Microsoft confirmou o que todos sabiam! Painel de controlo do Windows vai desaparecer
A Microsoft acaba de anunciar que o Painel de Controlo do Windows chegou ao fim. Esta novidade não apanhou ninguém de surpresa. A Microsoft tem feito várias atualizações no Windows 11 e esta mudança será uma das mais transformadoras para este sistema e os seus utilizadores.
Microsoft confirmou o que todos sabiam
O Painel de Controlo está integrado no Windows há 39 anos. A utilidade deste espaço de configuração foi diminuindo ao longo dos anos e esta situação parece ser a razão pela qual a Microsoft decidiu apostar no seu fim.
O anúncio feito pela Microsoft numa uma publicação no seu blogue oficial que indica que o Painel de Controlo está obsoleto. Embora o Painel de Controlo ainda exista por motivos de compatibilidade e para fornecer acesso a algumas definições ainda não foram migradas, é recomendado usar a app Definições sempre que possível.
Apesar do anúncio, a Microsoft não definiu uma data em que o Painel de Controlo deixará de existir. A empresa anunciou que os seus planos serão conhecidos nos próximos meses. Esta secção nas definições do Windows sobreviveu devido à falta de suporte para algumas funcionalidades ao longo dos anos.
Painel de controlo do Windows vai desaparecer
Nem todos os utilizadores podem concordar com esta alteração e o Painel de Controlo está com os utilizadores há várias décadas. Além disso, alguns estão mais habituadas a mudar as definições nesta secção em vez de aceder às Definições.
Na verdade, o Painel de Controlo continua a oferecer uma série de características importantes para quem utiliza periféricos ou componentes com vários anos. A Microsoft deverá ter isto em consideração ao acabar com esta secção de configuração.
Só resta esperar para ver como se desenrolará esta mudança nos próximos meses. Tudo indica que a Microsoft demorará a remover o Painel de Controlo. Muito provavelmente, ao fazerem esta alteração, esperarão para lançar uma atualização geral do Windows 11.
Muito honestamente a Microsoft anda há 39 anos sem largar coisas na base do sistema para manter a recompatibilidade e isso tem sido a fonte dos problemas todos desde sempre, agora acordou para a vida e viu que para melhorar tem de se livrar da tralha obsoleta…
Claro que esta mudança é mais uma valente dor de cabeça para aqueles que passam a vida a mexer nas entranhas do windows pois aquilo já estava decorado, os pontos e voltinhas todos, algo que no novo menu definições vai requerer voltar a perder tempo a aprender os cantos novos o que é sempre chato, mas é o que é…
É claro que sei que o painel de controlo para algumas configurações é rápido e sobretudo para quando existe equipamento periférico já com alguns anos, mas a melhor opção é usar um SO dessa época do que andar a tentar usar um mais recente para não gastar em periféricos novos e andar sempre a resolver problemas de incompatibilidade ou merrinhas que ocorreram por causa de updates…
Esta como outras só pecam por tardias a meu ver, pois criam dependência e quando a mudança é radical a malta demora a assimilar e a processar porque anda há decadas a executar as coisas da mesma forma e agora tem de reaprender tudo novamente…
Vais me dizer que vou atirar para o lixo um periferico que funciona desde o windows 98 sem um unico problema, só porque sim?
HAHAHA, não vai dizer ele vou eu, pois já mandei para o lixo milhares nos últimos 30 anos pelos mesmos motivos, tudo tem um tempo previsto de uso, nada é eterno, e se tens um aparelho de 1998 portanto com 26 anos, não o tens a funcionar de certezinha absoluta com o Windows 11 mas com Windows Vista na melhor das hipoteses, pois o suporte de drivers também morre, normalmente só funciona até certo ponto nas futuras 2 gerações seguintes e acabou…
Eu trabalho a nível empresarial com muita coisa velha, mas não se usa sistemas recentes para hardware antigo tem de se manter os velhos e datados, conjugando com as maquinas novas que já vieram substituir as antigas obsoletas.
