Microsoft mostrou o Windows 10 a correr num processador ARM
Há já algum tempo que se sabe que a Microsoft e a Qualcomm estão a preparar a chegada ao mercado de equipamentos baseados em processadores ARM e que correm o Windows 10.
Até agora apenas existia uma ideia de como estes processos iam decorrer, mas a gigante do software revelou no último dia da BUILD 2017 todo o processo.
A mudança que a Microsoft e a Qualcomm querem trazer ao mercado dos computadores é, na perspetiva de muitos, uma revolução. Se até agora estava preso aos processadores com arquitetura x86, tudo mudará com a chegada desta versão do Windows 10 e dos processadores da Qualcomm.
Não querendo repetir os erros do passado, de que o Surface RT e o Windows RT são exemplos, a Microsoft arranjou maneira destes processadores terem um emulador que vai traduzir os comandos entre estas duas arquiteturas em tempo real.
Desta forma, vai ser possível ter aplicações win32 a correr na arquitetura ARM de forma completamente transparente para o utilizador, que vai poder instalar e usar as aplicações que usa atualmente.
Para mostrar os trabalhos que tem feito e o estado dos desenvolvimentos, a Microsoft mostrou na BUILD 2017 estes processos, tendo descarregado, instalado e usado uma normal aplicação win32, criada para os processadores x86.
Esta capacidade vai também abrir as portas a equipamentos que não vão estar presos ao Windows 10 S, sendo por isso mais atrativos e até verdadeiros concorrentes aos ChromeBooks.
Resta esperar pelo final do ano, altura em que as primeiras máquinas vão chegar ao mercado, para que se possa ver o que a Microsoft e a Qualcomm têm estado a preparar.
Este artigo tem mais de um ano
Ok, Ms usaram o gcc do gnu para tal?
gostava de ter um kernel da ms. não para fragmentar o linux mas sim para contribuir. arm podia unificar window,ios,linux, bsd, Mas $$$$ .
20 anos temos MP3……….. uma pena.
Finalmente, mas agora o windows phone está morto.
Que vá rápido e surjam telemóveis com Windows “full” mas com interface “phone”.
O S8 tem interface phone e desktop no Android. No Windows é super fácil fazer isso.
kkkk…morto?….ontem mesmo recebi atualização pro meu 640…tenho todos aplicativos que necessito (não aqueles que os outros teimam em achar que eu preciso)
Por receberes (ainda) actualizacoes, isso nao quer dizer que sigas a ter.
A Microsoft no “Fall Creators Update” vai comecar a deixar mais terminais para trás e compilar o Windows de mesa x86/x64 em ARM, dar o frontend do W10M e permitir correr nos SoC novos as Apps x86. Isto irá chegar ao ponto de no próx. ano só os SoC 82x e 835 e superiores recebem updates.
O Android caminha para subir para os Desktop, o W10 tenta “descer” para obter fatia nos telemóveis. Mas se a MS lanca um W10 x86 a correr em ARM com fluidez e terminais de topo, entao temos hipotese de luta.
Esta é a sua visão de futuro, pode estar certo ou não (pra mim tanto faz)….por enquanto é o presente e as minhas necessidades que me movem….e no presente tenho ainda o lumia 630 e o microsoft 640…e para aquilo que eu preciso eles cumprem e quando chegar o futuro eu vejo o que fazer….se for android, ios ou windows mobile…tanto faz
Esse ja esta velho, existe o Windows 10 Mobile ja ha algum tempo que veio substituir o velhinho Windows Phone.
assim de repente faz lembrar Roseta
Cada vez gosto mais da microsoft e do windows 10. Com arm a correr fluido e podendo instalar programas x86 como se fossem nativos é muito promissor.
Love microsoft
Sendo a arquitectura dos atuais processadores Qualcomm de 64 bits, não tem mais lógica correr o sistema sobre x64? Ainda mais com o facto que o mais provável é ter-se uma vasta ram e também tempos de acesso rápidos aos ssd locais.
O SO é x64ARM, mas pode correr aplicações x86 essa é que é a grande virtude desta emulação. Digo eu!!
Onde é que ouviste que nao iria ser x64? (“x86” em 64 bit)
O mais provável é o SO ser compilado em ARM e o restante código em x86/x64 irá -ao estilo do Android- converter as Apps externas e o código em ARM-Compatível. Ou seja, a App será “traduzida” (mais que emulada) em ARM e depois o CPU corre como se fosse nativa. Daí esperem que pelo menos o ficheiro “EXE” e respectivas dependências ocupem mais espaco.
Promissor… mas vamos ver às custas de quantos recursos e “desaproveitamento” do processador
É impressão minha ou a Microsoft está a preparar o Windows 10 Phone?
Windows 10s mais leve, dá para telemóveis…
Arquitectura arm, mais próximo dia telemóveis…
Parece que estão a preparar um Windows Phone com TODAS as funcionalidades Windows…
Ah e ainda juntamos o continuum e temos um portátil full Windows no bolso…
Vem aí o surface phone!! Já dá pra lhe sentir o cheirinho 😉
Estava a espera de uma demo de League of Legends ahahahaha
… Só pergunto uma coisa, onde anda o WindowsRT?
Esperemos que não seja mais um flop da microbug.
Isto parece um linux com wine, mas desta vez de forma invertida. 🙂 Como estavam a perder mercado para o linux, por não terem a aberto os olhos para os processadores arm só o fazem agora e pelo vistos mal…