Lembra-se do CCleaner? A ferramenta do Windows já chegou à loja de apps da Microsoft
Apesar de todas as confusões que têm existido com o CCleaner, esta app continua a ser uma referência na Internet e em especial no Windows. Esta ferramenta tem agora uma novidade relevante.
Para aumentar ainda mais a sua presença, o CCleaner passou a estar disponível na loja de apps da Microsoft. Assim, parece que os problemas que a gigante do software encontrou no passado estão finalmente resolvidos.
O CCleaner é uma das mais conhecidas ferramentas para manter um PC com Windows limpo e sem ficheiros desnecessários. Com uma interface simples e direta, não se limita a eliminar os ficheiros desnecessários do sistema operativo e vai mais longe, olhando aos browsers e a outras áreas.
Esta app estava há muitos anos disponível na Internet e, para poder crescer ainda mais, ganhou agora uma nova casa. Passou a estar disponível na loja de apps da Microsoft, tendo assim acesso direto ao Windows e a outras funcionalidades.
Tudo o que encontramos na versão obtida diretamente do site do CCleaner está presente, com uma diferença óbvia. Esta versão está na loja de apps da Microsoft, o que garante que todas as atualizações são realizadas de forma direta e sem qualquer verificação dentro da app.
A Microsoft não tem deixado o CCleaner ter o seu espaço e já por várias vezes detetou problemas com a app. Em 2015 apresentou-a como sendo simplesmente desnecessária e, mais tarde, em 2020, acabou por marcá-la como sendo malware e não deixando que funcionasse no Windows.
Curiosamente, a chegada desta versão do CCleaner deverá colocar o fim ao problema que se vinha a agravar há alguns anos. A loja de apps da Microsoft estava já preenchida com várias versões desta app, mas nenhuma delas oficial e algumas a tentar oferecer ao utilizador mais do que realmente tem.
Assim, para instalar a nova versão oficial do CCleaner deverá começar por pesquisar por este nome, garantindo também que o seu criador é o Piriform. No site da Piriform, onde se esperava alguma informação, esta mudança ainda não está visível.
Este artigo tem mais de um ano
O ccleaner é uma daquelas apps que não devia ser sugerido. É como tomar um comprimido e ter efeitos secundários.
+1
+1
Pior é tomar comprimidos sem se estar doente. O que faz o ccleaner que nós não possamos fazer? Atualmente até o Windows tem bons mecanismos para o fazer!
enquanto o ppl usa isto vai haver sempre pc para serem formatados!
Engraçado que tenho 2 pc’s com ccleaner ue não são formatados há mais de 6 anos e funcionam muito bem sem qualquer entrave ou erro
Caro João
Partilho a sua opinião. Desde que apareceu o ccleaner que o uso em todos os computadores e, ao contrário do que atrás é dito, nunca tive nenhuma situação desastrosa em nenhuma máquina.
Porque é que este software é
assim tão mau e quais as alternativas?
Ficou mau quando foi adquirido pela Avast:
https://pplware.sapo.pt/informacao/avast-dona-ccleaner-compra-piriform/
https://pplware.sapo.pt/software/avast-recuou-removeu-ccleaner/
https://pplware.sapo.pt/software/ccleaner-nao-atualizar-versao/
BleachBit – Gratuito e Open Source
+1
Tudo dito.
Mais um aqui com o BleachBit, convém é saber o que se está a fazer para não fazer “có-có”. Relativamente ao registo do windows…ele que fique em paz. 🙂
As lojas de informática odeiam que os clientes usem o CClearner porque resolve muitos problemas de estabilidade, etc. 😉
Já uso há mais de 15 anos e continua excelente.
Avast? Fuja
Então e o Sensor de Armazenamento? Não faz mais ou menos o mesmo e já vem com o sistema Operativo?
O sistema Operativo não tem opção para procurar chaves de registo inválidas automaticamente…
Mas será que faz bem apagar as chaves de registo inválidas ou é melhor ficar quieto ?
Uma das ferramentas que nunca usei, aconselho a não usar, e nenhum dos meus clientes usa.
Sempre que encontro uma máquina com CCleaner e com problemas, formato e reinstalo.
