Primeiras apps do Project Centennial chegaram à Windows Store
Desde que o Windows 10 chegou que a Microsoft quer alimentar a sua loja de aplicações com o máximo de ofertas possíveis. Para isso criou vários "conversores" de aplicações de outros sistemas.
Depois de mostrar a versão para Android e para iOS chegou a vez das aplicações de 32 bits. O Project Centennial está a caminhar e as primeiras aplicações convertidas chegaram à loja de aplicações do Windows.
Depois de problemas com a versão dedicada ao Android e os, aparentemente, bem sucedidos testes com a versão para iOS, chega a vez das aplicações mais antigas do Windows serem também convertidas.
Esses trabalhos estão já bastante avançados, tendo sido lançada uma versão da ferramenta de conversão do Project Centennial, para que os programadores a pudessem testar e confirmar do seu correcto funcionamento.
Para já são apenas 4 as aplicações disponíveis, todas da Microsoft:
- Wordpad na Windows Store
- XPS Viewer na Windows Store
- Microsoft Character Map na Windows Store
- Windows Fax and Scan na Windows Store
Apesar de estarem já na loja de aplicações do Windows, estas apenas vão poder ser instaladas quando chegar a Actualização de Aniversário do Windows 10 ou mais cedo, no caso dos utilizadores que sejam Insiders.
Há ainda a sua limitação de utilização nos PC, não estando (ainda) disponíveis para o Windows 10 Mobile, graças à sua arquitectura.
O trabalho de abrir a porta a novas aplicações para o Windows está em curso. Os programadores só precisam de converter as suas aplicações e disponibilizá-las na loja do Windows. Será assim que o Windows, em todas as suas plataformas, vai crescer e oferecer aos utilizadores as aplicações necessárias.
Este artigo tem mais de um ano
E logo aplicações bem úteis…
É normal que comessem pelas mais simples…
Muito bom. Assim cada vez que precisar de formatar o pc é só ir à loja e reinstalar as aplicações.
Na minha opinião este é um dos projectos da Microsoft que tem tudo para ser bem sucedido. É um mais valia para os utilizadores domésticos poderem instalar todo o software de que necessitam através da loja. Ganha-se em facilidade/comodidade e em segurança. Outra grande vantagem é a convergência das diferentes plataformas da Microsoft. O Windows 10 veio possibilitar que as pessoas tenham a mesma experiência de utilização em diferentes dispositivos. As coisas estão no mesmo sítio, comportam-se e configuram-se da mesma maneira. Quanto à possibilidade de se ter as aplicações desktop no telemóvel é uma boa alfinetada para aqueles que dizem que a loja do Windows não tem aplicações e que o Android é muito bom. Por mim até pode ter montes de vezes mais, se forem fracas como é a maioria não serve de nada ter muita coisa. Antes poucas e boas do que muitas e fracas.
não dá para ter estas aplicações no telemóvel.
Falta aí um ‘ainda’
esse “ainda” só acontecerá se a ferramenta de conversão da Microsoft ou o UWP sofrer mudanças muito significativas, para suportar todas as APIs Win32 dessas aplicações. A isso se somará muito provavelmente o problema de código dependente de processador x86 e o interface gráfico ser para desktop clássico. Quem estiver à espera de ter essas aplicações convertidas a correr no Windows 10 Mobile é melhor esperar sentado.
Como converter com essa ferramenta Project? Link.
https://msdn.microsoft.com/pt-br/windows/uwp/porting/desktop-to-uwp-run-desktop-app-converter
Espero que este projeto seja bem sucedido. O Windows 10 é fantástico! esteticamente muito bonito e é incrivelmente fluido no portátil do meu namorado com Intel Atom F3735F a 1.33GHz e 2GB de ram.
A aplicação do Facebook que chegou há um par de dias está mesmo muito bem feita e já se encontram outras apps na loja Windows de muita qualidade, como o mTalk (bem melhor que o Tapatalk), o Perfect Tube, etc.
A loja Windows está a crescer e a cada dia aparecem aplicações bastante interessantes.
A app do Facebook não consegue competir com a versão Web.
Já agora, que estamos a falar de conversão de aplicações tem esta app na loja do windows que consegue converter a extensão .apk de um desktop windows para qualquer dispositivo android, a desvantagem é que está limitada a 100mb por cada ficheiro:
http://apk2mobile.com/
https://www.microsoft.com/es-es/store/apps/apk2mobile/9nblggh5kn7x
Ca para mim a Microsoft quer ver o mar a arder…
Se isto for a frente (bem sucedido) vai também abrir portas a pirataria programas como lucky patcher no android podem tornar se reais no Windows phone,
com conhecimentos, criatividade e a app da Microsoft será uma questão de tempo
A Microsoft a cavar o próprio buraco :p
Sim porque já não existe pirataria no windows, nem outros sistemas com store
Sim porque ate há ENORMES casos de pirataria no Windows phone
Eu bem digo que o WindowsPhone é um iPhone low-cost. Basta ver a app do Instagram e o quão bem funciona (ok, tem uns bugs aqui e ali), só falta mesmo implementar as restantes