PplWare Mobile

Madrid: mulher condenada a 6 meses de prisão e 3.600€ por piratear Windows e Office

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: El Mundo

Autor: Marisa Pinto


  1. scp says:

    A Microsoft não quer saber se as pessoas não compram as licenças, apesar de muitos milhões o fazerem realmente.
    Porque assim todo o mundo sabe trabalhar no Windows e no Office.

    Mas o que não permitem é as empresas e organizações usarem as licenças ilegalmente, é daí que vem muito da receita, do software que é vendido às empresas.

    • PauloPedroso says:

      +1.
      Para eles sempre foi muito mais rentável as empresas e as OEM. Aliás uma grande estratégia de marketing é a oferta do O365 nas escolas e universidades, para que o ensino seja todo focado em office e não haver concorrência (mesmo que seja gratuita). A Microsoft nunca se preocupou com as licenças do utilizador comum.

    • Sudo says:

      Partilho a mesma opinião, e acho que não é só a Microsoft, um outro grande exemplo é a Adobe.. mas com certeza serão muitos mais

  2. Pedro H. says:

    Pena de prisão é um bocado exagerado… Não acham?

    • Joao Ptt says:

      Muita gente se não for para a prisão não querem saber… para muitos pagar uma multa é cagatório, mas ficar mesmo preso numa prisão já muitos levam a sério… pelo menos aqueles que não são criminosos de carreira para quem a prisão faz parte do “negócio”.

      • Some_IT_Guy says:

        Pirataria é crime de facto, mas as penas são desproporcionais.
        Quem pirateou o Windows e Office vai preso. Quem burlou o Novo Banco em verbas superiores a 227 milhões, não acontece nada….

        • Joao Ptt says:

          Uma coisa não tem nada haver com a outra, até porque foi em Espanha.

          • Some_IT_Guy says:

            Pronto… então dou outra: o Rui Pinto deve contabilizar quase o mesmo tempo de prisão que esta senhora. Se o objectivo é ser exemplar, então observo que ser ladrão de capoeira não compensa e mais vale agir em grande.

            Piadas a parte, o facto é que não encontro aplicação do princípio da equidade (jurisprudência) nas penas de burlas informáticas, seja aqui ou noutro estado europeu. Em Espanha no ano passado um sujeito foi condenado a dois anos de prisão por manter um site pirata com mais de 12.500 filmes e séries com mais de um milhão de visitas por mês, o que gerou benefícios de acima dos 100.000 euros. A pena não foi proporcional com a gravidade do crime, tendo por base a pena aplicada a esta senhora do artigo.

        • jorgeg says:

          Isso nao e crime, tudo o que seja acidentalment desviado “roubado ” do seu destino inicial acima dos 20k nao e crime, tudo roubado abaixo dos 20k e crime!

        • F. Justo says:

          Esses que roubaram os portugueses não merecem cadeia. Porque muita nota financiou a esquerda e quem manda na tugalandia é a esquerda miserável.

      • jorgeg says:

        a quadrilha BE, PC, PS andam todos a solta!

        • Edexote says:

          Não juntaste CDS e PSD por alguma razão? Eles nunca tiveram responsabilidades governativas? Nefastas, ainda por cima?

          • Silva says:

            CSD e PSD fizeram já muita porcaria, mas de todas as vezes que a troika cá entrou foi devido a governos PS e à ***** que fizeram e que todos tivemos e temos que pagar.

          • Edexote says:

            Não sejas ingénuo, menino. Também acreditas no Pai Natal? És daqueles que acham que CDS e PSD são uns coitadinhos que só vão resolver as asneiras dos outros?

          • Estefâneo Empregos says:

            Lá está o partidismo a falar mais alto…
            Jovens, não sei se perceberam o forum não é de política!

    • Ad9 says:

      Suponho que seja como aqui e debaixo de x tempo seja só para cadastro e seja suspenso

    • Edexote says:

      Se assaltares uma loja também vais achar pena de prisão exagerado?

  3. O Pensador says:

    A Microsoft não pirateou a privacidade dos utilizadores ao alinhar na espionagem em massa da NSA? Já foi prêsa também?

  4. Gil says:

    Em Portugal ia 90% dos users presos…

  5. SANDOKAN 1513 says:

    “A infração teve lugar em novembro de 2017, quando as autoridades descobriram que dois dos oito computadores usados no serviço da mulher usavam licenças piratas para ativar o Windows e o Office.” Que tristeza.Eu até tinha vergonha na cara. 😐

    • Spoky says:

      Pois realmente, esse avatar foi mesmo feito por ti. Tu tens os direitos todos deles, incluindo o teu nome Sandokan.

