Quantcast
PplWare Mobile

Lenovo rejeita Windows 10 Mobile por falta de visão da Microsoft

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Crow- says:

    RIP Windows Mobile…

  2. Gabriel Pereira says:

    Os defensores agr que venham falar em potencial e continuum e lumias para me rir…w10m e um flop e esta morto, iphone ou nexus (pixel) o resto nem vale a pena gastar 1 cent

    • Pedro Barros says:

      Enfim… é que nem vale a pena ninguem se cansar a responder…. 🙁

    • Jose Malagueta says:

      +100

    • José says:

      Pois eu acabei de comprar mais um o 950. E sim uso tudo isso. e porque parece que o chateia muito as decisões dos outros fique-se com essa. Tem potencial enorme para quem quer trabalhar e faz o que mais nenhum faz. Vá-se rindo, enquanto eu uso um um telefone que substitui o pc nas calmas, para trabalahr. Pois de vez em quando, é necessário. Faltam algumas apps, mas nunca deixei de fazer nada que você faz e eu sei bem disso porque também tenho um Iphone 6S e fora essas apps o que é que eu deixei de fazer nos meus Lumias? Nada. faço precisamente tudo o que posso fazer no Iphone, só não tenho pokemon go! Ui que falta essencial, nem durmo a pensar nisso! Para morto mexe muito e mexe ainda mais com a cabeça dos que andam muito “preocupados” com a vida dos outros!

      • Jose Gato says:

        Eu também faço a minha vida em função do WP. Se não tem pokemon go é porque o jogo é uma porcaria, se tem é a prova de que o WP é o melhor sistema operativo afinal até tem pokemon go. Por falar em porcaria, tem falta de apps, mas não deixam de fazer nada do que os outros fazem? Quando me falta papel higiénico também não deixo de c.g.r…

      • Paulo Jorge says:

        Há sempre alguem do contra, mas eu como gosto ser diferente, continuarei a utilizar o meu Lumia até que ele deixe de trabalhar …e o próximo se não é Lumia será na mesma com o mesmo SO, Windows Mobile.

      • Portimão says:

        Se não deixas de fazer nada que as pessoas que usam outros sistemas operativos fazem, por que tens um iPhone? Por que é que não usas exclusivamente Windows Phone? É porque afinal precisas das apps que estão disponíveis para iOS/Android, mas inexistentes para Windows Mobile, não é?

      • !(iSheep says:

        Mais um aqui. Prefiro W19M a qualquer outro. Tenho um Lumia 950, um iPhone 6 da empresa, e um Nexus 7, o Nexus vou ter de o vender, já não o uso, não consigo usar o Android com muita pena minha pois sempre gostei dele, mas quando comparado ao W10M é muito fraquinho, lento, má gestão de recursos, etc., o iPhone uso só porque preciso e só para aquilo que me obrigam, não é nada prático, precisa de iTunes e iCloud para tudo e mais alguma coisa, e não dá para ligar a nada que não seja Apple, não podemos copiar para ele os ficheiros que queremos, é uma anedota. O Lumia é tudo o que os outros gostariam de ser, liga-se a tudo de várias maneiras, é telemóvel, computador, transforma a TV num computador ou numa SmartTV, pode ser um AP, um Router, um Wifi Extender, tanto com Wifi como com Bluetooth, é só escolher, pode ser usado como rato para o PC, pode ser usado como rato para se controlar a si próprio a funcionar como PC numa TV ou ligado mesmo a um PC, pode estar a funcionar como PC e ao mesmo tempo fazer outra coisa qualquer como chamadas, etc. É pura e simplesmente fantástico.
        A MS precisa mesmo é de gastar algum tempo e dinheiro a rever as suas estratégias de Marketing, pois o produto eles têm, e é mesmo muito bom,

      • Pedro says:

        Ter um WM ou nao ter smartphone é praticamente a mesma coisa 🙂

    • Tony says:

      já tens um Nexus Pixel nas mãos, ou é só pela publicidade?

    • T says:

      O potencial está lá. O Continuum é o futuro e a Microsoft mostrará isso mesmo caso invista no sistema a nível empresarial. Ou então virá com um outro nome no IOS ou Android, mas essa tecnologia virá. Da mesma forma que há uns anos era impensável utilizar um telemóvel/smartphone com a produtividade que se consegue hoje, também o conceito de terminal único o é hoje. Mas basta ver a velocidade com que o potencial do hardware cresce de ano para ano.

    • A realidade says:

      Tenho um Lumia 640 à já um ano…estou arrependido?não compraria outro?…adoro o meu lumia, não o trocaria por outro e compraria outro caso este se estragasse…para mim serve bem e aconselho, o sistema oprerativo é fantastico…chegou tarde ao mercado as pessoas não se adaptam e têm medo do que não conhecem e daí porem criticas, mas acreditem é muito bom mesmo…experimentem e tenham uma opinião fundamentada…se não quiserem experimentar não têm problema nenhum, mas respeitem a liberdade de escolha de cada pessoa, tal como eu o faço

      • António Antunes says:

        Eu por acaso também tenho um Lumia 640 mas, embora seja um fã do Windows phone, acho que tem graves problemas. O mais irritante de todos é o Spotify + Bluetooth. De facto, se no Sony Xperia Z3 da minha filha e no iPhone 6 da minha mulher a ligação a Bluetooth no carro e em casa funciona otimamente, com o Lumia 640 a ligação sofre sempre interrupções. É muito cansativo e acho que se deve a falta de potência do processador. Depois também não consigo usar o Multiscreen da Sporttv e o Iris Online (ou sucessor) da NOS. Acabo por ter só um telemóvel para telefonar, andar pela internet e tirar umas fotos. Há pouco tempo estive para comprar o Lumia 950 mas depois acabei por ir para Android (um Sony Xperia Z5 dual), quer por causa da falta de convicção da Microsoft em apoiar o magnífico sistema operativo que tem, quer por algumas ausências de apps que acabam por ser importantes e que mencionei. Tenho muita pena; talvez na próxima iteração (daqui a 2 anos) regresse ao WP.

    • Alpha says:

      Bla bla bla whiskas saquetas…

    • luis says:

      a concorrência nunca fez mal a ninguém 🙂 tenho pena das pessoas que pensam que um mercado apenas com 1 ou 2 players é bom para os consumidores

    • Ricardo says:

      Tive esperança há muito tempo. O software do wp é muito melhor do que android, sem dúvida. No entanto, o mercado evoluí e o cliente agora deve ser o centro das atenções, deve receber aquilo que quer e deseja sem pedir. No caso da microsoft os clientes imploram e eles simplesmente ignoram. Não estou a falar do pokemon go, mas sim actualizações básicas e relevantes,tais como, receber notificações quando se recebe sms.

      • António Antunes says:

        “receber notificações quando se recebe sms”

        Que notificações? O meu Lumia vibra e emite um som.

        • Ricardo says:

          Quando actualizei para o wp10, deixei de receber notificações. Tentei instalar novamente e o problema continua até hoje. Procurei soluções, encontrei apenas mais pessoas a queixarem-se do mesmo problema. Pelo que reparei, actualmente ainda não existe uma solução para este problema.

  3. MiguelDias says:

    Só os windphanaticos é que não percebem que ninguem quer Windows Mobile, o problema é que arrastaram a Nokia para a lama neste processo!

    • Rui LUX says:

      Lê o que escreveste.. e pensa um bocadinho.. poe lá o neurónio a funcionar..

      • LuisMSantos says:

        Qual neurónio ?O único que tinha foi usado para escrever aquela frase ,e depois fundiu.
        Esta gente ainda não percebeu que nem todos podemos gostar do mesmo ,mas para falar mal ,é preciso experimentar ,e muitos dos profetas da desgraça ,nunca usaram o SO ,falam para não estarem calados .

    • Pedro Barros says:

      Fantastico amigo… Você claramente conheçe todas as pessoas do mundo pessoalmente para saber que “ninguem” quer o Windowws Mobile, uau…
      Chama os utilizadores e que gostam do UI do Windows Phone “windphanaticos”, então e o que chama aos fanboys do Android e IPhone??

      Mas digam lá de uma vez que raio é que é o vosso problema com os Lumias e o Windows 10 Mobile?? E não me venham com as tretas das apps, sabem que ha pessoas no mundo que não precisam de milhoes de apps para tudo e mais alguma coisa, eu sou um deles. As que o Windows tem para mim chegam e sobram, e para muito boa gente tambem. Parem de deitar abaixo um SO so porque não tem todos os milhares de apps da moda.
      Esqueçam o raio das apps das redes sociais, jogos, pokemns, e afins, e façam um comparativo APENAS sobre o SO e imlementação do mesmo (fluidez, UI, opções, etc…) entre Windows, Android e IOS, testem exaustivamente (e configurem decentemente) os 3 sistemas e então ai falem com conhecimento de causa.
      Há pessoas que usam o Windows Phone maioritariamente como um telemovel com algumas apps uteis, e não como um tablet, laptop ou consola de jogos!! Essas são as pessoas que na sua maioria usam o Windows Phone!

