PplWare Mobile

PC sem suporte para o Windows 11? A Microsoft tem a solução que ninguém esperava

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. NãoACacau says:

    Estou fora, mudei para o Ubuntu há 6 meses e estou satisfeito, Obrigado mas não compro

    • John Doe says:

      Fiz a mesma coisa. Foi a melhor decisão de sempre.

      • Gomes Pereira says:

        O pior e quando se quer fazer algo e o linux não deixa porque e limitado. Não da para jogar, não da para correr office, não corre adobe, não corre autocad….não serve para nada

        • iSheepNot says:

          As distribuições Linux, tal como qualquer outro sistema operativo, não servem apenas para jogar, correr Office, abrir Adobe ou correr AutoCAD. Servem para uma infinidade de coisas que cobrem virtualmente todas as áreas profissionais, académicas, entretenimento, investigação científica, etc.

          É recomendado estar minimamente informado antes de comentar porque se corre um risco muito grande de dizer asneiras.

          • RC says:

            Ele não disse asneira nenhuma, 99% das pessoas usam um pc para pesquisar na net, jogar, office e produtos da adobe e mais alguns, o resto de atividades mais especificas é só para entusiastas de informática.

        • tuconsegues says:

          Há mais de 20 anos que há office para Linux. Claro que para si que não distingue microsoft office de libreoffice ou de outros gratuitos fica muito dificil e confuso..

        • A. Henriques says:

          Não se deixe enganar pela Microsoft. Quem manda no seu bolso é você….

        • Paulo Silva says:

          Errado. Pesquise melhor…dá para jogar, corre o Libreoffice que se aproxima muito do office e guarda os documentos no formato do M.S.Office. Tem aplicações similares ao Autocad e serve para muito mais! Tem é que pesquisar como proceder. Não teve que aprender a mexer no Windows? Qual o problema em adicionar outro sistema operativo? O Mundo actualmente depende muito mais de Linux do que vc imagina!

        • Paulo Silva says:

          Errado. Eu uso os 2 sistemas! Mas vê esse vídeo aí e fica com a noção da realidade. Eu não uso essa distribuição, uso outra mas ficas com a noção! https://www.youtube.com/watch?v=SzWpHQ3jq7o

    • Ulover says:

      quase 3 anos já com Ubuntu, só vejo estes artigos como entretenimento de comédia

      • Contador says:

        A comédia é mesmo ver os menino do linux mais uma vez à procura de atenção para ver se alguém lhes dá props por serem do clube linux. Há sempre uma necessidade muito grande de vir dizer que mudaram para linux e que não querem windows. Tanta necessidade de atenção!! Mas esquecem-se de uma coisa, ninguém normal quer sabe se mudaram para linux ou não.

    • almir says:

      Fiz o msm depois de mais de 20 anos no Windows fui pro. Linux mint… Feliz e satisfeito

    • Mário says:

      Isso também eu queria.
      Mas não posso. Pois tenho uma segunda partição. E não quero perder nada do que lá está.
      Depois; de linhas de código, ou de código, não percebo nadinha. Zero absoluta nesta matéria.
      Quero continuar a instalar programas windows, da maneira facil, como o faço.

      Se me disseres que existe um linux, em que ao instala-lo, não perco nada da minha segunda partição, pois é NTFS nas partições. E que estou à vontade para instalar programas windows, apenas clicando no instalador, como no windows, eu, finalmente irei para o linux. Até lá; windows.
      E estes são os problemas que o linux tem e que fazem, com que a esmagadora maioria, use windows!