      Podias mostrar a malta, como és um gajo com tudo “legalizado” e incentivar a malta a também o ser.

      • B4DW0LF says:

        Prova antes tu, que o avatar do Sandokan1513 tem protecção intelectual, de quem e onde está registado. Quanto ao nome Sandokan, é um nome de uma personagem criada por Emilio Salgari, mas é um nome público e que pode, naturalmente, ser usado como nickname, desde que não seja usado para fins comerciais ou danosos. Já burlão, pirata e usurpador, podes ser tu, e já agora, podes dizer algo que seja legal ou legitimo nos teus recursos informáticos? Se calhar, até o telemóvel que usas, que compraste abaixo do preço normal, foi um dos muitos que foram desviados das logísticas. Ganhavas mais respeito, tendo ficado calado/quieto.

      • Edexote says:

        Quem costuma ladrar que quer ver a legalidade dos outros costuma ser quem rouba tudo e sente-se bem no gamanço. É por gajos como tu que este país continua como está.

      • CooperTOA says:

        Esta agora foi gira. Será que a minha rua está legalizada? É que para todos os efeitos, a minha rua, pobre coitada, é Travessa Sandokan e logo ao lado é a Travessa Sinbad, o Maranheiro.

  6. Redin says:

    E a empresa recorrendo a este spot publicitário logo no inicio deste artigo? (URCDKEYS)
    Estaria em conformidade?

    • Redin says:

      *perdão- início dos comentários

    • To Canelas says:

      Claro que não.

      • Redin says:

        “Claro que não”, parece um pouco vago. O que difere uma chave perfeitamente válida de uma copia pirata? É o facto de que a lei obriga o comerciante a ter uma fatura de compra? É que pelo que me parece saber, essa empresa URCDKEYS tambem passa fatura e num mercado global podes comprar software num país qualquer.

        • ricardo says:

          Existe uma gafe algures no mercado, e segundo se saber não são legais porque são chaves “vendidas” em lote, mas isto é algo que nos próximos tempos irá saltar a tampa. Por algum motivo não podes responder sempre que existe a publicação por parte do pplware sobre as chaves a preço bomba… é ate um dia 🙂

          • Vítor M. says:

            Não, as lojas que as vendem, algumas até com porta aberta em Portugal, não as roubam, eles vendem licenças de jogos, de muito software para além do software da Microsoft. Depois, estas lojas seguramente que têm de ter ligações diretas às próprias empresas, tendo em conta que estão no mercado desde 2014 ou 2015.

            As licenças são ativadas dentro das plataformas das empresas que as vendem ao retalho. Portanto, são lojas já espalhadas por todo o lado, da China à Europa, deve haver um grande encaixe das empresas de software porque em vez de verem os seus produtos pirateados, a encher os computadores de malware com cracks e afins, têm este preço lowcost. Deve ser este o seu modelo de negócio para venderem tantas chaves a estas lojas e durante tantos anos.

        • Edexote says:

          Passam facturas falsas e vendem chaves que foram encontradas no chão? Super legal xD

        • To Canelas says:

          Não, nem é pela fatura. É +/- isto, para não entrar em EULAs e leis.
          https://imgur.com/a/1i2cnoR

          Para venderes licenças do Windows/Office/etc, legalmente, tens de ser um vendedor autorizado pela Microsoft. Ou comprar a um revendedor autorizado. Coisa que não acontece naquele caso.

          • Redin says:

            Até estando de acordo, leva-me a seguinte questão…
            A ser assim, porque razão não vemos a Microsoft ou entidades governamentais a fechar esses centros de venda?
            Eles não estão propriamente a trabalhar num qualquer espaço de “cloud”. Certamente existe um local onde esse tipo de empresas poderão responder por tal atos.

          • australopithecus says:

            Da mesma forma que vão atrás de quem vende a droga e não de quem a consome aqui deveria ser a mesma coisa..

