Microsoft traz novo alerta para PCs sem suporte para Windows 11 e enfurece utilizadores
A lista de requisitos do Windows 11 tem deixado muitos utilizadores longe deste sistema. Alguns, mais corajosos resolveram avançar com a instalação, mas agora a Microsoft resolveu deixar isso bem claro. Há um novo alerta e isso está a deixar os utilizadores furiosos.
Uma novidade envenenada da Microsoft
Com o Windows 11 a Microsoft estabeleceu um novo limite mínimo no que toca a especificações. Para além dos padrões de CPU, memória e disco, a gigante das pesquisas quer agora que os PCs tenham também suporte para TPM (Trusted Platform Module) versão 2.0 e UEFI com suporte para Arranque Seguro.
Claro que muitos não têm este suporte, mas mesmo assim arriscaram instalar o Windows 11. Até agora tinha sido pacífica a situação destes utilizadores, mas agora tudo mudou. Nestes casos há uma nova notificação "System requirements not met" no desktop que deixa claro.
Utilizadores furiosos com novo alerta
Naturalmente que isso não está a deixar os utilizadores contentes, ainda para mais em alguns casos em que a culpa não é destes. Vários casos são reportados nos fóruns da Microsoft, onde estes utilizadores estão a deixar as suas queixas e a mostrar-se furiosos.
São vários os casos em que os utilizadores relatam que as suas máquinas foram compradas já com o Windows 11 e que estiveram a funcionar por muito tempo, até agora. Em outros casos o novo alerta surge em máquinas em que todo o hardware é suficiente, mas o Windows 11 deteta de forma errada.
Não está presente em todos os Windows 11
Curiosamente, este alerta não está a surgir a todos os utilizadores. A novidade parece chegar com a atualização que a Microsoft lançou em janeiro de 2023, ainda que de forma aleatória. Deverá ser um teste que a Microsoft está a realizar para mais tarde alargar este alerta a novos PCs.
A gigante do software permitiu que muitos fizessem a atualização para este novo sistema. Até agora tudo parecia correr bem com o Windows 11 e a sua utilização, mas a mudança da Microsoft pode vir alterar todo este cenário.
Este artigo tem mais de um ano
Em breve : remove wga windows 11 kkk
Eu avisei que isso ia acontecer. Mas os espertoes de plantão vinham cá e diziam que bastava instalar assim ou assadl para burlar o sistema. Óbvio q a MS não ia deixar barato. O próximo passo é bloquear as atualizações. Então os espertos virão cá novamente dizer que não precisam de atualizações, e nem msm de antivírus. Até se ferrarem com algum problema ou com segurança e ir reclamar de novo nos fóruns. Recomendo continuar com o w10 até o fim do suporte.
Ou, podendo compra PC novo, mudar para Mac.
Não podendo, mudar para Linux.
+1
+1
lol antivirus?? estou a usar o W11 num PC com 12 anos á mais de 1 ano sem stress. O unico requisito que cumpre é a ram e o disco. Antivirus nunca mais usei desde o Window XP. Tudo a correr bem e é para continuar com W11 neste canhão
Até é pior que isso. A Microsoft recusou a colocar na sua lista de CPUs suportados, a vasta maioria dos processadores da Intel de 7 geração, apenas dando suporte ao Core i7-7820HQ e todos os CPUs superiores a este. “Coincidentemente”, este CPU, era o único de 7ª geração que se encontrava dentro de um produto Microsoft que esta ainda vendia aquando o lançamento do Windows 11, o Surface Studio 2. Todos os CPUs abaixo deste não foram incluídos na lista, mesmo quando suportam secure boot e tpm 2.0
processadores estes que suportam secure boot e tpm 2.0
Windows 11 o melhor, quem não tem dinheiro para um pc novo que pense no que anda a fazer na vida e adira ao limux. Para abrir emails e ver youtube chega
Para jogar também serve… para os saudosos do Age Of Empires têm o 0 A.D. que é o AOE gratuito mas requer pelo menos 4GB de RAM para jogar sem soluços. Agora que gosta de jogar MMORPGs têm o Albion Online, Warspear, Dofus (pago), Ryzom, Eternal Lands (antigo mas ainda com jogadores), Wakfu (tipo dofus mas sem mensalidade). Também existem FPS e RTS.
Mas, qual é o problema?
Um passo mais perto para instalar Linux e perder alguma cota de mercado.Com o actual estado da economia global, forçar comprar novo hardware é abusivo.
Até parece que o Windows 10 não é suportado até 2025, ninguém está a forçar nada. Usar o Windows 11 em hardware antigo não tem nenhum tipo de vantagem, sem ser visual, em comparação com o Windows 10.
Muito bem dito,”jorgeribeiro”.
