Maioria dos PCs profissionais não é compatível com o Windows 11
O Windows 11 é a atual grande aposta da Microsoft. O novo sistema operativo chega já na próxima terça-feira, dia 5 de outubro, e promete trazer aos utilizadores um conjunto de novidades aliado a um design e aspeto mais modernos.
No entanto, de acordo cum um recente estudo, a maioria dos computadores profissionais não é compatível com o novo Windows 11.
Já falta muito pouco para a grande chegada do Windows 11, marcada para a próxima terça-feira (5). As surpresas preparadas pela Microsoft são muitas, e vários utilizadores já testaram e exploraram o novo sistema operativo. No entanto também há ainda uma parte das pessoas que desconhecem o que é o Windows 11.
Assim, na data de lançamento espera-se que várias máquinas sejam atualizadas para o Windows 11. No entanto parece que nem todas poderão ter essa 'sorte'.
Maioria dos PCs profissionais não é compatível com Windows 11
Para receber o Windows 11, as máquinas devem contar com alguns requisitos, uma vez que, devido a questões rigorosas relacionadas com a segurança, o sistema requer TPM 2.0, Secure Boot e um processador oficialmente suportado pela Microsoft.
Neste sentido, estas exigências mais apertadas têm condicionado a instalação do sistema nalgumas máquinas. Por exemplo, empresas como a Oracle já trabalham em drivers específicos para uma solução alternativa. Mas, para a Microsoft, a segurança do novo Windows 11 é uma prioridade.
Contudo, segundo a recente pesquisa intitulada "Windows 11 Readiness Audit" realizada pela Lansweeper, a maioria dos computadores profissionais não é compatível com o novo sistema operativo.
O estudo avaliou cerca de 30 milhões de máquinas de 60.000 empresas e apurou que a maioria das máquinas não tem os requisitos de sistema exigidos para a atualização do novo Windows.
Leia também: Se instalar o Windows 11 num PC não suportado pode perder a garantia
Por um lado, a maioria preenche o requisito de 4GB de RAM (91,05%), mas mais de metade (55,06%) não tem uma CPU da lista oficial de processadores suportados pela Microsoft e 19,26% das máquinas falha na verificação TPM 2.0.
O estudo analisou também separadamente a exigência do TPM 2.0. Os dados mostram que quase 20% das máquinas físicas e 5% dos servidores físicos falham na questão do TPM.
Caso não saiba se o seu PC pode ou não receber o novo sistema operativo da Microsoft, pode ficar a sabê-lo com a app Verificação do Estado de Funcionamento do PC da empresa de Redmond.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Lansweeper
Neste artigo: Microsoft, secure boot, TPM 2.0, Windows 11
Há muita máquina que fica de fora. De qualquer forma, as atualizações do Windows 10 são garantidas até 2025.
Muitas pessoas tiveram problemas com atualizações ranhosas cheias de bugs.
Eu fui um deles, o Windows 10 instalou uma atualização e nesse dia o windows começou a desligar sozinho devido a um erro (ecrã azul) error stop code etc etc.
Uma porcaria.
Windows 11 NUNCA irei ter.
A maioria dos telefones Android não são atualizados para a nova versão, ninguém quer saber, Windows faz o mesmo, bora boicotar a Microsoft e o SO..
Se ninguém quisesse saber não teríamos tido a evolução que tivemos nos ultimos anos com vários fabricantes a anunciar a 2 ou 3 atualizações do Android em alguns dos seus modelos. Repara tb que o suporte a novas versões do SO está dependente dos fabricantes no caso do Android, coisa que não acontece com o Windows. Claro que os fabricantes estão muito mais abertos a vender equipamentos novos do que a atualizar os atuais, com o impacto no ambiente que todos conhecemos.
Repara também que a evolução do Android e das suas aplicações tornam tb os equipamentos desatualizados muito mais rapidamente do que em PC.
Eu vou esperar pelo dia 5 de outubro em vez de entrar em stress, pois penso que a microsoft não vai virar costas aos seus clientes grandes.
Sabe que 11% dos computadores empresariais usam o Windows XP SP3? Se se incluir os multibancos (99% deles) um quinto dos computadores de empresas ainda usam o XP, pois não actualizaram o parque informático.
onde foi buscar esse numero?