          • To Canelas says:

            Como trabalhador na área da informática digo-te mais: Quando compras o Windows, vem um documento de autenticidade e também um selo, que tens que colar na máquina. Este selo garante que o Windows é original e evita estar a apresentar esse/outros documentos ou fazerem um tracing da compra para verificarem a autenticidade. Já todos devem ter visto algo como isto num computador:
            https://imgur.com/a/cwnNfyL

    • F. Justo says:

      Na minha experiência e comércio montei 3 computadores mandei vir as chaves, paguei com a conta da loja, meti na contabilidade o pagamento e o email dessa loja exatamente e entrou como uma despesa legal. Fui só site da M$ e ativei os Windows e office. Fui ao site dos antivirus e ativei as licenças. Tenho tudo ativado e atualizado sem aqueles programas menhosos de piratas russos e está tudo legal. Nada a dizer é tudo a receber as atualizações.

  7. Jota says:

    … e o Ricardo Salgado continua cá fora!

    • Edexote says:

      Isso tem zero a ver com este post. E tu, já pagaste os teus impostos? Ou andaste a arranjar esquemas para fugir-lhes?

      • australopithecus says:

        Até o Cristiano Ronaldo paga para fugir aos impostos e já respondeu sobre isso, qual é o mal de o comum dos mortais não querer sustentar o sócio que só sabe tirar para depois dar ao Socrates e ao Salgado? Quando o estado e os nossos politicos derem o exemplo eu também vou querer dar mais de mim ao estado, até lá aprendo com o Socrates e compahia

  8. Daniel Silva says:

    Linux go brrrr

  9. Sardinha Enlatada says:

    E com linux de facto resolve muitas dores de cabeca. Agora imagens, alguem vai-se preocupar com isso ? Bem nos dias que correm ja nao digo nada, mas que e estupido e.

  10. eu says:

    Muito bem feito.

  11. Manuel says:

    Nem quero imaginar a multa e a pena de prisão que o antigo rei de Espanha vai ter que pagar e cumprir! Hahaha

  12. B4DW0LF says:

    Acho muito bem! Esses criminosos devem ser todos apanhados e condenados!
    E deve ser extensivo a todos os utilizadores. É muito fácil usar recursos para os quais não tiveram que pagar e muitas vezes, usam-nos para fazer trabalhos, sejam eles escolares, profissionais ou pontuais. São criminosos e devem pagar por isso. Até porque, os fabricantes de software alegam que os seus produtos não são mais baratos, porque o numero de utilizadores real, supera em múltiplas vezes, o numero de licenças vendidas. Mas esses burros criminosos não conseguem pensar nisso! E se o Windows e o Office são caros e não podem pagar por eles, usem Linux e um pacote de office de fonte aberta. Mas claro, isso é pedir demasiado a esses acéfalos.

  13. Rikk says:

    Windows 10, office e adobe tudo pirata aqui. Alias software, musica, filmes tudo sacado….gastei 2500 euros no pc para jogar na universidade ja chega.

  14. A maníaca says:

    Espanha na cabeça da estupidez: se a senhora cometeu um crime (cometeu no caso do Windows? É que as licenças do Windows 10 dão para fazer upgrade desde Windows 7 gratuitamente, estes dois PC não vinham com um Windows pré instalado?) mas a pena completamente desmedida; eles têm milhares de traficantes na Galiza e Andaluzia e centenas de políticos / câmaras / independentistas a fazer corrupção e nem uma multa vêem; ainda agora uns independentistas vão receber indulto apesar de crimes económicos, desvios de dinheiro, ofensas à pátria…

    Mas claro, quem não pagou um par de licenças está a cometer crimes muito mais graves……….

  15. informado says:

    metia linux e libre office e fica feito. ir para a prisao 6 meses é demasiado

  16. XneloX says:

    Aposto que se forem visitar tipografias , nenhuma escapava

  17. Telmo says:

    Usem Linux

    É o meu conselho para quem quiser usar o PC sem pagar

  18. henrique Almeida says:

    Hoje em dia as licenças são baratas….. Consegue se comprar licenças do Windows office facilmente. Prisão parece ser also forte

  19. Kinder22 says:

    Bem em Portugal têm de pegar com muitas empresas, em primeiro lugar Worten, Fnac, Rádio Popular, por ai fora e a maioria das lojas de rua de informática e muitas conhecidas que vendem pcs com o software pirata.
    Até o McDonalds e faculdades têm pcs com licenças piratas, digo isto porque já passei por muita empresa, são 10 anos de passagem entre empresas, passei praticamente em todas de bom nome e o que vi foi jabardicee pura em termos de licenças, incluindo servidores onde trabalham milhoes de pessoas com um KMSPico
    Mas também não condeno nem sou anjo, também tenho software pirata e que não tem???
    Multas e isso é um exagero, pah no máximo diziam compre as licenças e daqui a x meses vimos cá ver se está ok ou não, mas o mais importante é logo encher os bolsos com multas, quando a pessoa sair da prisão volta a fazer o mesmo…
    E se pensam comprar essas licenças de 1€ ou 10€ enganam-se, é tudo pirata, normalmente nem passam fatura com o IVA Português 23%, portanto sem fatura pirata… Hoje em dia aquelo selo com a chave de produto é menos valioso do que a fatura… aliás o selo já nem vem com os pcs

