Microsoft continua a querer forçar a atualização para o Windows 11
A Microsoft tem feito um esforço grande para trazer os seus utilizadores para o Windows 11. Esta é uma atualização gratuita, mas que muitos acabaram por não conseguir ter acesso, devido aos requisitos que trouxe com o seu lançamento.
Agora que veio anunciar o fim de mais uma versão do Windows 10, a Microsoft não perdeu tempo e voltou a tentar forçar a atualização para a nova versão da Microsoft. Por agora não o faz de forma ativa, mas refere-o diversas vezes na documentação fornecida e nas publicações apresentadas.
O passado tem mostrado que a Microsoft consegue ser extremamente persuasiva quando quer levar os utilizadores a atualizar os seus sistemas. Já o fez com o Windows 10 e parece estar a preparar-se para o fazer com o Windows 11.
Ao anunciar agora o fim do suporte para a versão 21H1 do Windows 10, a Microsoft parece ter iniciado mais uma vez o conhecido processo de tentativa de forçar as atualizações. Este acontece agra de forma limitada, ficando-se apenas por referências claras ao Windows 11 e à possibilidade de atualização.
IMPORTANTE Todas as edições do Windows 10, versão 21H1 chegarão ao fim do serviço em 13 de dezembro de 2022. Após 13 de dezembro de 2022, esses dispositivos não receberão atualizações mensais de segurança e qualidade. Essas atualizações contêm proteções contra as ameaças de segurança mais recentes. Para continuar a receber atualizações de segurança e qualidade, recomendamos que você atualize para a versão mais recente do Windows.
Com o fim do suporte para esta versão 21H1, os utilizadores devem tratar de atualizar os seus sistemas. A Microsoft garante que o fará de forma automática, mas apenas para quem tiver as atualizações ativas.
Claro que a Microsoft prefere que os utilizadores tomem a decisão de fazer a atualização para o Windows 11 e assim estejam ainda mais atualizados. A grande questão desta vez é mesmo a forma como está a ser publicitada e a razão apresentada.
Por diversas vezes é apresentada a situação associada ao fim de suporte da versão 21H1 do Windows 11, sendo também repetidas apresentada uma solução. Esta é a atualização para o Windows 11, algo apresentado como gratuito, e acessível a todos.
Atualizaremos automaticamente os dispositivos próximos do fim do serviço para a versão mais recente do Windows 10, mas você pode optar por atualizar os dispositivos qualificados para o Windows 11.
[..] O Windows 11, versão 22H2 – também conhecido como Windows 11 2022 Update – está disponível para si em dispositivos Windows qualificados.
Sim, este é um comportamento normal na Microsoft e que muitas vezes antes já vimos acontecer. Esperava-se, no entanto, que fosse mais comedida e que não estivesse constantemente a empurrar o utilizador para o Windows 11.
Este artigo tem mais de um ano
Acho bem, já que grande parte das pessoas só muda depois de ser forçada, devem ter medo de coisas novas ou algo assim, e só depois é que dá valor, até porque, sem se experimentar, nunca se sabe… Tem sido muito assim no mundo dos SO xD
Eu tenho o windows 11 22h2 e aquilo esta tao bugado ate doi e microsoft nao resolve nada
A Microsoft ou os fabricantes de alguns componentes que fazem parte do sistema?
Eu tenho essa mesma versão, atualizada ao dia de ontem, e o meu portátil HP funciona munto bem com a versão Education (trabalho numa universidade).
Aqui, não há razões de queixas, até em máquinas consideradas incompatíveis! (graças ao Rufus :))
Verifica se todos os drivers dos componentes do teu sistema estão atualizados.
Esse poderá ser o problema e se for, a Microsoft não tem nada a ver com o assunto.
Por esse ponto de vista, o problema também não é com o linux, é das empresas que não abrem o código de fonte à comunidade e não desenvolvem drivers, aplicações, … para linux.
Idem com a diferença que não tenho nada disso.. Problema entre teclado e cadeira?