Agora meter na cabeça uma coisa, nunca na vida a gerações futuras vão sair com vista em manter hardware que já saiu para o mercado há n gerações atrás nem tão pouco tem obrigatoriedade de manter qualquer compatibilidade, é aqui que a malta pensa que é dona da razão e esquece-se que a Microsoft não está no mercado para perder dinheiro, nem vai ficar retida no desenvolvimento porque há um punhado de users que querem manter o seu brinquedo de 1900 a funcionar numa maquina de ponta….
Nem sei porque é que o win 11 não pode correr no meu pc 8086 de 1989, há espera claro que sei, a maquina já não tem sequer capacidade para o correr como tantos outros periféricos da época…
Há malta que tem de perceber que as coisas não são como querem.
LOL
Aí é que tu te enganas…
O periferico em questão é um “Microsoft SideWinder Force Feedback Wheel”, lançado em Agosto de 1998. Os drivers que vinham na caixa deixaram de funcionar no Windows Vista, mas ainda hoje continuo a usa-lo no Asseto Corsa no Windows 10 e com o ForceFeedback a funcionar. Os drivers genéricos funcionam sem um único problema, tudo funciona perfeitamente xD.
Por isso a tua “certezinha absoluta” pode ir para o crl.
É claro que há Wheels melhores hoje em dia, mas como não é uma coisa que esteja sempre a usar, não vou estar a comprar outro só porque sim.
Se quiseres saber mais sobre ele (xD): https://www.pcgamingwiki.com/wiki/Controller:Microsoft_SideWinder_Force_Feedback_Wheel
Engraçado, ele já disse tudo, mas o amigo não percebeu uma coisa, ele continua a ter quase 100% de razão no que disse, e é aqui que o amigo mostra total desconhecimento e está a pensar que por ter um volante e uns pedais banais de 1998 a funcionar nos dias hoje num pc com win10 só demonstra que nem sabe o porque de isto estar a acontecer, mas se estivermos a falar de outros periféricos como scanners, impressoras, câmeras, entre outros garanto-lhe eu que a conversa já não era a mesma que está a fazer agora com um sistema básico como esse que nem requer drivers específicos, pois isso ou ter um rato e teclado é a mesma base de funcionamento, logo, não está a reinventar a roda com o seu feito como está a pensar…
Portanto, o amigo é que está enganado a pensar que as coisas não são como já foi descrito, sem recorrer a emuladores ou instalar versões mais antigas dos sistemas operativos em maquinas virtuais dicilmente vai usar periféricos antigos numa maquina de ultima geração…
Disto isto não veja a sua realidade como uma absoluta que não é como pensa…
Ele não está enganado, o amigo é que não percebeu o que ele disse e veio dar uma de espertalhão, tem um volante e pedais isso não é mais que um teclado e rato noutro formato, não precisa de nada de extraordinário para funcionar em qualquer pc, se estivermos a falar de outros periféricos dessa era com drivers proprietários isso garanto-lhe eu que não iam funcionar no windows 10, primeiro a começar pelas portas de conecção e os drivers simplesmente não iriam funcionar pois nem genéricos existem compatíveis, na melhor das hipóteses só recorrendo a um emulador ou maquina virtual e mesmo assim sem garantias…
isto é daquelas situações que só se está a ver malta aqui a comentar e nem sabe o que está a dizer e pensa que realizou uma proesa enorme, valeu pelo esforço…
Fantástico, este homem merece um premio pela prosa, mas…
Nope, não fizeste proeza nenhuma, isso é um sistema arcaico e ainda hoje os volantes e pedais dos controladores são iguais, não mudaram rigorosamente nada, pois os controlos de instrução são como se tivesses a rodar nas teclas de um teclado frente e trás, esquerda e direita, os restantes inputs a mesma coisa , dai teres posto isso a funcionar com uns simples drivers genéricos, agora desafio-te a tentar periférico dos anos 90 inícios dos ano 2000, como ploters, impressoras, scanners, entre outros que se usavam naquele tempo, com drivers proprietários, pois é já não iria funcionar nativamente no Windows 10 ai como o teu kit de volante, é estas coisas que interessam, não é vir para aqui gabar-se que tem algo velho a funcionar num pc recente, é entender porque é que assim é, e respeitar a opinião dos outros que estão mais dentro do assunto e pelo que vejo lidam com estas coisas frequentemente, o que já se viu que não é o teu caso…
Uau, que rico é o menino! Deve fazer lixo que se farta! O senhor compra impressoras, scanners, máquinas de fotografar, leitores de cartões a cada mudança? Chiça, eu qye tento comprar sempre bom material, mantenho tudo a funcionar até chegarem ao limite que hoje certas marcas mais desonestas impõem! Veja só, tudo rm minha casa funciona, se avariar sem solução, é que troco, mas cada vez mais insatisfeito pela contínua perda de qualidade dos equipamentos, e sobretudo, pela infame e burla que é a obsolescência programada.