      • Paulo Silva says:

        Não tens um disco externo para fazer backup dos ficheiros, documentos, fotos e vídeos? Depois é recolocar nas respectivas pastas do linux. Eu uso W11na maquina principal mas tb Linux noutros pcs. Esta distribuição é a mais parecida com W11 que existe, com I.A. e suporte a CPUs de 14ª geração! Muita malta que fica dando bitaites disparatados. Não se trata de influenciar ng. Cada um escolhe o que quer mas que existe muita ignorância existe. Eu no Deepin faço tudo que faço no W11, e já se instala aplicações com o ” instalador ” que referes. Tem apps similares ao Office, Autocad, Photoshop etc e tudo de borla! Eu gosto de explorar e conhecer. Há anos que uso Linux mas nunca abandonei o Windows para ir vendo a evolução. https://www.youtube.com/watch?v=DY-Q0X9By1o

  2. Luis says:

    Criar uma pen de arranque com o Rufus com Win11, remove-se todos os requisitos e está feito

    • Manuel says:

      tanto trabalho…
      https://github.com/AveYo/MediaCreationTool.bat até dá para correr o auto update 😉

    • David Guerreiro says:

      Se tiver um PC com um CPU que não suporte SSE4.2 e POPCNT não vai poder ter o 24H2. Isso nem o Rufus safa.

      • Hacker Alhinho says:

        Por enquanto…

      • Paulo Silva says:

        Tenho PC de 2016, um simples Pentium Dual Core de 6ª geração. Instalo o W11 original da Microsoft, sem truques de Rufus e com todos os requisitos de segurança de hardware exigidos pela :S.! Essa história está mal contada, acho que a pressão para que se compre pcs novos é muita….. e pelas próprias lojas de informáctica que montam/vendem pcs…..

    • maxapadajá says:

      Ou instalar o linux…

      • Gomes Pereira says:

        Para não correr nada? Linux so serve para correr um browser e mesmo isso e limitado, nem o netflix corre com qualidade acima de 480p

        • Mr. Y says:

          Vê-se logo que nunca usaste.
          Aliás, usas diariamente e nem sabes. Sabes qual é base da grande maioria dos smartphones, boxes e smart tvs?

          • Manuel da Rocha says:

            99,9991% das “boxs e smartvs” usam a versão base do Android. As mais recentes (de 2021 para cá) até já usam a versão do Android disponível quando foram postas à venda. A LG passou a usar o Android 15 (incluindo updates) em meados de Agosto. Nas box MEO e NOS, since, é usada uma costum version de Linux mas, 100% dela não é acessível a quem está cá fora, além de obrigar a muitíssimo altos, conhecimentos informáticos para as usar com outras funções.

        • Nirelle says:

          Com a mesma lengalenga. Vai comprar o PC e deixa os outros usarem o que querem usar. Olha o meu corre videos a 1080p no Youtube e não só. Precisas mesmo de um PC novo 😛

        • Paulo Silva says:

          Não sabes mesmo nada do que estás a falar. O Mundo em geral depende muito mais do Linux do que Windows. A maior parte dos servidores usam Linux. seja a META, AMAZON, redes sociais, sistemas de mísseis, submarinos, aviões, comboios, semáforos, pensas que são controlados por Windows? O Windows só ganha no número de utilizadores finais, em escolas, empresas ( não todas ) destinados aos cidadãos comuns que aprenderam a dar os passos básicos e pouco mais. Qualquer coisa diferente não se dão ao trabalho nem se interessam por mudar. Até o telemóvel/smartphone que usas é Linux!

        • NS says:

          Lol vê-se mesmo que é Winfan. Eu mudei a 3 anos do Windows para o archlinux e não pescava nada mas também não comecei com o básico tipo Ubuntu ou mint (2 distros excelentes) e até hoje não me arrependo

    • Santos says:

      Fiz isso e “curiosamente ” fiquei com a barra do explorador toda cinzenta sem conseguir abrir nem fechar nada. Pensam que a microsoft anda a “comer sono”?

  3. Filipe says:

    Não vi solução nenhuma. As soluções apresentadas foram comprar um PC novo, ou instalar o Windows 11 de raiz caso tenha os requisitos, se não, manter o Windows 10 até 14 de outubro de 2025 e depois comprar um PC novo.

  4. TugAzeiteiro says:

    LOL… comprar o PC novo… Claro que sim… até porque é muito difícil ultrapassar essa condicionante à instalação do Windows 11!

