Microsoft diz que a culpa da pior falha informática do mundo é da UE
A Microsoft tem sido acusada de não conseguir proteger os seus utilizadores ao ponto de numa atualização de software de terceiros, o mundo ter sofrido uma das piores falhas informáticas de que há memória. Contudo, a empresa americana proprietária do Windows refere que a culpa é da União Europeia.
A culpa é das regras impostas pela União Europeia
Segundo dados atuais, 8,5 milhões de dispositivos Windows foram afetados pela falha informática da passada sexta-feira, 19 de julho, após a atualização do antivírus da Crowdstrike ter corrido mal.
Um acordo de 2009 insistido pela Comissão Europeia impediu a Microsoft de fazer alterações de segurança que teriam bloqueado a atualização da empresa de cibersegurança Crowdstrike, que causou a falha em milhões de computadores, afirmou a gigante da tecnologia em comentários ao jornal Wall Street Journal.
Conforme foi reportado, desta falha resultaram milhares de voos atrasados ou cancelados, deixando os passageiros retidos em aeroportos de todo o mundo. Além deste impacto, foi reportado que o serviço do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido foi afetado e os pagamentos contactless deixaram de funcionar.
As notícias logo a partir do momento da falha apontavam para o problema desencadeado por uma atualização defeituosa do sistema Falcon da CrowdStrike, concebido para prevenir ciberataques. Este sistema tem acesso privilegiado a uma parte fundamental de um computador, conhecida como kernel.
A Microsoft tem o Windows Defender, a sua alternativa interna ao CrowdStrike, mas, devido ao acordo de 2009 celebrado para evitar uma investigação europeia em matéria de concorrência, permitiu que vários fornecedores de segurança instalassem software ao nível do kernel.
Microsoft está legalmente impedida de oferecer as mesmas proteções que a Apple
Desde o início da década de 2000 que a Comissão Europeia tem acusado a Microsoft de ter uma vantagem desleal sobre outras empresas devido ao seu popular software Windows.
Em 2020, o principal concorrente da Microsoft, a Apple, bloqueou o acesso ao kernel nos seus computadores Mac, argumentando que isso melhoraria a segurança e a fiabilidade.
Em declarações ao Wall Street Journal, um porta-voz da Microsoft afirmou que a empresa não podia efetuar uma alteração semelhante devido ao acordo da UE.
A Microsoft confirmou que cerca de 8,5 milhões de dispositivos Windows foram afetados pela interrupção, afirmando que se trata de menos de 1% de todas as máquinas que utilizam o software. No entanto, a Microsoft afirmou que houve grandes impactos porque o CrowdStrike é amplamente utilizado pelas empresas.
A CrowdStrike afirmou que "um número significativo" dos computadores afetados já se encontra novamente operacional e pediu desculpa pelo sucedido.
Ao abrigo da nova Lei dos Mercados Digitais, a Europa tenta atualmente forçar a Apple a dar acesso a terceiros a estruturas sensíveis do ponto de vista da segurança. E a Apple já, por várias vezes, veio dizer que as imposições da UE podem pôr em causa a utilização dos sistemas e a segurança dos seus utilizadores.
Diria que isto veio provar que as politicas da EU não são as melhores e nem sempre as empresas argumentam APENAS por questões de manter quota de mercado. NEste caso existia um risco real e, como vemos, esta situação veio a comprovar isso.
Já quando o McFee mandou o svhost para quarentena há uns anos foi a mesma coisa 😀
Agora a culpa é da EU. Ahahahah
A culpa como é obvio nao é da EU.
No entanto se obrigou a Microsoft a deixar o kernel aberto para aplicações terceiras, a Microsoft só fez o que estava acordado.
Não tem nada a ver!
O kernel sempre esteve ‘aberto’ para a CrowdStrike, para ser possivel detectar o malware.
Só que neste caso, eles próprios é que foram o malware.