Mais valia ter dito logo que periférico era o o user tinha logo descrito o que já descrevi na sua outra resposta, humildade é que aqui está em falta, quando se pensam donos da sabedoria e afinal só era só fogo de artificio…
Bem já era altura de acabarem com o dito, isto de andar a ir ao painel de controlo e ia parar o definições não tem graça nenhuma, volta e meia tenho de andar à procura mas já pouco ia ao velho painel ia logo ao menu definições e feito, isto tem de ir largando a bagagem velha que formos a ver há muito que anda lá por andar e já existem outras mais actuais, já nem falo de ainda haver a âncora do compativel x86 que já devia ter ficado pelo caminho e ficado definitivamente pelo x64, já ouve muito tempo para fazer a transição…
Windows sem WoW64 é algo que não vai suceder tão depressa.
Bem David, o Mike já disse tudo, mas tu vieste com uma coisa que existe e permite ainda correr software x32 nas entranhas, mas é recordar que o suporte x32 está todo em fim de vida e já só se está a desenvolver para X64 por razões mais que obvias, até o Windows já deixou de lançar versões x32 o que fez com que muita malta ainda com pc’s antigos tivessem de os arrumar na prateleira definitivamente ou recorrer a outras alternativas open source (que infelizmente estão a fazer o mesmo), até porque atrás disso tudo o resto foi condenado devido as limitações que tem perante os padrões atuais.
Portanto, o WoW64 apenas permite ainda instalares algumas coisas x32 na versão x64, mas não há milagres muitas coisas já não vão funcionar corretamente ou mesmo de todo como iriam funcionar nas versões anteriores do Windows é aqui que reside a dor de cabeça para muitos e sabem que vão ter de investir para se modernizarem…
Bem a mim pouca diferença me vai fazer é daquelas coisas que não me faz confusão, agora já sei que isto vai rebentar aqui com os anti mudanças pois vai traduzir-se em dores de cabeça para eles..
Do meu ponto de vista a Microsoft é foi culpada e devia ter logo desabituado a malta no virar do século a seguir no win7 e no win10 para formar a malta a repensar o uso e o envolvente o que agora no win11 vai ser complicado fazer a malta nudar muitos hábitos…
Vai copiar o Linux outra vez 🙁 e por tudo no Menu 🙁
Mais um com a mania da perseguição, mas copiar o quê?, o Linux nem é perdido nem achado aqui no assunto, isto já começa a ser ridículo virem para aqui só desestabilizar.
Não vos interessa não comentem…
Nem perdido nem achado? Copiou o Linux no xp, vista, 7 e 10 sendo que já anda a copiar no 11
O que tu queres sei eu, mas não vou nisso, é tempo perdido…
Nop, copiou macos
Sinceramente gostava de perceber porque é que, vem sempre alguém aqui dar uma de Windows vs Linux vs outro sistema qualquer.
Tudo tem o seu espaço, a a sua utilização e finalidade, agora andar aqui a mandar abaixo e denegrir não leva a lado nenhum…
Cada um de nós usa o que quer e que nos dá mais jeito…
Eu uso Linux (Debian) há anos conjuntamente com Windows e não ando aqui é bom ou mau, fazem o que é preciso e resto é conversa…
Tens razão mas temos de ver que a maior parte do sucesso veio de funcionalidades que apareceram no Linux e no MacOS ou seja raramente aparece algo criado pelos gajos da MS. Quando não metem coisas dos outros OS o Windows é um falhanço, como no caso do Windows 8. O que mais me chateia é a MS dar palpites e nomear falhas no Linux quando ela deixou uma falha ser utilizada por hackers durante 6 meses após o conhecimento.
