Microsoft deu ao Menu Iniciar do Windows 10 uma novidade que todos vão adorar
A Microsoft tem apostado no Windows 10 de forma quase exclusiva. A gigante do software quer tornar este sistema ainda melhor e por isso tem trazido novidades únicas e que o transformam numa ferramenta única e a escolha da maioria.
Uma das apostas no Windows 10 tem sido o Menu Iniciar, onde tem havido muitas mudanças, principalmente gráficas. Uma nova foi agora apresentada pela Microsoft e vem mudar completamente este componente que nem sempre foi bem tratado.
Uma novidade relevante da Microsoft
Sendo um dos elementos mais conhecidos do Windows 10, o Menu Iniciar tem sofrido muitas mudanças ao longo dos anos. Se na versão anterior esteve prestes a desaparecer, agora está presente e com uma relevância ainda maior para os utilizadores.
A Microsoft tem apostado em melhorá-lo e torná-lo mais apelativo e por isso agora tem uma novidade. A gigante do software reformulou totalmente esta área, principalmente em termos estéticos e com foco nas cores usadas para apresentar os ícones das aplicações.
O Menu Iniciar tem novas cores
A mudança mais visível é mesmo o remover das cores mais pesadas e estáticas que estavam por trás dos ícones. Esta área passa a estar associadas às cores do sistema e até ao modo mais claro ou mais escuro, que está já disponível no Windows 10.
Assim, e de uma forma simples, há uma diferença muito menor entre estes elementos, o que o torna o Menu Iniciar mais agradável de usar. Há ainda o desaparecer dos Live Tiles, que assim deixam de estar presentes nesta área do Windows 10.
Há outras melhorias no Windows 10
Neste lançamento que agora foi feito, a Microsoft alterou também áreas como as notificações, que agora tem presente o ícone da app que o provocou. Há ainda uma forma simples, num botão, para fechar a notificação rapidamente
Outra novidade, que não é menor apesar de não ser gráfica e visível, está no Alt + Tab. Se até agora permitia apenas alternar entre aplicações, a Microsoft resolveu alterar o comportamento. Com uma simples configuração, passa a poder alternar entre separadores do Edge.
Por fim, a Taskbar foi também alterada e está mais consciente das apps que estão a correr e ativas. Assim, os ícones desta vão adaptar-se e mostrar ainda mais informação ao utilizador, para o ajudar a todo o momento.
Estas novidades estão agora no canal Dev do programa Insiders, e num número reduzido de utilizadores escolhidos pela Microsoft. Vão ser melhorados e analisados, para assim chegar a todos os utilizadores numa futura atualização do Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Microsoft
Neste artigo: cores, menu iniciar, Microsoft, novidade, windows 10
Pensei que fosse algo mais importante
Vai melhorar, sim senhor!
Desta vez parece que decidiram evoluir o aspecto visual modernamente, que para o antiquado. Só falta acabar de vez com os tiles.
Por acaso acho que as pastas das tiles e os icons organizados sem ter de ir a lista, pode ser bom, mas como uma opção que o utilizador tem de ativar manualmente.
Por mim podem ficar as live tiles, que a mim dão jeito, mas poderiam eram ser mais personalizáveis e com controles, tipo os do spotify.
Grande lamechice, estas coisas do windows é só montanhas a parir um rato!
Isto para quem usa o Edge e tem 20 tabs sempre abertas vai acabar por complicar o uso do Alt + tab ….
Continuo a usar o classic menu. Muitíssimo mais produtivo do que o nativo do windows 10.
Exacto. No meu caso, entretanto até acabei por optar por um programa que funciona na tray chamado Portable Start Menu porque me ajuda a organizar melhor os programas. Agora nem uso outra coisa.
Kde?
Mudaram as cores, ok. Agora empenhem-se em fazer updates que corrigam mais bugs do que introduzam novos.
+ folclore gráfico!
Que tal tornar os ambientes de trabalho virtuais do windows numa ferramenta de produtividade útil ?! Atualmente se quiseremos algo como deve ser temos de comprar uma app.
Eu uso como uma ferramenta de trabalho útil, tenho de apenas de recorrer a 3 estratégias.
1- script AHK para poder mudar com a tecla “Win” + “#?” para o que quero em específico.
2- uma pequena APP que há no GitHub para me mostrar em qual dos ambientes estou no system tray.
3- No menu iniciar ter dividido algumas apps por ambiente virtual, para que quando reinício ou desligo o PC, o q é raro possa repor as apps no seu ambiente virtual.
Também uso o Powertoys.
3-
Mudem o aspecto do Windows de uma vez! Ha ainda coisas que estão iguais ou com ligeiras diferenças do Windows 8 ou até anteriores…painel de controlo por exemplo…
Mas deve ser no próximo Windows…ou no outro depois…
Ainda falta consistência do aspecto do Windows…
O painel de controlo está bom assim. Funcional. É melhor nem mexer!
É por pensamentos assim que as coisas não melhoram. Se não queres que nada mude, fica no Windows 7. O painel de controlo precisa de desaparecer, o OS em si precisa de remodelar muita coisa”legacy”,a inconsistência no aspeto do Windows é gritante e para mim, ate frustrante. Olha o Mac Os ou o Linux, conseguem te dar uma interface onde tudo encaixa, até dá prazer de os usar, o último então dá imensa liberdade no que toca a personalização.
Quando nas definições conseguir fazer tudo o que faço atualmente no painel de controlo, então pode desaparecer. Até lá, não.
O que o David referiu foi que o painel de controlo tem que mudar, o que eu discordo. Agora se dissesse que as definições tinham que mudar, aí sim, concordo. E já agora, não sei qual a relação entre querer manter o painel de controlo e ter que ficar no Windows 7! É a mesma coisa que dizer que quem concorda em manter a linha de comandos devia ter ficado no DOS!
Concordo!
há-de acabar por desaparecer… convenhamos q migrar uma ferramenta destas para as definições deve ter o seu quê de complexo…
Está cada vez com menos opções
Para mim a verdadeira questão têm a ver com a duplicação settings / painel de control…não gosto se querem acabar o painel de control, pensem num sistema alternativo melhor (copiam o novo mac!)
É um processo de migração sem ruturas. É assim que se faz desenvolvimento de produto. Adoptam-se novas funcionalidades que num primeiro momento coexistem com as antigas, mantendo assim o utilizador familiarizado com o produto e depois a cada atualização as antigas vão desaparecendo.
Mais que Concordo
em manter-se painel de controle.
quem não quer não usa.