Microsoft anunciou um mini PC com processador ARM no seu evento Build 2022
A Microsoft dispensa apresentações e é uma das marcas mais populares e poderosas no segmento tecnológico. Neste sentido, a marca norte-americana levou a cabo o seu evento Build 2022, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio, onde revelou várias novidades.
Entre essas mesmas novidades está a apresentação de um novo mini PC da marca, composto por um processador ARM e ainda uma versão nativa Arm64 do Visual Studio 2022. Tudo isto foi apresentado através de um kit designado Project Volterra.
Microsoft apresenta mini PC com ARM
De acordo com as últimas notícias, a empresa de Redmond está a trabalhar numa versão nativa Arm64 do Visual Studio e ainda num mini PC com processador ARM. As informações foram reveladas no evento Microsoft Build 2022, onde a marca referiu que a versão prévia da versão nativa do ARM do Visual Studio 2022 estará disponível já durante as "próximas semanas", devendo ser lançada em toda a sua amplitude ainda neste ano, juntamente com o suporte Arm64 .NET.
E apesar de alguns dispositivos ARM, como o Surface Pro X, tenham conseguido executar o Visual Studio por meio de emuladores x64, algumas funcionalidades não foram suportadas, tendo um impacto negativo ao nível do desempenho.
Desta forma, a Microsoft está a criar aquilo que o CEO Satya Nadella descreve como sendo uma "rede de ferramentas nativas do ARM" e composta por:
- Visual Studio 2022 completo e VS Code
- Visual C++
- .NET 6 e Java modernos
- Clássico .NET Framework
- Terminal Windows
- WSL e WSA para executar aplicações Linux e Android
Project Volterra
Para demonstrar esta versão nativa, a Microsoft apresentou o Project Volterra, um kit para programadores com o mini PC equipado com um processador ARM.
Veja o vídeo da apresentação:
Tal como vemos na apresentação, o equipamento do Project Volterra foi criado em parceria com a Qualcomm e conta com um processador Snapdragon, que ainda não foi revelado qual o modelo, e uma unidade de processamento neural (NPU). O objetivo é então ser usado para o desenvolvimento e testes de apps nativas ARM.
Pelas imagens vemos então que se trata de um equipamento com um design bastante simples e minimalista, mas que pode ser empilhado, como mostra a imagem acima. Além disso, o dispositivo é fabricado com plásticos do oceano que foram reciclados.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: ARM, Microsoft, mini PC, Project Volterra
Será desta que vamos ter windows 10/11 para arm 64 bits? É que se for tenho cá uma Shield à espera…
Já existe.
Para a Shield ou Boxes android? Tenho de ir ver isso…
O Windows 11 ARM está fantástico.
Uso-o diariamente no Mac mini para jogos Intel e não só.
É praticamente indistinguível da versão Intel e corre apps e jogos Intel com uma performance espetacular
Esqueci dizer: Windows 11 ARM Insider Preview
Consegues correr jogos em arm que foram desenhados para x86? E impossivel com boa performance. O city skylines no meu m1 max corre a 30fps, na minha 3060 do legion 5 corre a 165fps.
OK se calhar eu não sou normal. Tenho jogado jogos um bocado antigos.
De qualquer forma eu considero 30 fps performance suficiente, mas acredito não chegue para 80% dos gamers.
Acho que a Microsoft está fazer um bom trabalho. Claro que se o Windows ARM estivesse compilado para Apple Silicon teria um boost de performance, mas dado que está compilado para Qualcomm ARM, não há muito a fazer.
Temos de dar parabém à Apple por ser 100% compatível ARM, podiam nem se ter dado ao trabalho!
> Consegues correr jogos em arm que foram desenhados para x86?
Sim, o Windows ARM corre tudo que experimentei Intel (via Parallels Desktop).
Assassin’s Creed Black Flag dá 25 fps com settings elevados.
Mas jogos mais recentes, é uma desgraça de FPS, infelizmente.
O melhor é consultar a Wiki:
https://www.applegamingwiki.com/wiki/Home
podera ser o inicio do fim dos computadores desktop
ou Intel