Jovem, e aqui faço referencia mesmo a isso “jovem”, as coisas não são como tu dizes ou pensas, eu uso Linux desde os seus primórdios em que nem ambiente gráfico tinhas para instalar o dito naquele tempo como tens hoje, tudo á unha em linha de comandos, já nem falo da dificuldade de conseguir por o dito funcional por falta de suporte de drivers.
Portanto, ao invés de vires para aqui semear blasfémias da tua realidade com base em achismos de muita coisa que lês na internet, é melhor começares a usar a cabeça que Linux com o evoluir dos tempos é que teve de se tornar mais próximo dos concorrentes em termos de aspecto e funcionalidades se não hoje não passava de mais um sistema operativo para recordar que não vingou e ficou pelo caminho, aqui estou a falar especificamente de desktop e não servidores e outros que é onde este sim é realmente vantajoso…
Agora o Windows também o uso há 40 anos desde que era um mero gestor de ficheiros assente em Msdos, acompanhei sempre a sua evolução, não foi um mar de rosas, pois nenhum sistema é perfeito, tem e vão continuar a ter sempre problemas e o Linux ou outros qualquer sistema operativo não são diferentes, muito longe de serem infalíveis…
Tu chateias-te com muito pouco, isso da MS lançar isto ou aquilo, se parecido ou não, já é algo já recorrente desde outros tempos em que as empresas se lançaram no mercado como concorrentes, Apple, Samsung ainda hoje gozam entre si por causa de coisas banais com as funcionalidades, ente a Microsoft e o Linux e MacOS a mesma coisa, ninguém quer saber disso, é puro Markting criado para chamar a atenção dos fanáticos, só mesmo os patos como tu é que vivem para essas coisas como se ganhassem alguma coisa em vir para aqui arranjar intrigas só para lançar a confusão…
O teu discurso é como os fanáticos da bola é o seu clube e nada mais interessa, nem lhes podem dizer mais nada, ficaram simplesmente surdos e cegos, a mínima coisa só faltam bater nas pessoas, assim estás tu, fala-se em Windows, vens a correr lançar a confusão só porque sim…
Portanto eles ganham o dinheiro e tu é que andas aqui á bulha a torcer por eles e não ganhas rigorosamente nada com isso…
+1
Coitadinha da criança! Não chores. Ninguém quer saber do teu fanboiysmos de linuxes. Aqui é para pessoas adultas.
Que eu saiba o Linux é que anda a copiar o Windows, com o fim de o tornar mais universal e mais amigável para os novos aderentes, até há distros cuja função é imitarem e representarem bem o Windows para tornar o Linux mais fáceis aos utilizadores!
Gestão de impressoras e painel controlo era o melhor que Windows tinha, as novas definições é simplesmente uma confusão. Para quem trabalha na área desde win3.1 este alteração está para mim ao nível de querer remover o menu iniciar.
Tá bom, funciona bem, não se mexe.
Lavavam apenas a cara e estava impecável.
Tem tanta coisa para mexer no Windows sem ser opções que funcionavam bem.
Pois é, mas o problema tem sido desde sempre o lavar a cara e nunca realizaram grandes mexidas lá por baixo do capô, agora tornou-se necessário porque se está a deixar para trás muitas das arquiteturas velhas obrigando a ter de mudar aquilo que se anda a manter há décadas…
Eu vou ter de me habitar a essa ideia quando sair a próxima versão sem o dito, mas pronto, é o que é, a evolução não para, nós é que andamos há muito tempo a fazer o mesmo e agora temos de mudar porque a mudança já tinha começado há muito nós é que estávamos naquela, até que chegou a machadada final…
Deixar pára trás arquiteturas velhas tem sido o que a Apple tem feito sempre, e os utilizadores Windows têm criticado sempre. Será que a Microsoft vai saber fazer isso?
A Apple ao largar as arquiteturas velhas para trás só por si resolveu dois problemas:
1 -o suporte, pois deixa ter de se preocupar com os sistemas velhos e foca-se só nos novos. portanto, garante suporte durante uns anos e gradualmente vai deslargando os equipamentos mais antigos tal e qual como acontece nos equipamentos moveis mesmo Android seguem a mesma politica.