  5. Mário Montes says:

    Tive uma situação idêntica com um Lenovo T470s que não cumpria os requisitos para instalar Windows 11.
    Andei às voltas para encontrar uma solução e a mais simples que encontrei foi sugerida pela própria Microsoft.
    Aderir ao program Windows Insider. Tem várias versões para utilizadores mais básicos até aos mais conhecedores e funciona na perfeição.

  6. TugaPobre says:

    Microsoft merece o premio 5*.
    Com a desculpa da segurança, vai provocar milhões e milhões de toneladas de lixo eletronico. Onde andam os ambientalistas ? Nada tem a dizer sobre isto? Não hà tinta para estes senhores?
    A Microsoft assim como outras gigantes têm não só a obrigação como o dever moral de contribuir para o clima e não é desta forma que o estão a fazer.
    Esta medida de restringir a instalação nunca foi de segurança, mas sim do lobby que com esta medida favorece as grandes produtoras de hardware.
    Isto é e sempre foi negócio. Nada tem a ver com segurança.

    • Ulover says:

      Meta Linux nas máquinas e acabou o lucro…tenho PC e portátil exclusivamente em Linux vai para 3 anos, a minha esposa igual no portátil dela…eu jogo, trabalho, faço modelação 3D…window$ nunca mais

    • Fusion says:

      Não defendo a MS no que toca as politicas do Win11, mas o que estás a dizer não é ires um pouco longe de mais?

      Verdade que pode não dar para colocar o Win11, mas não é que com isso vá transformar pc’s antigos em pisa papeis.

      Olha o caso do WinXP, deixou de ter suporte e não foi por isso que deixou de ser usado.

      Portanto existe essa opção, continuar a usar o Win10 normalmente, outra opção será instalar outros sistemas operativos como por exemplo uma qualquer distribuição Linux compatível com a máquina.

      Por isso dizer que as máquinas daqui em diante vão passar a ser lixo acho um pouco brusco e desonesto do teu lado.

    • Santos says:

      Completamente de acordo.

  7. Profeta says:

    O tempo passa e muitas pessoas continuam agarradas ao windows como se uma droga se tratasse. A maioria dos utilizadores windows ficaria satisfeito com as solucoes linux, mas se querem assim e continuar. Depois nao se queixem. Que volta e meia a MS crie de novo outra situacao do genero para dificultar ao maximo a instalacao de novas versoes. E assim vai o mundo, uns a gastar outros a reclamar.

    • Ulover says:

      excelente comentário

    • Manuel da Rocha says:

      Enquanto existirem 8444733389030 “distros oficiais” com uma variedade louca, em que 99,99999999999999999% dos utilizadores não sabe o que lá vai, é normal que assim seja.
      Será que também instala 50000 apps, que lhe enviam pelas redes sociais, confiando que são 1000000% seguras, como são anunciadas?

    • Fusion says:

      Ninguém a não ser uma pessoa geek pensa nisso, a maior parte das pessoas não sabe se está a usar o Win10 ou o Win11, e muito menos sabem ou percebem que existe outras versões.

      No mundo corporativo os pc’s vão sendo substituídos com frequência, a nível consumidor hoje em dia já ninguém liga os pc’s, e quando ligam é para ir a certos sites ou escrever algum documento.

      O consumidor quando compra um pc o Windows já vem instalado, portanto culpar o consumidor acho errado.

      As únicas pessoas que podem mudar isso seriam as fabricantes, mas não lhes compensa fazer isso porque se venderem um pc com linux as vendas não serão as melhores (temos n exemplos disso).

      As pessoas não querem saber, no fim do dia só querem algo que funcionem e já conhecem, apenas e só isso.

    • Contador says:

      lol agora quem usa windows é drogado… O desespero destes garotos. Parecem aqueles gajos dos esquemas em pirâmide que têm de recrutar constantemente pessoas para o seu clubinho. Choram e chora por atenção.

    • Santos says:

      E porque não ios? Ah….sim, é muito caro. Mas….espera aí : comprar um pc novo (curiosamente agora estão todos caros em relação a qualidade-beneficio) só para atualizar para um sistema operativo que pouco ou nada traz de novo em relação ao anterior?
      Microsoft em conluio com as empresas de hardware. VERGONHA!

