Novidade do Word vai forçar a guardar documentos no OneDrive
A Microsoft está determinada a fazer com que se utilize o OneDrive e fará tudo o que puder para que isso aconteça. Após revelar que o seu serviço de armazenamento vai oferecer um ano de atualizações gratuitas para o Windows 10, a gigante volta a atacar com uma funcionalidade que deixará muitos furiosos. A Microsoft irá guardar os documentos do Word, Excel e PowerPoint no OneDrive por predefinição.
A versão mais recente do Word para o Microsoft 365 Insiders altera o local de armazenamento dos ficheiros. Esta aplicação vai utilizar o OneDrive para guardar todos os novos documentos, que serão enviados para uma das pastas na nuvem. As centenas, ou milhares, de utilizadores que nunca utilizam o serviço de armazenamento, agora tem uma razão para não o desinstalar do computador.
A Microsoft enumera várias vantagens de guardar os seus ficheiros na nuvem em vez do método tradicional. Uma delas é a segurança ou proteção caso o computador se desligue a meio da sessão. Os ficheiros podem ser modificados instantaneamente e estão disponíveis em qualquer dispositivo, seja para si ou para trabalho colaborativo.
Embora esta não seja a primeira vez que a Microsoft configura as aplicações do Office para utilizar o OneDrive, a nova atualização faz parecer que a cloud é a única opção. O Word ativa o guardar automático por defeito, e a interface está otimizada para o utilizador escolher o local na cloud.
Quem pretender guardar os seus ficheiros no computador, terá de desativar a opção "Criar novos documentos automaticamente na nuvem" nas opções de guardar nas definições do Word. Também pode fazê-lo clicando em Mais opções para aceder ao ecrã "Guardar uma cópia", onde pode selecionar "Este PC".
Por enquanto, esta funcionalidade está apenas disponível na versão Insider do Word para Windows. A Microsoft confirmou que a mudança será implementada para todos os utilizadores e será também aplicada ao Excel e ao PowerPoint antes do final de 2025. Embora a gigante não esteja a remover a opção de guardar os seus ficheiros localmente, a interface torna isso mais difícil, exigindo passos adicionais que a maioria dos utilizadores ignorará.
A Microsoft está também a forçar o uso do seu serviço de cloud no Windows. Há um ano, a empresa configurou backups automáticos do Windows 11 para o OneDrive sem consultar os utilizadores. A medida causou irritação, uma vez que, na maioria dos casos, as contas gratuitas de 5 GB não eram suficientes para o backup, e os utilizadores eram solicitados a atualizar o serviço.





















De novo a Historia da Segurança.
Será que a Microsoft, ainda não percebeu, que já todos perceberam qual é o objetivo…
Enfim
Enquanto puder office só a versão offline, isto de predefenir tudo para a cloud tem muito que se lhe diga, uma coisa que foi referido e bem é as contas gratuitas 15gb hoje não é nada facilmente se faz um documento que fica maior que o espaço disponível em menos de nada, subscrever o serviço ao preço que eles tem, nem pensar, e ainda outro ponto se ficarmos sem acesso há Internet não há ficheiros para ninguém…
Existe muitas variáveis a ter em conta quando se trata se trabalho, o mundo perfeito não existe e temos ter sempre alternativas como precaução…
+1
Monopolios são ditaduras, é o que a Microsoft é, ela decide, impôe e não há nada que a maralha possa fazer.
Por isso é que uso Libre office, claro que não é tão bom mas serve perfeitamente. O que poder recuso-me ao máximo usar produtos da Microsoft e Google.
Quando é com a Apple a malta diz que a segurança é bem-vinda…
Quando a Apple envia um browser com o SO não há monopólio…
Quando é a Google ou a Micro$oft a malta reclama e revolta-se…
Conclusão, quando é barato o pessoal reclama. Quando é caro comem e calam por vergonha… Viva a mentalidade do tuga pobre!
Não uso Apple. Não uso windows. Obviamente, não uso Office. Android só AOSP e sem Google… E faço montes de trabalho com recurso a PC e Android!
Tudo grátis!!!! Mais barato não há!
E não reclamo…
Rio!
Quando uma novidade forca a algo não e boa novidade. A microsoft e um daqueles casos em que com tantos recursos e dinheiro e da tantos tiros nos pes. Houvesse uma concorrente europeia e ja tinha falido
Eles fazem isto precisamente por isso. Não existe concorrência à altura, o que é lamentável.
tens duas concorrentes americanas e várias opensource e cada vez faz mais dinheiro.. os tiros nos pés é mais na vossa cabeça
Ainda por cima o serviço OneDrive é péssimo, o cliente integrado no Windows funciona muito mal. Só um exemplo: alguém que tenha Outlook legacy que coloca o ficheiro OST ou PST na pasta Documentos (é o padrão), quando faz backup para o OneDrive, o Onedrive move todas as pastas (Desktop, Documentos, etc) para a pasta OneDrive. O Outlook vai tentar aceder à base de dados, e foi movida, e dá erro… Em vez de deixarem um link simbólico para ele poder aceder ao caminho novo, não… E isto software da própria Microsoft.
ost é só um db local temporária, deve estar num appdata qualquer, pst é coisa do século passado, nem devia ser permitido ainda ter essa opção no Outlook, maioria das empresas tem essa função desabilitado, assim como a de fazer arquivos
Aqui, 100% backups locais.
Nunca tivemos problemas e 6,7 milhões de euros, poupados. Até se poupa, com a net, pois não é preciso ligações 900gbps por 300 euros mensais…
backups a pcs?
boa empresa, devem ter pouco que fazer
Nas contas profissionais isso já acontecia. Se naturalmente gravamos, de forma “distraída” um documento, ele é gravado, sem que nada seja informado no OneDrive, só depois quando vamos aceder vemos que vou gravado no OneDrive. Há, claro, a possibilidade de gravar o documento no PC mas devemos ter muita atenção porque ele dificulta isso, tornando necessário procedimentos extra para o fazer. Há a possibilidade de alterar as definições para gravar no PC, mas mesmo assim, num PC ligado á conta profissional, mais cedo ou mais tarde, volta à predefinição…..
melhor ainda, se tiveres os folders de desktop e documents já sincronizados no onedrive estás sempre seguro
Basta ir, ás definições, remover o Onedrive, que desactiva backups online. 100000% mais seguro e pode trabalhar offline.
Não sei qual o espanto, já alguns anos, aquando a saída do windows 10, já se referia que a microsoft se iria virar aos serviços, a cloud é essencial para isso e aos poucos se vai forçando a passagem.
Levam atualizações de versões gratuitas mas a algum lado eles vão ter que ir buscar o rendimento.
Num tablet android , onde o uso do Office MS obriga à ligação á conta MS, ultimamente tenho usado o softmaker, o Office NX, uma suíte alemã, é bem melhor que o libreoffice e, é muito bom, pois é totalmente compatível com o MS Office, muito mais compatível que o libreoffice.
Only Office é melhor e é open source.
E é Russo. https://news.ycombinator.com/item?id=43503467
Lol. A Microsoft anda desesperada. Agora quer TODOS os dados dos clientes.
Recentemente começaram a aparecer anúncios de aplicações Microsoft no meu ecran de login do Windows. Malandros! GRRRR!
Mais um a querer os nossos dados para alimentarem as IAs deles. Quando a UE fizer/investir num Office e Cloud Europeia Gratuita para os cidadãos e uma AI decente acabam-se estes atos de empresas monopolistas rapinas da nossa informação. Ainda terá a vantagem de equilibrar a nossa balança comercial com os EUA.