Grande tecnico de informática LOL sim senhor deves ter os bolsos cheios ehehe
“Sempre que encontro uma máquina com CCleaner e com problemas, formato e reinstalo.”
Reinstalas o ccleaner? What…?
Se fores mesmo um bom IT guy, deixas tu as opções ativadas para poderem usar à vontade, em vez de limpar tudo.
Um bom técnico de informática não usa essas ferramentas.
CCleaner que dá problemas ao ponto de formatar um PC?!
A sério!
Sinceramente não entendo a aversão a este programa, mas cada um sabe de si.
É similar ao que hoje em dia se vê com os smartphones: aquele pessoal cheio de aplicações de “limpeza” e “antivirus” que na realidade pouco mais fazem do que enviar informação do utilizador a quem a desenvolveu, sendo essas aplicações o verdadeiro problema. É sintoma de quem instala sem pensar, ou saber muito bem aquilo que está a fazer e geralmente vem acompanhado com virus ou um sistema “desconfigurado”, exatamente pela mesma razão.
Quem sabe o que está a fazer não usa CCleaner. Quem não sabe, usa-o no PC e no smartphone há-de ter alguma variante do mesmo. É um bom placebo.
Eu uso o script que o Aurelio Baboo disponibilizou no seu site:
https://www.baboo.com.br/windows-10/conteudo-essencial-windows/script-que-substitui-o-ccleaner/
Dei-me ao trabalho de ir ver e, teoricamente (não fui analisar os scripts, não sei se tem malware ou não), não parece mal pensado.
Mas trata-se de mais uma solução “clicar num botão para fazer tudo” para quem não percebe muito da coisa. Vale o que vale.
O autor do script é MVP da Microsoft há vários anos e tem um conhecimento profundo do sistema operativo Windows, os vídeos que tenho visto no canal de youtube dele são excelentes fontes de informação séria e quando faço a sugestão tenho consciência que é confiável.
Clicar num botão e fazer tudo ou agendar enquanto tarefa do windows que automatiza o processo, não é apenas para quem não percebe muito da coisa, pelo contrário, é para quem percebe da coisa, porque quem não percebe, instala qualquer coisa
Parece ser uma boa alternativa 🙂
Ora aqui está, ainda que raro, um excelente comentário :
– Não apontou falhas, ou críticas à solução apresentada no post.
– Deixou uma alternativa, com um link direto.
Tomara que todos fossem assim…
Sem interesse, já usei bastante até dar problemas num smartphone, na altura Operadora disse que o problema estava nesta App, nunca mais usei zero problemas, agora se foi ou não…… uma situação é certa até à data estou satisfeito,
Pode ser que no Windows funcione de forma diferente 😉
Com cada comentário, já sou de IT há 20 anos e uso o Ccleaner desde que apareceu, sempre foi útil, e nunca fez mal nenhum a nenhum pc, pelo contrário, basta saber escolher as opções, acaba por ser um atalho para o que levaria muito mais a fazer manualmente.
Além de que a limpeza das chaves de registo sempre fiz em centenas de máquinas sem nenhum problema. Mas sim ultimamente ficaram mais bloatware, coisa que se pode optar por não instalar.
Uso apenas como limpador de arquivos, em conjunto com a ferramenta do Windows.
Nunca tive problemas.
Gosto sempre de ler quando um viciado em X se vira para um viciado em Y e lhe diz: só os malucos e os ignorantes é que usam Y.
Tive no tele uns tempos. Aquilo demora séculos para limpar o lixo no móvel, e já perto de chegar ao fim, zás, tenho de reiniciar a busca.
Não vale a pena ocupar a memória do telemóvel ou computador com estes programas, se nós, utilizadores, podemos fazer limpeza manual.
O unico que me inspira confiança e faz um bom trabalho é o Privazer: http://www.privazer.com
Gosto muito deste e acho muito bom Glary Utilities 5
O CCleaner continua excelente após 18 anos de existência do programa.
Desde a compra pela avast ficou uma bosta
Cleanmgr chega
Ccleaner não e o problema, o problema e de quem o usa.
Pessoalmente uso o Wise registry cleaner.