      • Giordano says:

        Não é conluio.

        A Microsoft não quer que os outros ganhem se ela não ganhar com isso também.

        A imposição do windows 11 tem mais a ver com telemetria, recolha de dados, publicidade colocada no próprio sistema operativo, entre outros, que podem render imenso capital e know how, sem que os “dadores” sequer saibam que estão a contribuir para isso. Daí o TPM 2.0, para proteger o sistema operativo, daí o SSE4.2 e POCNT, para acelerar e facilitar certos processos.

        Os vendors de hardware ganharem com isso é um efeito colateral, que lhes permite esfregar as mãos de contentamento, mas não é o bottom-line da MS.

  8. Ze says:

    Quando acabar o W10, vai ser dualboot com linux para navegacao e W11 para gaming. Não quero um SO espião no meu pc, so vão tirar prints dos meus fails a jogar kkkk

    • Ulover says:

      Pode fazer gaming em Linux…quase tudo o que estiver no steam (mesmo indicando apenas window$) corre…e muito bem

      • Nirelle says:

        Também existem jogos nativos e 80% tem muita qualidade.

      • anon says:

        a maioria dos “gamers” hoje em dia anda em jogos multiplayer com anti-cheats agressivos que não funcionam no linux. quem tem conhecimentos esconde isto e aquilo, emula isto e aquilo, mas é tudo muito avançado para nós meros mortais e há sempre o risco de que amanhã um patch muda tudo e levas ban no dito jogo, etc… continua a ser bem mais prático ir pelo dual-boot, infelizmente… assim sabes que quando abrires o jogo este vai abrir mesmo sem teres de “voltar a codificar meio mundo” depois de um update que mexeu com alguma coisa que estava boa e agora não… sim, o meu pc antigo vai passar para linux. não sou do contra, sou do prático lol. muito trabalho a ser feito com proton e afins, mas continua sem chegar lá. quando se puder dizer que “só não usas linux porque não queres pois faz tudo igual ao windows, é chegar, instalar e correr” aí sim justifica-se realmente a velha conversa do “muda para linux!”.

      • Giordano says:

        Steam, GOG, Epic… obrigado, mas não obrigado! Os jogos nunca são teus! Um dia revogam a “licença” e o teu dinheiro vai pelo cano.

        Continuo a preferir, sempre que possível, suporte físico.

        E aí, mesmo com camadas de compatibilidade, o Linux falha muitas vezes.

        Tem melhorado, mas falha. E não é nunca tão simples como duplo clique e vamos.

  9. Fusion says:

    Sempre fui defensor da MS, gosto dos produtos e serviços, até porque trabalho no meu dia a dia com stack Microsoft como programador.
    Mas no caso do Win11 sempre achei uma filha da p****tice a decisão da Microsoft.
    Porque digo isto? A maior parte dos pc’s que corre o o 10 corre também sem problemas o 11.

    Tenho um pc de 2013 que corre perfeitamente o 11, arrisco a dizer melhor do que corria o 10. Pela visão da MS o pc não seria compatível, mas utilizando os métodos conhecidos instalei o Win11 nesse pc e funciona as mil maravilhas.

    Perceberia se fosse da passagem do XP para o Vista (quem não se lembra dos problemas do Vista, que a grande maioria foi relacionado com hardware incompatível), agora no caso do Win10 para o Win11 não se justificava.

  10. eu says:

    Microsoft com suas exigencas,ja mudei para o linux ate agora sem razao queixa,sejan livres e mais felizes

  11. Lumia says:

    Bela solução que a MS deu…0.o, não é assim que atrai clientes ou mantem clientes.
    Porque não transformar os velhos pc´s em ChromeBooks? Podemos sempre dar-lhes uma segunda vida como alternativa ao Linux.

