Os utilizadores insistem em manter-se fiéis ao Windows 7 mesmo sem ter suporte
O Windows 7 é, segundo muitos, uma das melhores versões deste sistema que a Microsoft criou. Presente em milhares de máquinas, é ainda a escolha de muitos para o seu dia a dia e para uma utilização normal que fazem já há muitos anos.
Mesmo com o seu fim a ter surgido em janeiro deste ano, esta versão do Windows parece estar ainda com uma presença forte no mercado. Esta não tende a abrandar, o que surpreende muitos, reforçando assim a sua força. Os mais recentes dados mostram que os utilizadores insistem em manter-se fiéis a este Windows.
O Windows 7 não parece perder terreno
Foi no dia 14 de janeiro deste ano que a Microsoft marcou o fim do Windows 7. Desse dia em diante este sistema deixou de ter suporte e novas atualizações, ficando assim sem qualquer correção em caso de surgirem problemas ou falhas de segurança graves.
Esperava-se que ao longo dos meses seguintes a sua taxa de utilização diminuísse e que o Windows 7 perdesse gradualmente a sua posição. Foi este o caminho do Windows XP, que mesmo assim ainda hoje tem uma presença visível.
A sua quota de mercado está até a crescer
O Windows 7 parece estar a seguir um caminho similar e no último mês mudou os seus valores, para o lado que não se esperava. A taxa de mercado desta versão do Windows acabou por ganhar terreno e crescer. Passou de 22,31% em agosto para 22,77% em setembro.
Este crescimento surge depois de meses em que perdeu quota de mercado. Em janeiro o seu valor estava em 25,56%. Ao mesmo tempo, também o Windows 10 conseguiu ganhar terreno, tendo passado de 60,57% em agosto para 61,26% em setembro.
Windows 10 ganhou pontos do Linux, que parou de crescer
Curiosamente, estes dois crescimentos fizeram-se à custa de um sistema que tinha começado a ganhar terreno durante a pandemia. Foi o Linux a perder quota de mercado, que assim ofereceu ao Windows 7 e ao Windows 10, quando os funcionários voltaram às empresas.
Este deverá ser um cenário que irá diminuir com o tempo. O Windows 7 terá mesmo de reduzir a sua quota de mercado, agora entregando o valor para o Windows 10. Esta poderá ser uma mudança que demorará algum tempo, como temos visto acontecer com o Windows XP.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: NetMarketShare
Neste artigo: mercado, quota, windows 10, windows 7, windows xp
Isto é malta que insiste em ter aquele core2duo de 2002 a correr por mais uma década, e que para ir ao facebook chega perfeitamente.
Percebes tanto disso como eu de um lagar de azeite. Em 2002 nem os core2duo existiam. Quanto muito o pentium4.
E o pessoal prefere o Windows 7 porque consegue ter menos problemas que o Windows 10. A cada actualização que sai, só sai cagada. Apesar de que eu com um core2duo até agora não ter problemas com o w10. Já não posso dizer o mesmo com o i5 que funciona melhor com o W7. Mas é um facto, o W7 já está a ficar obsoleto por falta de suporte.
Intel Core 2
Codinome: Duo (Conroe / Allendale / Wolfdale) – Quad (Kentsfield / Yorkfield)
Lançamento: 2006 / 2007 / 2008
Litografia: 45 / 65 nm
https://www.tecmundo.com.br/processadores/2760-tabela-de-processadores-intel.htm
Não preciso de mais… se pudesse continuava tb
Windows 7 funciona tao bem que não e preciso. O w10 vem carregado de lixo alem de trazer candy crush e outras apps instaladas mal se compra um pc novo. Macos e o melhor SO mas como gosto de gaming uso windows 7 e chega bem.
Tens razão
Apaga-se nada demais.
+1
Primeiro tens de usar e saber usar o windows 10, depois podes comentar à vontade. Agora vir para aqui usar o argumento de que o sistema traz o candy crush…é pouco sério.
Eu vejo pessoas até com bastantes conhecimentos informáticos, a confundir totalmente quais são os destinos de SO por área de actividade.
Meus caros, o Mac OS é instalado em portáteis e MAC fixos, com utilizadores que tendo disponibilidade de adquirir estes equipamentos que não são baratos, também podem actualizar o seu OS, seja ele gratuíto ou não!
O Linux é destinado a um núcleo ainda mais restrito de pessoas que sabem muito bem o que estão a fazer e que normalmente actualizam as suas máquinas.