      • Jose Malagueta says:

        Desculpe la amigo mas se esse SO fosse tao bom como vcs dizem n acha estranho so ter uma quota mundial de 0.8%? Se é assim tao direccionado para empresas e com tanto potencial porque ninguem lhe pega? Melhor smartphone para business é o iphone porque tem tudo e nunca falha, androids são bons porque na maioria sao baratos e permitem ter acesso a muitas apps tb embora sem a estabilidade do primeiro. O W10m não é estavel nem fluido como era o wp8 e cada vez tem menos apps…Só compra um lumia hoje em dia quem nao pode dar mais de 100euros por um smartphone ou é enganado pelos winfans em forums tech como este.

        • Rui LUX says:

          lá vem outra vez a conversa dos “pobres”.. haja paciência..

        • Quintasx says:

          Ora ai está uma mentira… Tenho um Microsoft 950 e outro 950xl (meu e da minha namorada) tenho um Iphone 5s que comprei pela empresa e que está num canto como backup phone, e poderia ter dado o que dei pelo meu telemóvel por outro Iphone (6) e não estou NADA arrependido por isso não fales de dinheiro. Onde trabalho em 500 trabalhadores 100 usam WM e não os vejo tristes por o usar, além do mais quem usam IOS ou Android aqui não tem coragem de criticar o WM porque sabem o que este pode vir a ser. Por isso se não usaste não fales do que não sabes.

        • altamente says:

          Amigo eu posso comprar 20 IPhones 7 já, de quiser (sem recurso a credito, que é como talvez 80% dos users do IPhone so para ter um tlm da moda). Uso W10M com muito gosto e diariamente. e como ja mencionei noutros posts, so o deixarei quando deixar de fazer chamadas.
          Há muita gente com palas nos olhos (e sim ja tive os 3 SO’s).

          • Portimão says:

            O que vale é que todos os utilizadores de outros sistemas andam sempre a cantar de galo que podiam comprar dezenas de iPhones se quisessem.
            A vossa sorte é que atrás de um nick até podiam ser o Brad Pitt ou a Britney Spears.

            São tão aldrabões! Mentem só para poderem reforçar de que não têm iPhone porque não querem.

            Podiam ter 1000 iPhones e andam de Lumias de 100eur ou Xiaomis de 70eur.

            Por favor, não substimem a inteligência dos outros.

          • altamente says:

            Caro amigo Portimão.
            Antes de mais também se esconde atrás de um nick.
            Uma vez que não dá para responder ao seu comentário( vá-se lá saber porquê), posso-lhe garantir que tenho dinheiro mais que suficiente para comprar os IPhones, ou qualquer outro produto da apple que quiser, mas como referiu e muito bem CADA UM COMPRA O PRODUTO QUE MAIS GOSTA. Acho que não estou a subestimar a inteligência de ninguem.
            Se o amigo faz parte dos restantes 20% melhor para si.
            Até posso comprar um Nokia 3210 que custa 5€ no CustoJusto.

            Agora como disse: “Podiam ter 1000 iPhones e andam de Lumias de 100eur ou Xiaomis de 70eur.

            Por favor, não substimem a inteligência dos outros.”
            Aqui acho que o amigo se contradiz a si próprio.

            E garanto-lhe já usei os 3 SO’s (actualmente no W10M, que é o que me mais satisfaz. Não para ser diferente).

            Ah! Talvez aldrabão seja o amigo que vem para aqui apregoar sabe-se lá o quê, e não trouxe nada de novo á conversa.

            Cumprimentos

        • Pedro Barros says:

          LOL! Mas o amigo compra uma determinada marca ou modelo de smartphone so porque é o que a “maioria” das pessoas compram? Olhe eu não, por exemplo…
          Eu compro o que serve para as minhas necessidades, quero la bem saber se toda a gente compra ou se ninguem compra??
          Claro que para aqueles a quem as aparencias e a opinião dos outros acerca de si, do que têm e do que usam são tudo na vida, é um sentimento natural para elas…
          Claro que na sua opinião as pessoas que dão 100€ por um smartphone, são uns “coitados” de uns “pobretanas”, que não têm 1000€ para gastar na porcaria de um telefone com funcionalidades que secalhar nem 1/3 utilizam, só para mostrar aos outros o quão abastadas e pessoas de sucesso são.
          Nem lhe passa pela cabeça que secalhar há pessoas que teem mais onde gastar o dinheiro do que numa porcaria de um telefons de 1000€ quando um de 100€ lhes chega para o que precisam, e secalhar ate porque gostam dos Lumia!!

          “O quêêê…? alguem gosta de Lumias??? Ahhhhh… O horroooorrr!!!!”

          • Portimão says:

            Acho muito bem que se use o que se quer. Quem gosta de Windows Mobile que o use e que usufrua do seu equipamento. Espero sinceramente que o Windows Mobile continue aí por muitos e longos anos. O que condeno é o fato da Microsoft não o promocionar da forma que o sistema (que é muito bom, por sinal) merece. Desistiu. Só o mantém porque o prometeu no passado e porque os custos de desenvolvimento são baixíssimos, visto que partilha de grande parte do código que o Windows desktop.

            Nada de hardware novo, nada de publicidade, nada de estratégias de marketing. Vergonhoso!

            O que não posso admitir (enquanto utilizador de anos de produtos Apple) é que me ofendam e me coloquem no saco daqueles que usam iPhone para mostrarem aos amigos e fazer-se de rico (e depois nem um MacBook, Apple TV, iPad têm porque esses são produtos que não se usam no meio da rua e não dá assim para se exibirem). Eu sei o que estou a comprar, eu informo-me, eu sou amante de tecnologia e tenho conhecimentos à cerca de.

            Não sou nenhum desinformado que compra algo com base nas modas e no status.

            Assim como nem todos os que usam Android são nerds e como nem todos os que usam Windows Mobile o fazem para ser diferentes. Há várias características que o ser humano tem que se chamam gostos, identidade própria, necessidades. São características que diferem de pessoas para pessoas. Só têm é que respeitar. Isso e o dinheiro dos outros. Se compram a prestações ou a preço inteiro só a cada um diz respeito.

          • Joao qualquer cena says:

            Nada de hardware novo? Iphones saem 2 por ano (Iphone 6 e Iphone 6s. E nao venham dizer ai e tal também tem os Plus) este ano ate saíram mais equipamentos com W10M do que com IOS… Pensem nos factos antes de falar asneirada…

          • Quintas says:

            Caro Portimão todos deveriam pensar como você, mas tem de admitir que milhares de Portugueses compram iphone para mostrar um status que na realidade não o tem e muitos até os compram a prestações. Admiro quando cada um compra o que maid lhe agrada (tal como voçê usa mac, içhone, ipad) eu uso wm, e surface (porque gosto) e nada tenho contra voçê tenho sim,contra os que mandam bocas aos users de outros so’s quando estes estão felizes.. Abraço

        • TA says:

          O BSD também não tem grande implantação. E é muito bom, servindo de base ao Mac OSX. Por essa lógica o androide é bastante superior. E o Windows para desktop o melhor.

        • T says:

          Se formos pelas percentagens de utilização ninguém comprava macs nem instalavam linux. Potencial tem, está lá, só não segue a moda e por isso não cativa as massas.

        • Mikes says:

          Então… Linux e macos são uma treta também.

        • LuisMSantos says:

          Já experimentou algum telemovel WM10 para dizer o que diz?

          • Portimão says:

            Já. E gostei. Tanto que vendi o meu iPhone 6 Plus da altura porque deu-me a pancada de usar apenas Windows Phone (aliás, Windows Mobile já na altura) no meu ex Lumia 640 XL. Mas o iOS é insubstituível (PARA MIM, PARA OS MEUS GOSTOS, PARA O MEU USO, NÃO UNIVERSALMENTE), lá voltei ao iOS com um iPhone 6s Plus, que é o que tenho atualmente.

            Apenas voltei por ter muitas saudades dos meus produtos Apple, arrependi-me totalmente de os vender. Não por achar o Windows um mau ecossistema, pelo contrário. Tinha um Surface 3 na altura e adorei, é um melhor tablet que o iPad, pelo sistema operativo (menos limitado que o iOS, acho que a Apple devia adotar uma versão hibrida do macOS nos iPads). Mas voltei ao iPad pelo ecossistema. Contudo apenas 99% dos meus produtos são Apple. A fazer companhia ao meu MacBook tenho um portátil Windows da Insys que comprei ao desbarato (200eur) para ficar a par das novidades do Windows 10. É um portátil branco, muito parecido aos MacBooks, super fininho, de 14”. Tem um hardware modesto (como dá para adivinhar pelo preço), mas aguenta muito bem o Windows 10. Uso-o bastante, pois eu faço muita pesquisa, Spotify, Youtube, entre algumas aplicações da loja Windows. O Mac uso para outras funções mais complexas.

            Prometi a mim mesmo nunca mais voltar a trocar os produtos Apple por produtos da concorrência. Graças a isso gastei um balurdio a voltar a comprar um iPhone, um MacBook, um iPod Touch, um iPad, uma Apple TV, etc.
            (não sei o que me passou pela cabeça quando decidi vender os meus produtos Apple para os trocar por produtos Windows, até os iPods vendi, sem necessidade alguma. Tinha vários iPods, vá lá que não vendi o Classic, que é uma raridade e tem 160GB). Estava de fato maravilhado com o Windows Mobile.

            Só senti falta de uma app: VSCOcam.

