Microsoft teve um Surface Mini quase pronto a chegar ao mercado
Quando criou o Surface, a Microsoft mostrou a sua genialidade e a capacidade de produzir um equipamento que criou uma nova área no mercado de computadores.
Depois deste a marca experimentou outras configurações e outras filosofias, sempre negando que o fazia. Mas afinal, como agora se sabe, o Surface Mini foi uma realidade, que nunca chegou ao mercado.
Apesar de nunca ter chegado às lojas, o Surface Mini foi diversas vezes falado e dado como certo. Este seria uma versão reduzida do Surface, com algumas caraterísticas únicas e que o tornaria uma proposta interessante.
O site Windowscentral teve agora acesso a imagens deste equipamento, mostrando tudo o que estaria pronto para chegar ao mercado e que a Microsoft acabou por decidir que não quereria vender.
Foi em 2014 que se falou do Surface Mini. Esperava-se que chegasse ao mesmo tempo que o Surface Pro 3 e, mais uma vez, abriria uma nova área no mercado, dedicada agora aos mini computadores, com ecrãs de dimensões reduzidas.
Este seria um híbrido entre um tablet e um portátil de pequenas dimensões, pesando mais para uma configuração virada, não para um computador, mas sim para um tablet.
A verdade é que nunca foi apresentado e acabou por desaparecer sem que nunca fosse visto. A Microsoft sempre negou a sua existência, mas as evidências da sua existência eram quase óbvias.
Do que se sabe agora, o Surface Mini teria um ecrã de 8 polegadas, com resolução 1440 x 1080, um processador Snapdragon 800, 1GB de RAM e 32GB de armazenamento.
Estava presente um suporte e uma proteção exterior de borracha que, aparentemente, poderia ser em várias cores. A presença de uma pen era também uma certeza. Uma vez que o Surface Mini era suportado por um processador ARM, o seu sistema operativo era o Windows RT.
Não se sabe ao certo a razão da Microsoft para a tomada de decisão de não lançar o Surface Mini, mas do que se pode ver do mercado, a adesão a equipamentos de 7 ou 8 polegadas acabou por ser marginal. A escolha recaiu por smartphones com ecrãs de dimensões maiores, o que ainda hoje é uma realidade.
O Surface Mini teria sido uma máquina interessante e que iria abrir uma área nova no mercado. A adesão iria ser grande e o sucesso poderia ser tão grande como o dos restantes Surface.
Via Windowscentral
Este artigo tem mais de um ano
Surface com Windows RT? Foi melhor não ter lançado mesmo.
E a razão deve ter sido precisamente essa
Estamos em 2017. Porquê aparecer agora a “fuga” de informação? Muito estranho…
A Microsoft podia fazer uma versão melhorada deste Surface Mini. Metiam um Snapdragon 835 e o Windows 10 S e ficava perfeito.
Se a Microsoft lançasse um surface mini atualizado com boas especificações, W10, claro, e à volta dos 400€ comprava
Interessante seria escrever um artigo com todos os projectos das mais conhecidas marcas, que nunca viram a luz do dia. Existem projectos hilariantes de marcas como a Apple, Google, Microsoft, etc., mas acima de tudo, servem para entendermos a evolução da tecnologia, o que foi parar ao bau e voltou uns anos mais tarde, etc.
Pensem num artigo destes, acho que seria produtivo.
+1