Microsoft revelou a sua visão do Windows para 2030 e promete muito
A Microsoft partilhou uma visão radical para o futuro do Windows. Estabeleceu a meta de 2030 expressou as suas ideias. Este vídeo tem o título “Windows 2030 Vision”. Segundo o que foi partilhado, o Windows vai transformar-se numa experiência totalmente centrada na IA nos próximos cinco anos.
Microsoft revelou visão pars o futuro
Nesta transformação revelada, o rato e o teclado estão a ser deixados para trás como ferramentas históricas. A empresa prevê que as crianças nascidas em 2030 verão esta ferramenta de dupla entrada tão estranha como os jovens de hoje veem o sistema operativo DOS.
Falando no vídeo, o vice-presidente corporativo da Microsoft, David Weston, afirmou que o sistema operativo deixará de ser uma plataforma baseada apenas em comandos. Evoluirá para uma plataforma multimodal, ativada por voz, capaz de interagir com o utilizador, com capacidade de perceção visual e de tomada de decisões.
De acordo com Weston, o Windows 2030 compreenderá o que os utilizadores dizem, verá o que vêem e executará tarefas complexas apenas com comandos de voz. Afirmou ainda que a IA se tornará central não só para os utilizadores individuais, mas também para as estruturas empresariais. Afirmou que, dentro de cinco anos, algumas empresas poderão empregar a IA como especialistas em cibersegurança.
Windows em 2030 promete muito com IA
Estes colaboradores artificiais poderão participar nas reuniões do Microsoft Teams com equipas reais e participar diretamente nos processos de tomada de decisão. A Microsoft define esta nova era como “interação multimodal”. Refere-se à combinação de diferentes modos de interação, como comandos de voz, reconhecimento de imagem e compreensão contextual.
O vídeo visionário é também um reflexo dos investimentos significativos que a Microsoft tem feito. A empresa aprofunda o seu foco na IA não só com o seu investimento na OpenAI, mas também com a sua parceria com a Inflection AI e a sua infraestrutura de data center. O processo, que começou com a integração do Copilot no Office, Edge, Teams e muitas outras plataformas, representa as primeiras fases desta transformação a longo prazo.
Uma versão do Windows em que o rato e o teclado já não são necessários e a interação física com o ecrã é substituída pela fala natural representa uma mudança radical tendo em conta os hábitos dos utilizadores atuais. No entanto, esta visão partilhada pela Microsoft demonstra claramente o compromisso da gigante do software em colocar a IA no centro do sistema operativo.




















Ok…:-) Vai ser um descanso para a Humanidade 🙂 Não será preciso robot para fazer o nosso trabalho profissional … só o caseiro 🙂 Um tipo vai ficar a dormir até às 10 que o Windows faz o nosso trabalho na boa 🙂 Vamos ter férias o ano inteiro 🙂
Veremos. Mas por quê dizem estas coisas para o Linux copiar?
Sabes onde correm os servidores da Azure da microsoft em que está assente toda a estrutura do Office 365 e IA? Corre em Linux já viste que engraçado.
Oh amigo o linux esta muito a frente…o windows e a apple nem em 2050 terao a capacidade do linux atual
Sabia que o macOS na verdede é um Unix com uma roupa bonitinha, né? (pelo visto não sabia)
Sim, pode dizer-se que o macOS é, na essência, um Unix com roupa de gala. O sistema operativo da Apple é baseado no Darwin, que por sua vez assenta em tecnologias de base Unix (nomeadamente no BSD, mais especificamente o FreeBSD). Herdou a estrutura modular, o terminal poderoso e a filosofia de permissões e processos característica dos sistemas Unix. A diferença? A Apple vestiu tudo isso com uma interface gráfica elegante, consistente e altamente otimizada, o Aqua, e criou um ecossistema integrado que oculta muito da complexidade técnica do Unix por baixo de uma experiência fluida e acessível ao utilizador comum.
Na verdade, usuários de Linux geralmente são bastante anti-IA, por causa da enorme coleta de dados dessas ferramentas.
O windows e como o sporting, todos os anos promete e todos os anos falha!
Penso que o Sporting não falhou assim tanto, até porque é o atual campeão nacional.
Bicampeão. E ganhou 3 dos últimos 5.
É verdade. Por isso, Sporting até não está tão mal.
Nem o Linux.
E voltámos a delírios comparáveis com o Windows 8. Na altura era para ser tudo táctil.
Pois, foi uma péssima ideia, que teve curtíssima duração, a visão até poderia ter sido a melhor mas não foi o momento certo e resultou num total fracasso.
Com base no que a Microsoft fez com o W11, devemos temer esse futuro.
“Windows em 2030 promete muito com IA” podemos incluir a Skynet nisto?
Então iremos usar Windows 10 até 2030 pelo menos.
Lol substituir o rato e teclado? Que disparate. Todas as empresas com um open floor space vão parecer um call center. E como é com os jogos? Muitos jogadores preferem rato e teclado, e muitos jogos nem sequer podem ser jogados com gamepad.
Se os jovens de hoje não souberem mexer na Linha de Comandos do Windows ou no Terminal do Linux, são uns analfabetos tecnológicos que apenas fazem o que os outros dizem.
Já acontece. Os jovens hoje não sabem enviar e-mail.
Muito bem, sem teclado e sem rato, com comentários de voz… e quem for mudo? E se houver muitos alunos a fazer trabalhos na bibliotecac da escola onde se pretende silêncio? E num local de trabalho onde estão vários colaboradores? E pessoas como eu que pretendem efectuar trabalhos, pesquisar com privacidade sem incomodar os outros em casa?
É só visionários na Microsoft.
Os gestores e os administradores, vão ser os próximos a serem substituidos pela IA.
Mais bugs, mais spyware, mais lixo, pior desempenho, mais crashes….
Não sei se em 2030 já não terei mudado para MacOS ou Linux. A ver vamos.
Ou… no pior dos cenários… será o windows a usar o utilizador, nessa altura atingiu-se a singularidade na ia, foi o descontrolo total, sobretudo com o fascinio da computação quãntica aliada á i.a.
E teremos as novas gerações a executarem todas as funções que os computadores mandam fazer.
Parece disparate não é? Pensem nisto… desde à uns anos para trás ninguem sabe nada e so peguntavs ao google… como faço isto e aquilo. Hoje é com i.a. E uma forma mais pessoal e por vezes mais íntima por vezes.
O estranho pode parecer é ver um cenário assim.
ou então… espera… fogo? Era uma treta de um sonho estranho! Ando a ver filmes a mais ou é um risco que pode acontecer?
O Windows sempre foi lixo e lixo vai continuar a ser, sempre usei macOS mas se algum dia mudar mudarei para linux.
Mais uma quantidade insana de computadores para o lixo…
Em 2030 já teremos 2030 distribuições novas sem IA