            Eu uso só Apple desde 2011, desde 2011 nunca mais tinha tido computadores com Windows, tive um MacBook Pro, depois tive um MacBook Air, depois um iMac e atualmente voltei ao Air (adoro a portabilidade dele). Tive todos os iPhones à excepção do primeiro, do SE, do 6s “pequeno” e dos 7. Tive o 3G, 3Gs, 4, 4s, 5, 5c, 5s, 6, 6 Plus e atualmente 6s Plus. Tive o meu primeiro iPad em 2011, o iPad 2, depois troquei por um iPad Mini (o iPad 2 era pesadão e o Mini tinha um novo design e era mais pequeno), depois tive um Mini Retina (segunda geração do iPad Mini), mais tarde tive um Air 2 (pois já é mais leve, tem o design dos Mini e adoro as 9.7”), vendi esse Air 2 quando me deu a pancada de trocar o ecossistema Apple pelo ecossistema Windows e atualmente tenho de novo um iPad Air 2. Tinha uma Apple TV 3rd, vendi, pois usava-a maioritariamente para espelhar o ecrã dos meus iDevices na TV e como já não os tinha, não precisava dela. Atualmente tenho a Apple TV 4, que tem uma mais valia: loja de apps e milhentos jogos. Tinha os 4 iPods Shuffle que a Apple já lançou e vendi todos, à excepção do primeiro, pois é o meu iPod preferido de sempre e uma raridade. Tenho dois com caixa, um deles avariou. A ver se compro outro no OLX, para ter um de reserva. Acreditem, estão a ficar raros.

            Enfim, toda esta lenga lenga para dizer que não sou hater, apesar de ter as minhas preferências (como qualquer ser humano normal).

        • Victor F. says:

          Lumia 640 = 130€
          Lumia 735 = 150€

          Aumente a parada…

      • José says:

        Caramba que grande resposta! Em cheio.

      • Daniel says:

        Se ele escrever antes “o mercado não quer o Windows Mobile como a MS tem feito até agora”, já lhe parece mais acertado? É que efectivamente é isso que todos os factos mostram, mesmo contra toda a negação da realidade que algumas pessoas tentam fazer.

        Quanto a ele não sei em relação a qual o problema com os Lumia e Windows 10 Mobile, eu só tenho contra a MS por mais uma vez praticamente destruir uma empresa, prometer muito e dar muito pouco (e para tradição com algumas manobras de bait’n’switch pelo meio que já tanto nos habituou).

        “Esqueçam o raio das apps”, excelente, para feature phone então os Lumia/WM saem caro para xuxu… não “esqueçam o raio das apps” e os Lumia/WM são uns excelentes tijolos, mas que se consegue ver todos os lados do tijolo muito rápido.

        • Pedro Barros says:

          Claro que quando digo “Esqueçam lá o raio das apps” me refiro as apps para “brincar” a que tanta gente dá valor. E digo “Esqueçam lá o raio das apps” como quem diz “ponham lá isso de parte por um momento” e testem os smartphones pelo seu SO e funcionalidades basicas e determinem, com conhecimento de causa, se o WP é assim tão mau!!
          Ainda não me ouviram dizer aqui que o Android e o IOS são maus e que são um flop, e que nem deviam existir, pois não???

          • Daniel says:

            O ecosistema do WM é pior do que o da Blackberry… e antes que digas que é mentira, lembra-te que podias correr bastantes apps android em alguns Blackberry.

            Além de que não é aceitável, de todo, nesta altura do campeonato ter uma gigante como a microsoft a ter pior mercado de aplicações do que a BB… O equipamento da MS até pode ser bom, mas é um como querer matar uma mosta com tiros de zagalote: é um overkill de todo o tamanho se depois a única coisa que serve propriamente dito é para navegar em páginas pois tem um défice brutal de apps. E não falo de jogos, falo de apps que é expectável existirem disponíveis para qualquer smartphone actualmente e que simplesmente não existem (AirBnb é um exemplo, mas há mais e mais graves, AirBnb ainda escapa).

            Por isso reafirmo: um equipamento que a maior utilidade é usar um browser para fazer minimamente o que outros fazem com maior usabilidade e conveniência não tem desculpa nenhuma.

          • Pedro Barros says:

            Eh Pa… OK, vamos lá então…

            Eu não sou nenhum especialista em smartphones, nem tenho qualquer intenção de o ser. Não faço ideia de como é ou deixa de ser o sistema a BB, nem me interessa.

            Pode enumarar então todas as apps que entende serem tão fundamentais para qualquer smartphone ter hoje em dia??

            Já agora, e correndo o risco de passar por ignorante… Que raio é o “AirBnb”?? Provavelmente é algo que não tem utilidade para mim, mas já agora tenho curiosidade….

          • Portimão says:

            Desculpa lá, mas a vida não é só trabalho! Como tal os smartphones também não servem só como instrumento de trabalhos. Eu não tenho de esquecer nada! Eu sou um ser humano e tenho uma vida, além do trabalho. Eu quero chegar a casa e aceder ao Facebook e ver as novidades, quero tirar uma foto (que os Lumias são prós nisso) e coloca-la no Instagram, quero falar com um familiar pelo Facebook Messenger, ver uns vídeos engraçados no Youtube, antes de me deitar. Não posso?
            Eu sei que 3 dessas 4 apps que referi o Windows Mobile as tem, de forma oficial, mas estou ao responder ao “esqueçam lá o raio das apps” que tu acrescentaste ser as que servem para “brincar”.
            Se vocês se conformam com aquilo que o Windows Mobile vos dá, tudo bem, mas não podem fazer disso uma verdade absoluta.
            Se vocês estão nos 50tas e não usam apps sociais, problema o vosso, não podem é esperar que o mundo seja como vocês.
            Independentemente de gostarem ou não, as redes sociais existem e são para ser usadas. São aplicações extremamente populares e que estão enraizadas na vida da maioria das pessoas que usam smartphones. Eu, por exemplo, não gosto de Snapchat, não o uso, não vejo piada nessa rede social, mas acho que qualquer sistema operativo o deve ter nas suas respetivas lojas de aplicações, pois é uma rede social móvel bastante popular!

            O Windows Mobile peca, sim pela falta de aplicações! Se a culpa é da Microsoft? Não e sim. Não porque houve uma altura em que estava minimamente empenhada em levar o sistema ao topo e os devs, ao ver o crescimento do sistema, deveriam ter apostado nele. E sim porque a Microsoft atualmente não faz nada por este sistema operativo, borrifou-se completamente nele, só o mantém porque andava a prometer de boca cheia, há uns anos, que seria assim e assado e andou a promover o Windows 10 como sendo um sistema para todos os dispositivos e ficaria-lhes muito mal acabarem com ele. Também o mantêm porque o custo de desenvolvimento é extremamente baixo, visto que o Windows 10 Mobile partilha grande parte do código do Windows 10 desktop. Mas nota-se à distância o desinteresse deles perante o sistema. Primeiro esfregaram-nos na cara, numa build há uns meses que o Windows Mobiile não era o foco deles, depois deixaram pura e simplesmente de produzir hardware (que já era escasso, com pouca variedade de modelos, agora nem os poucos que haviam vão continuar a ser produzidos), outra razão que prova o desinteresse é o fato de dizerem adeus a alguns países, nomeadamente o Brasil, onde o Windows Mobile mais fazia sucesso e que chegou, inclusivé, a ser o segundo sistema operativo mais usado. Por fim, o incumprimento de promessas, andaram a gritar aos 7 ventos que todos os modelos com Windows Phone 8 recebiriam o Windows 10 Mobile, todos os modelos eram, inclusivé, compatíveis com as versões betas do Windows Mobile 10 e, no dia do lançamento (que foi adiado vezes sem conta) deixaram mais de metade dos modelos de forma. Modelos com 512MB de ram (e aí até se compreende, pois eu usei a versão insider num Lumia 520 e era, sem dúvida alguma, sofrível usa-lo) e também em modelos com hardware de topo, como o Lumia 920, o Lumia 1020, o Lumia 820, o Lumia 925 e o Lumia 1320. Eles ainda vieram com a desculpa de que os feedbacks dos insiders é que o sistema beta corria mal nesses aparelhos, mas foi areia para os olhos, pois não só corria muito bem (vejam por vocês mesmos em vários vídeos do Youtube), como esses últimos smartphones que citei têm melhor hardware que o Lumia 435, que é só o gama ultra baixa da Microsoft e que corre bastante bem o Windows 10 Mobile.

            Não há interesse pela empresa, não são os consumidores que têm de andar a promover o sistema que eles próprios nunca promoveram.

          • Portimão says:

            Oh Daniel, desculpa lá, o ecossistema Windows é pior que o da Blackberry? Mas que ecossistema tem a Blackberry? Eles nem SO desktop têm e o único tablet que tiveram foi há uns 300 anos.
            A BlackBerry não tem ecossistema.

            Se não sabes o que é um ecossistema eu explico-te: Ecossistema é teres vários produtos da mesma empresa, cujo o SO desses produtos se interliga e os conecta. Ecossistema é eu receber uma chamada no iPhone e atender no MacBook. Ecossistema é eu estar a jogar algo no iPad e continuar no iPhone. Ecossistema é fazer cópia de algo no iPhone e colar no Mac. Ecossistema é agendar um compromisso no MacBook para avisar no iPhone. Ecossistema é gravar um vídeo num sítio qualquer e a minha família estar em casa, frente à televisão a ver o vídeo que entretanto ficou disponibilizado na Apple TV.