2- dependências, que assim as pessoas não tem hipótese de se agarrar a querer que a marca a certo ponto continue a suportar hardware descontinuado. Acabando o suporte tem de comprar outro equipamento mais atual e podem usar o velho para outros propósitos…
A Microsoft seguiu o inverso dar suporte continuo e recompatibilidades e claro criar dependências, bem com evoluir dos tempos ai está o resultado há vista.
No suporte quer acabar com o suporte a um sistema operativo é uma desgraça como já se viu no Windows xp, no Windows 7 agora no Windows 10, porque nunca criou um travão para forçar a malta chegar a um ponto olha tenho de transitar para o novo sistema mas posso ter de mudar o hardware também, mas não foi pelo caminho de criar dependências e muitos mudar não querem porque não queriam o sistema que tem funciona não querem outro, é diferente não querem aprender, um problema enorme…
Do meu ponto de vista a Microsoft deveria ter desde sempre separado num todo o mercado empresarial do domestico sem terem nada em comum, pois no setor empresarial as coisas tendem a ter de durar mais anos que o normal e ai as coisas não funcionam como o domestico que evolui muito mais rapidamente e se calhar hoje isto não estava a rebaldaria que está, pois querem remodelar o sistema operativo mas tem a bagagem Legacy há muito que deveria ter sido melhorada para não terem agora de levar com a malta em cima que vai ser uma dor de cabeça.
As coisas estão em constante mudança e há muitas que já deveriam ter sido largadas, o Windows quando começar a ter de passar no ARM como é que vai ser, as pessoas vão ter de se mentalizar que é a começar do zero e não há cá usar coisas dos X86 não serão compatíveis…
RIP
A Microsoft aos poucos está a mudar e já deviam ter largado muita da tralha que tem atrelada e que já não faz qualquer sentido existir nas entranhas, o que eles deveriam ter feito era na transição do win10 para o win11 terem matado toda a recompatibilidade com o velho e começado dai, agora ao fim deste tempo todo a malta já se tinha mentalizado e seguido em frente, agora claro os dependentes com tralha velha não estão a gostar da ideia e já estão a fazer contas há vida que vão ter de abrir cordões há bolsa que o suporte da sucata vai acabar de uma vez por todas…
Será mais um tiro no pé por parte de Microsoft!
Neste caso não, é um mal necessário há muito tempo que deveria ter ocorrido, a Microsoft quer evoluir tem de desconectar do passado e não andar com o mesmo atrelado já se viu que não pode ser, a malta tem de perceber que o tempo de andar a usar remendos para co seguir usar sistema operativo novo em maquinas velhas tem os dias contados.
O passado de que falas, foi o que fez do Windows o melhor e mais utilizado SO do mundo! Quando as coisa estão bem, funcionam bem ou têm tanto sucesso, não vejo sentido na ideia de deixar o passado para trás! Por vezes essa ideia de deixar o passado para trás ou de “evoluir”, é na realidade regredir na evolução!
Amigo Joaquim tem de pensar de outra forma, se não fosse assim ainda hoje estávamos na idade da pedra, o passado serve só para nos lembrarmos e tirar dai partido das coisas para melhorar e não nós ficarmos agarrados ao mesmo pela politica se funciona deixa estar, se fossemos por essa ordem de ideias as evoluções tecnológicas que tem hoje ainda nem sequer tinham passado de uma mera ideia, na cabeça de alguém.
Isto sempre foi assim não se pode agradar a todos as mudanças sempre foram complicadas e nos dias que correm evolui tudo muito rápido e para acompanhar não é fácil…
O facto de não estarmos na “Idade da Pedra”, quer dizer que se deixou de utilizar as pedras? Que “evolução” existe se não for compatível numa geração com coisas que nem têm 30 anos? São velhas? Vamos deixar de usar garfos? Tachos etc porque são tecnologia muito antiga? Vivemos na sociedade mais consumista da História, já demasiado estupidificados para usar a Razão, pois algo que nos custa uma pequena fortuna – sim o dinheiro é importante -, deixa de um dia para o outro de ter qualquer utilidade! Vocês devem ser muito ricos, para estar dispostos a reinvestir uma e outra vez no mesmo, sevem ter maquinas de fazer dinheiro. Por vezes, apenas porque mudou apenas uma entrada ou interface, o caso das impressoras feitas hoje para imprimir um “X” número de vezes ou deixar de ter utilidade porque o raio de um cabo mudou. Devem ser os mesmos que berram sobre alterações climáticas e tretas do género.
