Quantcast
PplWare Mobile

É a hora do adeus ao Internet Explorer! Browser da Microsoft chega ao fim de vida esta semana

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. RM says:

    Aleluia irmão..

    • Joao says:

      Aleluia porque explica lá melhor

      • Tomas says:

        Porque não interessa a ninguem a não ser a totos presos ao passado. So se usa chrome e safari hoje em dia

        • Antonio Ferreira says:

          @Tomas, mais TóTó é quem fala sem saber qual a realidade e que vem para aqui armado em superior e sabichão. Leia o meu comentário sobre a submissão de ficheiros SAFT no e-fatura e vai perceber (espero) o que estou a dizer, e que o mundo real é bem diferente do seu mundo imaginário.

          • RPG says:

            Tanto software de faturação que faz a submissão do SAFT via API automaticamente, e ainda há quem use o IE, via JAVA, para submeter o documento no site do e-fatura manualmente… Qualquer das formas, acredito que seja desta que o website do e-fatura fará as necessárias atualizações para se enquadrar na década atual, e ultrapassar essa dependência do JAVA que mencionas, mas que eu desconhecia.

          • PeFerreira says:

            Mas isso é a falta de planeamento e visão visto em tudo o que é software publico/do estado.
            Quando começas por desenvolver um software vais escolher uma plataforma final legacy ou a atual stable?

          • Antonio Ferreira says:

            @RPG, nem todos os softwares de gestão, mesmo sendo certificados, teem essa opção de envio de documentos via WebService, pelo que, a única alternativa é gerar o ficheiro SAFT e depois ir ao e-fatura fazer a submissão. Aos anos que se fala que o IE vai acabar, e a Autoridade Tributária continua a manter a utilização do Java para algumas coisas. Enfim.

          • Tiago Ferreira says:

            Talvez agora com o fim por parte da Microsoft e mesmo que a Microsoft acabe com o suporte, o IE continuará a funcionar, o fim do suporte não significa o fim do seu funcionamento, pelo menos até a Microsoft criar um pack que remova o IE do PC do utilizador. No entanto talvez com esta postura da Microsoft a AT tome uma posição quanto à necessidade de criar uma alternativa.

        • k says:

          Estás completamente fora da realidade, amigo. Antes de falar vai-te informar. Todas as empresas em portugal, sem excepção, são obrigadas a enviar mensalmente um ficheiro com a faturação (saft) do mês passado para as finanças, É através de uma aplicação horrivel que ainda corre em java e o único browser em que ainda consegues correr essa app java sem problemas é o velho IE.

          Portanto, entre todas as empresas e/ou contabilistas em Portugal, ainda são um número bastante maior que “ninguém”.

        • PAULO SILVA says:

          Não sabes patavina do que dizes… Para navegar na web hoje em dia, o chrome para si é bom, otimo, mas existem outros browsers melhores na minha opinião.
          Quanto as funcionalidades legacy que o explorer tem, neste momento mais nenhum tem! logo é complicada a situação, pois os sites/softwares tem que evoluir, e tal ainda não aconteceu.
          Mas não fazes a mínima ideia do que falo. As pessoas que usam o IE não são totos. estão presas ao IE devido as suas necessidades.
          Se não fosse importante não seria noticia.

          • iDroid says:

            Na tua opinião, que outros browsers são melhores que o chrome, e em que aspetos?

          • PAULO SILVA says:

            @iDroid- Eu tenho como primeiro fator de escolha a segurança, e por isso prefiro o firefox, mas uso o Edge e o Brave para os sites de entretenimento, cultura, etc, sendo que se fizer um teste com vários browsers neste site fica com a sua própria opinião:
            https://browserbench.org/Speedometer2.0/
            Mas volto a referir que em termos de browsers, o Edge, Brave, Vivaldi, e Chrome tem o código fonte do Chromium, mas na minha opinião prefiro o Edge da Microsoft(integrado no windows) e o Brave devido as funcionalidades, entre elas a que gosto mais e de usar o youtube e sites sem publicidade, sem ter que instalar extensão de terceiros duvidosos, já que a maioria instala as extensões mas não sabe quem as faz…
            Desculpe a resposta longa, mas vem de quem tem responsabilidades, usa o Firefox desde sempre (venho do Netscape…) e vi o Internet Explorer nascer.

        • carlitos says:

          @ Tomas, o mês passado tive de usar o IE para fazer o download de um software para um dispositivo, no site de suporte da Worten. Parece estranho hoje em dia, mas funciona assim. Imagino os coitados que só conhecem Chrome ou Safari!

        • FreakOnALeash says:

          É que nem um nem outro…vá chrome muito raramente. Uso principalmente Brave e Firefox.

