Ainda é residual, mas o Windows 11 começa a assumir a posição para dominar o mercado
O Windows 11 foi lançado há muito pouco tempo e ainda tem um número de utilizadores bastante reduzido, mas as promessas são enormes. Além de novas funcionalidades, a Microsoft tem uma nova imagem para oferecer.
Espera-se que seja apresentado ao público ainda durante 2021, abrindo assim a porta a uma utilização muito mais alargada.
Windows 11 já tem número de utilizadores relevante
A Microsoft tem o domínio do mercado no que toca aos sistemas operativos de desktop. Ao longo dos anos assegurou esta posição introduzindo constantes melhoramentos, o que manteve sempre bem longe toda a sua concorrência mais direta.
Assim, mesmo sendo ainda um sistema muito jovem, o Windows 11 já tem presença nas estatísticas de utilização. Os dados mais recentes da AdDuplex mostram que a nova versão do Windows já conta com 0,9% da quota de mercado.
Para comparar, porque falamos de versões Insiders, a versão de teste do Windows 10 está muito longe do valor do sistema mais recente. Esta versão, presumivelmente a 21H2, tem apenas 0,2%, mas a Microsoft limita o acesso a esta versão de avaliação.
No campo das versões estáveis, a que mais domina no universo Windows não é a mais recente. Falamos da 20H2, lançada no final de 2020 e que tem já 36,3%. A segunda posição é sim ocupada pela versão mais recente, a 21H1, que 26,6%.
Outros dados que a AdDuplex revelou mostram a velocidade de adoção das diferentes versões do sistema da Microsoft. O que mais se destaca é a versão 1803, numa altura em que a Microsoft forçava as atualizações. A seguinte, a 1890, mostrou-se um desastre e acabou a apagar ficheiros dos utilizadores. Rapidamente foi removida.
A informação apresentada tem como base a avaliação de 60 mil computadores e foi recolhida no dia 26 de julho. Mostra uma realidade do Windows que se esperava, mas que revela que o Windows 11 deverá conseguir passar o seu antecessor e garantir o topo da tabela de sistemas.
Este artigo tem mais de um ano
Sim, continuem a manter o TPM 2.0 em vez do 1.2 e vão ver…
E já agora mantenham também DirectX 12 e WDDM2…
Qual o problema com o firmware TPM 2.0 quando comparado com o 1.2??? Apenas vejo vantagens sobre a segurança do sistema operativo. E sim, a comunicação oficial da Microsoft refere a compatibilidade com o “firmware TPM 2.0” que já está incorporado em quase todos os processadores mais recentes (ultimos 5 anos), até nos Celeron e Pentium, sem necessidade de ter de comprar um chip adicional de segurança. Apenas necessita de ser ativado na BIOS.
https://docs.microsoft.com/en-us/windows/compatibility/windows-11/
“Apenas necessita de ser ativado na BIOS….”
…se a board for compatível.
Portanto a resposta ao “Qual o problema com o firmware TPM 2.0 quando comparado com o 1.2???” é que grande percentagem das pessoas não tem boards compatíveis com o 2.0.
As primeiras versões (OEM) serão disponibilizadas para computadores produzidos desde Março deste ano. Devem estar à venda daqui a 2 meses. Esses até já devem ter o TPM3.1 instalado.
Para os outros, será como o 10… a microsoft irá descer as especificações, para a versão HOME, que a PRO vai exigir securebot e TPM2.0 como mínimos, conforme os vão testando e preparando para o mercado geral.
se eles retirassem a porra do TPM faziam melhor figura
Pior ainda é o processador. Só aceitam versões muito recentes. Se não houvesse essa restrição estaria a testar já o 11 mas como se armaram em parvos com essas restrições não vou experimentar para depois ter que arriscar a ter que voltar ao 10
se o windows não evoluir, morre.
para ser moderno, seguro e rápido precisa de um excelente hardware.
Como se pode fazer para passar do 10 para o 11?
Espere que exista uma versão para o seu computador. Ainda vai demorar.