Windows 12 DOA.
Não faz mais sentido. Hoje em todos as aplicações e sistemas vemos definições, não painel de controle! Simplificar é preciso! Nada desaparece, muda apenas de local, ou melhor, a forma de lá chegarmos!
Sempre que há mudanças no Windows, é um problema, a malta não gosta muito de mudar as coisas, anda tudo na base de “se funciona não mexe” mas tem de perceber que não se pode andar eternamente a usar o mesmo, chega-se a um ponto tem de ocorrer uma mudança mais radical para abrir portas a mais inovação.
Então mas se funciona 100% porque mexer?
Porque como tudo na vida é necessário continuar a aperfeiçoar aquilo que já existe e funciona e isso requer mudar, mexer, partir, começar novamente, a evolução é assim, só que não é fácil executar este tipo de alterações da noite para o dia num sistema que já anda a mudar há 40 anos tem de ser progressivamente, aqui neste caso isto já começou há 12 anos a mudar lentamente como tantas outras coisas, só que para a maioria este tipo de mudanças passa ao lado só mesmo quem passa o dia nas entranhas é que percebe das alterações que vão ocorrendo, acabando por ser um choque quando surge uma alteração mais radical mudando todo o modo de operandis, claro que aqui torna-se um problema enorme nos primeiros tempos até uma pessoa se inteirar com as mudanças e vai levar o seu tempo até se tornar o novo normal..
Até ver o que mais me arreliou foi a mudança dos menus que certas funcionalidades banais do dia a dia passaram a estar em submenu, nem sei quem foi o idiota que se lembrou de tal coisa, deve pensar que usa tudo atalhos de teclados, o que vale é que consegui regredir por enquanto essa treta pelo regedit, agora claro é até quando vai durar, numa futura actualização lá se vai tudo…
Começa por falar em “mudanças”, mas depois queixa-se da alteração dos menus! Coerência faz falta.
Pra quem dá manutenção e configura aplicações certificadas isso é péssimo.
Até pra entrar nas configurações do mouse (rato) é ruim, pois, tem duas maneiras e uma delas é péssima com menos opções. Que inclusive é a que vai ficar.
Compreendo que quem trabalhe na informática, agora seja uma balde de água fria voltar a reaprender as voltas todas que antigamente sabiam dar já de olhos fechados, mas isto para os outros como eu, não vai trazer problemas de maior, para as vezes que vou as definições nem achei assim tão complicado ir por um lado ou pelo outro, no definições só tive de mudar foi a maneira de pensar e lêr coisa que no painel de controlo nem fazia pois já sabia onde estava, mas pronto é mais uma mudança…
Agora não estou a perceber essa de menos opções no rato, eu tenho recorrido ao menu definições agora e não vejo nada de diferente nas opções continuam lá como no painel de controlo mas a forma como se lá chega é que é diferente…
Ora !!!… Agora é que disseste tudo.
É que as Definições lindinhas não resolvem aquilo que o Painel de Controlo resolve e nem estou sequer a falar de compatibilidades antigas…
Não resolve???, são ambos a mesma coisa, a diferença é mesmo na forma de acesso, tens as mesmas coisas de um lado e de outro, o problema está mesmo em chegares ao menu de configuração pelo novo definições, algo que no velho painel em dois clique estás lá…
percam um bocado a ver as coisas não venham dizer que não tem as mesmas coisas que pelo que já vi nem se deram ao trabalho de tentar pois já percebi que enquanto houver o velho painel nem ao outro vão até ter mesmo de ser…
Confesso que sou um deles….tenho ainda certa dificuldade nas definições do Windows, prefiro ir sempre ao painel..mesmo que por vezes o Windows me abra as definições,desisto logo porque não tenho ainda paciência para estar a procura, pois de estar tão habituado ao painel de controlo em 2 3 cliques estou onde quero…mas é como tudo na vida…quando acabar há que se habituar.