    • Edexote says:

      Em 10 anos já passaste em quase todas as empresas de bom nome? Deves ser muito bom pá, tão imberbe e novato mas já tão rodado. E andaste em servidores com milhões de utilizadores? Wow, já usavam computação quântica esses, não?

      • Kinder22 says:

        Meu caro, ganho de ordenado uns 8700€ limpos 😉 sem problema em dizer
        Seres bom significa que todas as empresas te vão puxar e sim até downloads piratas de filmes existem na worten 😉 em servidores que nem os deviam ter
        Tenho acesso a AD com mais de 9000 contas, passagem pela Meo, NOS (Antiga ZON), Vodafone, Nowo, AR, canais de TV, Mc, Burger, Worten, Fnac, e a lista segue

        • LR says:

          Se em 10 anos, passaste por tantas empresas, eu de certeza que não te contratava, por muito bom que fosses. É que, das duas uma: ou és mau e todas te mandaram embora depressa, ou até és bom, mas não se pode confiar em ti a nivel profissional, já que basta acenar-te com alguns euros a mais e vais-te embora. Já eliminei muitas candidaturas e CVs à conta disso.
          Quanto ao que dizes que ganhas: se o dizes, de certeza que é verdade. Nem ooutra possibilidade se coloca.

          • Kinder22 says:

            Nem sou eu que vou embora, as empresas puxam-me, atualizo o LinkedIn, tenho propostas e até costumam pagar a indemnização à empresa onde estou.
            Eu não entendo esse critério, quando comecei com 19 anos, “eh pah és muito novo queremos alguém com experiencia que já tenha tido x empregos”
            Hoje como comentas, não contratam porque de 6 em 6 meses ou menos estou a pular de empregos…
            Haja paciência, é por isso que digo aos jovens a faculdade não faz nada, tirem um curso profissional e comecem a trabalhar.
            Comecei com ordenado mínimo, hoje estou bem e caiem +/- 10 propostas por dia

          • Zé Fonseca A. says:

            Podias ter aviasado que eras o Kinder Surpresa 😀

          • joao matos says:

            É a tua visão da questão. Se existe alguma coisa que neste momento, nesta ‘sociedade global’, o pessoal gosta é a aquisição de novas experiências, novo know how. O meu conselho: continua a eliminar candidaturas e CV’s…mais fica para os outros. É que não tenhas a mínima dúvida…

        • Zé Fonseca A. says:

          Lol.. Não tens ninguém da área técnica a ganhar isso em Portugal.
          E mesmo Directores só em algumas empresas ganham isso.
          São cerca de 20k brutos, nem eu consigo ganhar isso e trabalho para NY e CA.

          • Joaquim Silva says:

            Tens e bastantes, esse Kinder sabe-a toda, basta irem para um cargo de datacenter e ops24 que és rico
            Precisam apenas do 9º ano e experiência e claro cunhas

  20. F. Justo says:

    Prender por piratear? Já roubar aos milhões da um voucher de férias. É o mundo que temos.

  21. FreakOnALeash says:

    Questiono-me qual será a moldura penal para quem tem puxadas de eletricidade, telefone e afins.

  22. Petrus says:

    Se investigassem o que se passa nas escolas portuguesas com software Microsoft pirateado iam ter uma linda surpresa!… Onde se devia dar bons exemplos!

  23. XneloX says:

    O sistema judicial de Espanha pertence à empresa Microsoft, eles só atuam sob quem tem licenças piratas da Microsoft, se fosse corel , Adobe, autodesk, etc, já passava ao lado

  24. australopithecus says:

    Que estupidez gananciosa… Quando for eu vai ser prisão perpétua de certeza que nunca paguei software nenhum… Ao fim do dia o importante é prender quem rouba tostões para permitir que os que roubam milhões continuem a levar a sua boa vida..

  25. OG says:

    Vindo da Espanha, esse país onde há uma pseudo ditadura não é de admirar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.