Microsoft continua a remover funcionalidades interessantes do Windows 10
A Microsoft parece estar decidida a fazer uma limpeza profunda no Windows 10 e nas suas funcionalidades. Este é um processo que decorre há já algum tempo, mas que parece estar novamente a ganhar um ritmo mais elevado.
Depois de termos mostrado que muito em breve uma funcionalidade deste sistema passará a ser opcional, há mais novidades. Desta vez será o Shake to Minimize a ser removido, sem opção para ser ativado ou recuperado.
Continuam a desaparecer funcionalidades
Tudo parece apontar para que a Microsoft esteja a fazer uma limpeza grande no Windows 10. Para além de uma arrumação de todas as funcionalidades do Painel de Controlo nas Definições, há mais apps e opções que estão a perder destaque.
Vimos o WordPad, o Paint e o Notepad seguirem esse caminho, mas há mais mudanças a serem preparadas para desaparecerem do sistema. O mais recente a ser revelado foi a Ferramenta de Recorte, que numa próxima build de atualização deverá passar a opcional.
Microsoft vai retirar o shake to minimize
A mais recente vítima da Microsoft parece que será o conhecido de muitos Shake to Minimize. A remoção desta funcionalidade estará a ser testada já no Windows 10, mas ainda dentro de portas, na forma de uma simples flag que será ativada a qualquer momento.
Recordamos que esta é uma forma simples de gerir as janelas abertas no sistema operativo da Microsoft. Com o clicar numa única janela bastará depois agitar a mesma para que as restantes sejam minimizadas e o desktop revelado.
Mais uma perda importante para o Windows 10
Por agora esta é ainda uma remoção de testes interna à própria Microsoft e sem a garantia de ser mantida ou removida. Caso siga o seu caminho normal, acabará por materializar-se em breve e desaparecerá do Windows 10 dentro de meses.
Pode não ser uma funcionalidade que muitos usem, mas está no Windows há bastante tempo. É útil, interessante e importante para bastantes utilizadores, mas aparentemente a Microsoft parece estar a ignorar todos esses fatores.
Este artigo tem mais de um ano
Perda importante para o Windows 10?
Deve ser para rir, quase ninguém usa isso. O windws 10 tem A melhor gestão de janelas de todos os sistemas operativos.
Aliás os fanboys da Apple nunca tiverem nem tem tal função, aliás nem tem função nenhuma de jeito para gerir janelas no macos. Só instalando programs de terceiros e muitos deles pagos.
Aqui esse pequeno fator é irrelevante, já na Apple não ter nada de jeito para gerir as janelas de origem e vergonhoso.
Afinal? Não serve para nada mas os outros não têm e queriam ter?
Pois olha que é muito útil e é uma pena se desaparecer. É a forma mais simples de organizar o caos de janelas que por vezes temos.
Os outros não querem ter, porque são burros. Porque se tivessem aí talvez a Apple focesse melhor que o Windows, não custava nada a Apple meter de origem uma gestão de janelas melhor, sabendo que a maioria das pessoas instala appsdde terceiros para fazer essa gestão de forna comuda.
Simplesme a Apple não quer é a ideia deles. Se tivessem maior suporte a apps como o windws uma melhor gestão de janelas, não tivesse que andar a fazer comand quit para fechar uma app defensivamente. Assim, recomendaria os Mac, porque tem um visual top, boa bateria, sistema Unix por baixo do capô.
Não tendo esta versatilidade, apenas é mais um sistema como o outra distro Linux, serve para brincar de vez em quando. É para fazer umas apps para ios.
Ser Microsoft fanboy é uma coisa, mas ter desconhecimento puro, é outra.
É mentira que a Apple não tenha sistema de gestão de janelas. Aliás, é um dos pontos fortes em relação ao windows, é a sua forma de organização de janelas e desktops. Com um simples toque no teclado minimizas tudo, com outro vez todas as janelas abertas e, o mais importante ainda, consegues usar multi desktops em ecrãs diferentes. Ou seja, para ver o segundo desktop num ecrã, não tenho que ver também nos outros ecrãs todos. O teu caso, para além de ser fanboyismo, é também de ignorância! 🙂
No Windows também, Windows + D para minimizar todas as janelas e Windows + Home para minimizar todas as janelas exceto a ativa.
O que sinto falta desde que voltei para Windows após 5 anos de MacOS são os hot corners, de vez em quando ainda coloco o cursor nos cantos do ecrã à espera que algo aconteça.
E o que isso tem de especial? O Windows 10 também tem isso.
Se me disseres que a Apple tem o melhor Touchpad, concordo.
Agora melhor gestão de janelas? tudo o banguncado. Deves estar a brincar eu uso os dois sistemas e sem bem dos atalhos e bla bla. Mas para uma pessoa normal o Windows é mais prático, intuitivo e acertivo a gerir janelas.