        • PTO says:

          Esta mania que alguns têm de falar por todos…

          Eu nem uso Chrome nem Safari.

          Enfim…

      • PeFerreira says:

        Porque ‘obriga’ as empresas a evoluir os seus produtos cheios de pó e legacy.

      • RM says:

        Então, o seu Pentium outro navegador? Tadinho..

  2. Rui Moritz says:

    Tem um substituto à altura!

  3. Antonio Ferreira says:

    Para os que submetem ficheiros SAFT no e-fatura e que apenas o IE funcionava por causa do Java, a solução é usar o EDGE, e indicar que a pagina do e-fatura é para ser aberta em modo Internet Explorer.

    • Hugo Teixeira says:

      Neste caso a solução terá de passar pela AT, que terá de reformular o processo de entrega, já muito tempo tiveram para reformular o processo, aliás, outras declarações já deixaram cair o java devido à falta de suporte, não percebo porque ainda mantêm neste caso. Não poderão continuar com este modelo dado que a segurança começa a ser (mais) questionável.

    • TS says:

      Antonio obrigado pela dica.

      Tava com esperanças que a AT fizesse update do site até a ao dia.. mas é pedir muito

      • Antonio Ferreira says:

        @TS, para ativar essa opção no EDGE, vais a Definições, Browser Predefinido e ativas o “Permitir que os sites sejam recarregados no modo Internet Explorer”. Depois quando entrares no e-fatura, vais os … e no menu vai aparecer qq coisa como “Reabrir este site como Internet Explorer”

    • k says:

      Pergunta genuina, já testaste mandar um saft pelo modo IE dentro do Edge recentemente? Ou estás a assumir que funciona porque o modo de compatibilidade é suposto ser para isso?

      Digo isto porque esse modo sempre existiu no edge e quando foi lançado aqui à uns anos, eu pensei da mesma maneira mas quando testei, nunca o consegui por a dar. Só mesmo no real deal IE. Desde então nunca mais experimentei porque não fez falta.

  4. k says:

    Automaticamente, TODOS as empresas em PT ficaram mais seguras por não serem forçados a usar isto para enviar o saft todos os meses.

  5. ElectrorelvaS says:

    Tal como respondi na vossa página do FB,:

    Tenho as minhas duvidas mas estou curioso em ver o que a empresa onde trabalho vai fazer para resolver isto ainda para mais quando usam o Windows 7 Enterprise…

    • Estradiol says:

      A culpa das empresas e governo de investirem em carros topo de Gama para políticos, polícia (radares para caça à multa) e diretores de empresas em vez de irem melhorando o parque informático não é de ninguém que não deles mesmos.

      Um PC com W7 (novo) e IE saiu / saíram há uns 10 anos ou mais. Se trocassem cada 7 ou 8 anos, não caía no degredo. Mas claro, a tentar deixar faturas para o governo ou gestão seguintes…

  6. jedi says:

    Finalmente.
    Agora esperamos que As finanças / Governo ande das pernas para modernizar os sites que somente funcionam com IE.

    • Estradiol says:

      O governo devia uniformizar tudo com uma equipa de software livre que funcione nas plataformas mais comuns, ou seja W7 a W11, MacOS/Safari, Linux. No deveria ser obrigado a usar um SO e Browser específicos para enviar coisas para o governo…

      • Antonio Ferreira says:

        @Estradiol, nas páginas do estado, em praticamente todas (Portal das Finanças, Segurança Social, SNS, etc) já podemos usar qualquer browser (logo qualquer SO) para navegar. No caso que refiro em comentários anteriores é explicitamente no e-fatura, que ainda utiliza o JAVA, logo temos que usar o IE ou o EDGE (em modo de IE)

  7. António says:

    Quanto mais experimento outros, mais gosto do Firefox…. fiável, estável, discreto e frendly.

  8. Henrique Mota says:

    Grande notícia para mim pelo menos que desenvolvo software. O Internet Explorer é um aberração.

  9. secalharya says:

    Já não uso IE há uns 20 e tal anos.

    Para mim o Firefox continua a ser o melhor.

  10. ElectroescadaS says:

    Já não me lembro se usei o Firefox ou o Edge para fazer o IRs este ano mas IE deste lado já não existe há muito tempo mesmo

  11. SANDOKAN 1513 says:

    No Microsoft Edge há a possibilidade de abrir novas janelas no modo do internet explorer por compatibilidade.Eu pessoalmente como uso mais o Brave browser bastou descarregar a aplicação IE Tab e é espectacular.Quando preciso de fazer qualquer coisa basta-me clicar no modo IE Tab já dentro do browser e assim fico servido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.