O seu PC abrandou? Windows 11 deixou alguns SSDs NVMe mais lentos do que o esperado
Com muitas novidades anunciadas, esperava-se que o Windows 11 trouxesse melhorias no desempenho geral do sistema. A Microsoft revelou que estas iriam surgir e mostrar como todo o trabalho realizado estava a ser positivo.
Agora, dois meses depois de lançado, surgem queixas que não eram esperadas. O Windows 11 aparentemente estará a ter um comportamento anormal e a tornar a leitura e escrita mais lenta do que o normal o armazenamento SSD NVMe.
As queixas têm estado a acumular-se ao longo do tempo e revelam que o desempenho do Windows 11 em certas áreas está pior que o da versão anterior. Em especial no que toca ao armazenamento SSD NVMe, as reclamações mostram que está com um desempenho muito mais fraco.
Os locais normais para este tipo de reclamações estão a receber as esperadas queixas e isso levanta dúvidas sobre este desempenho. As primeiras incidências têm já alguns meses, existindo problemas já nas versões de testes, anteriores ao lançamento.
A perda de desempenho nos SSD NVMe é significativa no Windows 11, havendo casos em que os valores mostram que as velocidades decresceram quase 50%. As maiores perdas parecem estar na escrita não sequencial, mas com impacto em outras áreas igualmente importantes.
A Microsoft já reconheceu de forma informal esta situação e estará a trabalhar na sua resolução. Uma das causas deste problema parece estar na virtualization-based security (VBS), que também afeta a performance em jogos. Ainda assim, mesmo desligando o VBS, o desempenho não cresce significativamente.
Do que se sabe, existem já trabalhos feitos para mitigar esta situação. As mais recentes builds do Windows 11 mostram uma melhoria neste campo, mas ainda sem conseguir igualar os valores que a versão anterior conseguia.
Espera-se que a Microsoft resolva este problema em breve e que elimine de vez este problema. O Windows 11 não tem sido afetado por muitos problemas, mas os que existiram foram significativos e com impacto neste sistema.
Este artigo tem mais de um ano
É por isso que vou continuar com o W10. Esse W11 já está a parecer o Vista ou o 8. Uma bomba de Sistema Operativo.
lol…
Já aconteceu com updates anteriores… já repararam que um PC com SSD normal já não é nada de especial, quando ainda no W10 era rapidíssimo? após uns updates ficou assim
se fores a pensar um pouco quando o win10 surgiu ainda estava a decorrer o processo de transição de HDD para SSD na altura claro que era um excelente aumento de desempenho para quem vinha de um HDD como disco principal, entretanto com a massificação, hoje já são raros os casos de quem anda com HDD é claro que com o tempo hoje já nem se nota diferenças significativas no uso.
Agora o Windows 11 como é normal ainda está na fase de afinações e vai levar o seu tempo, de relembrar que quando surgiu o Windows 10 a situação foi idêntica problemas que foram surgindo e levaram que tempos a ser resolvidos, estão não está a ser diferente.
Estou com o mesmo problema. Absurdamente lento 🙁
Asus VivoBook S
Não percebo que testes fizeram antes de lançarem o Windows11, ainda está na versão beta , devia estar disponível somente para quem está inscrito no programa Windows Insider.