Quando a A.I. ficar mais “consciente”… quero ver depois de quem será a culpa…
a UE mais as suas políticas socialistas marxistas a dezenas anos que estão a afundar a UE basta ver o que se está passando em vários países da UE eles microsoft tem alguma razão no que falam
“a UE mais as suas políticas socialistas marxistas”
Lol… Boa, Ventura!
Socialistas são na sua maioria, dado que historicamente a maioria dos governos na UE são da família socialista
Por isso mesmo é que a UE está na vanguarda na qualidade de vida, respeito pelos direitos humanos, segurança ambiental, segurança alimentar, etc, etc, etc. O resto do mundo olha para a UE, não é a UE que olha para o resto do mundo
É por estas e por outras razoes, que a União Europeia, daqui a 20 anos, acredito que vai ser bastante insignificante para o resto do mundo !
Só politiquices, tudo regulamentado, tudo de acordo com os Padrões
Basta ver na IA, que para mim vai ser bastante importante no futuro próximo, neste momento não temos de valor nada desenvolvido nesse campo !
nem investido….
Sentamo-nos a sobra ( de outros países ) a pensar que mandamos e somos superiores, quando acordamos ja vai ser tarde.
Rui Martins, “..neste momento não temos de valor nada desenvolvido nesse campo !” Por acaso temos e temos muita coisa de qualidade e a trabalhar mais com o campo empresarial e governamental do que IA para o público em geral. Existe imenso trabalho como a Aleph Alpha está a fazer.
deles é que nunca pode ser, até porque nem estamos a falar do Windows nem nada que se pareça
De facto é um problema recorrente na aplicação da Lei dos Mercados Digitais e mesmo antes:
– as empresas que desenvolvem os sistemas operativos (Microsoft/Windows, Google/Android, Apple/iOS- macOS) , desenvolvem aplicações e serviços próprios mais integrados e que utilizam mais recursos do respetivo SO e de forma mais eficaz
– as empresas concorrentes protestam e a UE faz-lhes razão de que é anti-concorrencial
E estamos nisto concorrência vs. segurança.
Facto é que se vé a UE a repetir “concorrência, concorrência, concorrência, concorrência” … e sobre os efeitos na segurança, que é o que realmente interessa aos consumidores, nem uma palavra.
No caso, faz todo o sentido o que diz a Microsoft – se o Windows Defender podia fazer alterações ao kernel do Windows foi obrigada a permitir o mesmo às apps concorrentes. Quanto ao iOS, ainda a procissão vai no adro.
Na minha terra isto chama-se fugir com o rabo á seringa 🙂
Agora é chutar para canto. Não sabem fazer sistemas devidamente protegidos e agora a culpa é da Lei. Enfim. Se não têm capacidade para fazer um SO devidamente seguro e fiável e ao mesmo tempo cumprir com regras de mercado justas, então que parem de fazer o windows e deixem outras empresas entrar no mercado.
A Crowdstrike é um parceiro privilegiado da MS e trabalham em conjunto há anos para “melhorar” a segurança. Dizem eles. E agora de repente não foram capazes de prevenir um erro e a culpa é da UE?
Enfim. Até ´parece que o windows tem um historial de segurança e fiabilidade nos últimos 30 anos.
Claro que não sabem, as empresas e os consumidores é que são burros, e utilizam sistemas operativos com erros e mesmo assim não mudam.
Rapaz a Microsoft e Windows dominam o mercado consumidor e empresarial a décadas, se estivessem a fazer as coisas mal acredita que já tinham sido substituídos por outro.
“Ai tal eles têm o monopólio e não da para mudar” – Tambem a Nokia tinha e desapareceu.
Bem mas seja como for, para uma empresa que não sabe fazer sistemas operativos e serem uma das mais ricas do mundo das duas uma, ou os consumidores/empresas são muito burros (mais uma vez) ou então a Microsoft é uma empresa cheia de sorte.
Independentemente de tudo, de facto a M$ teve muita sorte no seu início. Teve mesmo muita sorte
Caro, informe-se antes de fazer comentários!