Depois meus caros, há tudo o resto, com pessoas com mais ou menos conhecimentos e com SO instalados em quase tudo o que mexe, com o Windows!!!!!!
Meus caros, ainda ontem estive a reinstalar um POS com o windows 7. Qual o motivo de actualizar uma máquina para o windows 10 sem sabermos se é totalmente compatível, se a máquina funciona!? Um POS serve para facturar e controlar stocks de um estabelecimento, tem um ecran touch de 15″, um processador fraquíssimo e 1 ou 2Gb de memória.
Não percebo esta falta de visão que pensa que o windows só está instalado em portáteis topo de gama ou torres!!!!! Não, o windows também funciona em máquinas profissionais que funcionam apenas para 1 ou 2 funções e desde que funcione, não se mexe!!!!!!
Vejam lá que SO têem os POS de qualquer restaurante onde vão, ou pastelaria, ou café. A maioria ainda tem o XP ou 7. Qual é o problema disso? Qual é a necessidade de actualizar uma máquina já considerada obsoleta para o windows 10? E além disso não são vocês que vão pagar o POS……….
Falo dos POS, como posso falar dos ATM, do software que corre por exemplo nos aviões, navios, etc, que normalmente só são actualizados se…….. o equipamento for actualizado!!!!!!!!
Metam na cabeça, o windows corre em máquinas desde servidores até torradeiras!!!!!!
Um comentário de alguém com cabeça.
É tão satisfatório entrar nos comentários e ver alguém inteligente.
Trabalho no dep. informática de uma empresa e ainda temos alguns POS a correr no 7 e no xp e funcionam lindamente.
Felizmente também corre bem no W10 e já temos algumas máquinas assim (porque foram máquinas novas colocadas)
Mas enquanto as antigas funcionarem bem não há qualquer motivo para as trocar.
Alguém inteligente finalmente e que não toma partidos.
Nem mais, meu caro Rui!
Até há não muito tempo, num posto médico que costumo frequentar havia uma velha máquina de fazer ecografias que funcionava a… Windows 3.11!… Isso mesmo esse velhote!… 🙂 E porquê? Porque uma máquina dessas custa bom dinheiro e só se substitui quando tal se torna mesmo necessário. Neste caso, quando a mesma passou seu prazo de vida útil e começou a dar problemas. Curiosamente a máquina nova usa Red Hat mais o software da mesma.
As pessoas não querem acreditar, mas o que comanda essas máquinas são basicamente os MESMOS Sistemas Operativos que comandam o PC lá de casa… Só que, depois, precisam de drivers e outros softwares específicos para os quais normalmente nunca há actualizações específicas, a menos que estas venham no “pacote” da máquina que se comprou!…
Não admira que muitos se mantenham no Win 7 ou mesmo no XP!…
E quanto ao utilizador doméstico? Notem que nem todos têm dinheiro ou querem comprar 1 PC de 3 em 3 anos. O de onde escrevo estas linhas tem 11 anos, usa Linux Mint 20 e está aí para as curvas se possível para mais uns aninhos, pois que serve mais que bem para a função que hoje tem!… Não admira que muitos pensem o mesmo e usem o que lá têm…
Muito obrigado pela partilha e tenha uma boa tarde!… 🙂
Lindo comentário. Sou brasileiro e aqui o cenário não é diferente. Vários POS funcionando com uma versão de Windows 7 POS (muito poucos sabem dessa versão) Na empresa onde trabalho eles não usam o Windows Update por motivos óbvios. Usam a ferramenta da Microsoft, Software Center para atualizações diversas e distribuição de softwares homologados. Sem contar nas regras de firewall independente. Algumas dos PCs de laboratório (Cromatógrafos e Oxímetros) usam versões do XP e W7 respectivamente. Não há NECESSIDADE de atualização. Porém, sabemos que o público alvo da Microsoft são aqueles que acreditam neles. Está aí (ou não mais) os Kinects e Lumias da malta. Cumps
Também já fiz muitas instalações de softwares de gestão em POS, sempre com Win7 ou XP, ah e uma dica para estes equipamentos: Desliguem as actualizações e roda perfeito.
Bem essa dos aviões com Windows….. Estou de acordo para quem prefere usar Windows, use o W7. mesmo sem suporte, pode adicionar um bom software anti-vírus e eventualmente uma VPN ( não precisa ser pago ) e continuar a usar. Eu tenho maquina com W10, W7 e Linux Mint 20.04 que por gosto pessoal configurei para ter o mesmo layout do W10. Voltando aos aviões, comboios, semáforos, multinacionais, bancos, centros e naves espaciais, bases mísseis nucleares, Submarinos, Facebook, Amazon, e-Bay etc funcionam com servidores Unix- Linux. Porque será?
bastava terem feito as melhoras no w7 que introduziram no w10 e todos seriamos mais felizes
Eu estava decidido em instalar o Windows 7, mas após adquirir o meu portátil desativei e desinstalei serviços e programas (Windows Update também) e agora início o Windows a consumir menos de 1,1GB de memória.
