Microsoft ama cada vez mais o Linux! Saiba porquê…
Aos poucos e poucos a Microsoft está cada vez mais "agarrada" às distribuições Linux. A aproximação da Microsoft e do Windows ao mundo Linux é cada vez mais evidente, e prova disso são as várias distribuições Linux que passaram a estar disponíveis na loja de aplicações do Windows.
No entanto esta forte ligação não se fica por aqui. Ao nível da plataforma Azure, atualmente o sistema operativo mais popular é também o Linux.
Depois de vários anos a criticar as soluções Linux e a comunidade, a Microsoft está agora cada vez mais dependente deste sistema.
Além das várias distribuições Linux que podem ser executadas em pleno Windows 10, a empresa de Redmond até criou a sua própria distribuição Linux, a Azure Sphere que é direcionada para o IoT e para todos os novos dispositivos desta nova realidade.
Linux já domina na plataforma Azure
Em 2017, 40% das das máquinas virtuais da plataforma Azure tinham como sistema base o Linux. Recentemente, Scott Guthrie da Microsoft, revelou numa entrevista que atualmente metade das máquinas são Linux, apesar de esta ser uma estatística variável uma vez que muitas dessas máquinas virtuais são elásticas.
Guthrie revelou ainda que todos os meses o Linux cresce dentro da plataforma Azure e que os serviços nativos do Azure correm no Linux como é o caso do Software Defined Network (SDN).
it's about half now, but it varies on the day because a lot of these workloads are elastic, but sometimes slightly over half of Azure VMs are Linux." Microsoft later clarified
Native Azure services are often running on Linux. Microsoft is building more of these services. For example, Azure's Software Defined Network (SDN) is based on Linux
Guthrie revelou também que atualmente o projecto GitHub tem mais de 20 mil funcionários que trabalham em mais de 200 projetos open-source. A Microsoft é atualmente a maior [empresa] apoiante de open-source à escala mundial.
Via ZDnet
Este artigo tem mais de um ano
apoiante de opensource… sempre negligenciou tudo o que era opensource no passado, até a treta do EMET é closed source e nem sequer é pago…
digamos antes, apoiamos o opensource, desde que não nos impeça de arrecadar dinheiro nem faça concorrencia conosco.
É, é uma chatice! Empresa que é empresa serve é para dar de ganhar dinheiro a outros.
Como se pagam os melões, batatas e feijões, não interessa.
Que tal estar em OpenWork, trabalhar sem ser pago?
Santa pachorra!
Open Source não traduz para Português como Software Grátis!
Ui, com amigos destes quem é que precisa de inimigos…
E como diria o outro: esta Microsoft virou uma coisa estranha, estranhíssima
Mas afinal qual é o Hyperviosor do Azure?
É linux?
Nope. Sim adivinharam Windows Server 🙂
Correr VM’s linux em Windows já é normal para muita gente assim como também é normal (talvez menos) correr VM’s Windows em Linuxes.
Mas para a MS o que interessa é que factura com Linux a correr em Windows.
Cheers
Hypervisor queria dizer em vez de Hyperviosor
Depois de anos a copiar o linux agora são fãs!? Qual é o senão??
KDE que o diga
A Ms voltou às bases, isto é, é uma software house que desenvolve um ecossistema que correrá em Ios, Cuscoid, Linux, windows… e quantos houver mais.
… porque faz as pessoas ver como realmente o Windows é lonnnnnnnge o melhor e como está a anos luz à frente dos outros!!
O objectivo é abocanhar o linux, numa 1ª fase esta-se bem a seguir dominar e depois fechar, olha o kernel, bye bye Linus…
Capaz da Microsoft comprar o kernel Linux ou fazer um fórum dele e usar no Windows
Fórum = fork
Desculpem do o corretor
Se não me engano, o kernel não está a venda. Ele é da comunidade, mas é claro que a Microsoft pode pegar parte dele e modelar dentro do Windows.
Se isso acontecer, poder ser o fim do Linux.
dois sistemas arcaicos
Mais um iSheep com palas nos olhos…
A maioria que usa Windows Piratex
A maioria que usa Linux é porque é pobre, quer tudo de graça e recusa-se a pagar pelo Windows.
Isso quando não utiliza os dois.
Já o macOS é para os ricos, pessoas que podem arcar em pagar produtos de alta qualidade, não importando do preço.
Mais um projeto da Microsoft que será descontinuado. Microsoft so presta Windows desktop mais nada
Vê-se mesmo que conheces o portfolio de produtos Microsoft a fundo…
A Microsoft ama o Linux mas comporta-se como uma namorada que, apesar da sua grande paixão, teima em não se entregar ao namorado e partilhar alguns dos seu hábitos como o “open source”.
Sem “open source” não há consumação do amor. Será sempre um amor platónico.