O substituto do painel de controle é uma porcaria. É tudo grade, tem q rolar o mouse várias vezes, etc. Um lixo.
No Android ou no IOS já é bom certo, pela boca te morre o peixe, hahaha
Só criticam ,mas não vejo ninguém a dar sugestões de como podia ser melhor, manter o velho fora de questão, isto já anda a migrar desde o Windows 8, mas parece que a malta tem andado a dormir…
Mania de mudar por mudar de querer reinventar a roda. Ideia idiota. Não dou sugestão porque o painel de controle é a melhor opção. O produto está maduro e não tem oq melhorar. Ponto final. Igual a ideia de tirar o menu iniciar do Windows 8. Ideia tão ridícula q tiverem q com ter atrás. Capitalismo é assim, tem q mudar nem q seja de cor ou de lugar, pras falar q tem coisa nova.
O problema é que a nova interface do windows 10/11 é asquerosa para ser simpático.
No painel de controlo estão presentes um conjunto de funcionalidades de fácil acesso que permitem configurar rapidamente partes especificas dos sistema operativo com muitos poucos cliques.
Na nova interface do windows 10/11 a interface e a forma como esta arrumada tem pouca ou nenhuma de lógica o tempo que se perde a procura do raios das opções que no painel de controlo estavam praticamente à vista é imenso, já para não falar com com uma atualização mudam de sitio só por que sim, não há coerência nenhuma de uma atualização para a outra.
Como já foi referido por varios user’s pela web toda e não só aqui, tens de aprender os cantos há casa, por isso é que neste momento dizes que é péssimo, tantos anos sempre agarrado a algo legacy e pensavam que um sistema operativo em constante evolução ia ficar sempre igual para o resto dos seus dias, podem esperar sentados, há de chegar a um ponto que ainda vamos ver com os ARM a base ser toda mudada e começa de novo do zero, o mal foi nunca terem deslargado as coisas pelo caminho como as Apple no MAC OS, e agora não andavam aqui neste frenezin…
Google “old windows control panel enabler download”
Oldcontrolpanel.bat downloaded
fantástico, o problema é que quando chegar a altura isso não vai servir de nada, pois, não vai haver “old controlo panel” porque foi extinto, não vai ficar escondido em background a mudança é mais profunda que isso…
Não confundir o painel de controlo com os menus clássicos e menu iniciar, esses é outros que por enquanto ainda dá para ir buscar, mas vão pelo mesmo caminho, ainda assim esses sim, no win11 é que foi um falhanço completo para quem faz um simples copy past com o rato o menu e submenu é que sem comentários.
O que têm é de garantir que as suas opções estão disponíveis nas configurações atuais.
Aqui há dias o meu pai comprou um portátil mas queria continuar a usar o monitor do pc de secretária. Ora claro que quando fechava o portátil, por defeito o mesmo desligava. Andei à volta das opções, configurações, nada… Fui ao Google e claro, solução? Painel de controle… nem sabia que ainda existia no W11. E pronto uma segundos e estava resolvido. Ora se estas soluções não estão presentes nas configurações do W11 não se pode acabar com o painel de controle. Diria que o melhor era dar-lhe um novo look mas manter…
Nas novas definições vais poder fazer tudo o que fazias pelo painel de controle!
Quantas vezes uso o Painel de Controlo para resolver problemas, meus e de amigos. As Definições têm já muitas funções mas não se compara ao Painel de Controlo, sobretudo do que diz respeito à gestão dos discos.
Vai desaparecer da vista do user, mas está lá.
Não metam isso na cabeça, pois só estão a mostrar que não tem estado a ver como a transição está a ocorrer, o painel vai mesmo ser extinto assim que migrarem todas as operações para o menu definições, não vai haver cá retrocessos ocultos em background, como já alguém ali disse, os menus ainda vai dando para retrocede alterando os parâmetros no registo, mas não sabemos até quando isso vai ser possível, é a Microsoft mudar o código fonte e puff não há mais nada para ninguém..
isto já estou a ver que num futuro próximo a malta mais retinente há mudança vai ter de recorrer a programas thirt party para voltar a ter alguma coisa mais parecida com o sistema Legacy, visto que a bagagem a Microsoft já se comprometeu a deslargar a dita gradualmente de vez…
se tirarem, deixa que depois aparece uma app crakada que o coloca de novo funcional, e mais moderno!!!