Pense na quantidade de pc’s do governo e outras empresas que correm 7/10…
Que chatice, as empresas lá para 2025 terem de trocar de computadores, provavelmente a maioria até troca antes… se houver peças para os fazer (parece que anda por aí uma escassez de componentes).
O problema não é a escassez de peças para os fazerem mas sim a falta de liquidez para os comprar!! Nem todos têm a liquidez para comprar um computador!! Na maioria da PME’s comprar uns computadores é um autentico rombo nas contas (30% a 40%)!! Tendo em conta isto provavelmente elas iram virar-se para o Linux!!
Linux nao, numa empresa e preciso trabalhar a serio.
Windowxfx 11
Essas são as mesmas empresas que não vão a correr licenciar o w11, as que já têm licença enterprise são as empresas que não compram computadores, fazem aluguer de máquinas por 3/4 anos e depois no final desse período é só trocar, hoje em dia maioria das empresas prefere alugar tudo, PCs, impressoras e até servidores assim conseguem balancear esses custos como OPEX.
Além disso essas empresas há muito que têm PCs col TPM 2.0, aqui são 60 mil PCs e nenhum é incompatível.
Provavelmente não vão trocar de PC mas sim usar o serviço “remote PC” da Microsoft (pagam mais de 200 euros ano)!!
Os requisitos não só TPM 2.0 também são Secure BOOT e processador intel de 9ª geração (AMD equivalente) ou superior 🙁
Sempre que se lança um Windows vai existir problemas nos 6 primeiros meses!! Bem é por estas e por outras que acho que o Linux é melhor!!
As empresas que produzem circuitos integrados não usam Windows pois não existe software nesse SO!! Ao invés usam Linux que tem pelo menos 4 softwares para produzir circuitos integrados
O serviço de SO na cloud é mais para empresas de serviços, não será o caso da maioria.
Secure boot e cpu recente tudo tem, aqui por exemplo em 2018 renovamos o parque todo, em 2022 fazemos o mesmo, sem custos adicionais, o pessoal de Windows já tem a imagem do win11 preparada no MDT e o patching no SCCM, até junho de 2022 temos la 60k PCs todos com win11, é feito por país e por departamento de forma automática, transparente para o user.
Linux numa empresa? ROTFL não sabes mesmo do que estás a escrever…
Uma PME que queira usar Linux, tem um custo de 120000 euros anuais. Sabes fazer contas?
120000 euros anuais onde? Sabes devias informar-te!! Vai conhecer o Windowxfx 11!!
Aqui pagamos mais só em suporte RHEL anual.
Já a equipa Linux ganha o mesmo que as restantes equipas de sysadmin, temos é uma equipa 100% dedicada que também tem os seus custos. Isto só para servidores, pra workstations é impossível os custos de suporte crescem astronomicamente.
Pois, os pcs para um windows 10/11 custa mais que o ordenado de um empregado. Se são forretas com os empregados querendo apenas pagar o mínimo também irão manter os computadores e versões antigas.
Offtopic, Malta comprei um hp omen que me tem dado dores de cabeca no ecra e noto que o brilho é muito baixo em pretos e muito claro em brancos. Acham que devo devolver ou sera algo resolvido por software? Tenho todas as drivers instaladas. Obrigado. Espero que publiquem este comentario e nao fique em moderacao como sempre.
Tens a certeza que não tens o brilho variável ligado nas settings da gráfica?
“vari-bright” nas AMD, nas nvidia não sei o nome….
Não sei como são as coisas aí pelo mundo desenvolvido, mas aqui no mundo em desenvolvimento, tenho certeza de que o win11 vai ser o maior fiasco
Não te preocupes, eles já estão a preparar a versão windows 11 para os pobres
O Windows 7 ainda lideram nos computadores empresariais… o 10 aparece em 2 e o xp logo a seguir. Por isso, o 11 deve ir apanhar uma parte ali dos que tem o 10 e quem comprar equipamentos novos.
O computador principal da minha empresa (Microempresa) é uma Workstation da Lenovo, um ThinkStation P910 com uma configuração bem acima da média e devido ao TPM2.0 (só tem o TPM 1.2) não é elegível para o Windows 11.
A Microsoft que nos perdoe, mas não iremos mudar de equipamento só para termos o SO Win11… pois gastamos mais de 6.000,00€ (+/- 3 anos) por um bom equipamento, que fosse “Future-Proof” e que ainda o é… aliás, será ainda por muito tempo, garantidamente para além das actualizações oficiais para o Win10 (2025).