    • Mamaqui says:

      Chromebook? É pior emenda que o soneto. Se não sabe, a Google vai descontinuar o SO em 2025, logo fica sem suporte, semelhante ao win10. Tem distros Linux com melhores resultados

  12. sergio says:

    lol são malucos e quem não tem dinheiro para troca mais o lixo que vamos fazer um vergonha esta ideia da Microsoft.

  13. Mike says:

    Para quem quer manter o Windows 10 após Outubro de 2025, vejam esta ferramenta (existe uma versão gratuita): https://0patch.com

    @Pplware: Que tal fazerem uma review dessa ferramenta? 🙂

  14. Catbow says:

    Ninguém esperava… Excepto toda a gente

  15. António Carlos says:

    ONDE ANDAM OS AMBIENTALISTAS?!…

    Quem tem programas de gestão comercial, está com grandes problemas, pois a renovação do software custa muito, exemplo: runtime RM-Cobol (dois mil e tal euros) mais os desktop’s e movo software (dez mil e tal euros).
    Os equipamentos instalados, adquiridos em 2018 com o windows 10, estão perfeitamente em condições de bom funcionamento.

    A compra de novos Desktop e mandar para o lixo os atuais, logo vai criar montes de lixo e problemas ambientais.

    Disto os ambientalistas nada dizem!…

  16. Nuno says:

    Por mim tudo ok utilizarei o SO que me der mais jeito

  17. João says:

    Como assim “A Microsoft tem a solução que ninguém esperava”? As soluções apresentadas são as mesmas desde sempre. E não, não comprarei comutador novo. Mudarei para o mint.

  18. Nãodou says:

    Quem compra um portátil com S/O Windows não tem dentro da garantia este software? Se não está devia estar porque a máquina não funciona sem S/O. O que está a falhar aqui, comprar outro? Então se for uma maq. lavar, ou robot de cozinha, os programas deixam de funcionar na garantia e a solução é comprar outro? Está tudo doido.
    É por ser MS, esta máfia com tentáculos nos governos pode fazer tudo o que quer. Vejam lá se um importante dirigente da Microsoft Portugal não está bem dentro deste governo, o Pedro Duarte. Isto é um exemplo do que se passa pelo mundo.

  19. Pedro António says:

    O Linux é limitado, sobretudo na sincronização com dispositivos, na instalação de plataformas e programas, na interatividade, não é nada nada intuitivo:
    Nada tão democrático e livre como o Windows!
    Só o Windows é sem stress!

    • Nirelle says:

      Eu acho o Windows nada intuitivo para mudar a luminosidade do ecrã foi uma guerra e no fim nada. No Linux bastou ir a definições e ecrãs.

    • anon says:

      a palavra “livre” aí, ainda para mais associada ao windows, numa comparação com linux, é só ridícula. ser pouco intuitivo é uma coisa, agora não ser livre…

    • Mamaqui says:

      Linux é limitado?? Oh senhor, não diga barbaridades! Uma coisa é não saber usar Linux, pessoas como o senhor falam sem saber, daí muitas outras pessoas pensam que Linux é um bicho de sete cabeças. Há com cada um….

      • Pedro+António says:

        Pois tem razão, o Linux é mesmo preciso saber usar! Lá nada é simples. Tudo por comandos, e terá de saber quais! Já usei o Linux mas voltei para o Windows é muito mais prático, tudo à mão, total sincronização. Além disso, há programas que gostamos e não correm em Linux!

  20. falcaobranco says:

    Eu por acaso estou a pensar comprar um pc novo quando chegar outubro de 2025…mas não é por falta do apoio da microsoft ao windows 10… é porque o meu PC é de 2007 e já teve bastantes windows e o disco é pequeno. 😀

  21. G. says:

    Sinceramente, dada a legislação europeia, não sei se a Microsoft não será obrigada a mudar esta politica e manter o suporte do win10 por alguns anos! Nos USA podem fazer o que lhes apetece mas na EU baixam a bolinha e piam fininho.
    Quanto aos “linuxeiros”, enfim… gostava de os ver a trabalhar a sério com o seu “linux” com design, crm, faturação, redes internas, redes externas, integrações e afins… por um dia apenas.
    Se transformarem o pcnum chromebook ficam malhor servidos do que com linux!!

