Antes de todos os outros! O Windows 95 teve separadores no explorador de ficheiros
Os separadores no Windows são para muitos algo recente e que a Microsoft testou nos últimos anos. Estes estiveram já para surgir antes, mas essa surpresa ficou guardada para a mais recente atualização do Windows 11.
A verdade é que os separadores já tinham estado antes no Windows. Estes estiveram em testes numa das primeiras versões do sistema da Microsoft, mas acabaram por não ser lançados e assim tornados acessíveis a todos. Saiba o que aconteceu e onde os separadores surgiram primeiro.
Quem teve os separadores primeiro?
Há muito que os separadores eram pedidos no Windows, em especial para o explorador de ficheiros e outras áreas deste sistema. No primeiro caso, este extra permite um controlo maior dos ficheiros e como estes são movidos dentro do sistema da Microsoft.
As primeiras versões foram testadas e avaliadas no Windows 10, ainda no programa Insiders, mas acabaram por não ser lançados. A Microsoft não revelou a razão, mas adiou para a versão 22H2 do Windows 11 para o tornar uma realidade.
O Windows 95 foi o primeiro de todos
O que foi agora revelado é que os separadores no explorador de ficheiros chegaram muito antes destas versões mais recentes e que todos conhecem. Ainda no Windows 95 estes estiveram presentes pela primeira vez no sistema da Microsoft.
O conceito e a forma eram muito similares, mas adaptados à realidade das janelas que este sistema tinha presente. Também neste caso, e muito antes de todos, a Microsoft acabou também por não revelar as razões por que acabou por abandonar os separadores no Windows 95.
Microsoft trouxe ao explorador deste sistema
Agora, e muitos anos depois, a Microsoft tem finalmente os separadores no explorador de ficheiros. Estes chegaram primeiro no Internet Explorer, mas demorou muito tempo até que estes estivessem acessíveis a todos neste novo cenário.
Fica assim claro que a Microsoft já tinha esta ideia há muitos anos e que esteve muito perto de a concretizar. Os separadores são agora uma utilidade do Windows 11, mas já muitos antes, no Windows 95 estiveram perto de se tornar uma realidade.
Este artigo tem mais de um ano
A microsoft desde sempre inova e depois regride.
Acontece com todos os produtos que lança: windows phone, windows ce, tablets…
Verdade… sempre, custou-me ver o WM10
Em falar em windows phone: agora com o windows 11 a puder instalar apps android, acho que faria sentido voltar, uma vez que poderiamos instalar qualquer app android, com a mais valia (se fosse bem feito) da integração com o desktop e afins.
Mais uma vez, como na altura, tem potencial, mas tem que ser bem executado, pra não falar que sempre é uma alternativa ao que temos (android vs ios)
Não é, o Windows Phone é terrivel, o sistema é feio para caraças. Eu tive com um nas mãos e sinceramente acho horrivel o estilo slider.
Não trocava o meu android por um Windows Phone mesmo que tenha mais e boas caracteristicas, já para não falar que a App da Camara era miserável e o Windows Store era pessimo!
Iria ter sucesso? Duvido, talvez margem minima.. Conheci pouca ou nenhuma gente com Windows Phone na altura. Foram bem poucos ou nenhuns.
não coneceste gente com windows fone pelo motivo que tmb referiste acima. falta de apps que android e ios tinham. muita falta de compatibilidade com sistemas externos. mas o sistema em si era muito bom mesmo. bastava ter acesso ás mesmas apps e acredito que a historia teria sido bem diferente
E falta de telemóveis com essa escolha nas lojas
Eu tive enquanto pude e em vários equipamentos. De longe o melhor sistema móvel, mas chegou tarde ao mercado. A primeira versão era feia, mas depois ficou muito mais aprimorado e de feio tinha muito pouco.
Visto por aí o até o windows 3.1 tinha para ir mais longe até o MS DOS tinha separadores.
O MS DOS tinha ?
Infelizmente acontece em produções boas, um passo em frente, dois para trás..
Que saudades do Windows 10 mobile
A Microsoft á volta de si propria. diz não faz, faz mas não diz…. o que é novo já existia etc….. A Microsoft
No Windows 95 é mais fácil de entender, uma vez que ia consumir muitos recursos no sistema, que não eram tão acessíveis na época.
Ai tinha?!
Tem graça!!! Nos anos todos em que trabalhei no 95 nunca lá vi nada disto!!!
…
Ah, espera. Nos intervalos das letras afinal diz que isto nunca saiu das versões de testes!!!
Por esta ordem de ideias eu devo ser o gajo que apareceu com os sistemas operativos baseados em web, uma vez que apareci com uma ideia semelhante ao ChromeOS muitos anos antes do próprio Chrome… Só nunca saiu da minha ideia!!! Ah ah ah ah ah.