Microsoft novamente com problemas de partilha de pastas no OneDrive
Desde o dia 27 de fevereiro de 2025 que os utilizadores do software OneDrive da Microsoft estão com problemas nas pastas partilhadas, mas não é a primeira vez que este problema acontece…
Pastas que são apenas atalhos
O problema não é novo. Aliás, em junho passado aconteceu uma situação semelhante, neste que é um dos softwares Cloud mais utilizados no ecossistema Windows, mas não só.
As pastas partilhadas deixaram de ser pastas para se tornarem em atalhos de internet, ficheiros com extensão .URL que nos levam para o serviço OneDrive Online. Uma vez no serviço web os utilizadores conseguem ver e ditar os ficheiros que estão nessas pastas partilhadas, deixaram, no entanto, de o poder fazer diretamente no sistema operativo porque as pastas simplesmente deixaram de “existir”.
Convém referir que os proprietários das pastas partilhadas não sabem deste problema.
Do lado do proprietário no serviço web (mas também no próprio explorador de ficheiros do Windows) do OneDrive as pastas continuam com a simbologia de pastas partilhadas, enquanto que do lado do utilizador da partilha aparece a simbologia do atalho:

O problema só se manifesta do lado de quem está a usufruir da pasta partilhada. Quem criou a partilha e gere a pasta partilhada não dá conta do problema.
Os relatos são de contas particulares do serviço Microsoft 365 e do serviço Microsoft 365 Familiar, pelo que se sabe não está a afetar o serviço de contas empresarial do serviço do OneDrive associado ao 365, mas esta informação ainda não foi confirmada.
Microsoft continua com dificuldades em resolver
Passados 8 meses deste problema sem aparente solução por parte oficial da Microsoft, agora em fevereiro de 2025 voltou a acontecer numa escala enorme e continua sem uma resolução.
Existem centenas de comentários no Reddit e em várias plataformas da Microsoft, tais como o Portal de Feedback da Microsoft, Portal de Respostas da Microsoft e no site oficial de Suporte da Microsoft existe ainda a seguinte informação:
Ficamos assim a saber que a Microsoft está a par do problema e que estão a tentar resolver a situação logo que seja possível. No entanto, convém referir que já quando aconteceu esta situação no passado mês de junho foi prometido o mesmo e até agora os utilizadores do OneDrive continuam com o mesmo problema.
Digam-nos se estão com o mesmo problema ou se já passaram por esta situação anteriormente e já agora qual é o serviço Cloud que usam.
Este artigo foi escrito por Tiago Dinis para o Pplware
Eu não entendo estes programadores, se numa altura não havia problema de depois houve é só ir ver o que falhou, mas enfim…..tudo feito às presas hoje em dia é no que dá.
Estou com o mesmo problema, já à 3 dias, e continuam sem solução, pago o serviço para usufruir de 1TB de armazenamento e para partilhar ficheiros entre 3 contas diferentes, que tenho para ter acesso a ficheiros de um PC de uma associação desportiva, e desde esse dia que não tenho acesso físico aos ficheiros no meu PC.
Já refiz as partilhas mas o problema continua.
Eu tenho o pacote Familiar e também fui afetado. Pode partilhar qual é pacote que tem? É o pack Família ou é mesmo um pacote empresarial?
no meu caso é o pacote Pessoal.
Eu tenho o Microsoft 365 pessoal.
Nisso o Google Drive, Dropbox ou Mega fazem isso na perfeição
Também me aconteceu e resolvi acabar com o onedrive e usar uma das minhas QNap para fazer algo parecido através do QSync. Funciona 5 estrelas e passo a ter 4,4TB em cloud disponiveis e menos uma subscrição para pagar anualmente.
Eu uso o pcloud. Nâo é fantasticamente rápido (mas chega e sobra para ver filmes 4K) nem tem 500 mil funcionalidades. É simples, muito simples e pode ser usado como um drive de rede tanto em windows como linux (tenho com LUbuntu). Não falha. Além disso, tem a opção de pagamento para a vida (99 anos ou até quinarmos como eles dizem…lol). Tem também opção de mensalidade ou anualidade (acho). Tenho 2 TB (para já) com até 5 contas para a famelga. Ainda tem app para sincronizar os tlms. Sinceramente, ganha pela simplicidade mesmo.
eu sempre usei o onedrive (pessoal e empresarial)e nunca tive problemas. Ha uns meses começaram os problemas com pastas partilhadas e agora isto. Tambem já usei o google drive e detestei (apago um ficheiro de uma pasta partilhada e esse ficheiro aparece na root do g.drive. Agora com este problema do onedrive, acabei com isto de vez, cancelei subscrição e pronto. Com o Qsync da qnap é simples e funciona quer em windows, mac, ios e android. Nem me chateio mais.
Esqueci-me que acrescentar que já testei criar um servidor plex com um PC a usar o “drive” de rede. Funciona que nem um mimo, mas falta-me organizar os conteúdos.
Mas há algum dia em que uma ou mais soluções da MS não tenham erros? É que não me lembro… então o email ultimamente é só red flags de spam por causa do IP do servidor (servidor partilhado da MS). Uma desgraça.
Pago para ter 1 Tb, pago o 365 familiar e há mais de uma semana que em casa não consigo trabalhar.
Boas tardes
Tenho o 365, e estou com esse problema já faz 4 dias, e outra coisa que esta sempre a aparecer, mesmo estando aqui a escrever é uma mensagem no topo do ecra “permission error”, alguém sabe o que é esta mensagem?
Estou com o mesmo problema, pacote familiar… Sempre funcionou tudo bem até agora. Se não resolverem isto depressa tenho de desistir disto e arranjar outra solução.
Boas
Continuo a não perceber que em uns casos há este problema e noutros do mesmo grupo não acontece.