            Ecossistema é algo que a Blackberry nunca vai ter, pois além de não ter sequer um SO desktop, nem um SO de tablet, acabou também com o SO móvel.

            O Windows tem um ecossistema, bem bom, por sinal, SO móvel e SO desktop (no computador e no tablet) sincronizados e todos com as aplicações Microsoft.

          • Pedro Barros says:

            Em resposta ao post do “Portimão 7 de Outubro de 2016 às 04:12”:

            Caro amigo, em primeiro lugar um sincero obrigado pelo trabalho de elaborar um post tão extenso e detalhado, e principalmente, que revela tanta paixão e entusiasmo por tecnologia.

            Respondendo ás suas observações:

            1- “Eu sou um ser humano e tenho uma vida, além do trabalho. Eu quero chegar a casa e aceder ao Facebook e ver as novidades, quero tirar uma foto (que os Lumias são prós nisso) e coloca-la no Instagram, quero falar com um familiar pelo Facebook Messenger, ver uns vídeos engraçados no Youtube, antes de me deitar. Não posso?”

            – Em primeiro lugar, e como deve calcular, eu tambem tenho uma vida alem do trabalho, apenas tenho possivelmente alguns interesses e actividades diferentes dos seus.

            Não tenho efectivamente grande interesse em redes sociais em geral nos termos em que a grande maioria das pessoas as usam.
            Sei usa-las e tenho contas nas mesmas, apenas não uso por opção.

            No entanto, de todas as actividades que descreveu acima feitas em casa, presumo que esteja a efectualas na plataforma movel e então para tal necessite das apps, correcto?

            Eu uso o laptop para as mesmas quando estou em casa por exemplo para esmagadora maioria das actividades na net, não tendo nesse contexto necessidade de usar um telemovel com um ecrã 10X mais pequeno, ja para não falar no consumo desnecessário da bateria.

            =========

            2- “Se vocês se conformam com aquilo que o Windows Mobile vos dá, tudo bem, mas não podem fazer disso uma verdade absoluta.
            Se vocês estão nos 50tas e não usam apps sociais, problema o vosso, não podem é esperar que o mundo seja como vocês.”

            Eu não me conformo com nada, apenas ainda não tive nenhuma necessidade vital de alguma app que o Windows não tenha actualmente. Em nenhum momento me ouviu dizer que isto era uma verdade absoluta, ou que o Android e IOS não prestavam e que o W10 é que era bom. Apenas disse e repito que para o meu uso e gosto pessoal, o W10 é o que melhor se adequa para mim.

            Eu por acaso, não estou nos 50tas, estou nos 40tas. Não que eu ache que esse facto seja relevante para o que quer que seja… Tal como referi acima não uso apps sociais porque os termos em que a maioria das pessoas as usam não fazem parte do meu leque de interesses.
            Não espero que ninguem seja como eu, e cada um deve usar o que gosta, com gosta.

            ============

            3- Relativamente ao resto da explicação entusiasta, acerca do historial do Windows Mobile e as referencias empresariais da Microsoft, ademiro muito o seu entusiasmo e paixão por este tipo de tecnologia, mas em grande parte não partilho do mesmo nivel de entusiasmo. Tenho interesse por tecnologia, mas não sou propriamente um Entusiasta ou Apaixonado pela mesma.

            Eventualmente terei, pessoalmente, o mesmo nivel de entusiasmo mas por Engenharia e Musica (como musico).
            Comento aqui apenas porque me causa um pouco de incomodo pessoas que deitam abaixo um SO, dizendo que não presta, está morto, é lixo, etc… Só porque não não tem ou faz aquilo que eles querem ou precisam! Nunca falarei mal do Android ou IOS, apenas perfiro o Windows!

            Cumprimentos.

          • Daniel says:

            @Portimão “a blackberry não tem ecosistema”, repete lá?! Teve primeiro que a MS ou Google e mais útil e necessário que ambos. Recorda-te lá do que levou a BB a afundar… não consegues? Eu digo-te: a fiabilidade da plataforma que suportava todo o ecosistema de apps deles (os serviços). Com a queda acabou-se por se apoiar no maior e mais forte ecosistema existente nessa altura (e ainda actualmente): o android (e por consequência o ecosistema da google, com toda a integração possivel nesse ecosistema).

            Chega?

      • Rui LUX says:

        correcto!!

      • Oscar says:

        Já tive experiências nas “3 frentes” (IOS, Android e Windows Phone) e recentemente voltei para os Windows Mobile. Para mim, produtividade é superior ao “modismo”.

        • Portimão says:

          A única produtividade que um Windows Mobile pode ter e os outros não é através do Continuum.
          Que produtividade que vocês tanto falam que fazes num Windows Mobile e não num iOS ou num Android?

      • Jose Gato says:

        Se os utilizadores de WP usam o telemóvel só como telemóvel, podem sempre comprar aqueles telefones antigos de botões com um visor que não é touch. Ainda existem à venda (nem que seja nos ciganos), e custam cerca de 20 euros. Afinal para que quero usar apps num smartphone se só utilizo o telemóvel para fazer chamadas?…
        Quer dizer, comprar um telemóvel para usar apps da moda (tipo app do banco, da edp, etc.) é uma cena à cromo, algo que os utilizadores de WP não são, mas comprar um telemóvel para andar a fazer benchmarks exaustivos já é uma cena normal e não uma cena à cromo.

        • Tony says:

          a questão é que o não ser necessário apps, não quer dizer que não se use
          um bom browser como é o Edge, e do outro lado boas webapps ou sites orientados para mobile, torna irrelevante a app, basta guardar o link

          • !(iSheep says:

            Esse é o futuro. Apps baseadas na web, o W10M está a tomar esse caminho com o UWP. Nunca foi tão fácil desenvolver aplicações para diversos dispositivos, e sem ter de fazer diferentes versões para diferentes dispositivos. W10M é o futuro, muito mais avançado que a concorrência, a única coisa que é criticável é a fraca qualidade do departamento de Marketing da Microsoft, que eu sempre critiquei desde que o Bill Gates se afastou, dei imensas ideias aos meus superiores quando trabalhei para eles, desenvolvi um estudo sobre os concorrentes e as técnicas de Marketing por eles praticadas, apresentei as diferenças, possíveis soluções, mas de nada serviu. A Microsoft desde que começou a ser gerida por homens focados em contabilidade, burocracias e números em geral, nunca mais foi o que era em termos de Marketing, a solução passaria por substituir essas pessoas por apaixonados pelo produto, por tecnologia, falta paixão nas áreas em contacto com o exterior.

          • Portimão says:

            Gastam 500eur num Lumia 950 para usar apenas o browser e depois criticam quem compra iPhones a 700eur para usar o browser E as aplicações comuns que todos usam.

          • Quintas says:

            Portimão o 950 custa 400eu com dock para continuum (site da ms)

          • Tony says:

            @Portimao tas errado, no meu caso foi menos de 200 num 640XL ha um ano, nunca estive tao satisfeito com um telemovel como a 20 anos o meu primeiro AlcatelOneTouch Easy 😀

        • Quintasx says:

          WM10 é recente, além do mais 90% das apps que temos para computador (loja do windows) vai estar disponível num espaço de 3 anos no mobile.
          ALém do mais eu levo me telemóvel para o trabalho, ligo ao monitor e não tenho falta de qualquer app.. Tenho CGD que é o meu banco, e o resto? O resto vejo no EDGE, EDP? Recebo faturas por sms que mais quero eu da app EDP? Consumos? Também os recebo por sms..

          • Portimão says:

            Não sei que argumento é esse de as apps disponíveis na loja do Windows desktop estarem disponíveis no mobile num espaço de 3 anos, sendo que 99% das apps do Windows desktop além de já estarem disponíveis para Windows Mobile (o Windows Mobile tem 10 vezes mais apps que a loja da versão desktop) foram desenvolvidas através da versão para smartphones.

          • Quintasx says:

            Portimão, numa rápida pesquisa vrifiquei que realmente o Windows mobile tem mais apps, no entanto verifiquei também que existem bastantes apps disponiveis no computar que não estão disponíveis no mobile..

        • Pedro Barros says:

          Meu amigo, sabe ler e interpretar portugues…? Então se souber sugiro que leia novamente o meu post, talvez assim consiga compreender a mensagerm do mesmo porque, claramente, não a compreendeu.

          Em momento nenhum eu disse que os utilizadores do WP so usam o telemovel para fazer chamadas, disse é que não precisam de ter tudo e mais alguma coisa dentro de um telefone que faz tudo menos fazer tostas mistas e tirar impreriais.

          Benchmarks?? Claramente nao percebeu rigorosamente nada do que eu disse…. Mas eu quero lá saber de benchmarks??
          Eu falei foi em pegar em 3 telemoveis com os 3 SO e USALOS no dia a dia durante algum tempo, e de testar e usar as suas funcionalidades basicas fazendo a comparação entre os 3, e você vem falar de specs e benchmarks??
          É que não vale mesmo a pena… 🙁

      • JBorges says:

        Afirmativo

      • António Antunes says:

        Eu sou fã do WP, reconheço-o. Mas também reconheço que há algumas apps indispensáveis (pelo menos para mim) e que não tenho em WP. Por exemplo, não consigo ver Multiscreen da Sporttv nem Iris Online da NOS no WP. E para mim isso é muito importante porque vou de fim de semana ao Alentejo e gosto de ver jogos de futebol legítimos no meu phone.