  22. Santos says:

    O linux nunca irá destronar o windows. Ponto. É necessário “habilidades” técnicas e não é intuitivo. Ponto. Se um dia aparecer um sistema operativo linux exatamente igual ao windows (até se pode chamar “linuwindows” aí sim, acredito numa concorrência ao windows. Senão, esquecer. Comprar novo pc ou usar um “todo marado”Ponto.

    • Profeta says:

      Santos vai dizer isso aos milhares de pessoas que usam linux. Ponto.

      • MJSantosLx says:

        A sério, se há milhares de pessoas a usar Linux, há milhões a usar Windows. E sabes porquê? Porque o Linux não é user friendly. Precisas de instalar uma impressora, é uma dor de cabeça, precisas de instalar uma placa de rede usb, é uma dor de cabeça. Tudo o que seja preciso fazer diferente de uma utilização do dia-a-dia, é uma dor de cabeça. E é por isso que o Linux não vinga como computador de massas.

        • Pedro António says:

          +1
          É tal e qual isso que sinto. Por isso abandonei o Linux, não é que não gostasse, mas eram só problemas, desconfigurações após as atualizações, para instalar uma impressora, então nem se fala….para sincronizar o meu telemóvel, nada rápido, e sentia-me muito inseguro quando tinha de trabalhar online com outros outros colegas. Até o Libreoffice, não é mau, mas é demasiado complexo, com demasiados comandos e desconfigura em algumas situações (tabelas….). Para se usar o Linux, ou usamos só o básico, ou utilizamos as aplicações todas no browser, ou teremos problemas. Quando voltei para o W11 foi um alívio!

      • Pedro says:

        Infelizmente apesar de usar linux atualmente tenho que concordar, a facilidade de forma comparativa entre usar um linux e um windows para pessoas que não percebem patavina da coisa é claramente mais user friendly da parte do windows e olha que experimentei várias distros na altura e mesmo hoje em dia apesar da facilitação com inovações nas distros não deixa de ser esse o problema..

    • Mike says:

      @Santos: Por acaso já existe, só ainda não funciona a 100%… Dá uma vista de olhos ao ReactOS…
      https://www.reactos.org

    • Nuno says:

      SO por SO, o Linux dá 10-0 ao Windows, hoje!!!! O que segura o Windows são e apenas os fabricantes de software e hardware nada mais! A comparação honesta é comparar em iguais circunstâncias de software e hardware, vou dar um exemplo se a pessoa A precisa do software A B e C e se ambos os SO têm, que porradao levará o Windows e a correr no mesmo hardware!!! Não tem comparação possível!!! Agora claro enquanto houver circunstâncias diferentes, os fabricantes fazem para Windows e não fazem para Linux, porque será?? Imaginar a Adobe a fazer para Linux também, ui ui quem iria ficar no Windows havendo exactamente igual no Linux???

      • MJSantos says:

        Não Nuno, o que segura o windows é a sua simplicidade de utilização em comparação com o Linux. O Linux dificilmente se irá impor enquanto for uma dor de cabeça para ligar uma impressora, colocar uma placa de rede externa ou instalar uma aplicação.

        • Nuno says:

          Meu caro tal como eu lhe falei, o que segura o windows sao os fabricantes de software e hardware! Se a impressora XPTO funciona no windows e nao funciona no Linux é devido ao seu fabricante, não é culpa do SO. Cada vez mais existem softwares e hardwares que funcionam em ambos os SO e quando isso acontece, o windows leva abada!!! Claro que existe um lobbie gigante da MS para que isso não aconteça! Os fabricantes de software para MAC ainda vao fazendo algumas coisas, mas lá esta o mac custa €€€, agora vamos imaginar, MS Office para Linux, Adobe para Linux, Jogos para Linux etc etc etc, mas alguem iria usar Windows??? para k???

