Qual o mais rápido? Windows 11 ou Windows 10! Veja o vídeo
Nos últimos tempos muito se tem falado no Windows 11. Este novo sistema deverá chegar no próximo dia 24 de junho, e são várias as alterações e mudanças face ao atual Windows 10.
E em termos de desempenho? Será que o Windows 11 é mais rápido que o Windows 10?
Algumas builds do novo Windows já andam por aí, e já há muita informação sobre a nova versão do Windows. Um dos vídeos recente mostra o desempenho do novo Windows face ao Windows 10. De acordo com os resultados, o Windows 11 chega a ser 15% mais rápido que o Windows 10. De relembrar que testes anteriores mostraram exatamente o contrário - ver aqui.
Para os testes foi usada uma máquina com Intel Core i7-10875H e uma NVIDIA GeForce RTX 2070 Super.
Benchmarks do Windows 11 "destronam" o Windows 10
Em primeiro lugar, o tempo de inicialização dos Windows 11 é menor. O novo Windows demora "apenas" 13 segundos, em vez dos 16 segundos registados no Windows 10. Esse é um bom indicador inicial para a desempenho do novo operativo sistema da Microsoft.
Com a utilização da ferramenta 3DMark (software de benchmark) a pontuação com o Windows 10 foi de 6872. Com o Windows subiu para 7613, uma melhoria de quase 10%.
O CrystalDiskMark é uma pequena ferramenta que analisa constantemente o disco rígido, oferecendo dados precisos sobre o desempenho, temperatura, valores técnicos e identificativos.
Como se pode ver pelos resultados, o Windows 11 volta a ganhar ao Windows 10.
Com a ferramenta Geekbench 5, o desempenho de um único núcleo no Windows 10 obteve a pontuação de 1 138. No Windows 11 subiu para os 1251.
A pontuação aquando da utilização de vários núcleos aumentou de 6.284 para 7.444, portanto, há também melhorias impressionantes a este nível.
A Microsoft trabalhou também a gestão de energia no Windows 11. O responsável pelo teste desinstalou o software ASUS que controla a gestão de energia e tudo passou a estar controlado pelo sistema operativo.
Foi notável como as ventoinhas funcionaram de forma diferente durante a execução dos testes e, como todos sabemos, quanto menor a temperatura do CPU e da GPU, melhor é o desempenho.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Numa noticia, é mais lento que o Win10. Agora já é mais rápido?
Já percebi, este gajo tem uma versão do Win11 mais recente.
My bad!
a razão é muito mais “simples” do que isso!
Se reparares bem na parte do video com o benchmark Geekbench irás ver que com o Windows 10 ele correu num modo que identifica o Power Plan como BALANCED; enquanto que no Windows 11 o Power Plan era TURBO.
Até se nota na janela do CPUID HWMonitor que a frequência dos núcleos oscila muito mais ao longo desse benchmark, o que realça ainda mais a diferença entre Power Plans usados.
Nestas condições eu diria que não se pode tirar qualquer conclusão, até porque os resultados não parecem ser muito diferentes de resultados para o mesmo modelo de computador, que se podem encontrar nas bases de dados dos benchmarks com Windows 10
E o normal é que durante o tempo que falta para a sua apresentação final as versões estejam cada vez mais “afinadas”! Muitas vezes acontece quem desenvolve deixar “cair por acidente” uma ou outra versão na net precisamente com o propósito de provocar algumas discussões entre “especialistas” e aproveitam para ir “afinando” o que está menos bem! No fundo aproveitam parte das “dicas” que os futuros utilizadores vão dando…sem compromisso e sem despesas! Nos primeiros tempos do iPhone alguns exemplares até foram “perdidos e esquecidos” em mesas de restaurantes…lololo!
O problema está em quem se lembrou de fazer testes com as versões mais antigas do windows 11. Até penso que só poderá ser comparado quando sair a versão final, estável e pública.
Muito porreiro!
Mudanças subtis mas melhores.
E a Microsoft continua a insistir na mudança do menu. Não aprederam com os erros, do passado.
O menu estava óptimo como estava e onde estava.
100 % de acordo !!!!
Para quê simplificar se pode tornar complexo?
Acho que estas “mudanças” deviam ser opcionais.
Poder para o utilizador ftw
mais um aleijado que não gosta de mudanças.
lol
se antes estava ótimo o teu nível de qualidade é baixo
Podes meter como antes >P
Por acaso, desta vez até me parece que acertaram!… O novo menu é mais simples, mais focado no que realmente necessitas e com menos “distracções” pelo meio. Digamos que é mais pensado no mercado empresarial (onde de resto está o dinheiro que a MS pode fazer dele). Pelos vídeos que já vi não sei se se pode colocar como dantes. Pode-se mover para a esquerda e “enriquecê-lo” com a tralha que quisermos… Mas, para mim, espero que este venha a ser o produto final… Ah, mas, espera aí… Se calhar é só para a versão PRO, porque para o utilizador doméstico… Lá teremos de levar com a publicidade. Não há almoços grátis…
Pode-me ter escapado algum pormenor, mas o Windows 11 foi instalado de raiz, depois de fazer os testes no Windows 10 que já testava instalado. Só por aí não pode haver uma diferença?? Não sou um “expert”, mas sempre ouvi dizer que não é a mesma coisa quando se instala um SO de novo, comparado com um que já existe instalada à algum tempo.
Mas oxalá esteja enganado e venha lá o Windows 11!!
a diferença foi que no Windows 10 correu num modo que “puxa” menos pelo processador, e no Windows 11 estava no modo Turbo! Ou seja, tinha a máquina com definições de performance diferentes.
Mito urbano. Uma instalação limpa poderá ser preferível, mas daí a ser mais rápido do que um upgrade…
Agora se eu comparar uma instalação limpa sem nada instalado com um upgrade numa máquina já com software instalado esta última será certamente mais lenta.
Colocar software pesado tornam as máquinas lentas
Eu continuo na minha…pegaram na base do windows10 e redefiniram-no todo, praticamente de raiz… para obter esses dados… não acredito em actualizações “basicas”
Agora pensem alem, só um pouquinho, imagina esse W11 com memórias ddr5, putzzzzzzzz!!!! FOGUETE PURO E ESSE VOA MESMO NÃO VAI PRECISAR DE cgi.
Vem logo w11 to aqui com o dedo nervoso para baixar voce no meu pc.
Estão a fazer comparações com versões beta, se pesquisarem por winver no menu start a build version é dev.
Estes comparativos são uma treta. Ainda com processos a patinar num código que ainda não limparam.
E um windows 11 mais leve? COm menos tralha ?