    • Quintas says:

      Não deves ter um neurónio que funcione nessa cabeça… Uso wm e não o vou trocar… Enquanto isso tenho jm iphone 5s e um redmi note 3 pro e simplesmente não me dou bem com estes últimos. Trabalho numa empresa em que a maior parte usa wm, chamas a isso burrice?! Eu chamo a isso inteligência (também há quem use ios e android) e esses não dizem nada de mal do wm, porque já o experimentaram al contrario de ti.

      • ÁRF says:

        Ou trabalhas na Microsoft ou numa empresa muitooo pequenina… a não ser que seja a tua empresa responsável pelos tais 0,8% de share 😉 tantos neurônios e tanta inteligência e tanto exagero.

        • Quintasx says:

          A minha empresa tem quase 600 trabalhadores 582 para ser preciso. Podemos comprar telemóveis de ano a ano com descontos (Iphone 6s 114euros, Microsoft 950 89euros, samsung galaxy s6 124euros) e mais uns quantos, paguei pelo iphone 5s dois anos atrás 124 euros ou coisa assim e não gosto. Qual o teu problema com isso? Já usaste WM para falar? Posso dizer que já usei os três (IOS, ANDROID, WM), e uma coisa posso dizer não irei trocar o que tenho por outro… A minha mulher tem um microsoft 950 que comprou por 600 eu (vendeu antigo iphone 5s dela) e só a vi reclamar uma vez porque o telemóvel tinha um problema de aquecimento e a bateria desaparecia, fiz hard reset nunca mais teve problemas e ela está bastante feliz!

          • ÁRF says:

            Tanto bláblá e tanta falta de sentido de humor. Seguramente não leste o meu comentário porque nele não faço nenhuma consideração sobre o WP. Pergunta estúpida, se podes comprar um S6 por 124€ porque raio tens um Xiaomi???

          • Quintas says:

            Talvez porque comprei o microsoft 950 em vez de decidir comprar o ssamsung galaxy 6… Tal como decidi à dois anos comprar o iphone 5s

  4. Jorge Carvalho says:

    Já agora podiam fazer o mesmo com Android , porque da maneira como suportam os seus dispositivos (updates ) era o mais indicado :/

    Abc

    • Tiago Ferreira says:

      Isso é culpa dos fabricantes e não da google… é precisamente o oposto desta situação.

      • P says:

        Eu não percebo onde é que os fabricantes vão buscar estas ideias, mas de momento, a não ser que a MSFT tenha planos para abandonar os PC’s, não vai abandonar o mobile, pela simples razão que tem um custo de desenvolvimento baixo!

        • Daniel says:

          “pela simples razão que tem um custo de desenvolvimento baixo!”, erm, não. A Microsoft gastou quase 8 mil milhões de dolares com a brincadeira da Nokia (fez um writeoff de 7.8 mil milhões), e até agora só “recuperou” 350 milhões ao vender o negócio dos feature phones da Nokia à Foxconn. Isso não é “custo baixo” em lado algum do mundo. Garantido que não é custo de desenvolvimento, é custo de tentar ser relevante sequer para justificar desenvolvimento.

          • Mikes says:

            Esse dinheiro está gasto e não será por deixarem de suportar que recuperam o dinheiro.
            OneCore permite baixo custo de desenvolver o mobile. Os royalties android cobrem esse custo.

          • Daniel says:

            @Mikes, sim, não será por deixarem de suportar que recuperam, mas pelas contas ano após ano tem sido por suportarem que têm dilatado os prejuízos. Mas o dinheiro é deles, se o querem queimar em algo que só retrocede é com eles, eu se fosse para queimar dinheiro preferia numa lareira, sempre teria utilidade.

    • José says:

      Tudo o que tenho Android vai morrer com o que nasceu.

    • Celso says:

      Lol… Tanta cegueira…

      Nem sei como responder a isto…

  5. IvoM says:

    Para ser uma baixa de peso para o W10m, não era necessário ter equipamentos com o w10m?

  6. Rui LUX says:

    “Tudo aponta para que a Microsoft deixe de comercializar smartphones com o nome Lumia e que abandone também o mercado de consumo” – podem fundamentar devidamente isto? ou é só o “bota a baixo” do costume?

    • P says:

      São especulações de pessoas que acompanham a empresa mais de perto. Apesar de não ser algo confirmado, é algo que se espera vir a acontecer, a começar/ser falado na conferência deste mês da MSFT

    • dumitru says:

      Eles querem deixar de parte os lumias que ainda traz o nome da Nokia e fazerem um Surface phone, pois a linha Surface tem boa imagem, se isso vir a se concretizar Claro

      • P says:

        Os lumia não trazem nome da nokia nenhum, a não ser que queiras dizer que essa linha já vem desde os tempos em que a nokia era independente da msft.

        Se não era isso, não fazes ideia do que dizes.

        • Dumitru says:

          o nome lumia foi inventado pela Nokia que depois passou para MS, ou seja a maioria das pessoas quando ouve de lumia pensa em Nokia. Que é o que eu disse e o que tu mencionaste, mas mesmo se não fosse assim tem mais que logica para meter de lado o nome Lumia e crescer o nome Surface, pois Lumia ja tem um pouco de ma imagem, aparelhos bonitos, aparelhos horríveis etc etc

      • Rui LUX says:

        pouco me interessa se é lumia ou surface.. o importante é que funcionem bem, rápido, fluído, com qualidade nos componentes e materiais e com um design porreiro..
        tenho um nokia lumia 930 e estou bem contente.. funciona com o W10M ás mil maravilhas.. antes tinha (e ainda tenho) um lumia 800 que tb foi muito bom (para o seu tempo)..
        Não me vejo a mudar de SO.. já tive iphone, tenho tablet andoid.. por isso sei comparar por experiência.. se os próximos tlm W10M são chamados de A, B ou C.. pahh.. o que é que isso me interessa.. btw.. o HP Elite X3 parece ser grande maquinão!! (só um pouco grande de mais para o meu gosto)

        • Portimão says:

          Pouco te interessa, mas também ninguém quer saber o que achas. Tu citaste uma frase do PPLWARE, insinuaste que seria um bota abaixo e pediste que te desenvolvessem a informação, as pessoas que te responderam limitaram-se a faze-lo.

    • Mikes says:

      A parte do Lumia é verdade, o resto é tanga.

  7. Jose Gato says:

    Eu tenho um WP daqueles gigantes com uma câmara fotográfica com uns 40 MP e posso garantir que é uma bosta de todo tamanho, nomeadamente no que concerne às apps. Claro que os “especialistas dos telemóveis”, vão dizer que é o telemóvel mais “especialista”, mas vejamos:
    1. Quero uma app daqueles sites de compras –> não existe (especialistas do WP não usam a net para fazer compras)
    2. Quero uma app para ir ao banco –> não existe (especialistas do WP não usam a net para ir ao banco)
    3. Quero uma app para apanhar pokemons –> não existe (especialistas do WP não usam a net para apanhar pokemons)
    4. Quero uma app para ver o youtube (de borla) –> não existe…

    • RF says:

      Para o ponto 4. tens o “Explorer for Youtube” que para alem de ser de borla é muito bom! No ponto 2. eu tenho App do meu banco. Mas sim.. de resto é o que dizes… tudo muito fraquinho e com imensas arestas por limar!

      • Jose Malagueta says:

        explorer for youtube nao existe para WP8.1 e o lumia 1020 apesar de 2gb ram nem teve update para o w10m. Alem do mais nao haver apps oficiais dá falta de seguranca…e o pior nem as oficiais tem as mesmas features da concorrencia. Ex: Messenger IOS/android faz videochamadas, para W10m apenas escreve mensagens.

        • RF says:

          Andam aqui muitos Josés…. mas sim essa foi outra, a do upgrade do wp 8.1 para o 10…

        • Jose Piri Piri says:

          O Messenger do iOS foi portado para o Windows 10 Mobile, sistema que nunca na vida vais ver no teu Lumia 1020, Jose Malagueta aka Jose Gato que mudou de nick para poder fingir que é outro cliente insatisfeito de algo que nunca usou.

      • José says:

        Nas apps. No resto tomaram muitos que aqui falam, como se tivessem descoberto a pólvora, terem um sistema como este, fluido e excelente para trabalhar.

        • Portimão says:

          Estão sempre a referir que é excelente para trabalhar. O que é que fazem num Windows Mobile que não fazem no iOS ou no Android? Que métodos milagrosos são esses que usam nos vossos Lumias? Não vale a pena referirem o Continuum (que é um modo bem inovador, por sinal), pois a maioria de vocês usa Lumias 640 e 535, que não têm esse modo, e mesmo assim gabam-se que é melhor que os outros no que diz respeito a produtividade.

          São as apps do office, que por acaso, mas só por acaso, existem também para iOS e Android e que até há bem pouco tempo (antes de sair a atualização do Windows 10 Mobile) eram mais completas que as versões para Windows Phone 8?