      • Mike says:

        Como servidor ou utilizador privado comum, o Linux poderá ser uma alternativa, mas num ambiente empresarial, onde existem maioritariamente PC’s com Windows, o Linux para o comum utilizador não é o ideal, faltam coisas básicas como políticas de grupo (quem e o que é que cada utilizador pode fazer no seu PC), gestão de segurança centralizada, etc. E esta falha deve-se à fragmentação que existe no mundo Linux, com as centenas de distribuições existentes com ambientes gráficos e sistemas de distribuição de pacotes de software diferentes. O Linux teria mais adesão se unissem esforços para criar uma distribuição única de Linux (como acontece com o Windows, MacOS, ChromeOS, …) de forma a uniformizar a aprendizagem…
        Na Alemanha, o município de Munique tentou ajustar o Ubuntu a um ambiente idêntico ao Windows (com muito desenvolvimento próprio), criando o LiMux (https://en.wikipedia.org/wiki/LiMux)… mas os problemas e a manutenção ditaram o falhanço do projecto e plano para troca do LiMux novamente para Windows em 2017…

  23. Profeta says:

    Eu diria mais, o que segura o windows e a sua venda casada Hardware software. Comecesssem a vender os pcs sem software e veriamos as vendas da MS a descer. Se e que ja nao esta a acontecer, mas os media so falam o que lhes apetece.

    • Nuno says:

      Deviamos ter opçao de compra sempre, “quer este portatil com SO ou sem SO, se com, com qual?” e o preço ser ajustado a isso, assim seria JUSTO.

    • MJSantos says:

      Ia-se ver a MS a descer mas iriam aumentar os custos de assistência para o utilizador final, sempre que quisesse instalar uma impressora nova, instalar uma aplicação nova ou fazer qualquer outra coisa mais complexa que navegar na internet ou escrever uns textos. Aliás, o custo iria começar logo após a compra, com a instalação do sistema operativo-. O preço mais baixo do computador sem SO iria ser compensado com o custo da instalação do mesmo.

  24. PJA says:

    Espera estou a ter um brainstorm para a instalação do W11… E qual é? espera, comprar um PC novo. Os tipos da MS são mesmo inteligentes, ninguém conseguiu ver isso. Há cada palerma.

  25. Giordano says:

    Vejo aqui muito zumzum sobre linux, e até gostava de mudar, mas há enormes senãos.
    Um deles é retro gaming. A maioria dos jogos que possuo é datada (a maioria dos modernos não me atrai, o último decente foi mesmo o Baldur’s Gate 3). O Windows permite, por enquanto, uma certa retrocompatibilidade que mesmo com proton ou WINE não estão asseguradas. Alguns dos jogos que uso, requerem ainda o extinto Games for Windows Live. Não consegui por isso a funcionar corretamente em Linux (Mint). Já no windows, bastou um patch não oficial, escrito para windows, para poder salvar os meus “achievements”.
    Não tendo possibilidade de atualizar, vou mesmo manter-me no w10, até o hardware falecer.

    • Giordano says:

      Provavelmente instalarei alguma versão de linux e optarei por dualboot. Não para usar como daily driver, mas para quando precisar de aceder a sites de entidades oficiais (meter o IRS, por exemplo, e se der!) ou precisar/quiser navegar na net em algo que não esteja optimizado para smartphone.

  26. Giordano says:

    Nota: Um desktop sem TPM 2.0 pode instalar uma placa addon com um chip que suporte e consegue ultrapassar as restrições, desde que o CPU suporte SSE4.2 e POPCNT. Se o CPU não suportar essa funcionalidade, deixa de poder instalar a versão 24h2.

    • Giordano says:

      E aqui outra nota: A “segurança” do TPM 2.0 não é centrada no utilizador e na sua experiência, mas antes na “integridade” do sistema operativo, permitindo ao fabricante do OS, entre outras coisas, recolher dados de forma “protegida” e empurrar anúncios. E é esse o motivo porque a mickeysoft exige o mesmo.

  27. Julio says:

    Shame on you!

  28. Paulo Silva says:

    Oiçam quem sabe! Não uso esta distribuição, mas o conceito é o mesmo https://www.youtube.com/watch?v=SzWpHQ3jq7o

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.