Microsoft quer ajudar os utilizadores a manter o Windows 10 rápido
Em melhoria constante, Windows 10 está permanentemente a receber novidades que o tornam ainda melhor e mais eficiente. Estas são desenvolvidas e testadas pela Microsoft para serem incorporadas nas atualizações periódicas.
A mais recente surgiu com uma das mais recentes buids deste sistema, e dá conta de uma melhoria importante para ajudar os utilizadores a manter o Windows rápido. As apps que passam para o arranque são agora mais controladas e monitorizadas.
Gerir as apps para ter um sistema rápido
Um dos problemas com o desempenho do Windows 10 está associado às apps que arrancam com o sistema. Estas pesam no sistema e nem sempre são usadas pelos utilizadores de imediato. Assim, ficam a consumir recursos que poderiam ser usados noutros processos.
Claro que nem sempre os utilizadores têm consciência destas apps, que se colocam de forma silenciosa no arranque. Este é um processo que muitas vezes faz parte da instalação destas apps, para garantir algum destaque e um acesso mais direto e simples.
Windows 10 terá alertas para novas apps
A Microsoft sempre tentou mostrar aos utilizadores este problema, mas não tinha uma forma direta para o fazer. Apenas podia ser consultado o impacto destas apps no arranque numa área específica do Windows, onde nem sempre os utilizadores acedem.
Agora, e tendo chegado com as últimas builds da versão 21H1 do Windows 10, há uma nova notificação. Sempre que uma app se coloca no arranque, passa a surgir uma nova notificação, que alerta os utilizadores para este comportamento.
Microsoft quer ajudar os utilizadores
O utilizador pode clicar nesta notificação e ter acesso à configuração do arranque do Windows. Aí poderá simplesmente remover esta nova app do início do Windows 10 e assim garantir que este fica mais rápido no arranque.
Esta simples notificação vai assim dar aos utilizadores um maior controlo sobre o arranque do Windows 10. A Microsoft quer que estes tenham consciência das apps que estão presentes no arranque e que assim podem limitar o sistema. Cabe aos utilizadores gerir esse espaço.
Este artigo tem mais de um ano
Okay. Fora essas notificações as pessoas já podiam decidir que programas arrancar com o sistema no gestor de tarefas (ou o msconfig). E creio quem usa antivírus não é estranho a essa “nova” funcionalidade.
Enfim…
Sim, mas tinhas de ir lá ver como estavam as coisas. Agora tens um alerta sempre que um programador se lembrar de meter isso na sua app.
lol 🙂 ahahahahahahhaah Tenho isso há anosssssssssssssssssssssssssssssssssss no Linux 🙂
E eu a pensar que iam solicitar uma instalação limpa 1x por mês
E porque não fazer um Windows rápido, ponto?
Isto vindo da Microsoft é para rir.
Ou melhor, não é para rir, é mesmo para ficar triste, só podem estar a gozar com o utilizador.
Eles por defeito colocam tudo e mais alguma coisa.
Porque não fazem algo onde se pode facilmente retirar Cortana, search, anti-virus, auto update, não enviar dados para ninguém, … ???
Anda o pessoal a inventar com scripts para fazer o debloat do Windows
+1!!! Toda a tralha da Microsoft no arranque, a maior parte dela só para nos controlar!!! Essas apps não tiram eles…esse lixo a mais!!! Enfim…. ridículo!!!
Já nada será capaz de tornar o Windows 10 rápido, é um caso perdido.
O Windows é tão rápido que muitas vezes nem carrega certos controladores que precisamos!
Está no gestor de tarefas.