          • Pedro Barros says:

            Para as outras pessoas não sei, mas para mim,para alem de todas as outras coisas que eu e outros já enumeraram, é o ecossistema Windows (SO) inteiro VS Android que marca a diferença. Considero um sistema muito mais sobrio, adulto e profissional do que o Android. Mais uma vez afirmo que todos têm vantagens e desvantagens.
            Quanto ao IOS não comento detalhes porque nunca usei nenhum tempo o suficiente para o fazer, apenas não gosto da filosofia dos sistemas da Apple em geral.

    • P says:

      Quando compras um telemovel/smartphone devias pesquisar antes, para saber se serve as tuas necessidades!

    • Jose Malagueta says:

      O que é que o windowsphone users e linux users tem em comum? “Daqui a uns anos é que vai ser, os outros não percebem nada disto, nós é que somos diferentes” Realidade : Ninguem lhes liga e eles acabam por aderir ao IOS ou windows porque crescem e deixam a fase da parvoice e hipster

      • Rui LUX says:

        José.. a tua ignorância não tem limites.. e em relação ao que falas dos “linux users”.. pahh.. nem sei que te diga.. não deves viver neste mundo.. ou és mesmo burro como uma porta..

        • Jose Malagueta says:

          Não precisas de dizer nada, quotas de mercado falam por si. O resto é ruido

          • Portimão says:

            A quota de mercado vale nada no que diz respeito a afirmar a qualidade de um sistema operativo, senão o Android era visto como o melhor. Acreditas sinceramente nisso?

    • Emanuel Vitorino says:

      Tens a Hyper for Youtube que também é excelente.

      • Portimão says:

        Tem também a Perfect Tube… Opções não faltam, ele é que não as conhece, pois não usa, realmente, um Windows Phone. Basta ver a descrição que ele faz ao suposto smartphone que tem.

    • José says:

      1. Eu tenho o E-bay e faço compras por aí. Não uso outro sítio.
      2. Tenho a app do meu banco – Millennium e Caixa directa. Que sorte a minha!
      3. Pokemons não me dizem nada, nunca gostei dos jogos NIntendo (só tenho as PlayStations e Xbox e servem perfeitamente, sobretudo na última), e não sigo modas nem isso é essencial para algo.
      4. Youtube sempre tive acesso, gratuito (youtube Pro) e até faço downloads (app youtube Downloader for youtube & other…)
      E uso muito o navegador e programas de trabalho, nunca deixei de fazer algo, por que sim.
      Deve rever as opções e ofertas na loja.

    • Pedro Barros says:

      E… mais uma vez, as apps…. o pessoal vive das apps em smatphones… Apps para tudo e mais alguma coisa.
      Sabem que há uma app fantastica em todos os smartphones e todos os SO, chama-se web browser, daqueles que escrevemos http://www.linkdositequequeremos.com (ou .whatever) e… dadhahh abre-se a pagina do site, loja virtual, redes sociais, youtubes… Eh pah porreiro!! Da para ver tudo!
      É o mais pratico? Não!
      Consigo ir a um site, loja ou whatever e fazer o que preciso na altura? Sim!

      É o ideal para quem vive 12h por dia agarrado ao smartphone e o quer utilizar para tudo e mais alguma coisa, em segundos, e o quer usar como se fosse um laptop, com as funcionalidades de um laptop? Não!

      Para essas coisas tenho um bom laptop com tudo e mais alguma coisa que posso usar quando chegar a casa. Não preciso de usar apps para fazer uma coisa (que não é importante) já, quando pode esperar para ser feita logo, calmamente num pc.

      Quanto a apanhar pokemons… eh pá quanto aos “especialistas do WP” não sei… Eu cá por exemplo tenho outros interesses e actividades na vida que não incluem andar pela rua a olhar para o smartphone á procura de bichinhos virtuais para os apanhar… Mas cada qual faça o que gosta e seja feliz. Para esses casos sugiro de facto que comprem smartphones com android ou IOS

      • Portimão says:

        Por mais que vocês queiram negar, um smartphone vive grande parte devido a apps. Se o importante fosse browser, chamadas e sms’s não se usariam smartphones, mas sim aqueles telemóveis java.
        Por favor, nem tentem!

    • Dark Mode says:

      Ora aí está mais um “especialista” em dizer mal só porque sim.
      Nos 4 pontos apresentados, apresentas 5 mentiras! Ou melhor, 4+½.
      A primeira, que seria o ponto zero, fica bem claro que não tens, nunca tiveste, nem sequer mexeste num smartphone Windows 10 Mobile.
      A meia mentira é o ponto 3, ou se quiseres, a meia verdade.
      Informa-te melhor e fala depois.
      Já agora dispensam-se essa alusões manhosas a “especialistas dos telemóveis” porque desse tipo de “especialistas” há nos utilizadores de todos os SO e, seguramente em percentagens muito semelhantes. Por isso, será nos SO com mais utilizadores que se entrar o maior número absoluto desses especialistas.
      Se não me engano acabei de responder a um…

    • José says:

      1. Faço compras pela app do e-bay no WM, não uso outra loja.
      2. Tenho as apps do meus bancos, Millenium e CGD directa.
      3. Não jogo Pekemons, nunca gostei dos jogos Nitendo, mas o meu filho com WM. joga!
      4. Youtube pro, excelente e gratuíta! E há a tube video downloader que faz o que diz.
      Portanto deve rever como usa o telefone!

      • Portimão says:

        Exatamente, há apps para quase tudo. Se não forem oficiais há as 3rd party, que por acaso, muitas delas são superiores às oficiais dos outros sistemas.
        O 6tag já foi superior à app oficial do Instagram dos outros sistemas, pois sempre teve mais funções. Atualmente não é, pois o desenvolvedor meio que desistiu dela (já o disse no Twitter), visto que agora a oficial acompanha a dos outros sitemas (aliás, é um port do iOS) e não acrescentou as últimas features da oficial, como as histórias ou o zoom nas fotos. Continua, no entanto a ter algumas features que a oficial não tem, como um tema escuro, a possibilidade de guardar as fotos, etc.
        Outro exemplo de apps mais completas que as oficiais dos outros sistemas são algumas do Youtube, que permitem rodar os vídeos em segundo plano e dão a possibilidade guardar os vídeos em vários formatos, inclusivé em MP3.

        Isso é verdade, agora não venham alguns dizer que as apps não servem para nada e que o browser é que é, pois isso é uma tremenda mentira e uma forma ridícula de tentarem tapar o sol com a peneira. Primeiro porque o browser não dá notificações das determinadas áreas que usam e têm conta (redes sociais, etc), depois o browser não permite algo que apps permitem, como por exemplo fazer o upload de fotos para o Instagram, ouvir música no Spotify (sim, eu sei que o Windows Mobile tem essas apps, sou informado naquilo que falo, ao contrário de muitos por aqui, mas isto é uma resposta aos que dizem que apps não servem para nada, pois existe o browser).

    • Tony says:

      basicamente os únicos defeitos apontados é tudo coisas que dá para fazer pelo browser pelas webapps, certo?
      provavelmente nunca ser um mainstream phone, mas para mim valorizo muito o preço, qualidade do material (nao partir na primeira queda), hardware com boas specs, fluidez e intuitividade do OS, e um bom browser

      • Portimão says:

        Como é que usas o Snapchat pelo browser?
        (antes de vires com a treta de que não gostas e não usas o Snapchat, que é o que dizem quando tentam defender a falta de app A ou app B no Windows Mobile, eu estou-me a borrifar se gostas ou não do Snapchat, eu não gosto, mas não é isso que está em causa, simplesmente responde-me como)

        • Tony says:

          Ao que tu chamas de “treta” eu chamo de razão mais que suficiente.
          Podes voltar a perguntar, mas desde que seja com uma app que eu não consiga contradizer…
          Esforcei-me a pensar, mas no meu caso não encontro uma app que me seja fundamental que me faça por em causa o OS que uso.
          Agora se falarmos de curiosidade e de coisas irrelevantes para o dia-a-dia, tenho um tablet android e ipad, usado 99% pelas crianças

    • João Silva says:

      Talvez não saiba, mas o windows phone tem browser que faz tudo o que foi descrito com excepção de caçar pokemons.
      Dá para e-banking, navegar nos sites de compras e imagine só….. dá para aceder ao youtube!!!!
      E ainda lhe digo mais, tudo isto numa só app. O browser!
      É assim desde o meu velhinho Qtek2020i com windows mobile 6.
      Analisar sistemas operativos pelo nº de apps? só mesmo para especialistas que não conseguem pensar pela sua própria cabeça e que não se dão ao “trabalho” de testar antes de usar.
      Cada vez mais isto se parece com a coreia do norte. Propaganda e mais propagando até todos pensarem de uma só forma em que não existe alternativas para nada a não ser que exista (claro) uma app.

    • Mikes says:

      Youtube: Tens app na loja melhores que o YouTube oficial em android.
      O resto, webapp (que cada vez são mais o futuro).