Quer dizer, com o mesmo hardware, temos:
– Cadeira + utilizador 1 + windows 7 => OK
– Cadeira + utilizador 1 + windows 8 => OK
– Cadeira + utilizador 1 + windows 10 => OK
– Cadeira + utilizador 1 + windows 11 => NOT OK, then, problema do utilizador
ahahhahahhaa
O meu filho também vê muitos vídeos de youtubers brasileiros onde tá tudo bugado…
+1. Tenho andado a tentar bloquear vídeos do YouTube em brasileiro ao meu filho mas não está fácil. O YouTube não quer resolver este grande problema…
Parece que o Lucas Netto não é mais um problema exclusivo dos brasileiros.
E pode ser algum drivers que esteja com bug e não do próprio Windows 11 eu tenho dois pcs fixos de quase 2000 mil euros u. Razen 5 e outro razen 9 5900 X eu até concordo a Microsoft obrigar com estes requisitos e ainda tenho um portátil razen 7 com o Windows 11 nada apontar
Fale por si. Eu utilizo o Win desde a primeira versão sob MS-DOS e tenho TODAS as versões até à 10 inclusive. Conforme disse no meu comentário, não actualizo para o W11 dadas as restrições da MS e a obrigatoriedade de ter de comprar hardware novo que é equivalente a um PC. Isto não é uma actualização do SO, é a obrigação imposta – a quem puder – de novo hardware. E quando se muda uma MB, vem atrás as RAM e o CPU.
É verdade. Vamos obrigar aos outros o que queremos para nós mesmos. Forçá-los a aceitarem o meu estilo… interessante.
Não é bem assim, conheço uma pessoa em que o Windows forçou, e após ir para o 11, 5 em cada 100 boots ia para a recuperação. Pode-se pensar, problema de hardware… regrediu para o 10 novamente, e voilá zero problemas.
eu sou a favor de escolhas. queres actualizar actualizas nao quer nao actualizas. o pc e meu e eu faço o que quiser
A Microsoft não pode obrigar os utilizadores a terem de adquirir um PC novo com as características de hardware que o W11 impõe e requer. Nessa circunstância, não alterarei o W10 nem farei qualquer actualização enquanto a MS não permitir que o W11 esteja acessível em termos de hardware.
Eles quando quiserem mesmo mesmo que o pessoal atualize vao relaxar nos requisitos
Não precisa comprar nada, pode ficar com o Windows 10, até 2025 tem atualizações garantidas.
Incontornável. O win 10 já é passado e, ou acompanhamos ou ficamos para trás!
Entao vai para o windows 11 22h2 o windows bugado ao quadrado
O teu computador não deve suportar os requisitos mínimos deves ter burlado o tpm e secure boot. Eu tenho um rezen 5 e um rezen e rezen 7 e todos correm o Windows 11 com a última versão sem bugs
A 22h2 e eu tenho hardware de 2020 lol
22H2 e tenho hardware de 2010! ASUS AM3 + Athlon X 3. O W10 tb informa que o sistema não tem os requesitos. Eles chamam aos requesitos PC`s montados de fábrica .
O que é bugado?..
O que é que fazes com o windows 11 que não fazes com o 10?
…com restrições ao nível do processador?! Está condenado ao (relativo) insucesso!
…se fosse apenas por causa do TPM, as pessoas compravam a plaquinha que custa relativamente pouco (uns 7/10€), agora o processador, estamos a falar de um componente que custa 200/300€! Isso é comprar um computador novo, não é “apenas” mudar de sistema operativo!
Edição Windows 11 Home
Versão 22H2
Instalado em 23/09/2022
Compilação do SO 22621.819
Experiência Windows Feature Experience Pack 1000.22636.1000.0
-Especificações do Windows 11 instalado num PC sem TPM e com o seguinte processador:
Intel(R) Core(TM) i3-4170 CPU @ 3.70GHz 3.70 GH
-“Corre” de forma fluída e sem qualquer problema…além de receber todas as atualizações de orma regular!
Mas há sempre a incerteza de um computador sem os requisitos mínimos deixar ou não de receber atualizações! Isso também é um fator de incerteza que faz com que muita gente não atualize para o Windows 11!
Essa restrição de processador é injustificavel.
Eu tenho um Ryzen 3 2200U (supostamente incompativel com win11 e é a unica coisa que me da incompatibilidade nos requesitos) e esta a trabalhar sem burlar o tmp ou secure boot (board permite)
O grande problema desta actualização do Windows 11 é que para muitos requer que “actualizem” o próprio hardware/PC!
