Quantcast
PplWare Mobile

Ainda é residual, mas o Windows 11 começa a assumir a posição para dominar o mercado

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Luis says:

    Sim, continuem a manter o TPM 2.0 em vez do 1.2 e vão ver…
    E já agora mantenham também DirectX 12 e WDDM2…

    • José Fontes says:

      Qual o problema com o firmware TPM 2.0 quando comparado com o 1.2??? Apenas vejo vantagens sobre a segurança do sistema operativo. E sim, a comunicação oficial da Microsoft refere a compatibilidade com o “firmware TPM 2.0” que já está incorporado em quase todos os processadores mais recentes (ultimos 5 anos), até nos Celeron e Pentium, sem necessidade de ter de comprar um chip adicional de segurança. Apenas necessita de ser ativado na BIOS.
      https://docs.microsoft.com/en-us/windows/compatibility/windows-11/

      • Ya says:

        “Apenas necessita de ser ativado na BIOS….”
        …se a board for compatível.
        Portanto a resposta ao “Qual o problema com o firmware TPM 2.0 quando comparado com o 1.2???” é que grande percentagem das pessoas não tem boards compatíveis com o 2.0.

    • Manuel da Costa says:

      As primeiras versões (OEM) serão disponibilizadas para computadores produzidos desde Março deste ano. Devem estar à venda daqui a 2 meses. Esses até já devem ter o TPM3.1 instalado.
      Para os outros, será como o 10… a microsoft irá descer as especificações, para a versão HOME, que a PRO vai exigir securebot e TPM2.0 como mínimos, conforme os vão testando e preparando para o mercado geral.

    • TiGaSPT says:

      se eles retirassem a porra do TPM faziam melhor figura

    • eachtime says:

      Pior ainda é o processador. Só aceitam versões muito recentes. Se não houvesse essa restrição estaria a testar já o 11 mas como se armaram em parvos com essas restrições não vou experimentar para depois ter que arriscar a ter que voltar ao 10

    • iFernando says:

      se o windows não evoluir, morre.
      para ser moderno, seguro e rápido precisa de um excelente hardware.

  2. jpereira says:

    Como se pode fazer para passar do 10 para o 11?

    • Manuel da Costa says:

      Espere que exista uma versão para o seu computador. Ainda vai demorar.
      Estas versões Alpha ainda precisam de 6 meses de testes e triliões de milhões de versões antes de começarem a ser disponibilizadas. A versão Delta (prevista para Setembro) será a primeira disponível mas, só por OEM e para computadores produzidos depois de 2 de Março de 2021. Depois isso, então vão começar a surgir versões para outros computadores e com outros requisitos. Se tem o Windows10 lá para Março de 2022, deve receber um aviso que existe uma actualização, gratuita, para instalar o windows 11 na sua máquina.

    • Celso R says:

      Oficialmente, neste momento apenas quem está no programa beta (Windows Insider) é que pode testar.

  3. Miguel says:

    Outra vez…. raio de contratos da Microsoft, deixem o Win 10 solidificar, ainda agora as empresas trocaram….

    • Miguel A. says:

      O Win10 foi o Windows mais tempo no mercado sem haver sucessor. As pessoas e empresas é que demoram muito tempo a mudar. Há duas semana estive nas finanças, e usavam windows 7, que foi apresentado há 12 anos.

      • Miguel says:

        Se funciona para eles, não vejo problema. Mudarão de certeza quando o novo tiver algo que lhes faça falta ou ajude a fazer o trabalho.

        Tal como por exemplo o CD substituiu a cassete, aos poucos as pessoas viram que o CD guardava mais musica e com melhor qualidade e foram mudando, lentamente, até que o CD ganhou.
        Nem todas as versões seguintes ganharam, ganham as que melhor satisfazem o cliente.

        • Miguel A. says:

          Não há problema nenhum, Portugal é só dos países da Europa com mais problemas de segurança online e muito por culpa de sistemas obsoletos. Comparar CDS e cassetes com sistemas operativos é um pouco redutor. Até porque a cassete continuou muito tempo por causa do formato do walkman, e porque era muito mais fácil fazer pirataria, qualidade era muito pior e as fitas davam problemas. No Windows estamos a falar de segurança e atualizações. Depois vão aos serviços públicos e admiram-se porque os serviços funcionam mal….

  4. Digo Eu says:

    Por mim, o Windows 10 vai até 2025, data em que segundo julgo, termina o apoio da MS. Depois então, venha o Windows 11, mais estavel e sem os erros inevitáveis de um sistema novo. E para uma maquina com TPM 2.0, para tudo correr OK

  5. pedro says:

    ainda estou no Windows 10 (1903) e com os updates desactivados … para quê os updates se está tudo a funcionar bem !!! é uma boa politica … está bem, não mexe !!!

    • Naopossodizer says:

      Porque instalar updates de seguranca?
      Porque deixar a porta de casa aberta?

      • Miguel says:

        Essa é a desculpa de sempre, mas isso nem sempre se aplica.
        Qual é o contexto dele? será que na sua utilização consegue ser explorado através das falhas de segurança?

        Normalmente a preocupação é maior nas empresas, no computador pessoal a probabilidade de ser atacado é muito menor, por isso concordo com ele.

        Também já estou cansado de trocas de SO, por mim continuava com este pelo menos mais 5 anos.

