Ninguém vai ficar contente! Volta a publicidade ao Explorador de ficheiros do Windows?
A Microsoft está a mudar o Windows e a criar novidades constantes para o tornar ainda melhor para o utilizador. Claro que algumas dessas novidades não agradam a todos, muitas vezes por serem intrusivas.
Um caso destes poderá estar a chegar, com uma novidade que a Microsoft resolveu introduzir no Windows. A publicidade vai chegar ao Explorador de ficheiros, uma área que todos usam constantemente.
Publicidade no Explorador de ficheiros?
Apesar de não agradar a ninguém, a Microsoft tem insistido em fazer testes com a presença de publicidade nas suas apps. São já várias as propostas que tiveram esta presença, desde o browser Edge até ao próprio sistema de pesquisa do Windows.
A verdade é que esta presença nunca acabou por ser permanente, mas mostra claramente que a Microsoft entende que há espaço para este elemento. Por norma, foca-se nos seus próprios produtos, mas abre também a porta para que outras marcas tenham aqui presença.
Some people will go mad if Microsoft starts adding ads in explorer. pic.twitter.com/rusnyrYyX2
— Florian (@flobo09) March 12, 2022
Pode agora ser visto no Windows
Como revelou este utilizador o Twitter, a Microsoft parece estar a fazer novos testes com publicidade, desta vez no Explorador de ficheiros do Windows. A sua presença pode parecer ser discreta, mas é bem visível e vai incomodar os utilizadores.
As reações não se fizeram esperar, novamente no Twitter, onde muitos mostraram as suas opiniões mais acaloradas. Muitos são contra esta presença da publicidade no Explorador de ficheiros, em particular no topo da aplicação, uma zona nobre para o utilizador.
O regresso de algo que ninguém gosta
Na verdade, esta não é uma novidade para o Explorado de ficheiros do Windows. Já no passado a Microsoft fez testes com publicidade nesta sua app e até no mesmo local. Na altura esta era uma opção que podia ser ou não ativada, algo que parece agora não ser possível.
Esta é, aparentemente, mais uma experiência da Microsoft que está a ser mostrada na última build do programa Insiders. Foca-se no editor de texto, mas poderá ser alargada a outras propostas. A pergunta que fica é se agradará mesmo a alguém esta aparente novidade.
Este artigo tem mais de um ano
Publicidade ao explorador de ficheiros do Windows ?? Mas que versão do Windows ?? Em todas ?? 😐
Não, só para quem quiser usar uma versão free.
As pessoas que mudem … Alternativas ao Win$hit há muitas …
Pois claro que existem, por isso é que a a maioria do que é desenvolvido em larga escala continua a ser unicamente para Windows, LOL…
Não se preocupem. Se eles avançarem com isto, em horas aparecerá um programa que desactiva.
Verdade! Tal como há programas ou scripts para apagar o Microsoft Edge e o OneDrive…etc…
Por favor, mais anúncios! É uma coisa tão rara nos dias de hoje que claramente toda a gente vai adorar e clicar.
Então mas pagamos pela merd@ do sistema operativo e depois temos de estar a levar, com publicidade.
Por enquanto não há certezas de haver ou não, mas se, por exemplo, isso acontecer em windows que sejam detectados como não originais, não me parece que ninguém se possa queixar… de qualquer maneira, não me parece que vá continuar nesse SO…
Infelizmente… No fundo, paga-se uma licença para utilizar um software que nunca chega a ser nosso. Para piorar, há estas “funcionalidades” espetaculares.
Tretas!
Provavelmente testes para um windows gratis ou para quem gosta de ver pub
Não credito que a MS algum dia venha a lançar uma versão gratuita… Pelo menos para PCs “normais”.
Sinceramente não lhes custava nada. A ser verdade, uma versão gratis com pub a longo prazo pode originar mais receita que um windows normal.
Não que o windows seja a principal receita da MS.
Para quem tem o Windows desativado, não vejo qual é o problema, agora quem tem o Windows ativado e paga para ter ativado não acho isso correto.
Pra mim, pouco importa. Não uso o Windows Explorer desde que o Windows XP ainda era novidade. Pra mim, não faz diferença já que uso o Directory Opus e nem sequer me lembro que o WE existe no meu micro.
Grato pela dica.
Comecei a usar o “Directory Opus” e estou a gostar, pela personalização e features.
Gostava de saber uma alternativa ao “Ambiente de trabalho” do Windows, mais virado para a produtividade.
Se for desse tamanho a maioria nem vai reparar nos anúncios… Desde que não façam como no youtube é tranquilo ahah
Tem que ser muito tolo ao pagar uma licença para ver anúncios.
Espero bem que não se ponham a inventar, pois uma coisa é Publicidade em algo de demonstração, outra é estar a pagar uma licença de utilização em que Publicidade é a ultima coisa que alguém quer ver, especialmente num sistema operativo.
E mais um tiro no pé da MS. O Linux cada vez mais a sorrir com as bestalhadas que a Microsoft cria. Volta Bill Gates!
Oh, que diferença faria lá estar o Bill Gaitas ?
O Windows já envia uma quantidade enorme de “telemetria”, isto é só mais um passo.
O passo seguinte é fazer publicidade direcionada, fazendo introspecção aos ficheiros (algo que provavelmente até já podem fazer legalmente para os documentos armazenados no OneDrive).
É a invasão completa do tua privacidade, só que agora bem enraizada no próprio SO.
Longa vida ao Linux.