Surge benchmark do Snapdragon 835 a correr Windows 10
Já se sabia que a Microsoft estava a trabalhar com a Qualcomm para correr Windows 10 em processadores ARM, sem que conhecesse qualquer resultado da parceria.
No entanto as novidades estão perto de chegar, depois de se conhecer o primeiro resultado de benchmark deste processador e de conhecer um dos primeiros modelos fabricados pela HP.
Não é segredo nenhum que a Qualcomm e a Microsoft estão a trabalhar em conjunto num projeto para correr uma versão do Windows 10 num processador ARM, mais específicamente no Snapdragon 835.
Embora o desempenho deste tipo de processadores deva ficar abaixo do que é habitual nos processadores da intel que equipam os PC's, a verdade é que a utilização dos processadores ARM irão diminuir o consumo de energia e, assim, oferecer uma maior autonomia.
Desde que surgiram as primeiras notícias deste projeto que se aguarda o lançamento dos primeiros PC equipados com o Snapdragon 835. Devendo chegar no início do ano, começam agora a surgir os primeiros dados que comprovam o lançamento destes novos dispositivos.
HP será uma das marcas a apresentar novidades
Segundo a Microsoft, marcas como a Asus, HP e a Lenovo irão apresentar modelos utilizando o processadores ARM. De entre as marcas parceiras, a HP é a primeira a deixar fugir algumas informações.
Segundo a página dedicada ao HP Care Pack, irá existir brevemente um novo laptop com ecrã de 12" que irá ter 2 versões, uma com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento UFS e outra de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento UFS. Ambas as versões trazem o processador Qualcomm Snapdragon 835 e correm uma versão do Windows 10.
Surge teste de benchmark do Snapdragon 835 a correr Windows 10
A acompanhar as novidades sobre este projeto, surgiu recentemente o resultado de um teste de Geekbench do Snapdragon 835 a correr Windows 10.
Como era esperado, o desempenho não se assemelha aos tradicionais processadores de PC, mas já oferece uma boa alternativa para quem não necessita de grande processamento ou para quem prefere autonomia a alto desempenho.
Segundo o teste de Geekbench, o dispositivo com o processador ARM totalizou 1202 pontos em single-core e 4068 pontos em multi-core. Como forma de comparação, um PC com processador Intel i3-8100, no mesmo teste, perfez 3692 pontos em single-core e 11860 pontos em multi-core.
Com um clock a 3.6 GHz e quatro núcleos, o Intel i3-8100 é claramente superior ao Snapdragon 835 com processador de oito núcleos a 1.9 GHz. A nível de desempenho, este processador ARM da Qualcomm poderá ser comparado ao Intel Celeron N3450 com clock a 2.20 GHz.
Já a nível de autonomia, este é a área onde o Snapdragon 835 se destaca. Com um consumo entre os 2.5W e os 5W, consegue ser muito poupado face aos 6W do processador Intel.
Embora tenham um desempenho baixo, os novos dispositivos com Snapdragon 835 estão para chegar para ser uma boa solução para aqueles que preferem perder algum desempenho mas ter uma autonomia acima da média.
Este artigo tem mais de um ano
Ai esta, microsoft sempre a frente da apple.
Se ao menos o preço descesse a acompanhar a redução de autonomia, seria uma proposta interessante. Isto na gama dos 200€
Isso é um dos potenciais pontos fortes, ou seja, equipamentos com Windows 10 a preços acessíveis e capazes de executar algum software de desktop – adicionando a possibilidade de ter aqueles extras todos que a arquitectura ARM oferece (wifi, dados, sensores, etc., etc. tudo integrado).
vamos ver se assim vai ser ou não.
A ideia também seria meter no mercado hardware com W10 que pudesse lutar no mercado até aos 500€ e assim ir buscar clientes aos tablets android e ipads
sim, vejo mais a coisa para tablets ou os próximos smartphones/tablets, mas seria melhor se tambem pudessem correr as apps do android.
O que queres dizer é reducao de processamento. O SD 835 é um SoC com CPU ARM e o W10 a funcionar num ARM está de certeza ainda muito mal optimizado.
Com o tempo nao só os controladores mas o próprio W10 vai melhorando o que pode, a própria 2a geracao (SD 845 + optimizacao) deverá trazer uma performance ao nível dos i5 mais fracos (CPU) e muito melhor GPU que qualquer intel, já para nao falar numa bateria bem superior.
Em 2018-2019 devemos comecar a ver a guerra, a Intel a ir aos 10nm e os chips ARM a atingirem níveis de performance de classe x86.
Não sacrificaria processamento em prol de autonomia… Mas para quem viaja muito pode ser bastante útil
Uma nova especie de surface rt
Não deves saber a diferença entre o Windows 8 RT e o Windows 10…
Tem pouco desempenho agora…
Certamente a tecnologia vai continuar a ser desenvolvidamente e o desempenho poderá melhorar daqui a um bom par de anos.
Será desta que a Microsoft lança um smartphone com um aplicações, atualizações e a um preço acessível?
Os rumores apontam para algo melhor
Caso queiras pesquisar:Andromeda Device, Surface Phone
Então deve ser razão porque a MC agora já faz as novas compilações a não correrem nos sistemas AMD.Bem muito bem. Né??
já vi que aqui ninguem tem um sd835…ninguem achou estranho os 8 nucleos estarem a 1.9…o meu tem 4 a 2.45 e outros 4 a 1.9…os scores iriam ser muito superiores a estes…
Novos RT… Depois aparecem pessoas aqui na loja a perguntar porque é que não dá para instalar X aplicação como sempre fazem
O windows 10 faz emulaçao de programad x86 em cpu arm. Por isso ele vai rodar todos os programas
Qual a diferença de desempenho deste processador do rasp2 ou rasp3? É que o rasp é quase uma bomba no básico, se fizermos algo uma coisa de cada vez e com essa ram toda o linux não corre… voa.
Isto não corresponde a esta noticia, mas como é do Windows, aqui vai. Os computadores AMD já podem instalar através do Insiders program, as novas compilações. Por acaso esta ultima, 17040, está muito boa, só encontrei um pequeno bug no inicio, no ecrã de bloqueio, as horas saltitam, nada que chateie..