Da forma que as ultimas versões de Windows 11 tem vindo a ficar, esqueça lá isso de cracks, isso tem os dias contados,, já nem falo do perigo que é recorrer a essas soluções hoje em dia com malwares, trojans, etc, não é por acaso que cada vez mais os programas precisam de conexão há internet, ou já só trabalham via cloud online mediante uma subscrição paga online, aqui não há nada que lhe valha, quanto mais uma app para mexer a base do sistema isso tinha tudo para correr bem…
Com esta “conversa” da “evolução” retiraram-nos liberdade, pois hoje tudo tem de ser um subscrição qualquer, até para… ouvir música ou joga, ficando sujeitos aos regulamentos das empresas sem tossir nem mugir! Acho engraçado ver “modernaços” a fazer créditos para comprar o último grito do mês e depois pagar por tudo o resto, mas chama a isso “evolução”! Pois eu digo, perda de Liberdade e ameaça velada à Democracia, mesmo imperfeita, como a conhecíamos. Acabamos por não ser donos de nada, apenas, consumidores de zeros e uns com uma mão cheia de nada! A minha casa é apesar disto muito moderna, temos domótica e podemos controlar quase tudo pelo telemóvel, mas como sou teimoso e gosto de mandar naquilo que é meu, ainda uso um VHS para gravar algo que vou ver mais tarde – na box, acabo sempre por esquecer ou perco o interesse -, compro imensas dvd e bluray, como compro discos vinil a par de sacd! Mas, há sempre um mas, tudo que tenho está a funcionar, giradiscos e até um fabuloso gravador de cassetes! Pois é quando gasto dinheiro, é para usufruir do bem. Evolução, é para formatos mais capazes não para deitar fora o que me custou dinheiro. Comprar um bluray em 4k, não significa como disse acima que vá comprar tudo o que tenho na minha colecção de VHS ou DVD! Não! Até por há edições que não se repetiram e por vezes certas reedições são metas transposições para um novo formato, nada mais. Não deixarei nada de formato físico fora, pois terei sempre liberdade de usufruir o bem sem dar contas à ninguém nem ter outra renda para pagar todos os meses. Adoro essa Liberdade. A Microsoft é os seus repetidores, chama a isto “evolução”, mas leva anos para corrigir falhas de segurança e dar-nos um S.O., limpo e realmente prático. Chamem-lhe o que quiserem, mas evolução é continuidade. Partir do princípio uma é outra vez, é apenas comodismo.
Ups…devíamos ter ficado lá pelas cavernas….
Sim, porque a liberdade de copiar e transformar os conteúdos que paguei para novos formatos e dispositivos, a liberdade de usufruir dos bens em que investi do meu dinheiro, a liberdade de me ver livre do engodo que é a falácia do custo irrecuperável nesta aplicação ou jogo, a liberdade de não ver os termos e condições alterados DEPOIS de subscrever um contrato são coisas bárbaras e primitivas.
Como diria Luiz Filipe Scolari…
Aqui os amigos da mudança ganham muito bem, só pode, que não sabem como gastar o dinheiro. Tenho um AMD Athlon(tm) II X2 245 Processor AM3 2.91 GHz AM3 e com RAM de 8GB DDR3 a correr Win 10 e na boa. E como smartphone tenho o Xiaomi Redmi Note 5. Devemos evoluir, sim mas não é a impingir o consumo!
A evolução é necessária e natural, mas o suporte legado era essencial por um fator que só por si desarma todos os argumentos que vejo por aqui escarrapachados: Poluição.
A quantidade de periféricos que vai ter de ser abandonada ou mantida em OS datados e sem atualizações é enorme. E o impacto ambiental – seja do “tratamento” dado aos equipamentos antigos, seja da produção de novos para os substituir – vai ser absolutamente criminoso.
É tempo de parar com essa mentalidade de um dispositivo com 5, 10 ou mesmo 30 anos ser velho. Se cumpre o que se pede, deve permanecer em uso.
O Planeta agradece.