Microsoft pode ter novamente problemas graves de privacidade com o Windows 10
Os problemas de privacidade são eventualmente uma constante no Windows 10. Os utilizadores frequentemente descobrem que os seus dados estão a ser recolhidos e enviados para a Microsoft, muitas vezes sem o seu consentimento.
Se por agora estes movimentos estavam mais calmos, tudo pode estar prestes a mudar. Um novo caso está a tomar forma dentro da Comunidade Europeia, com a Holanda a questionar a forma com a Microsoft faz a recompilação remota dos dados do Windows 10 Home e Pro.
Novos problemas de privacidade com o Windows 10
Este novo caso contra o Windows 10 e a privacidade dos dados que recolhe foi iniciado pela Agência Holandesa de Proteção de Dados (DPA). Esta coloca em causa forma como a Microsoft recolhe e processa os dados do Windows 10.
Para dar seguimento ao caso, pediu à sua congénere irlandesa, a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC) que o investigasse. O pretendido é sobretudo que seja avaliada a forma como os dados continuam a ser recolhidos e processados. Já no passado, em 2017, esta situação de falta de privacidade tinha sido reportada e investigada.
Na altura a Microsoft reagiu de forma rápida para corrigir os problemas encontrados, regularizando a situação. No entanto, e há luz das mais recentes alterações do Windows 10, há novos indícios de os dados possam estar a ser usados de forma imprópria.
A Microsoft tem de explicar o que faz com os dados
Esta delegação da investigação deve-se a um pormenor legal. Várias empresas alteraram as suas sedes para obter benefícios fiscais. Ao sediar as empresas na Irlanda, estas ficam com impostos mais reduzidos e outros benefícios em várias áreas.
A Irlanda fica assim responsável por fazer a investigação sobre a forma como os dados são armazenados e usados. Em causa pode estar a violação de regras do RGPD. Caso se prove esta situação, a Microsoft pode incorrer numa multa que vai até 4% da sua faturação global.
Por agora ainda não existe qualquer indicação de que problemas foram encontrados. A DPC revelou que está a trabalhar de forma próxima com a Microsoft para conseguir obter respostas substanciadas. Ao mesmo tempo, a DPA recomenda que os utilizadores tenham cuidado extra na configuração de privacidade do Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
Porque é que quando é com os outros (google, apple, etc) dizem “problema com privacidade” e quando é com a Microsoft dizem “problemas graves de privacidade”? Porque é que quando há algum problema com um produto da Microsoft, para o pplware, é sempre grave e com os outro, não?
deves ser novo por cá.. a regra do pplw é: APPLE = TOP em tudo o que faz!!! o resto.. é bosta.
that’s it
Porque a Microsoft tem a maior cota no mercado dos computadores e isso inclui as empresas de software ou seja existe uma possibilidade da Microsoft estar a roubar projetos de software de outras empresas.
Isso mesmo Samuel.
Na verdade todos são graves, mas o Windows é o sistema desktop mais usado no mundo e isso afeta mais de 85% da população. Ou seja, é óbvio que é mais visado e propicio dizer em dizer “grave”.
O sistema operacional deveria ser neutro.
Google, Apple, Facebook você pode optar por não usar. Agora o próprio sistema operacional tendo problemas assim, deixa muito a desejar.
Óh Jorge!
Absorve o conteúdo do artigo para teu enriquecimento pessoal e deixa-te de teorias da conspiração…
Interpretem e questionem o conteúdo para proveito dos restantes leitores avidos e deixem-se de criticar o pplware !
Cumps.
O passatempo preferido da malta na net… É criticar 😉
É tão fácil!
Criticar (positiva e racionalmente) é um dever para manter tudo ordenado e correto.
A Microsoft é tão importante como a google e Apple já que a maioria dos smartphones levam estes SO (logo sms, e-mail, conversas e ficheiros podem estar comprometidos) e também são usados para trabalho (Chrome OS e Mac OS).
Daí que dar mais importância aos erros de uns (Microsoft e Google) que por exemplo à Apple, está incorreto. Porque a Microsoft ou Google devem permitir outros browser e apps como default e a Apple não nos seus SO?
Porque a Microsoft ou Google devem permitir outros browser e apps como default e a Apple não nos seus SO?
A Apple permite outros browsers …..
E sim permite que fiquem default.
Abc
No iOS? E podes desinstalar o safari? Ou usar uma App de fotos / galeria de base diferentes?
Não podes desinstalar mas podes usar alternativo sim.
Talvez te devas inteirar do porquê de tanto a nivel de programção como legal, o caso Apple e Microsoft serem completamente diferentes.
Até parece que a Apple nem é a empresa mais criticada e minuciada de todas, e tu achas que não se dá importância aos erros deles?
Mas qual é o problema grave agora descoberto?? Consegues ler isso no artigo? És um gênio!
Fanboys não conseguem usar o cérebro.
A pergunta aqui é o que fazem TODOS com os dados recolhidos, não só a Microsoft, Google, Apple, ou outro, é estranho os governos questionarem o que as empresas privadas fazem com os dados quando eles próprios vigiam os seus cidadãos sem sem o seu consentimento. Se estão tão preocupados com que as empresas de S.O. e outras fazem com os dados comecem ele a desenvolver o seu próprio S.O. livre de recolha de dados e vigia, assim não têm de se preocupar, mas na hora de produzir delegam essa função para os outros, e normal que os outros queiram saber o que fazes, está no gen humanos desde sempre.
Os governos não estão preocupados com empresas terem acesso aos dados dos cidadãos.
Isso vê-se no lobbying eficaz para manterem Windows nos sistemas de governo e na palhaçada que é o RGPD.
Não há sistema que não faca recolha de dados. Desconheces os fundamentos da informática e o que está na origem do desenvolvimento de software que se adapte á vida humana.
Existem sim.
Pois…não sabes e desconheces por completo.
Então mas… não há aquela nova máxima “não tenho nada a esconder”? A ignorância sempre foi bom para quem manda. Vejamos se quem manda não tem nada a esconder.. Hmmm…
Essa é a tua visão mesquinha e narcisistica sobre a recolha dados. Achas mesmo que dão importância aos dados que tu isoladamente envias? Acahas-te assim tão importante? Ninguém quer saber de ti. O objectivo é recolher tendências, comportamentos e adequar software com fins publicitários. Deves pensar que algures neste mundo está alguém sentado numa secretaria só a controlar os teus dadozinhos da tua vidinha…enfim!
Pessoas importantes, como jornalistas em países islâmicos, na Coreia do Norte, ateus em países que caçam ateus, como Níger, Etiópia, Congo… Essas pessoas precisam de privacidade num nível extremo ou podem ter suas vidas afetadas. É bom sim que não exista recolha de dados. Não é porque vc é um zé ninguém que todos as 7 bilhões de pessoas no mundo também são!
Ò confusão! Achas que esse trabalho é feito pela microsoft ???
Aqui alguns argumentos contra a falácia do “não tenho nada a esconder”
jatan.blog/tech/arguments-against-i-have-nothing-to-hide-on-digital-privacy/