Definitivamente Linux, sem dual boot Windows Linux…
+1
Um dia destes ainda instalo o Mint Cinnamon no PC de casa…
Tenho instalado o Ubuntu 22.04.1 LTS. Há anos que trabalho com o Ubuntu e não sinto necessidade do Windows.
+1, por aqui já 2 portáteis apenas com Ubuntu…uso profissional, ofimático e jogos, alguns via Steam
Eu uso Linux Mint Cinnamon num PC que tenho na oficina mas continuo com o Windows em casa por causa do “gaming”. É até me dar na telha e começar a inventar… 😉
Isso cheira-me que ele instalou o W11 de raiz…a data que tem no relogio…das duas uma… ou o instalou de raiz e tem que actualizar a hora ou a noticia ( e a foto ) vem bastante atrasada… 20 Fevereiro 2022…mas enfim!
O grande problema dos utilizadores não é o TPM/Secure boot (porque isso resolvia-se com relativa facilidade), o problema é o processadores, que não custa apenas €10, como o placa do TPM!
Sendo assim a quota do W11 vai baixar drasticamente e a Microsoft quer mostrar números.
2/20/2022 really?
Simples, deixar a microsoft e ir para linux.
Deixo aqui um aviso as pens wi-fi 5G não funcionam no Linux. Se estão as usar preparem-se para comprar fio.
pen wi-fi para ter rede por sim!? Já não me recordava disso desde o tempo do fax. Existe uma coisa chamada hotspot, seja em equipamentos dedicados ou a utilizar o telemóvel e isto já não é novidade
Qual sim?? Estou a mencionar a pen usb wi-fi que funciona nos 5Ghz mas talvez um link te ilumine:
https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/adaptadores-usb/adaptador-usb-wi-fi-tp-link-archer-t3u-ac1300-400-867-mbps-6881711.
Basta instalares o driver do chip Realtek RTL8812BU.
O kernel firmware do linux esta sempre em actualizacao por alguma razao. Caso nao de pode-se ir ao site do fabricante ou procurar por driver similar. A comunidade nao dorme com esse tipo de problemas.
Era só um exemplo no meu caso tinha solução mas em outros casos não há soluções. O meu adaptador wifi que funciona a 4Ghz funciona sem problemas nem driver instalado.
Cada vez são mais raros os casos de drivers não existente, mas infelizmente ainda existem.
W10 Enterprise LTSC..
Não tem de quê…
nem mais e é muito mais ligeiro dando menos trabalho a ‘optimizar’ e gerir sm precisar de ‘cracks’.
Microsoft para Linux, passar de Cavalo para Burro…é só Cromos
É….infelizmente é só cromos pobres
Deixa-te ficar com o Mini Windows e deixa quem quer mudar para Ferrari Linux 😛
“É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que és idiota do que falar e acabar com a dúvida”
(M.Switzer)
Vitor andas distraido. Se algum dia experimentares linux nao vais querer outra coisa.
Uiiii ora deixa cá ver. A primeira vez que usei Linux foi em 2005, mas foi em 1993 que conheci e mexi em Unix… de lá para cá… 😀 tanta coisa já me passou pelas mãos… 😉 e gosto muito, a verdade é essa. Mas… no dia a dia no meu trabalho, não troco macOS por nenhum outro. No meio empresarial, para o mundo do software de gestão, grandes unidades de produção… nada chega ao Windows…
Vitor M a resposta nao era para ti era para o outro Vitor . Sorry
+1
Infelizmente não posso instalar o Win11 no meu PC (laptop)..
minha única incompatibilidade é com o CPU..
o que é uma lástima, pois meu Laptop tem caracteristicas de longe melhor do que a maioria que suporta Windows11
https://pasteboard.co/VVnxSBcZtDLE.png
minha laptop:
https://pasteboard.co/GBmCZKc2NodD.png
Está um pouco quentezinho…
70ºc
Dá para assar um franguito!!!
tava a fazer muitas coisas ao mesmo tempo..
e onde vivo faz muito calor…
verdade tenho que começar a poupá-lo um bocadinho 😀
tratas o teu laptop em feminino?
hehehe.. foi lapso..
O meu tem um i7 4700hq e Windows 11 instalado, estável e actualizado…
Sei que o suporte oficial do Windows 10 termina no dia 14 de Outubro de 2025.Ou seja,tenho mais de 2 anos e 8 meses para me preocupar com isso.Provavelmente antes disso até já terá saído o Windows 12,digo eu.Calma com os alarmismos.
Se os requisitos para o 11 já são o que são, imagino o win12….
Sandokan tens de comecar a pensar no plano B quando a Microsoft dificultar ainda mais com os sistemas operativos.
Devem ser os mesmos requisitos.