    • Victor F. says:

      Se queres isso tudo compraste o telemóvel errado e não fizeste a tua pesquisa.
      Se eu viver numa zona urbana não vou comprar um 4×4…

  8. RF says:

    Eu cá estou desejoso para que o meu Lumia 640 dê o berro… (problema é que o gajo é resistente), farto da Microsoft e das suas promessas, que não são nada mais do que promessas! Este OS ao início tinha tudo para ser um sucesso.. construído por uma gigante do mundo do software, no entanto comportam-se como uns amadores, e ficaram parados no tempo! Os programadores não querem saber deste OS para nada, simplesmente porque a Microsoft não soube captar cota de mercado, logo ninguém vai ter trabalho para receber meia dúzia de trocos! Sim sim.. fiquem à espera do Surface Phone e vão ver a desilusão que apanham! O problema é que hoje em dia devido aos abusos dos preços, e não indo para as chinesices, temos iPhone’s, Pixel’s, Galaxys e outros tantos que passam largamente os 500€… ou a gama média entre os 300-500€ que… ehhh fazem tudo, mas nada bem e ao fim de 1ano estão lentoooos! Portanto…

    • Jose Malagueta says:

      Faz como eu, comprei um iphone SE e nunca mais me preocupo com falta de apps ou falta de updates..por 350euros é o melhor smartphone que se pode comprar (comprei em NY)

    • Pedro Barros says:

      Fantastico amigo. Olhe eu por exemplo tenho um Lumia 625 há 2 anos e tal, está impecavel, faz quase tudo o que preciso, e provavelmente durará mais outros 2 anos.
      Comprei agora há 1 mes propositadamente um Lumia 650 porque gostei do mesmo, e atendendo á enorme (e estupida) possibilidade de ser descontinuado de vez e de daqui a mais uns meses já não haver smartphones com o windows á venda a preços decentes (a ser verdade que a MS vai passar a apostar no mercado de gama alta e empresarial apenas).

      O 650 faz tudo o que preciso, ainda não crashou uma unica vez, é leve, e tem um display do caraças.
      Quem adora Android e IPhone, comprem usem e abusem e sejam felizes. Parem de martelar um SO só porque não faz aquilo qur voces querem que faça!!! Comprem outra coisa e usem outra coisa se não gostam!

      • RF says:

        Tens a certeza que tens mesmo Lumias? É que eu com o meu Lumia 640, em tudo superior ao Lumia 625 e em tudo semelhante ao Lumia 650.. Quad-core 1200mhz vs 1300mhz.. (nem vou falar do dual-core do outro..) não consigo correr por ex. o messenger, o facebook, o spotify, ou outra app mais pesada em condições.. e quando digo condições, digo com uma fluidez “normal”… então no caso do messenger é desesperante! Agora.. se me dizes que apenas precisas do telemóvel para fazer/receber chamadas e mensagens.. ahh então aí tanto Lumia 625 como o 650 são óptimos… até um 3310 fazia isso sem problemas! Tudo depende do que se precisa fazer com o telemóvel.. no meu caso noto que cada vez mais as Apps mais recentes arrastam-se! Mas pronto..

        • Pedro Barros says:

          Sim, tenho mesmo a certeza que tenho Lumias! E não, não uso o telemovel “apenas” para fazer e receber chamadas e sms.
          Ouço muita musica (até poque sou musico), a app de musica base tanto to W8.1 como do W10 é boa, muito raramente crasha, e faz tudo o que preciso. A do W10 então é excelente! A qualidade de som (DAC) tembem é boa. E melhor que tudo quase não puxa nada pela bateria.
          Vejo alguns videos (CC Player Pro é excelente, ou o Molyplayer). Consulto e faço o que preciso na net quando não tenho nenhum PC por perto, para o que não tem app tem o web browser, que faz o mesmo, so é um pouco menos pratico mas com isso vivo em bem.
          Não tenho grande interesse em redes sociais, jogos, nem preciso de whatsapp, nem outras apps similares.
          O SO é fiavel, tem todas as apps base adequadas ao que preciso, e as que faltam há na loja. Não tenho necessidade de usar apps muito pesadas que ulitize com frequencia, sem sou obsecado com a ultra rapidez. É rapido QB para o que preciso. De certeza que o 950 é muito mais rapido, mas “I Don’t care!”

          Ah e já agora não ando com wifi, dados, localização e bluetooth permanentemente ligados. Ligo quando preciso usar. A bateria da para 2 dias (48h) segiudos na boa 🙂

          • António Antunes says:

            Por acaso tenho as mesmas queixas que o RF. O Spotify é uma desgraça. Dá para ouvir mas leva uma eternidade a arrancar e crasha frequentemente. É uma pena porque adoro o Windows Mobile. Outra coisa é a questão do Bluetooth. Nunca funciona suavemente; é tudo sincopado, com interrupções frequentes e por vezes com crash final. É frustrante. Tenho pena mas mudei-me para o Android, mais precisamente Sony Z5 Dual. Vamos a ver se presta para alguma coisa; o Z3 era muito bom mas dei-o à minha filha porque precisava de um dual sim.

        • Pedro Barros says:

          Ah, e já agora não preciso de streamings para nada, tenho toda a musica e videos que necessito no meu cartão SD, disponivel offline a qualquer hora, em qualquer sitio 😉

        • T says:

          Chamadas, mensagens, tirar fotos, enviar e receber mails, verificar alguns documentos word, excel e afins, leitor de pdf’s, Tirar prints, mesmo em chamada sem desligar, utilizar o menu multitarefa que permite visualizar quase na totalidade o conteudo das outras janelas que dá um jeitaço.
          Como podes ver fazer uma comparação de um smartphone deste tipo com um nokia 3310 é pura e simplesmente parvoice.
          É verdade que os modelos mais baratos não tem cameras de topo, e a construção é mediana. Mas por um preço baixo não se pode pedir muito não é ?

          • Pedro Barros says:

            +1000
            Eu não diria melhor. E provavelmente deve haver features já incluidos de raiz no W10 que para android ou IOS é preciso ir buscar alguma app á loja. Claro que no android varia muito da marca e modelo onde está instalado.

    • Voltron says:

      O problema das pessoas é olharem para a folha de specs e por veres numeros parecidos acreditam que as marcas chinesas oferecem o mesmo comparado às girgantes de mercado. Mas é bem verdade o pricepoint das flagships é alto demais e a Microsoft em 5 anos não se soube orientar com um OS com bastante potencial. Rumores dizem que o Satya não gostam dos Windows Phone e que isso influi no mau estado da marca.

      • Portimão says:

        Concordo inteiramente contigo.
        É inegável que o Windows Mobile é um sistema muito bom, com bastante potencial, mas isso não chega. O total desinteresse da Microsoft para com ele deixa também qualquer consumidor desinteressado. Eu, pelo menos, fiquei. Não gosto de usar algo cuja a empresa que o desenvolve o vê como um fardo e não o desenvolve com ânimo e confiança. Parece que só mantêm o Windows Mobile de pé pelas promessas que fizeram no passado e porque sempre promoveram o Windows 10 como um sistema universal. Basicamente para não ficarem mal na fotografia.
        O pouco hardware que tinham à venda (pouquíssima variedade de escolha de modelos) já deixou de ser produzido. Esperam que as marcas caiam do céu e que essas marcas tenham interesse num sistema com pouco mais de 0% de quota de mercado.
        Ah e tal, o Surface Phone. Qual? Aquele que está previsto ser apresentado APENAS em 2017? Aquele que vai ser de gama alta e com toda a certeza caríssimo e que fica assim inacessível à grande maioria dos utilizadores de Windows Mobile?

    • Paulo says:

      Pedes pegar num martelo…,mas esse tem ADN Nokia,dá-lhe com força…,sem partir o pulso.

  9. censo says:

    O meu lumia 820 aproxima-se do seu fim e a verdade é que não estou muito virado para continuar com windows.

    • censo says:

      E mais te digo: nunca irás saber que equipamentos tenho, que uso lhes dou, o que faço na vida, que estudos tenho ou não, quem sou. E sempre aqui escrevi como “censo”, ao contrario de outros que sofrem de deficit de atençao e que escrevem por tudo e por nada, nem que seja para ofender.

  10. Dark Mode says:

    Cada um diz o que mais se adequa aos seus interesses. Obviamente a Microsoft manifesta opinião contrária e compromisso com o futuro do SO.

    http://www.theverge.com/2016/4/27/11516440/microsoft-windows-10-mobile-terry-myerson-committed

    Meras opiniões. Cada um tem a sua e dá-a quando quer, a quem quer e de acordo com os seus interesses.
    Foi o que fez a lenovo, aquela empresa credível que vende equipamentos com maleware e spyware instalado de raiz.

    https://pplware.sapo.pt/informacao/pcs-lenovo-trazem-software-que-espia-ligacoes-seguras/

    Ora aí está a opinião de alguém em que se pode confiar…

  11. Lucas Ferri says:

    Eu tive wp por 6 anos, mas tive que abandonar o sistema por não acompanhar as tendências e não oferecer suporte para coisas básicas,, o aparelho era bom? Sim, mas o sistema operacional já não colaborou mais, diferente do sistema operacional para computadores, faltou investimento

  12. judas iscariotes says:

    BlackBerry acabou o próximo e o Windows Mobile não tem como enganar

    • Tony says:

      As empresas de telemoveis que foram ao charco, apesar de gigantes, foram as empresas que baseava o negocio maioritariamente nesse sector, Nokia, Blackberry… e Apple se verá
      Windows Mobile é uma pequana parte da Microsoft, pode viver com ou sem W10M
      Mas como dá jeito para o seu Roadmap ter tudo na mesma direccção Hololens, XBox, Desktops e Mobile, por mais que os detratores se regozigem, evidentemente não irá acontecer:

      Escrevam o que digam: será mais facil daqui a 10 anos a Microsoft viver com 1% de share de mobile que a Apple com 10%

      • Mikes says:

        Sim, 10% de share na apple será muito negativo… e já esteve mais longe, a perderem quota de ano para ano… são mais 3/4 anos se a apple não mudar radicalmente.

