Microsoft volta a tornar mais difícil mudar o browser padrão no Windows
Alterar as definições no Windows não é um processo complicado. A app Definições é o centro de controlo do sistema da Microsoft, mas nem tudo reside ali. Agora, e do que é reportado, a Microsoft está a tornar muito mais difícil mudar o browser padrão no Windows.
A ideia do controlo do browser padrão no Windows tem sido um problema para os utilizadores ao longo do tempo. Não raramente, a Microsoft muda as regras e impõe novas barreiras para retirar o Edge do padrão do seu sistema, quase sempre associado a problemas e a bugs que vão surgindo.
Uma nova situação está a ser agora reportada, revelando que existe um novo driver instalado no sistema e que limita como o browser padrão pode ser mudado. Este está a bloquear o aceso a algumas zonas do registo do Windows, limitando este processo que sempre foi simples.
I got multiple reports that #SetUserFTA and #SetDefaultBrowser http/s associations stopped working after the newest Windows 10 updates. Cannot reproduce it myself yet, but i know what causes the issue. I always expected Microsoft to do that move. Im working on it - stay tuned.
— Christoph Kolbicz (@_kolbicz) February 23, 2024
Na prática, esta nova regra não impede os utilizadores de fazerem a mudança, levando apenas a que estas sejam realizadas na app Definições. Todas as apps que até agora eram usadas para este fim, bem como eventuais alterações no registo, deixam de funcionar, retornando apenas um erro no sistema.
Este novo cenário ainda não foi justificado pela Microsoft, tendo sido apenas agora reportado. Chegou com a atualização de segurança de fevereiro ao Windows 10 e 11, passando de imediato a limitar quer as app, quer os processos de mudança do browser padrão nestes sistemas operativos.
Em boa verdade, este cenário acaba por ser positivo no que toca à segurança. Todos os agentes mal-intencionados deixam de conseguir alterar este parâmetro do Windows de forma não visível. Além disso, há quem argumente também que a mudança da Microsoft está relacionada com regulamentações europeias para concorrência leal entre empresas de software.
Independentemente das razões que levaram a Microsoft a criar este novo mecanismo, a verdade é que a criadora do Windows deveria notificar os utilizadores. Desta forma evitavam-se problemas reportados e situações em que o software de terceiros deixou de funcionar como esperado, sem uma solução à vista.
Eu nem sequer me dou ao trabalho de mexer em nada. Para quê, para voltar tudo ao mesmo ?? Não vale a pena o esforço.
Desculpa. Ainda tolero e até compreendo a presença do Edge no Windows, agora que ele esteja como padrão isso nunca! A verdade é que mudo sempre as aplicações para padrão recorrendo às definições! Não sei qual é o problema!
A lei do menor esforço e a estupidificação no seu auge. Haja paciência….
Mas para quê usar apps para essa finalidade se nas definições do próprio windows dá para fazer? Basicamente é um não problema!
Porque é uma questão de escolha pessoal! Eu uso o edge e acho bastante bom. Mas outras pessoas preferem outros browsers e se o windows tem a opção de de definir apps predefinidas então não deveria restaurar as da MS após o utilizador mudar
Eu não uso o Edge por defeito, mas utilizo para situações específicas. E nunca o Windows me mudou o browser padrão para o Edge. Lá que de vez em quando pergunta, isso é verdade, mas mudar deliberadamente sem o meu OK, nunca aconteceu.
Agora a questão é a do artigo. Dá perfeitamente para alterar o browser padrão nas definições do Windows, para quê aplicações de terceiros? Mais lixo? Depois queixam-se que não funciona bem!
Eu li mal a sua resposta de facto 🙂 A mim já me aconteceu repor para ass aplicações “da casa”, após actualizações. De qualquer das formas mantenho o que disse, embora já não seja dirigido ao que escreveu 🙂
E a Microsoft dá mais um tiro-no-pé. Volta Bill Gates!
Nos meus pcs com WIndows 10, consegui desinstalar o Edge pelo painel controlo e também funciona pelas definições.
É por estas razões que prefiro usar Linux.
Também acontece no Linux. A diferença é que para instalares outros browsers no Linux estás muito mais condicionado por outras circunstâncias e/ou autorizações e/ou outros procedimentos mais complexos!!! Em ambos os casos, tudo em nome da segurança!!
+1, entre outras
Eu uso o Firefox, recebo muitas notificações mas nunca fui obrigado a mudar, nem foi mudado a minha sem eu ter reparado. Teve sempre o Firefox.
Já tentei foi remover como fazia nos Windows anteriores com o IE. Mas isso não consegui. Só com o tiny 11 e algumas remoções são repostas com as actualizações….mas o Edge não foi reposto. Se alguém souber como retirar sem recorrer ao tiny 11 agradeço
Para quem trabalha em SEO isto é um pesadelo… neste momento está a haver uma Liga SEO, http://www.malifluous.pt se alguém tiver curiosidade. Nem imagino como seria se essa situação não se resolver e tiver que aceder a múltiplos browsers e o Edge estiver a chatear…
uso o Google 90% do tempo. Agora, haverá alguma solução? Porque em breve, quase de certeza, vou ter de atualizar o Windows