Cuidado com os falsos instaladores do Windows 11! É apenas malware mascarado
O Windows 11 suscitou um grande interesse aos utilizadores. Cedo se percebeu que muitas pessoas queriam instalar e experimentar o novo sistema da Microsoft. A promessa de grandes novidades levou a uma procura pelo instalador. A empresa disponibilizou o novo software mas dentro das regras, como é o normal no download do Windows.
A verdade é que muitos são seguem as recomendações e procuram instaladores alternativos. O resultado, agora visível, é que estes não são mais que malware disfarçado.
Instalador do Windows 11 pode não ser mais que malware disfarçado
A adesão e todo o interesse que o Windows 11 tem gerado, tornam-no um alvo muito apetecível para quem se dedica a espalhar malware. O alvo não é o sistema da Microsoft, mas sim os utilizadores que procuram ter acesso a este novo sistema.
Mesmo com toda a facilidade que a Microsoft colocou neste processo, muitos continuam a procurar alternativas na Internet. Naturalmente que estas fontes não seguras e podem potenciar a disseminação de malware, que depois traz os problemas.
É precisamente isso que está agora a acontecer, pelo que é revelado. Muitos dos (supostos) instaladores que podem ser encontrados na Internet não o são, na verdade. Prometem o ISO do Windows 11 e até um ativador, mas escondem outros perigos.
Malware que rouba passwords do utilizador
O comportamento normal é que ao fazer o que parecer ser a instalação do Windows 11, está a descarregar e a correr um segundo instalador, que trata de todo o processo de colocar malware, adware e software para roubar as passwords do utilizador.
Na maioria dos casos, estes instaladores secundários pedem autorização aos utilizadores para instalarem todo o software considerado malicioso. Até apresentam descrições detalhadas mas que aparentemente todos ignoram, avançando para o problema.
A Microsoft tornou muito simples aceder ao Windows 11, ainda que através do Programa Insiders. Todo o processo é fácil de seguir e rapidamente o Windows 11 fica acessível em (quase) qualquer PC, quer numa instalação limpa, quer numa simples atualização de uma versão anterior.
Este artigo tem mais de um ano
O mal foi os requisitos “falsos” que colocaram para poder correr o Windows 11. O secure boot não é para já , impeditivo nem tpm nem família acima da 8 da Intel.
Abc
Isso é normal… o anúncio foi feito com a versão 1173.
Olhando para o Windows 10, a versão disponibilizada, 9 meses depois, foi a 633380901118. Bem longe das primeiras versões disponibilizadas (mesmo assim ainda passou mais ano e meio até que surgiu a versão base que ainda hoje faz parte das instalações do 10).
Há que não ter pressa. Quando chegar a altura que seja possível instalar as versões, logo se conhecem os requisitos.
(A PRO irá obrigar a ter o secure boot e TPM (ainda sem saber se o 1.2 ou o 2). A Home não deve precisar do TPM mas, precisa do secureboot.)
Secure boot implica TPM
Abc
Registei-me Programa Insiders, mas nao fiz qualquer pedido atualizaçao ja que tinha aviso meu pc nao tinha requisitos minimos ,no entanto no dia seguinte pc pede para atualizar, reiniciei,quando reparo tinha windows 11 pro instalado ,podia ter voltado para 10,mas como nao tenho tido problemas ,continuo.
pc I5-7500
com tpm 2 e secure boot ativado.
Muitas pessoas para instalarem o windows 11 vao ter de mudar de pc, penso eu de quê.
Opções:
1 – Mudam de pc
2 – Mantêm tudo como está
3 – Fazem como eu fiz mandam a Microg@itas e seu OS para o bilhar grande. Mudam de OS mas como sabemos que quem tem Windows é preguiçoso e não gosta de puxar pelos neurónios. Até agora só puxei 3 vezes por eles devido a uma aplicação que não estava a gravar um DVD Linux OS (Mint 20.2).