  13. David Guerreiro says:

    O pessoal do WM10 parece aquele ministro da propaganda do Iraque, com os americanos à porta de Bagdade e ainda dizia que estavam a vencer a guerra

    https://www.youtube.com/watch?v=yzlgXPbGy-E

  14. androidx says:

    verdade seja dita a Microsoft já entrou tarde na corrida dos sistemas moveis, pelo menos em tablets e hibridos foi uma excelente aposta que veio revolucionar e ao mesmo tempo solucionar alguns problemas quando se ponderava os concorrentes, mas no que toca a smartphones o sistema até pode estar muito bom, mas longe de satisfazer ao nível dos 2 gigantes que há muito estão no mercado…

    basicamente quiseram dar o salto maior que a perna e já estão a sofrer as consequências, de terem estado a dormir enquanto os concorrentes evoluíram em larga escala…

    portanto não me espanta nada esta noticia e que a curto prazo a microsoft deixe de vez os smartphones, e se concentre apenas no que até ao momento tem sido o seu forte que é pc’s…

  15. Nelson says:

    Vou dar a minha opinião, eu que ja tive (e tenho ) iphones, google nexus e Wp. Uso e abuso do meu 640, nunca falhou e esta para durar. Sim grande senao é faltar as milharesd de apps que os outros tem, mas que ninguem usa (unica critica..podia ter a app do meu banco) . Ecran excelente, e esta sincronizado com tablet , pc de casa e trabalho e mais a microsoft band e a xbox…Nao podia estar mais do que contente e nao acho que tenha sido investimento jogado fora..ao contrario do Nexus (e outros androids que ja tive), que passado uns meses, com as constantes actualizaçoes e lixo que fica no telemovel tornou-se lento. (ja so uso como despertador) . O unico que posso dizer que esta ao nivel do 640 sera o meu velho 4s..mas entre um e outro , alem do tamanho, o wp é mais intituitivo e como disse…esta sinctronizado com tudo e para efeitos praticos é o que interessa…

  16. António says:

    Com tantos especialistas em WM pergunto ; sabem como “colo” uma msg copiada do mensager no sms?
    É que copiar ele deixa agora colar…. Tá de chuva.

  17. Marcos says:

    Uso Windows Mobile desde o Natal passado e tão cedo não volto para Android.
    Tudo o que tenho no telemóvel também tenho no PC, tudo sincronizado, sem 3rd party apps. Tudo o que usava no Android também encontro na Microsoft Store (Viber, Skype, WhatsApp, Twitter, apps para o arduino, marés em PT, comando do meo, apps para diagnóstico de redes, iFixIt, Instructables, MEO Music, MEO Cloud, MEO Go (esta UWP), etc, etc…
    Apps que vêm no Sistema uso bastante o Office (Word e Excel), Office Lens, OneNote, Outlook, OneDrive com 30Gb, Tradutor, etc…
    Pelos comentários maior parte que diz mal de Windows Mobile dá-me a sensação que nunca tiveram um na mão, enfim…
    Eu experimentei e já estou a pensar no meu próximo upgrade para um com continuum.

  18. António says:

    Já usei o windows phone, versões 7, 8 e 10, e apesar de neste momento usar unicamente android, como sistema operativo, considero que android ainda tem muito para correr, para funcionar bem como WP (qualquer uma das versões) lamentavelmente a falta de apps obrigou a mudar, e é esse o unico senão que encontrei no sitema. de resto, CONSIDERO FANTÁSTICO.

  19. tulio says:

    w10P é o melhor sistema empresarial. Tenho tudo sincronizado PC/Telemovel/Tablet. E fantastico receber as SMS no telemovel e visualizar no PC e Tablet. Para mim está mais do que aprovado (PS não uso o telemovel para jogos nem instalar apps sem utilidade pratica)

    • ACMSeBr says:

      Disse tudo, S2 Lumia 640 XL e falando em “bateria” nota 1000.

      😀

    • Portimão says:

      A isso se chama ecossistema.
      A sincronização entre produtos com os sistemas operativos da mesma empresa.
      É uma mais valia da Microsoft e da Apple. Coisa que a Google não tem (ok, tem o chromeOS, como SO desktop, mas não tem integração praticamente nenhuma para com o SO Android).

  20. Hernâni Pinto says:

    O w10m é um bom sistema, mas ainda tem muito a melhorar. Tenho acompanhado o sistema desde o inicio e vejo que há funcionalidades importantes que faziam a diferença que se foram perdendo sem se perceber porquê:
    1. Kids corner. Era usada pelo miúdos e funcionava muito bem! Agora ficou bem pior com a área das aplicações…
    2. As funcionalidades do gestures beta, perderam-se quase todas, apenas tenho o duplo toque para acordar, quando dantes era possível voltar para baixo e silenciar…esta aplicação tinha imenso potencial, veja-se como é explorado pela samsung…
    3.Tiraram o rádio!

    Mais, porque é que há aplicações da Microsoft com funções que não existem no w10m e que fazem falta??

    Exemplo: No onedrive não consigo colocar ficheiros offline. No android com a mesma aplicação isso existe há imenso tempo!

    Faz falta implementar funcionalidades que me parece fazerem a diferença (exemplos):

    – A App onedrive ou fotos poderia relembrar fotos tiradas numa determinada data…

    – O centro de acção poderia ser transparente como no PC..

    – O Edge poderia guardar determinados artigos para ler offline e esta possibilidade já deveria existir com sincronização em todos os dispositivos. Estas funcionalidades já são pedidas há imenso tempo, desde que me tornei insider…e certamente não é por falta de votos que não são implementadas!

    Obviamente que nenhum sistema é perfeito, mas penso que a Microsoft deveria fazer um esforço maior como no PC e claramente não o faz…

  21. David says:

    O meu Seat Ibiza de 93 é o melhor carro do mundo. Ainda anda!! O resto é porcaria! Faz tudo o que preciso. Até tem rádio com USB! mais uma vez, o resto é porcaria (apesar de nunca ter tido outro carro….) Pessoal anti Microsoft: get a life!!

  22. David says:

    Agora mais a sério. Os profetas da desgraça ainda não perceberam que a Microsoft está para durar? Eles têm recursos suficientes para manter nas calmas o Windows Mobile até chegar onde eles querem!

  23. Francisco says:

    A todos que criticam o W10B, só uma coisa a dizer…. Vou usar o Windows 10 mobile, até ele nao existir mais. Android? Só vou usar um novamente um dia, quando o Windows 10 mobile deixar de existir. Sistema seguro, livre de travamentos e virus como o W10m ainda não encontrei. Bugs e virus com tem o android, pra acabar, só matar o sistema e fizer outro.

  24. Alex says:

    O windows phone está na prática morto. Nunca foram muitos os interessados na plataforma.
    A minha pergunta é, o que vai ser o tão falado surface? A Microsoft vai começar do zero de novo, ou é apenas um novo nome para a mesma coisa?
    A Microsoft chegou tarde com um produto com pouca qualidade (minha opinião). Basear o windows phone no mal amado windows 8 foi um erro descomunal, mudar o nome à coisa duvido que resulte, começar do zero parece anunciar mais um falhanço, tentar fazer crer que um telefone é um PC não me parece boa ideia… A ver vamos…

    • Portimão says:

      Tua opinião que vale o que vale (nem precisamos de discutir o quanto).
      Há várias razões pelas quais o Windows Mobile não triunfa. A maior delas é a culpa da Microsoft. Depois há a resistência à mudança que as pessoas têm a mania de ter, o fato de o amigo do amigo do amigo da vizinha do primo não usar (a maioria das pessoas compra por influência), também há o fato de ter chegado mais tarde, o fato de a loja ter menos apps que a concorrência, enfim.

      Potencial tem, bastante. Não tem pouca qualidade. Usar durante 2 minutos numa loja de tecnologia e olhar a quotas de mercado não conta para se ter uma real precepção da qualidade de um produto ou serviço. Lamento.

    • Pedro Barros says:

      ” Nunca foram muitos os interessados na plataforma” :- O dizer popular “poucos mas bons” podia-se aplicar aqui 🙂

      “tentar fazer crer que um telefone é um PC não me parece boa ideia…” :- Mas… então não é isso que o Android e o IOS tambem fazem, com os seus 5 milhoes de apps…??

  25. Alucard says:

    Eu sou utilizador de um Lumia com Windows 10 Mobile e acho o melhor SO móvel do mercado. Só que isso não chega para ter uma quota de mercado decente.
    E a Microsoft tem dados sinais muito confusos sobre o que pretende fazer com a plataforma, é normal que assim não inspirem nem a confiança dos consumidores nem das empresas como a Lenovo.
    A Microsoft pode continuar a suportar o software, mas o hardware vai ser cada vez mais difícil de encontrar para o consumidor, se não fizerem nada.

  26. Pedro Barros says:

    Já agora assim de repente, so para complementar relativamente á conversa da suposta falta de apps tão importantes no W10, de certo que já muitos viram dezenas de videos no youtube a explicar como correr muitas apps de android no W10… Só uma ideia, não sei se funciona bem nem me interessa muito, mas para quen não souber e quizer experimentar aqui fica a informação…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.