Respigando aqui a lírica daquela canção de Rui Veloso e Carlos Tê, A Paixão (Segundo Nicolau da Viola):
Não fizeste um esforco p’ra gostar e foste embora/ Contigo aprendi uma grande lição /Não se ama alguém que nao ouve a mesma canção / Foi nesse dia que percebi / Nada mais por ns havia a fazer /A minha paixão por ti era um lume /Que nao tinha mais lenha por onde arder
Para desespero dos fanboys de Windows… Um dia a Microsoft lança uma versão do Windows baseada no Linux PARA DESKTOP.
Podem anotar que esse dia vai chegar.
E tem tudo para criar uma distro de qualidade superior, resolvendo problemas de compatibilidade para muito software que atualmente é complicado de colocar a funcionar em Linux.
Se isso acontecer, não haverá motivo pro Linux existir. Todos estarão a utilizar o Windows (open source) e que tudo funciona.
Microsoft não ama o Linux, apenas está se apoderando dele.
Lembrem-se: Embrace, extend and extinguish e o famosos Halloween Documents.
Pesquisem. Essa empresa tem um passado sombrio. Tem que ser muito parvalhao pra acreditar nela…
Mas pra users que acreditam em Google, Facebook não me admira o fato de defenderem a Microsoft com uns e dentes a troco de nada.
Deixa de ver “documentários” no YouTube e abre a pestana
E quem falou em documentários? Será que você burro a ponto de confundir a palavra documents como documentários?
Acertou em cheio na mosca. É exatamente isso.
Just business as usual…
Em primeiro lugar tem que se fazer uma distinção do que é grátis e opensource. ( pesquisem na net sobre o que é cada um ). Lá porque o software é opensource não quer dizer que tal seja gratuito. A Microsoft até pode muito bem fazer um sistema operativo com base no Kernel do Linux e vendê-lo. Porque não? O esforço e tempo não foi a empresa que investiu para ter um produto? Também a Red Hat faz dinheiro com o Linux e ninguém diz nada.
Agora expliquem-me como é que um sistema totalmente gratuito consegue ser “abocanhado” pela Microsoft? Vocês não acham que já foi tentado várias vezes no passado? O problema é que qualquer entidade ( Microsoft ou qualquer outra empresa ) que queira “abocanhar” o Linux para fazer dinheiro não o consegue; é impossível. Simplesmente se o fizesse, iria perder uma comunidade de milhões de programadores que contribuem a nível mundial para manter o kernel e software. Acham que a Microsoft por exemplo tem dinheiro para pagar a esses programadores todos? Além disso, se forem página da Linux Foundation, adivinhem quais os grandes nomes investem no Sistema Operativo. O único problema que a Microsoft enfrenta com o Linux é pura e simplesmente a compatibilidade com o software já feito, que como muitos sabem, é extremamente difícil de correr em emuladores, bem como algo caro para esse efeito. Um dia em que a Microsoft garanta um Sistema Operativo que corra sem falhas o software desenvolvido até agora para Windows, eles ganham ( penso eu ) um grande nicho de mercado que os utilizadores de Gnome, KDE e afins, que precisam do PC para fazer outra coisa, nesse caso, jogos. Agora tomar conta do Linux? Num futuro próximo, tenho as minhas dúvidas que tal aconteça. Além disso todos sabemos que em termos de performance e utilização de recursos ( pilim também ) quem é que ganha ao Windows.
O maior erro que a linux fez foi juntar-se a microsoft.
A minha resposta para a Microsoft…It is easier to port a shell, than a shell script!
GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!
A microsoft é membro platinum da comunidade open source…
Se não fosse a Microsoft, o Linux taria mais na merda.
Agora, entendi, não percebes mesmo patavina de nada. Santa Ignorância acode a este tipo.
Linux Foundation precisa de dinheiro
Acorda !
Um dia em que os uns diabinhos armados em sabichões se juntaram alguém disse…”Future is a concept, it doesn’t exist. Tomorrow never comes, because time is always now.”
…
Depois, foram dar uma passeata e apresentaram uma nova tese… e alguém dos fundos, mandou a boca…”Not only try harder but also try smarter!”
E eu digo…The quieter you become, the more you can hear.
GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!
O Android também é LINUX e não é opensourse e ninguém reclama. Penso que a MS está a seguir o mesmo caminho. Se se pode fazer e é o caminho mais fácil, porque não seguir essa via? O Linux vai continuar a existir. O Windows é que vai mudar.
É por causa dos blobs, codecs proprietários e pelo Google.
Parte do código é fechada. É que nem Smart TV que usa o firmware como Linux, mas é fechado, impossível de trocar o firmware por outro, pois está em cima de código proprietário.
Mas é possível se livrar totalmente do Google ou mesmo enganar ele.
Uma alternativa é instalar o LineageOS sem os gapps, ou o LineageOS with MicroG
Há outras alternativas ainda mais severas, mas exigem conhecimento do usuário.
Santa ignorância, das duas uma, ou estás na galhofa ou não percebes patavina daquilo que pensas que sabes.
Já fui muito fã de Linux…mas devemos aplaudir a Microsoft…The Future is now!