Uso windows para uso pessoal, mas MacOs para uso profissional (Web dev) e “Gestão de janelas é um dos pontos fortes em relação ao windows” foi uma das maiores mentiras que já li nestes comentários.
LOL
Meter as janelas nos cantos… já faz isso de forma eficiente?!
tecla win+setas e metes 4 janelas organizadas.
Win+shift+setas passa as janelas em full screen de ecrã para ecrã.
Pega nas janelas com o rato e mete-as onde quiseres e o windows dá a opção de ajustares uma nova janela ao lado ou onde quiseres.
Se não me engano, o OSx introduziu algo parecido no El Captain, mas aquilo era ded rir de tão mal que funcionava.
Agora não sei como está porque deixei de usar OSx no El Capitain
Man, tu tens um trauma com a Apple so pode, ninguém aqui fala na Apple.
Deves ser um grande utilizador de Linux, deves…
Não há assim tanta a gente a usar concordo, daí ao Windows ser a melhor gestão de janelas é de rir. A menos má ainda vai.
É uma funcionalidade que uso normalmente para esse efeito (minimizar tudo excepto actual).
Após a remoção lá terá de ser o [Win]+[Home]…
Se tornassem o cortana e xbox como opcionais é que daria jeito, especialmente para quem quer trabalhar…. já que a maior parte dos utilizadores não o sabem fazer ou não o podem fazer.
https://christitus.com/debloat-windows-10-2020/
Já me dava por contente se não instalassem o candycrush
“É útil, interessante e importante para bastantes utilizadores”. Creio q uma Minoria de utilizadores, e muitos deles são curiosos (pra fazer review em blog) e não usam. Se torna entulho pra grande maioria e q tenha para numa versão pro (trocar esse código pelo acesso remoto no home será mais útil, por exemplo). Versão home deve ser leve para computadores mais simples, funcional para usuários comuns e segura pra todos. Boa iniciativa da MS!
Infelizmente isto está a acontecer e a Microsoft não tem feito grandes inovações…
esperemos que seja por outros e bons motivos!
O Windows 10 é bom mas já era necessário à algum tempo fazer uma evolução ou mesmo dar o salto para o próximo.
Mesmo com a suposta remoção, tenho a funcionar na perfeição o WordPad, o Paint, o Photo Viewer e o Notepad.
Como já afirmei antes, estão lá todos… basta activar de novo. Algo que demora segundos a fazer.
como fizeste para ativar novamente o paint, wordpad e os outros todos?
abraço
Acho que eles ainda não foram removidos, só não aparecem na lista dos programas.
O que eu fiz foi:
Cliquei na tecla windows e escrevi, por ex “Paint”.
Aparece no topo das sugestões o Paint, depois cliquei com botão direito do rato e escolhi “Afixar em iniciar”.
Ai tenho sempre o programa no menu iniciar.
Fiz o mesmo para os outros todos
experimenta “Definições do Windows 10 e procurando a opção Aplicações. Aí dentro encontrem o separador Aplicações e funcionalidades, devendo depois escolher a opção Funcionalidades opcionais. ” (fonte : pplware)
Não removeram nada, continua tudo igual e não ativei nada (na 20H2)
Se a MS tive-se um guia de manuseamento do Windows quando se faz uma instalacao nova, talvez o pessoal usa-se as coisas… Assim claro, o pessoal não usa, a MS remove.
Eu por exemplo, desconhecia completamente o shake…
Por causa desta notícia, acabei de descobrir que, se segurar com o cursor a margem superior de uma janela, ou browser, e a encostar à parte superior do ecrã, ela maximiza. Se a puxar ligeiramente para baixo, ela volta à dimensão anterior. 🙂
Acho que deve continuar a cortar no “entulho” e a livrar-se de algumas funcionalidades e mesmo apps que, por um lado não fazem grande sentido para quase toda a totalidade dos utilizadores e por outro, são substituídas por outras apps que acabamos por instalar.
Experimentei a funcionalidade quando foi lançada, mas nunca mais usei, até porque nem é prática.
Sou um utilizador organizado, uso 2 apps em simultâneo com 2 pastas abertas no máximo, hoje as máquinas tem boa resolução e os ecrans são jeitosos.
Até era uma funcionalidade que dava jeito, mas depois de ter 2 monitores e agora um ultra wide screen, já nem me lembrava que isso existia. Nunca me diverti tanto a ler estes comentários. 🙂
Quanto menos “bosta” a correr de fundo, melhor!
Serviços e outras “mariquices”, já o Windows carrega com fartura e que atrasam, significativamente, o SO!
O que é importante não fazem! Como descer os preços de venda!
Tudo o resto são tretas…