Sim, a culpa É DA UE, esses socialistas regulam até estrangular todo o mercado
O que é certo é que permitir que se instale ‘software’ ao nível do kernel é inseguro para utilizador (e muitas vezes abusado pelas empresas, como no DRM), e se a Microsoft foi obrigada a permitir isso porque não foram obrigados os outros SO? Uns podem fazer tudo e outros não podem fazer nada?
Isso é devido á posição dominante da Microsoft, existem vários artigos que falam sobre isso.
A Microsoft não foi obrigada… Podia ter optado por permitir a investigação em matéria de concorrência, mas se calhar tinham muito mais a perder.
É só fan boys da M$ e Cheganos
Adora saber a correlação de ambos 😀
Simples, qmbos têm problemas com as sinapses
Lá vou eu instalar o Linux, outra vez.
Imagina passar metade de um dia a formatar, instalar e configurar uma maquina, porque houve um problema com o Windows que aparentemente afetou só as empresas, e já existe uma solução.
Antes de instalares lê isto!
https://pplware.sapo.pt/linux/falha-da-crowdstrike-nao-era-nova-e-afetou-debian-e-rockylinux-ha-meses-sem-ninguem-reparar/
Então só se calhar deviam desenvolver um Kernel que prevê a instalação de software de terceiros? E tiveram desde pelo menos desde 2009 tempo para o fazer?
Culpam sempre alguém. Que tal contratarem engenheiros e programadores competentes?
Por isso é que eu uso Mac. 🙂
E isto, também é culpa da UE? https://pplware.sapo.pt/linux/falha-da-crowdstrike-nao-era-nova-e-afetou-debian-e-rockylinux-ha-meses-sem-ninguem-reparar/
Curioso, o Crowdstrike Falcon também pode ser instalado em macOS e Linux… Parece que a Microsoft olhou para os trolls anti-EU dos comentários do pplware e inspirou-se para a sua autovitimização.
Convém é perceber alguma coisa quando se fala das leis da UE sobre a concorrência. Vê-se pelo link que os sistemas operativos abrangidos pela Lei dos Mercados Digitais são: o Android, o iOs e iPadOs, e o Windows.
Não são o macOS nem o Linux. Nos termos da Lei dos Mercados Digitais a UE pode obrigar a Microsoft relativamente ao Windows – como seja, permitir que apps de terceiros possam fazer modificações no kernel, mas não pode obrigar a Apple relativamente ao macOS. Quanto ao Linux, o mesmo software do post já tinha trazido problemas (link do comentário acima).
https://digital-markets-act.ec.europa.eu/gatekeepers_en
Ainda não percebi porquê é que instalaram o AV Falcon no Linux 🙁 Por mais que puxe não existe uma razão óbvia para tal aconteça 🙁
Off topic:
Num mini pc não instalem o Mint, aprendi isso da pior forma (tantos erros), mas sim o MX Linux versão AHS (zero erros)
Porque este tipo de soluções, são integradas. Dependendo das marcas vai desde gateway, equipamentos de rede e antivírus, para além de processamento dos logs disto tido na cloud. Isto não é um simples anti vírus, isto é controlado centralmemte pelo sysadmin da empresa. Para além disso, serve para recolher informação que depois é processada por IA para detectar ameaças precocemente.
ok!! Obrigado pelo esclarecimento 🙂
Verdade. O problema é que est@s senhor@s que nós elegemos para o parlamento europeu não percebem patavina de tecnologia e nem sequer se tentam assessorar com profissionais competentes para tomar decisões sobre matérias que não dominam. Inversamente, contratam quem lhes interessa como assessores, independentemente da real competencia, e tomam decisões com base em chavões que estão na moda e que lhes podem dar mais votos! E isto não é novo! Este tipo de regras levianas vão dar muito mau resultado a curto prazo. Fico a assistir de poltrona! Lamento pelos meus filhos e por empresas como a Microsoft que, neste caso, vai ter prejuízos severos sem absolutamente culpa nenhuma! E, infelizmente, o coumum dos mortais não vai entender… Vergonha!
A UE é um caos, as instituições europeias não protegem os seus interesses, estão vendidas anos EUA
Chama-se a isto ditadura democrática.