Afinal o Windows 11 pode ser instalado num processador tão velho como um Pentium 4
Para o Windows 11 a Microsoft criou uma série de requisitos e de limitações, com o propósito de garantir a segurança e a estabilidade. Este sistema tem assim a garantia de que apenas pode ser usado nas plataformas realmente suportadas.
A lista de requisitos é bem conhecida e até nem sempre do agrado dos utilizadores. Agora, e do que pode ver visto, afinal o Windows 11 poderá ser instalado num PC com um processador Pentium 4, sem qualquer limitação.
A avaliação da Microsoft para os requisitos do Windows 11 é bem conhecida. Para além dos já tantas vezes referenciados TPM 2.0 e Secure Boot, a gigante do software tem também regras bem restritas no que toca ao suporte de processadores.
Esta é uma lista bem conhecida e que abrange apenas propostas muito recentes, tanto da Intel como da AMD. Falamos de propostas com alguns anos, tendo sido deixado de fora alguns processadores que se entende deveriam ser suportados.
O mais curioso surgiu agora com um teste da app de avaliação dos requisitos do Windows 11. Esta, que muitos já testaram e onde viram surgir as falhas de suporte para o hardware presente, mostrou algo que não era esperado.
Um teste, onde se tinha a certeza de não funcionar, acabou por garantir o suporte para o bem velhinho processador Pentium 4. Este é um processador lançando em 2006 e que sabe perfeitamente não ter suporte do Windows 11.
Quem realizou este teste acabou por ir bem mais longe. Instalaram efetivamente o Windows 11 nessa máquina, que está a funcionar aparentemente sem problemas e até a receber as tão esperadas atualizações para o sistema da Microsoft.
Provavelmente esta é uma simples falha de registos, onde o Pentium 4 deveria estar presente. A Microsoft deve rapidamente cortar este processador e assim impedir a instalação do seu sistema nesta plataforma, que é já bem velhinha.
Mantenha o seu computador protegido
O Norton 360 oferece várias camadas de proteção para os seus dispositivos, uma VPN para privacidade online e muito mais – tudo numa única solução. Saiba mais aqui e aproveite os 2 meses gratuitos para testar o serviço, além de um preço especial para subscrição anual.
Este artigo tem mais de um ano
Olá, PPLWARE. Escrevo do Brasil, onde costumo ler suas postagens sempre que possível. Digo assim porque tenho tido alguns problemas ao acessar esta página. Por diversas vezes a página não pode ser acessada.
Neste exato momento consigo comentar aqui usando a VPN do Opera como se estivesse na Europa, porque a mesma VPN, se configurada para uma localização nas Américas, não consegue acessar também.
Fica o alerta junto com um pedido de providências, porque há muitos anos leio e acompanho o PPLWARE!
Olá Felipe
Eu também sou do Brasil, e a anos leio as matérias deste site sem nenhum problema. As páginas são carregadas normalmente. Dá uma olhada nas suas configurações aí.
+1
Ainda tenho uma maquina P4 a rodar o XP, talvez lhe faça um upgrade de SO. Nah…
Afinal havia outra…!
Afinal não precisamos de comprar um pc novo, deixa-me ir ali ao sótão. LoL
Bom dia, na instalação tudo bem, mas e para atualizar o win 10 para o 11? Já existe alguma forma ou ferramenta para atualizar, ou tenho que fazer uma instalação limpa. O meu processador é um: Intel(R) Core(TM) i7-5600U CPU @ 2.60GHz 2.59 GHz.
Espere por Março 2022…
Tenho aqui um desktop com 12 anos a funcionar perfeitamente com Windows 11. Actualizações incluidas. Upgrade efectuado através do Windows 10.
Essa treta da Microshit é isso mesm: uma treta, por forma a que o pessoal gaste mais uns cobres em hardware novo.
Se procurar na internet encontra inúmeros tutoriais de como efectuar a instalação do sistema de forma “limpa” ou através do upgrade sem perda dos programas instalados e ficheiros do utilizador.
Muito obrigado.
rufus-3.16p
Ambos os Surface Pro que tenho já receberam noticia de actualização, e ambos não são novos.
como é possível um surface laptop com três anos não supor o novo sistema
Calma!!!
Até Dezembro de 2022 a MS vai abarcar muitos mais processadores e máquinas… é provável que a versão Home ficará com os mesmos requisitos do Windows 10. A Pro é que vai obrigar a tpm 1.2 ou 2.0, em qualquer instalação. Forma de segurança para profissionais.
Não sabia que o sistema operativo se instalava no processador. Ia jurar que era no disco… Afinal parece que não. Sempre a aprender
Para quem não sabe existe um ficheiro .bat executável q desativa os requisitos mínimos e deixa instalar o Windows 11 em qualquer máquina.
Aliás, eu próprio instalei num T440 e num Phenom II P960 sem problemas.
O único senão é ter q instalar dentro do Windows rodando o q se quisermos uma instalação limpa vai demorar mais tempo, pois não sendo por booting (e esse método não resulta em processadores não compatíveis) tem q substituir imensos ficheiros, demorou umas 2h a instalar mas resulta.
Mesmo q mantenhamos os ficheiros e apps ele atualiza e deixa tudo no seu devido lugar sem apagar nada se assim quisermos.
Mas minha opinião: o Windows 10 é mais maduro e mais prático, o 11 ainda tem os seus entraves no UI.
Obrigado
Ainda ontem instalei o Windows 11 numa pedra, mas ainda está preso no boot :/