E isso é algo inconcebível!
Não faz nenhum sentido largar um PC relativamente novo e funcional só para usufruir de um SO mais actual.
A Microsoft deveria lançar uma versão do Windows 11 adaptada a esses PCs, senão irá perder muitos clientes do novo SO, que permanecerão no Windows 10 enquanto puderem.
Exatamente!
Duvido que o façam.
Win 7, 8 e 8.1 já perderam o suporte e o Win10 deve ter por mais 2 anos. Depois só o 11 e o 12.
Já querem acabar, com o Windows 10, que funciona e é estavel?
Até 2025 tens atualizações garantidas, desde que a versão seja atual. O que vai terminar é o suporte para o 21H1, e já há o 22H2.
Ode é que naquele comunicado eles dizem que vão forçar, antes pelo contrário dizem que não vão atualizar se o Windows estiver configurado para isso em detrimento de ter o Windows em risco e não está a dizer para mudar para o 11, mas sim para o Windows 10 22h2.
Exactamente!
tenho um core i5 4690k c/ 32GB RAM desde 2015.
o meu windows 11 é a última versão (devidamente afinada), sem as trapalhadas da M$.
consome 2GB após instalação.
Zero bugs! Super rápido! Maior segurança!
Chupem!
Olá, tenho o mesmo processador mas com 16gb de ram, pode me dar uma ajuda a indicar de que forma posso instalar o 11 e ter a mesma preformance que anuncia?
Obrigado!
Fez-se a atualização só W7 para o W10 sem qualquer problema. Porquê com o W11 a MS está o obrigar a um PC novo, isto não é upgrade, é inconcebível.
Esperemos pela MS e que considere não desacreditar da Marca.
Microsoft em vez de aprender com os erros acrescenta ainda mais dor de cabeça aos utilizadores. Porem temos sempre a alternativa nos ultimos anos consegue superar todos Windows por exemplo Linux não tenho ca ecrãs azuis nem esse tipo de bugs que a Microsoft gere a cada actualização so melhora a nivel de estetica e corrigir drivers está quieto e deixa os utilzadores serem os beta testes do sistema deles quem aderir ao insider preview dos windows. Para estarmos a fazer o trabalho que compete apenas a eles “Microsoft”.
Não é a toa em pc com hardware compatível a microsoft em mês e meio bloquear os updates do 21h2 para 22h2 pela quarta vez
https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/release-health/status-windows-11-22h2
A mim ninguém me força a atualizar nada: a minha máquina não suporta o win 11 e não tenho ninguém da Microsoft à minha porta a oferecer-me um pc novo.
A porr@ do Windows 11 acabou de atualizar, novamente, sem minha permissão. Tirou-me 10GB do meu escarço SSD e ainda mudou-me o designe, metendo uma caminhão no lugar do botão “Procurar”, onde antes era apenas um discreto ícone.
O que eu queria mesmo era travar o S.O para que a Microsoft não o alterasse a revelia. Eles começaram a fazer isso, no início, com a desculpa de fazer atualizações de segurança. Agora eles mexem até no design.
Será que cabe aí um processo coletivo?
Mas alguém é obrigado a atualizar para o W11? Não brinquem com coisas sérias.
O que não falta são tutoriais a explicar como bloquear as atualizações e, ainda mais, tutoriais a explicar como instalar outros sistemas operativos (Linux) que custam €0.
O linux é uma boa ideia, a custo zero, mas poucas pessoas aderiram, gostam de gastar o guito, só pode.
O meu pc empanca sempre por causa desta atualização.
Fica sempre a arrancar, tenho de fazer ctrl+alt+delete. Inicia e começa outra vez a atualizar, fica outra vez sempre a arancar. Só à terceira vez de fazer p crtl+alt+delete é que para com a atualização e consigo arrancar com o windows. Passados alguns dias volta ao mesmo.
Sabem como impedir esta atualização de correr?
se W10, então :
All settings
Update & Security
Advance options
… Ali várias opções entre elas”Pause updates”
Quando for mesmo obrigatório mudar para o W11, já que o meu portátil não suporta essa coisa (é um I7), vou mudar para a maçã… Gastar por gastar…