        • Louro says:

          @Miguel,
          Realmente é uma chatisse os updates de seguranca e afins, também estou farto das trocas de SO e dos updates constantes que trazem novas funcionalidades e melhoram a performance do meu pc…

          Por isso é que ainda hoje, uso Windows 95, ao fim de 26 anos ainda continua a funcionar na perfeicao… lá para 2025 quando fizer 30 anos, logo vejo se vale a pena ou nao trocar para Windows 98.

          • LarilasOS says:

            Olha…
            estás mais avancado que eu…eu acabei agora mesmo de descobrir o Windows NT 4.0…pah, é baril! Dá pra usar o rato…não sabia para que isso servia…usava o MS-DOS, agora o NT 4.0 foi um salto de gigante!

          • Miguel says:

            Se funciona para ti e tens o que precisas não vejo porque não.

            No entanto desconfio que ainda uses as mesmas aplicações e não necessites de algo novo.
            Por exemplo, os Browsers já não actualizam e muito provavelmente não podes usá-los.

            No entanto tenho um PC com XP cá por casa, para o que ele faz, não posso passar para o SO seguinte, é estranho, eu sei… Mas cada utilizador tem as suas necessidades e as suas vulnerabilidades.

          • LarilasOS says:

            Estava a brincar, né…para isso, há opções como o ChromeOS que nos dias de hoje já está muito bom! E se formos a ver, a grande maioria das coisas que fazemos no computador são “no browser”

          • Miguel says:

            LarilasOS sei que é chocante, mas cada utilizador usa o PC de forma diferente, por isso, têm necessidades diferentes.

    • Louro says:

      @pedro,
      Boa forma de ver as coisas…

      Há uns anos veio a noticia que as fechaduras que usava na minha casa eram fáceis de serem abertas por larapios usando um simples clip, o que decidi fazer?
      Trocar as fechaduras?Nah, se abrem e fecham tao bem, porque razao haveria de as trocar?

      Afinal de contas os 10 milhoes que tenho em notas de 5Euros no meu hall de entrada nunca foram roubados nem nunca tive problemas.

  6. Manuel da Costa says:

    Tanta gente preocupada com um sistema operativo que está em versões Alpha… a primeira versão “estável” está prevista para começar a ser instalada em computadores produzidos depois de Março de 2021. Computadores novos, vendidos lá para o início de Outubro, já terão o Windows 11. Para os outros, é como o 10. Só lá para Setembro de 2022, é que surgirão versões estáveis que são compatíveis com os computares produzidos antes de Março de 2021. Que diacho, 98,9% dos utilizadores nem sabe usar 10% do sistema operativo, e querem experimentar versões Alpha… um pouco mais de conhecimento ajuda.

    • PeFerreira98 says:

      Huh Alpha são para internals da MS, neste momento está na insider dev ring que é acessível ao comum dos mortais e com uma estabilidade muito impressionante que até parece que é um Windows 10 com uma nova UI apenas. Mas também esta instalado num Microsoft Surface Laptop 3 de 2020 olha que bom. 🙂
      Por favor… se é para falar besteiras sem experiência ou fundamento, fique no silencio…

  7. Lucas says:

    Conhecendo os salários dos portugueses e sabendo como funcionam as empresas e a administração pública, desejo boa sorte para o win11 com TPM.

  8. jpereira says:

    O que é o TPM?

  9. Samuel MG says:

    “A Microsoft tem o domínio do mercado no que toca aos sistemas operativos de desktop. Ao longo dos anos assegurou esta posição introduzindo constantes melhoramentos, o que manteve sempre bem longe toda a sua concorrência mais direta.”
    Isto está incompleto!! O certo seria:
    A Microsoft tem o domínio do mercado no que toca aos sistemas operativos de desktop. Ao longo dos anos assegurou esta posição introduzindo constantes melhoramentos (alguns obtidos de outros sistemas operativos), o que manteve sempre bem longe toda a sua concorrência mais direta.

  10. Samuel MG says:

    Boa sorte com o W11!! Eu fico com o Mint 20.2 😉

  11. SANDOKAN 1513 says:

    Segundo sei este novo sistema operativo,o Windows 11,só vem para ficar uns anos.Eles na Microsoft já estão a pensar no sucessor.Li isto no Twitter.Por isso mais vale esperar mais um tempo e manter o Windows 10(no meu caso,estou a falar pessoalmente),pelo menos mais uns anos e aí sim comprar um novo PC Desktop.Se,de facto,o Windows 10 tem suporte até ao ano de 2025,qual é a pressa ?? 😐

    • SANDOKAN 1513 says:

      E se calhar daqui a uns anos se vier a comprar um novo PC Desktop quem me diz a mim que já não estará para sair o sucessor do Windows 11 ?? Muito provavelmente o Windows 12 ?? A ver vamos,obviamente.

  12. Dass says:

    Eu não me importo de testar e começar já a usar.
    Tenho o W11 há semanas a correr em ambiente empresarial/produção e com tudo a correr sem grandes stresses. Instalações normais, VM’s, etc. Acautelo-me da maneira que sempre fiz: pontos de restauro importantes e backups
    Para já só notei uns bugzitos no Explorer que fecha quando seleciono ficheiros zip’s. um mal menor pq uso 7zip e RAR e uso o Opus Directory paralelamente.
    A máquina é recente; por isso é sempre a bombar… até já fez updates automáticos
    Quanto a versões… (já há de tudo) com TPM, sem TPM… só com as melhores releases de confiança. Não há bicharada porque a cozedura é a ferver sem perder a vitamina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.