Quantcast
PplWare Mobile

Para que serve o TPM no Windows 11? Microsoft mostrou como este protege os PCs

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Once upon a time says:

    Windows com remendos

  2. miguelito says:

    Isso significa que o windows 10 tem um buraco e não vão fecha-lo? Mais valia estarem quietos.

    • João says:

      Não diga asneiras.
      A segurança é um conjunto de diversos fatores e este é mais um.
      Com o Windows 11 a MS da um grande passo em frente no que diz respeito à segurança do sistema e isso deve ser valorizado.
      É pena que exija alguns requisitos de hardware, mas não podemos pensar que os equipamentos são eternos e vão sempre suportar os sistemas mais recentes.
      Perdi tanta coisa quando a Apple mudou para o M1, mas tinha a hipótese de continuar com o computador antigo.

      • AM says:

        Que tem a micro-sofre a ver com a nosso segurança, isso do tpm devia ser um problema de cada um, tens, melhor para ti, não tens, se houver problemas o problema é teu. Devia ser assim mas não sei se isso é possível.

      • Paulo Jaime says:

        Usado pelo Departamento de Defesa dos USA e pela Estação Espacial Internacional para dar só 2 exemplos. Não precisa de TPM e mantém a funcionar máquinas com mais de 15 anos! Existem centenas de alternativas mas esta é uma delas! Tenho 2 torres e 1 portátil. Têm 5/6 anos e funcionam impecávelmente, inclusive consigo jogar jogos da plataforma Windows! Windows 10 tem mais 4 anos mas isso não é nada, passa rápido. Vou gastar uma média de 1.000 euros para usar Windows 11??? Caada um faz o que melhor entender mas não se justifica esse pãnico todo à volta do W11 e a pressão que é exercida para que as pessoas mudem de máquinas. A maioria das mauinas nas empresas não são compatíveis e dos particulares tb não. Já se aperceberam da pegada ecológica para o ambiente? Mais milhões de toneladas de lixo electrónico! https://zorin.com/os/

    • neo says:

      Errado! O Windows 10 já tem tecnologia HVCI, a grande diferença é que no Windows 11 a ativação passa a ser obrigatória e passa a proteger diversos mecanismos de ataque in-memory, alteração de master boot, etc. O code integrity ativo por defeito vai agir em cima do software e código que corre na máquina, em boa medida código não assinado digitalmente proveniente da store ou outras sources pode não ser autorizado a executar.
      O hardware é fulcral na proteção da integridade, o TPM guarda todos os segredos e assinaturas para os rings isolados em virtualização, os requisitos de CPUs mais atuais prendem-se com a experiência do utilizador em termos de performance, as capacidades extras de segurança penalizam ciclos de CPU.

  3. Anker says:

    Como instalar o windows 11? Na minha maquina diz para desarivar o secure boot. Criei uma pen com rufus e usei gtp na particao. Podem ajudar?

    • Carlos says:

      Para desativar o secure boot tem que aceder a bios para poder instalar por usb. Depois de instalado convém ativar novamente.

    • Bruno says:

      Se criar a imagem do Windows 11 através da opção “Criar o Suporte de Dados de Instalação do Windows 11” ele cria a pen sem necessidade de desativar o secure boot. Se no mesmo site de download do Windows descarregar o iso, o ficheiro de imagem do Windows irá estar em .wim em vez de .esd. Como o formato .wim não é tão comprimido, excede os 4GB e o rufus formata a pen como NTFS em fez de FAT32, daí ele alertar para desativar o Secure Boot

    • jorge says:

      o Utilizado Rui Santos postou este link do Github, já testei e foi super fácil, através de uma pen, fiz o upgrade a partir do próprio win 10 com a última build :

      Rui Santos 7 de Outubro de 2021 às 12:07
      Podem ter usar o seguinte script: https://gist.github.com/AveYo/c74dc774a8fb81a332b5d65613187b15

  4. Zé Fonseca A. says:

    O artigo devia ser “para que serve o TPM”, uma vez que o TPM é útil em SOs da Microsoft desde o Windows Vista.
    Só pessoal non enterprise é que ainda não conhecia ou não usava computadores com TPM.

  5. Arménio Vasconcelos says:

    Isso deixa-me a pensar que afinal.. por mais que o Windows 10 tenha as actualizações de segurança.. é de alguma forma inutil fazer essas atualizações já que um hacker pode mais facilmente hackear o sistema Windows 10 que era o mais seguro sistema da Microsoft.. Quem comprou Windows 10 não é obrigado a fazer a atualização para o 11 (mas supostamente deve, eu sei) a questão é mesmo.. então vai estar mais vulnerável a ataques?? Lá está o verdadeiro buraco tão como referido no comentário acima..
    Se o Windows 10 tem esse suposto buraco, deviam arranjar forma de o fechar para os utilizadores que compraram esse sistema.
    Algo me diz que esse hacker já tinha as indicações todas para saber onde atacar, isto para efeitos de demostração por parte da Microsoft..

    • Bzainas says:

      Mano, não digas asneiras… Até porque com ​acesso ao hardware fica tudo mais fácil.
      Esse suposto buraco é tapado se ativares o tpm no na máquina com o Windows 10, que normalmente vem desativado em qualquer motherboard…..

      Vá, não penses mais nisso

  6. juan do intendente says:

    eu ja instalei o windows 11 sem essas frescurinhas da microsoft no meu computador nao compativel segundo eles e tem na mesma atulizacoes ainda agora acabou de fazer a atualizacao de seguranca entao deixem-se de tretas e vao o youtube como fazer

  7. IKAROS says:

    Só cá faltava esta o Windows 11 vir com Tensão Pré-Menstrual (ou TPM) ….

  8. Luis Ribeiro says:

    Oquem compra o Windows está a ser burlado, é impossível sair do modo S e instalar aplicações fora da Windows store.
    Comprei um laptop go e tive que o trocar a Microsoft bloqueia o moso S, nem reinstala do novo SO home, regressa ao modo S

    • António says:

      Sim, o Windows S, não permite instalar nada que não seja através da Microsoft store, a não ser que instales outro Windows de origem! Dizem eles que é por causa da segurança, mas é um pretexto para não acederes à concorrência!

    • Paulo Silva says:

      Pode dair do modo s sim. Basta saber e a Microsoft tem uma página a explicar como se faz. Basta ler…

      • Luis Ribeiro says:

        Não podes, na fnac passaram horas a tentar,nem reinstala do de novo o Windows e martelando o registo. Tive que trocar o Portátil e só trocaram porque comprei on-line e são obrigados por lei a trocar

  9. Luis Ribeiro says:

    Na Fnac dizem que é um bug da store, mas os consumidores não são avisados

  10. Luis Ribeiro says:

    E só podes trocar o portátil se comprares on line, foi a minha sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.