menu Iniciar. Em dispositivos afetados, clicar ou selecionar o botão Iniciar ou usar a tecla Windows no teclado pode não surtir efeito.
Do que a Microsoft revelou, este problema foi trazido para o Windows 11 numa das mais recentes atualizações. Com a atualização KB5014668 ou posterior, o sistema deixa de funcionar como é normal e o Menu Iniciar não responde ao utilizador.
Resolução : esse problema é resolvido usando o Known Issue Rollback (KIR). Observe que pode levar até 24 horas para que a solução seja propagada automaticamente para dispositivos de consumo e dispositivos comerciais não geridos. Reiniciar o dispositivo Windows pode ajudar a aplicar a resolução ao dispositivo mais rapidamente. Para dispositivos geridos por empresas que instalaram uma atualização afetada e encontraram esse problema, podem resolvê-lo instalando e configurando uma Diretiva de Grupo especial. A Diretiva de Grupo especial pode ser encontrada em Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> KB5014668 220721_04201 Reversão de Problemas Conhecidos -> Windows 11 (versão original). Para obter informações sobre como implantar e configurar essas Diretivas de Grupo especiais, consulte Como usar a Diretiva de Grupo para implantar uma reversão de problemas conhecidos.
Downloads da Política de Grupo com o nome da Política de Grupo:
Download para Windows 11, versão 21H2 - KB5014668 220721_04201 Reversão de problema conhecido
Para além de reconhecer o problema, a Microsoft revelou também a forma como está a resolver este problema. Este deverá solucionar-se de forma automática, com a remoção da atualização da buld instalada e que trouxe o problema para o Windows 11.
Curiosamente, esta build não se limitou a trazer os problemas ao Menu Iniciar. Pretendia resolver outras falhas, mas acabou por ser a fonte de novas situações anormais e que não eram esperadas.
Este é, infelizmente, mais um caso a juntar à longe lista de problemas com as atualizações do Windows 11 e anteriores. A Microsoft vai certamente resolver este problema, mas até lá o Menu Iniciar não vai funcionar.
Este artigo tem mais de um ano
Existe algum artigo no pplware que esclareça as diferenças entre windows 10 e 11, além do wallpaper bonito e cores do tema? É que honestamente, não senti diferença nenhuma a não ser o 11 ser menos estável por questões de compatibilidade de drivers (em jogos, que é para isso que o windows serve apenas).
A experiência que tive ao fazer upgrade, foi de passar de cavalo para burro. Voltei ao cavalo.
“em jogos, que é para isso que o windows serve apenas”
LoL! O nível de abstração da realidade de muita gente é surreal.
Eu estou a falar no meu caso pessoal meu caro.
Queres tu dizer-me que windows é melhor para mim? Sem me conheceres de lado nenhum? Que ousadia!! 🙂
+1, tb voltei para o cavalo. W11 muito ruim.
Infelizmente, nos dias de hoje a pressão para lançar uma versão seguinte de SO é tanta que simplesmente estamos a cair no ridículo no que toca a qualidade. Tanto Windows como Linux (versões mais consumer como ubuntu ou fedora, ou mesmo Mac (o mais rigoroso nesse aspeto), enfrentam hoje bugs graves ou cómicos nas suas versões mais recentes, coisa que antes era impensável.
Na minha opinião não compensa fazer update para uma versão mais recente enquanto a anterior tiver suporte. Simplesmente vai ficar pior!
falta um ‘parentises ‘ a seguir a fedora: “)”
O mais importante do menu, no Windows 11, nem é mostrado logo quando se clica no botão do menu. O que deveria aparecer em primeiro lugar, deveria ser o que aparece ao se clicar em “Todas as aplicações”, porque o que se pode afixar no menu, pode-se afixar, na barra de tarefas, que é bem mais útil e produtivo, do que no menu.