Um dos meus computadores tem Windows 7 porque tem programas que não correm em Windows 10, nem drivers existe para certas ferramentas que uso serial.
Por mim vou contnuar no W7 até ao dia que os browsers, programas e afins deixarem literalmente de terem actualizações, de trabalharem ou ambos… já o tinha feito com outros… e vai ser assim até mudar para o W10…
Ainda hoje, com o W7 o chrome actualizou para a versão 86… sigaaaaaaaaa
Não percebo porque é que há tanta revolta com o fim de suporte para o Windows 7 (ou o XP, já agora).
Os utilizadores Android andam aí pelas ruas a reclamar que a Google acabou com o Android 4.4? Os utilizadores de iOS suspiram de saudades do iOS 6.0? Ou os de Mac insistem em manter o macOS 10.0?
Os sistemas operativos, como tudo no universo, têm um ciclo de vida. Ah e tal mas funciona há décadas, para quê atualizar? Porque as ameaças e as necessidades de hoje em dia são diferentes de há 5 ou 10 anos atrás.
Ok, dou de barato as situações em que há software (ou hardware) sem suporte para Windows 10, mas aí a pressão devia ser em cima dos fabricantes, que não atualizam os drivers para as versões mais atuais.
Hum, hum. Então mas os fabricantes dizem exactamente a mesma coisa, que como tudo no universo têm um ciclo de vida. E uma vez que os fabricantes são milhentos e a Microsoft é só uma, mais vale pressionar esta última, não?
Tenho 2 PC com W7, e não tenho tido qualquer problema.
Se um SO funcionava bem há 5 anos ou mais no mesmo hardware, porque é que haveria de não servir agora ? Só por questões de segurança (forçadas em parte) ? Nós é que devemos ser a primeira linha de defesa.
Qual será a verdadeira razão da Microsoft em forçar a migração para o W10 ? A loja de apps, por ex. !?
Windows 7 ? Windows XP? Perfeitos ! E nada que uma antivirus, firewall e vpn não resolvam ! Quanto ao resto lixo em cima de lixo !
Uso windos 7 x64 a mais de 2 anos,sem antivirus. Nunca precisei de formatar, já tive uma dor de cabeça com virus mas se resolveu, de resto uso para games tais como gta5. Agora para quem quer um windows que se conecta a todos os dispositivos como tv,smartphone,xbox o windows 10 é a opção
A autoridade tributária também vai obrigar os contribuintes a utilizar o Windows 7 para estes poderem utilizar as plataformas do estado e cumprirem com as obrigações
Só podes estar a gozar!! A mim é que não me apanham mais com o Windows .
O Gaming tenho no Linux e mesmo os jogos do Windows, autocad existem similares a custo 0, office ms não vale a pena pois existem melhores e o photoshop temos pena existe o GIMP.
…O caminho das ferramentas da AT é o online. Fazes tudo no browser e em dentro de poucos anos nem importa o de onde, quando ou como usas. Já é assim com o IRS. Será assim com tudo o resto ASAP…
Agora que tal corrigirem os números:
Windows 10 – 57.21%
Windows 7 – 25.41%
Linux – 1.27%
Usando a mesma fonte.
+ Ubunto 1.05%
Linux como base, Windows 7 em VM. Até a MS ter um SO de jeito novamente, irá ser assim.
Sigam pro Windows que eu fico no Linux 🙂 ahahahahahahaha
Cada 1 usa o que precisa e o que sabe utilizar!
IT WORKS !
Win 7 funciona faz o que e nessário ! sem muitos problemas…
Como é que o Windows 7 deixou de ter atualizações??
A Micro$oft enfio-lhe uma atualização para que ficasse com o novo Edge!
Ainda tenho o 7, num dos meus boots… (triple boot windows 10/7/Linux) é ainda é o que mais uso… É uma questão de escolha (e saber lidar com tudo o que dessa escolha possa surgir)
Ainda tenho o 7, num dos meus boots… (triple boot windows 10/7/Linux) é ainda é o que mais uso… É uma questão de escolha (e saber lidar com tudo o que dessa escolha possa surgir)