A MS altera o que tinha dito ser o seu último SO (Win10) e agora com o Win11 “obriga” as empresas a mudarem os seus computadores por via de tantas restrições para a actualização…
Da nossa parte ficaremos a aguardar por uma solução e só iremos mudar de computador quando o mesmo começar a ficar obsoleto ou as nossas necessidades assim o ditarem.
+1, em cheio.
Depois de ler o teu comentário a Microsoft poderá reconsiderar a estratégia. Fica tranquilo.
Pelo andar da carruagem vai muito pessoal abandonar a Microsoft, no meu caso em final de 2018 comprei um processador da Intel que ultrapassou os 500 Euros e agora vem a Microsoft com esta palhaçada a informar que não é compatível, isso é que era bom agora descartava este e ia já a correr comprar outro só para dizer que meu PC suporta o Windows 11.
Eu sou pobre mas não sou burro e não estou disposto a sustentar abutres como a Microsoft.
Isso é eles até oferecem o SO, mas por detrás invabilizam os PCs de o suportar levando o pessoal a suportar custos elevados para ele funcionar, ou seja dão a entender que há um monólogo entre eles e fabricantes para empurrar o pessoal a comprar componentes e novos computadores.
Uma máquina de 2015 (i5 4690k, de 4a geração) corre muito bem o Win11.
P.S.: sem TPM 2.0
A Microsoft matou o Windows Mobile que até tinha pernas para andar e talvez integrasse melhor com o W10, arrogância é abuso e é o que a microsoft está a fazer…
Para aqueles que não têm um computador compatível eis uma alternativa:
https://www.windowsfx.org/
Eu ainda tenho o windows phone (devo ser neste momento o único no mundo a usar este sistema…mas lá vai funcionando!). A Microsoft, é para mim, uma grande desilusão e não sei como não deixam de estar no patamar de cima! Porque é que os fabricantes não põe logo nos seus computadores o Linux e as escolas não o divulgam?
Porque a Microsoft lhes paga para não o porem e paga ao governo para que o Linux não entre no plano nacional escolar!! Se o Linux entra-se no plano a cota nacional do Windows ia cair em 20 a 40% 😛
Se já andava a pensar em comprar um Mac, agora tenho toda a certeza.
Windows 11 a burlar sistemas?? Não obrigado.
Dizer que os Android também não tem atualizações ao fim de algum tempo, eu tenho um portátil de 2008 que ainda corria o Windows 10 de modo razoável. Agora está com LInux MInt 20.2 completamente atualizado e é assim que vai ficar. Aos que tentam o Windows 11 com pcs antigos incompatíveis, boa sorte
Também não percebo porque é que agora todos, tipo baratas tontas, correm para outros sistemas. O Windows 10, de um momento para o outro, deixa de servir? É muito incompleto? Nada disso! Ainda hoje li que o W11 é muito parecido com o W10 e não se demarca muito dele!
tenho tido problemas no Windows 10 com atualizações, depois o windows dá problemas e encerra inesperadamente.
Coisas que não aconteciam no antigo Windows vista nem no windows 8.
A Microsoft para ganhar mais uns milhões $ lança sistemas operativos à pressa no mercado e depois vai corrigindo bugs e falhas de segurança nas “atualizações” que nós instalamos, e muitas vezes têm bugs
Com está brincadeira da Microsoft do tpm a Apple vai agradecer é que o Mac OS vai acabar por crescer cada vez mais agora com o seu chip novo muito mais eficiente do que um da Intel ou da amd
O ano passado a Administração Pública comprou portáteis HP para que os funcionários fossem trabalhar em teletrabalho e assim conseguir continuar a prestar serviços.
No entanto, e tendo a Microsoft já avisado há anos que o requisito mínimo deveria ser TPM 2.0 em máquinas novas, quem decidiu a compra dos portáteis comprou máquinas com TPM 1.2.
Bem, quando chegar 2025, e terminar o suporte do W10, resta à Administração Pública uma decisão: 1) obriga os funcionários a trabalhar com máquinas sem suporte ao SO: 2) paga à MS o alargamento do prazo do suporte (sim, é possível) ou compra máquinas novas.
Venha o diabo e escolha.