Estas versões Alpha ainda precisam de 6 meses de testes e triliões de milhões de versões antes de começarem a ser disponibilizadas. A versão Delta (prevista para Setembro) será a primeira disponível mas, só por OEM e para computadores produzidos depois de 2 de Março de 2021. Depois isso, então vão começar a surgir versões para outros computadores e com outros requisitos. Se tem o Windows10 lá para Março de 2022, deve receber um aviso que existe uma actualização, gratuita, para instalar o windows 11 na sua máquina.
LOL
És bom para vender banha de cobra com tanta informação falsa!!!
Oficialmente, neste momento apenas quem está no programa beta (Windows Insider) é que pode testar.
soma 1
Outra vez…. raio de contratos da Microsoft, deixem o Win 10 solidificar, ainda agora as empresas trocaram….
O Win10 foi o Windows mais tempo no mercado sem haver sucessor. As pessoas e empresas é que demoram muito tempo a mudar. Há duas semana estive nas finanças, e usavam windows 7, que foi apresentado há 12 anos.
Se funciona para eles, não vejo problema. Mudarão de certeza quando o novo tiver algo que lhes faça falta ou ajude a fazer o trabalho.
Tal como por exemplo o CD substituiu a cassete, aos poucos as pessoas viram que o CD guardava mais musica e com melhor qualidade e foram mudando, lentamente, até que o CD ganhou.
Nem todas as versões seguintes ganharam, ganham as que melhor satisfazem o cliente.
Não há problema nenhum, Portugal é só dos países da Europa com mais problemas de segurança online e muito por culpa de sistemas obsoletos. Comparar CDS e cassetes com sistemas operativos é um pouco redutor. Até porque a cassete continuou muito tempo por causa do formato do walkman, e porque era muito mais fácil fazer pirataria, qualidade era muito pior e as fitas davam problemas. No Windows estamos a falar de segurança e atualizações. Depois vão aos serviços públicos e admiram-se porque os serviços funcionam mal….
Por mim, o Windows 10 vai até 2025, data em que segundo julgo, termina o apoio da MS. Depois então, venha o Windows 11, mais estavel e sem os erros inevitáveis de um sistema novo. E para uma maquina com TPM 2.0, para tudo correr OK
Nessa altura já deve estar a sair o Windows 12.
ainda estou no Windows 10 (1903) e com os updates desactivados … para quê os updates se está tudo a funcionar bem !!! é uma boa politica … está bem, não mexe !!!
Porque instalar updates de seguranca?
Porque deixar a porta de casa aberta?
Idem …
Essa é a desculpa de sempre, mas isso nem sempre se aplica.
Qual é o contexto dele? será que na sua utilização consegue ser explorado através das falhas de segurança?
Normalmente a preocupação é maior nas empresas, no computador pessoal a probabilidade de ser atacado é muito menor, por isso concordo com ele.
Também já estou cansado de trocas de SO, por mim continuava com este pelo menos mais 5 anos.
@Miguel,
Realmente é uma chatisse os updates de seguranca e afins, também estou farto das trocas de SO e dos updates constantes que trazem novas funcionalidades e melhoram a performance do meu pc…
Por isso é que ainda hoje, uso Windows 95, ao fim de 26 anos ainda continua a funcionar na perfeicao… lá para 2025 quando fizer 30 anos, logo vejo se vale a pena ou nao trocar para Windows 98.
Olha…
estás mais avancado que eu…eu acabei agora mesmo de descobrir o Windows NT 4.0…pah, é baril! Dá pra usar o rato…não sabia para que isso servia…usava o MS-DOS, agora o NT 4.0 foi um salto de gigante!
Se funciona para ti e tens o que precisas não vejo porque não.
No entanto desconfio que ainda uses as mesmas aplicações e não necessites de algo novo.
Por exemplo, os Browsers já não actualizam e muito provavelmente não podes usá-los.
No entanto tenho um PC com XP cá por casa, para o que ele faz, não posso passar para o SO seguinte, é estranho, eu sei… Mas cada utilizador tem as suas necessidades e as suas vulnerabilidades.
