Bloco de Notas do Windows 11 já consegue gerar texto graças à IA da Microsoft
Tendo sido uma das primeiras empresas a abraçar a IA, a Microsoft tem conseguido integrar esta oferta nos seus produtos e no Windows 11. A mais recente veio agora para o Notepad, que graças à IA já consegue gerar texto para os utilizadores desta ferramenta da Microsoft.
Bloco de Notas já consegue gerar texto
O Bloco de Notas da Microsoft é uma das ferramentas mais básicas que se encontra no Windows. Somente um ecrã em branco básico para escrever. Mas, como em tudo o que faz atualmente, a Microsoft decidiu trazer um pouco de IA no Bloco de Notas. A nova funcionalidade do Bloco de Notas chama-se “Escrever” e faz parte de uma atualização do Windows 11 que é atualmente testada pelo Windows Insiders.
Como o nome indica, o “Escrever” (Write) faz com que o Bloco de Notas escreva e edite. Pode enviar um pedido, e ele redigirá um texto, ou reescreverá algo que já tenha elaborado em algo mais refinado ou de tamanho ou tom diferente. Basta clicar com o botão direito do rato num documento, clicar em Gravar e o Windows Copilot irá apresentar uma caixa de aviso.
A funcionalidade baseia-se noutras ferramentas de IA que o Bloco de Notas adicionou no ano passado. Existe a ferramenta Resumir e a ferramenta Reescrever para permitir ajustar o tom ou a estrutura do texto. Na verdade, “Escrever” é o mais importante. Transforma o Bloco de Notas de um ecrã passivo em algo um pouco mais ativo e incentiva as pessoas a colaborar com uma das muitas interfaces de IA da Microsoft.
Tudo graças à IA da Microsoft no Windows 11
O Bloco de Notas não é a única melhoria de IA adicionada às aplicações clássicas da Microsoft como já revelámos. A Microsoft tem tentado trazer novidades e novas capacidades ao Windows 11 e às suas principais apps, criadas e mantidas pela Microsoft.
O Paint receberá um gerador de autocolantes de IA que transforma texto em imagens e uma ferramenta de seleção de objetos que utiliza IA para descobrir o que é primeiro plano e o que é fundo. Entretanto, a ferramenta de recorte da Microsoft pode agora cortar e redimensionar automaticamente as capturas de ecrã com base no que pensa que está a tentar destacar.
Mas esta magia da IA não é totalmente gratuita. Para utilizar as novas funcionalidades do Bloco de Notas e do Paint, o acesso ter de ser feito com uma conta Microsoft e executar o Windows 11 num dos novos PCs Copilot Plus da Microsoft. Existe também um sistema de créditos em vigor, o que significa que as ferramentas de IA serão medidas, embora a Microsoft ainda não tenha anunciado quanto custará.
Alguém que seja Insider e já tenha testado sabe se existe para português de Portugal, ou é tal como a Apple e é só para alguns idiomas?
https://support.microsoft.com/pt-pt/windows/melhorar-a-sua-escrita-com-ia-no-bloco-de-notas-4088b954-c97b-46dc-813f-959be01746d5
Thanks!
Good Guy Microsoft, que lança features de IA para todas as línguas. Apple, coloca aqui os olhos pff.
Bem sei que no caso da Microsoft usa serviços externos ao SO para estas coisas da IA, ao contrário da Apple que é tudo offline.
No entanto, a utilidade está lá, basta ter esta versão do Windows 11 e um PC qualquer que corra o Win11.
Apple coloca aqui os olhos, era coisa destas que vocês deveriam fazer, juntamente ao que vocês já têm. Ficávamos todos a ganhar.
Uma bela shit. O bloco de notas é daquelas aplicações que deviam ser deixadas o mais simples possível, apenas um bloco de notas. Esta mania de enfiarem a IA em todo o lado já chateia
+1
E funcionam sem net ? Ou mandam os dados todos do notepad e paint para analisarem (e copiarem) em servidores deles.
Aqui há sempre alguém a protestar!
É preciso ter a subscrição do Office 360. Enfim!
Notepad, Mspaint, Media Player e snip devem ser sempre minimalistas (tambem ocupam pouco espaco). Qualquer extra inovador deveria ser usada como outra aplicacao.