Estava a brincar, né…para isso, há opções como o ChromeOS que nos dias de hoje já está muito bom! E se formos a ver, a grande maioria das coisas que fazemos no computador são “no browser”
LarilasOS sei que é chocante, mas cada utilizador usa o PC de forma diferente, por isso, têm necessidades diferentes.
@pedro,
Boa forma de ver as coisas…
Há uns anos veio a noticia que as fechaduras que usava na minha casa eram fáceis de serem abertas por larapios usando um simples clip, o que decidi fazer?
Trocar as fechaduras?Nah, se abrem e fecham tao bem, porque razao haveria de as trocar?
Afinal de contas os 10 milhoes que tenho em notas de 5Euros no meu hall de entrada nunca foram roubados nem nunca tive problemas.
Resta saber se algumas pessoas tem dinheiro para trocar as fechaduras lol
Tanta gente preocupada com um sistema operativo que está em versões Alpha… a primeira versão “estável” está prevista para começar a ser instalada em computadores produzidos depois de Março de 2021. Computadores novos, vendidos lá para o início de Outubro, já terão o Windows 11. Para os outros, é como o 10. Só lá para Setembro de 2022, é que surgirão versões estáveis que são compatíveis com os computares produzidos antes de Março de 2021. Que diacho, 98,9% dos utilizadores nem sabe usar 10% do sistema operativo, e querem experimentar versões Alpha… um pouco mais de conhecimento ajuda.
Huh Alpha são para internals da MS, neste momento está na insider dev ring que é acessível ao comum dos mortais e com uma estabilidade muito impressionante que até parece que é um Windows 10 com uma nova UI apenas. Mas também esta instalado num Microsoft Surface Laptop 3 de 2020 olha que bom. 🙂
Por favor… se é para falar besteiras sem experiência ou fundamento, fique no silencio…
Conhecendo os salários dos portugueses e sabendo como funcionam as empresas e a administração pública, desejo boa sorte para o win11 com TPM.
O que é o TPM?
Tensão Pré-Menstrual
“A Microsoft tem o domínio do mercado no que toca aos sistemas operativos de desktop. Ao longo dos anos assegurou esta posição introduzindo constantes melhoramentos, o que manteve sempre bem longe toda a sua concorrência mais direta.”
Isto está incompleto!! O certo seria:
A Microsoft tem o domínio do mercado no que toca aos sistemas operativos de desktop. Ao longo dos anos assegurou esta posição introduzindo constantes melhoramentos (alguns obtidos de outros sistemas operativos), o que manteve sempre bem longe toda a sua concorrência mais direta.
Boa sorte com o W11!! Eu fico com o Mint 20.2 😉
Segundo sei este novo sistema operativo,o Windows 11,só vem para ficar uns anos.Eles na Microsoft já estão a pensar no sucessor.Li isto no Twitter.Por isso mais vale esperar mais um tempo e manter o Windows 10(no meu caso,estou a falar pessoalmente),pelo menos mais uns anos e aí sim comprar um novo PC Desktop.Se,de facto,o Windows 10 tem suporte até ao ano de 2025,qual é a pressa ?? 😐
E se calhar daqui a uns anos se vier a comprar um novo PC Desktop quem me diz a mim que já não estará para sair o sucessor do Windows 11 ?? Muito provavelmente o Windows 12 ?? A ver vamos,obviamente.
Eu não me importo de testar e começar já a usar.
Tenho o W11 há semanas a correr em ambiente empresarial/produção e com tudo a correr sem grandes stresses. Instalações normais, VM’s, etc. Acautelo-me da maneira que sempre fiz: pontos de restauro importantes e backups
Para já só notei uns bugzitos no Explorer que fecha quando seleciono ficheiros zip’s. um mal menor pq uso 7zip e RAR e uso o Opus Directory paralelamente.
A máquina é recente; por isso é sempre a bombar… até já fez updates automáticos
Quanto a versões… (já há de tudo) com TPM, sem TPM… só com as melhores releases de confiança. Não há bicharada porque a cozedura é a ferver sem perder a vitamina.